Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal

Seguinte, minha placa-mãe queimou.
Eu tinha uma Gigabyte Ga-970a-ds3p e um processador AMD FX-9370, com aquele slot antigo AM3+; 
Uso o computador tanto para programar quanto para jogar alguns jogos relativamente pesados, como DOTA 2 e Apex Legends

Minha dúvida aqui é: 
Eu continuo buscando uma placa-mãe antiga que suporte esse processador com socket AM3 ou vale a pena aproveitar e trocar o processador para um mais atual, com socket AM4?

Isso facilitaria a compra da placa-mãe também. Tá difícil encontrar uma oferta de confiança que suporte o AM3 e que tenha 4 slots de RAM (pois tenho 4 cartuchos de ram de 4gb)

Vim perguntar porque não tenho ideia alguma de preços nem nada. Qualquer dica é bem vinda.

obrigado!

• Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, Povoleri disse:

Eu continuo buscando uma placa-mãe antiga que suporte esse processador com socket AM3 ou vale a pena aproveitar e trocar o processador para um mais atual, com socket AM4?

Se puder fazer isto, é o ideal. O socket AM4 é mais atual e permite futuros upgrades. Qual o seu orçamento?

• Curtir 1
Postado

Acho que é isso mesmo, vou procurar um processador e uma placa-mãe novos para o meu PC

Não tenho problemas de orçamento, só geralmente evito comprar peças muito atuais porque realmente sai bem custoso

Por acaso existem placas mães relativamente atuais com 4 slots de memória e padrão DDR3? Talvez eu acabe tendo que trocar as minhas memórias RAM também... Alguma dica de componentes?

De todo modo a dúvida já foi respondida

Muito obrigado!

Postado

@Povoleri sugiro um Ryzen 5 5600X, placa-mãe A520 ou B550, depende do seu orçamento, e dois pentes de 8GB de pelo menos 3200MHz. Uma opção mais em conta seria um Core i5 10400F, placa-mãe H510 ou B560 e dois pentes de 8GB de pelo menos 2666MHz.

• Curtir 1
Postado
Em 19/09/2021 às 14:55, GuilhermeGB disse:

@Povoleri sugiro um Ryzen 5 5600X, placa-mãe A520 ou B550, depende do seu orçamento, e dois pentes de 8GB de pelo menos 3200MHz. Uma opção mais em conta seria um Core i5 10400F, placa-mãe H510 ou B560 e dois pentes de 8GB de pelo menos 2666MHz.

É isso, decidi por fazer uma atualização geral mesmo. Obrigado pelas dicas

Por enquanto tenho na mente esse processador Ryzen 5 5600X + a placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus.

Duas perguntas:
1) O tamanho da placa-mãe afeta em algo? Tava vendo as ofertas... esse modelo geralmente é mATX. É o mini ATX? Micro ATX?
Li sobre o fato de o tamanho padrão ATX ter slots extras de PCI mas para mim creio que não mude nada. É algo a que eu deva me atentar?

2) Onde comprar? Vejo muitos youtubers comprando tudo pela aliexpress a preços mais baixos. Mas lá não tem essa distinção novo/usado, né? E ainda tem a taxação...
Tava vendo RAM 8GB e realmente por lá sai mais barato.

valeu!

Postado
22 minutos atrás, Povoleri disse:

1) O tamanho da placa-mãe afeta em algo? Tava vendo as ofertas... esse modelo geralmente é mATX. É o mini ATX? Micro ATX?
Li sobre o fato de o tamanho padrão ATX ter slots extras de PCI mas para mim creio que não mude nada. É algo a que eu deva me atentar?

O tamanho da placa-mãe só afeta a quantidade de slots que a mesma oferece, PCI-Express, por exemplo. mATX geralmente é usado para micro ATX. Até onde eu sei, não existe mini ATX, e sim mini ITX.

25 minutos atrás, Povoleri disse:

2) Onde comprar? Vejo muitos youtubers comprando tudo pela aliexpress a preços mais baixos. Mas lá não tem essa distinção novo/usado, né? E ainda tem a taxação...
Tava vendo RAM 8GB e realmente por lá sai mais barato.

Não vale a pena comprar memória RAM na China, existe um risco de incompatibilidade e instabilidade ao usar XMP. Placa-mãe também não, por ser uma peça um pouco sensível. Processador ainda vale quando a diferença de preço é relevante. Sugiro as três principais lojas de hardware no Brasil: Kabum, Pichau, Terabyte Shop.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!