Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento no Ryzen 7 5800X


Posts recomendados

Gente boa noite,
Estou precisando de ajuda pois to tendo problema de aquecimento no meu novo computador gamer que acabei de montar, o problema vem do processador que ao ligar ele ja começa a disparar o valor da temperatura mesmo eu não tendo nada pra executar nele (so sistema) se eu abrir navegador ja começa a ultrapassa os 100°C em minutos e depois desliga, eu ja tentei fazer Undervolting no Ryzen porém isso so me deu tempo pra que ele fique mais ligado, não resolvendo em si, eu desconfio que o problema possa ser na placa-mãe pois no visualizador de evento do Windows foi constatado um erro chamado "kernel Power", outra coisa o meu PC game ele é bem refrigerado tento um Water Cooler da MasterLiquid M240 v2 que consegue dissipar calor ate 200 TDP algo que pra min se encaixa perfeitamente pro Ryzen 7 5800x que produz calor 105 TDP na media, e mais 3 fan na frente do gabinete. Outra coisa to usando bos pastas térmicas. Também fiz uma observação que a placa-mãe elevo bastante a sua temperatura alem do processador em torno 80 para 90 °C. Galera preciso de ajuda pra ativar garantia.

Meu PC:
Ryzen 7 5800X
placa-mãe B550 Pro4 ASRock
16 GB memoria ram 4400 MHz Viper
SSD NVMe 256 gb XPG
Cooler Master MasterLiquid 240m v2 RGBD
Placa de Video Geforce RTX 2060 Super
Fonte EVGA 750 BQ bronze (o melhor que tem no mercado pois utiliza capacitores potentes)
eu ainda não instalei mais tenho SSD 2 TB

temperatura.jpg

nucleos.jpg

undervolting.jpg

undervolting part2.jpg

WhatsApp Image 2021-09-24 at 2.23.29 AM.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas perguntas básicas, mas pode acontecer de ter passado desapercebido: retirou a película protetora da base do bloco a pasta térmica foi aplicada corretamente?

 

O conector da bomba precisa funcionar com controle de rotação desativado.

Recomendo ligar as fans no conector cpu fan.

 

A bomba pode ser ligada em qualquer um dos conectores, por exemplo o que ficar mais próximo do socket.
Vá na BIOS e procure pelas opções de controle de rotação parecida com esse print aqui.

Por convenção pode deixar o conector da bomba no modo WP (Water Pump).
Se tiver a opção Cha Fan Setting deixe em Disabled.
O Control Mode PWM também serve, apenas seria mais específico para controle de fans de 4-pinos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então está correto.

O que eu quis dizer a bomba pode ser ligada em qualquer conector, desde que funcione em 12V ou controle de rotação desabilitado.

 

Verificou na BIOS se a bomba está funcionando com controle desativado?
Coloquei detalhes dessa configuração no meu post anterior.

 

Se tiver dúvida e achar mais fácil poste uma foto com as opções que aparece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mano fiz um teste conectando a bomba no CPU_fan ja que ele tem 12V pois antes ele tava conectado no char_fan, meu amigo a diferença foi grande logo quando liguei, no inicio ele fez um barulho de agua se movendo dentro da bomba, depois fui medir a temperatura com a maquina trabalhando, no medidor foi 45 pra 52 graus uma diferença gritante para 85 ate 100 graus. Quando a bomba estava no char_fan eu sentia as vibrações dela porém não nessa forma. 
Manoooo muitoooo obrigado pela ajuda!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!