Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASRock X470 Master SLI não mostra opção "Configurações de Firmware UEFI"


PedraX

Posts recomendados

Boa tarde, na preparação para a migração Windows 10 para Windows 11 esbarrei no problema da inicialização segura, conforme a página da Microsoft:

https://www.windowscentral.com/how-enable-secure-boot-PC-install-windows-11

O problema é que nas opções do menu simplesmente não aparece  o item "UEFI firmware settings", deve ter alguma opção no setup da BIOS, mas não encontro qual:

placa-mãe ASRock X470 Master SLI, BIOS 4.4. CPU Ryzen 5 5600X

Alguém com MB ASRock 450 ou 470 já fez o procedimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@PedraX É, exatamente o que pensei. O Windows está instalado em Legacy. Você precisa reinstalar o sistema operacional em UEFI para poder atualizar para o Windows 11. Aquela opção, "Configurações do firmware UEFI", é apenas um atalho para a BIOS. Ela não aparece quando o Windows está instalado em Legacy.

 

Prepare um pendrive bootável com Windows montado usando a Ferramenta de Criação de Mídia da Microsoft e configure estas opções na BIOS antes de reinstalar o sistema:

 

  • Boot Mode: UEFI
  • CSM: desativado
  • Secure Boot: ativado
  • TPM: fTPM (Firmware TPM)

 

Antes da instalação, você também precisa converter o HD ou SSD para GPT. Antes de clicar em "Instalar agora" no Instalador do Windows", aperte a combinação de teclas Shift + F10. Digite os seguintes comandos:

 

  • diskpart
  • list disk
  • select disk N (onde N é o número do disco listado no comando anterior)
  • clean
  • convert gpt

 

Lembrando: estes comandos apagarão todo o conteúdo do HD ou SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, boa tarde, tentei fazer os procedimentos conforme seu post:

"

Boot Mode: UEFI

CSM: desativado

Secure Boot: ativado

TPM: fTPM (Firmware TPM)

 

Antes da instalação, você também precisa converter o HD ou SSD para GPT. Antes de clicar em "Instalar agora" no Instalador do Windows", aperte a combinação de teclas Shift + F10. Digite os seguintes comandos:

 

diskpart

list disk

select disk N (onde N é o número do disco listado no comando anterior)

clean

convert gpt"

 

Mas acho que me embananei todo e deu um resultado bem preocupante,

Fiz o seguinte, tirei o HD e o  SSD NVMe do PC, instalei um SSD SATA convencional para testar o procedimento, só que o comando "clean" e o convert gpt não deram certo, aí fui na BIOS e tem um comando lá para apagar um SSD.

Recoloquei o SSD NVMe, o HD SATA convencional eo HD convencional onde tenho as aplicações instaladas e entrei com o W10 mesmo, minha intenção é criar um boot do LINUX Mint (no SSD NVMe )e usar o gparted para as configurações do SSD SATA.

Só que aconteceu uma coisa preocupante: O w10 não reconhece o HD convencional e nem o SSD convencional  onde eu tenho as aplicações instaladas(não deixo quase nada no SSD NVMe).

Estou quase fazendo um CLEAR CMOS para tirar as alterações feitas na BIOS.

É estranho porque lá dentro da BIOS aparece tudo: SSD NVMe, SSD SATA e o HD convencional, mas no Windows não aparece nada, nem no gerenciador de discos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas dá boot sim, inclusive estou escrevendo nesse PC mesmo, o problema é que não aparecem os discos que eu quero trabalhar, como falei, um HD convencional, o SSD SATA novo onde vou testar o procedimento da instalação( o W10 está no NVMe, que quero preservar devido á licença estar lá)

Só reconheceu o NVMe e um pendrive onde ia baixar a imagem ISO do Linux

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, bom, depois de fazer o CLEAR CMOS, tudo voltou ao zero e aí fiz várias tentativas:

criei uma unidade de restauração do Windows 10 (pendrive de 16GB)

Situação atual:

1 SSD NVMe 240GB com a partição Windows original

1 SSD SATA3 240GB 

1 HD SATA3 convencional 2TB

Bom, tentei a restauração, fazendo o procedimento inicial de converter o SSD SATA3 em GPT, fiz o procedimento entrando no "prompt de comando" (quero fazer a experiencia antes de fazer no SATA NVMe, que tem o Windows original), porém o procedimento empacou por algum motivo, não entra o menu de instalação.

Fiz então um pendrive de instalação do site da Microsoft usando o Media Creator tool, mas aí notei que não deixa escolher a versão correta do W10(minha licença é a Professional), como esperado não aceitou a chave de ativação. Mesmo assim tentei prosseguir, mas empacou também.

Bom, pesquisando na Internet encontrei uma aplicação no site da Microsoft, o MBR2GPT.exe, ví alguns vídeos, mas queria a confirmação para a aplicação:

1: posso usar  essa aplicação bootando dentro da própria partição Windows? Ou uso a partir de um pendrive de instalação, usando o "prompt" de comando

2: é de se esperar que nada mude mesmo dentro da partição movida de MBR para GPT, ou seja, a partição continuará bootável e com a licença do Windows  ativa?

Se alguém tiver visto um vídeo com um procedimento bem mastigado, de preferência com uma configuração parecida com a minha, agradeceria muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
59 minutos atrás, PedraX disse:

posso usar  essa aplicação bootando dentro da própria partição Windows? Ou uso a partir de um pendrive de instalação, usando o "prompt" de comando

 

@PedraX Acredito que precise estar no Ambiente de Recuperação, pois você estará alterando a tabela de partição onde o sistema fica armazenado.

 

1 hora atrás, PedraX disse:

é de se esperar que nada mude mesmo dentro da partição movida de MBR para GPT, ou seja, a partição continuará bootável e com a licença do Windows  ativa?

Se alguém tiver visto um vídeo com um procedimento bem mastigado, de preferência com uma configuração parecida com a minha, agradeceria muito.

 

@PedraX Se tudo ocorrer bem, sim. Entretanto, lembre-se de fazer backup dos seus dados. A Microsoft possui esse vídeo sobre a ferramenta:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!