Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 7 5700G + B550M + 16GB 3600 MHz vale a pena?


Posts recomendados

Boa tarde, pessoal! Tudo bem?

 

Vocês poderiam me auxiliar com a montagem de uma máquina que estou realizando?

 

Por enquanto optei por um computador com APU, pois os preços das placas de vídeo estão daqueeeele jeito, então optei por um processador potente, para inicialmente jogar o básico, mas posteriormente vincular uma GPU, além de também já ter a opção de possuir um ótimo computador por anos.

 

Segue dados do que tenho em mente:

 

placa-mãe: ASUS TUF GAMING B550M-PLUS AMD AM4 DDR4 ATX
Processador: Processador AMD Ryzen 7 5700G
memória RAM: 2 kits da Kingston Fury Beast, 8GB, 3600MHz, DDR4, CL17
Armazenamento: 

Sistema: SSD Adata XPG Gammix S11 Pro, 256GB, M.2 NVMe, Leitura 3500MB/s, Gravação 1200MB/s

Jogos e documentos: SSD Adata Ultimate SU800 512GB, SATA, Leituras: 560MB/s e Gravações: 520MB/s
Gabinete: Cooler Master Masterbox MB520 ARGB
Fonte: Ainda não sei, mas queria algo de qualidade para posteriormente vincular uma RTX 3070 Ti no setup, por exemplo. Ou se for melhor, uma fonte para a configuração acima e no futuro quando pegar a GPU já trocar a fonte também.

 

Basicamente, é isso! Gostaria de saber se existem "conflitos" nesses hardwares acima ou se tudo encaixa bem. E se puderem dar dicas de fontes, de acordo com o que busco pra agora e futuro, aceito muito.

 

Muito obrigada desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DarkStalker Você pensa que é melhor já investir em uma fonte assim ou seria mais viável pegar uma que comporte o setup sem a GPU, para fazer upgrade da fonte quando pegar a GPU?

 

@Lenhal Sim, o custo-benefício dela é superior, mas será que ela seria uma placa-mãe útil para posteriormente fazer upgrade, já que ela é bem de entrada mesmo? Pois penso em colocar uma GPU potente, além de dependendo da situação, até mesmo trocar o processador depois de um tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, joana.duarte disse:

@DarkStalker Você pensa que é melhor já investir em uma fonte assim ou seria mais viável pegar uma que comporte o setup sem a GPU, para fazer upgrade da fonte quando pegar a GPU?

 

@Lenhal Sim, o custo-benefício dela é superior, mas será que ela seria uma placa-mãe útil para posteriormente fazer upgrade, já que ela é bem de entrada mesmo? Pois penso em colocar uma GPU potente, além de dependendo da situação, até mesmo trocar o processador depois de um tempo.

melhor já pegar a fonte que irá suportar o upgrade de GPU que voce quer fazer mais pra frente.

A placa-mãe que o colega citou é melhor custo x beneficio, inclusive eu uso ela no meu setup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, joana.duarte disse:

Uma dúvida sobre placa-mãe... ainda em cima desse meu setup, qual seria a melhor placa-mãe pra mim?

A A520 DS3H é uma placa incrível. Ela aguenta até as últimas gerações Ryzen, tem várias funcionalidades, aguenta memórias de frequências muito altas...

Melhor que ela, só uma X470 ou uma X570

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lenhal Opa! Muito obrigada pelas dicas mesmo. Vou pesquisar mais sobre essa A520 DS3H e olhá-la com mais carinho! haha

Sobre o resto do setup, o que você acha? Algo que possa melhorar ou minhas escolhas estão boas? Comecei a ler sobre hardware há duas semanas, então estou super aprendendo! kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, joana.duarte disse:

@Lenhal Opa! Muito obrigada pelas dicas mesmo. Vou pesquisar mais sobre essa A520 DS3H e olhá-la com mais carinho! haha

Sobre o resto do setup, o que você acha? Algo que possa melhorar ou minhas escolhas estão boas? Comecei a ler sobre hardware há duas semanas, então estou super aprendendo! kk

De resto está ótimo. Terá um bom setup por alguns anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, DarkStalker disse:

De resto está ótimo. Terá um bom setup por alguns anos.

Muito obrigada mesmo! Já me ajudou e deixou tranquila com as escolhas que tive após algumas pesquisas. Aparentemente só falhei na placa-mãe. kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua lista de componentes é muito boa, vale mais a pena pegar uma fonte de maior potencia agora já que pretende colocar uma 3070 ti posteriormente. Um comentário sobre a A520 DS3H, como disse os nossos colegas é uma excelente placa, mas o chipset é o A520 que tem designação mais para o público profissional, se tiver interesse em fazer overclocking a AMD não traz esse recurso nativamente (pode ser possível mas fica por sua conta e risco), como no chipset B550. Também pode haver problemas de instabilidade em usar frequências de memoria acima dos 3200mhz especificados pela amd (uma desvantagem já que vai usar gráficos integrados por um tempo). Outro coisa é que a B550 traz suporte ao PCIe 4.0, em uma possível troca de cpu no futuro para os serie 5000 sem gpu integrada, terá esse recurso disponível. No mais são excelentes placas mães, fica a seu critério analisar o que melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, erhad disse:

Sua lista de componentes é muito boa, vale mais a pena pegar uma fonte de maior potencia agora já que pretende colocar uma 3070 ti posteriormente. Um comentário sobre a A520 DS3H, como disse os nossos colegas é uma excelente placa, mas o chipset é o A520 que tem designação mais para o público profissional, se tiver interesse em fazer overclocking a AMD não traz esse recurso nativamente (pode ser possível mas fica por sua conta e risco), como no chipset B550. Também pode haver problemas de instabilidade em usar frequências de memoria acima dos 3200mhz especificados pela amd (uma desvantagem já que vai usar gráficos integrados por um tempo). Outro coisa é que a B550 traz suporte ao PCIe 4.0, em uma possível troca de cpu no futuro para os serie 5000 sem gpu integrada, terá esse recurso disponível. No mais são excelentes placas mães, fica a seu critério analisar o que melhor.

Focarei na fonte de maior potência e qualidade, então. Assim já resolvo isso de forma definitiva também, independente do tipo de upgrade que for fazer no futuro.

 

Então, eu tinha pensado em alguma B550 por conta desses recursos "superiores", por assim dizer. Pra já ter algo de qualidade a longo prazo, pensando até mesmo em alguns anos trocar de processador ou algo assim.
Sendo assim, qual seria a melhor B550 para usar com o Ryzen 5700G? Porque vou usar memória RAM de frequência alta (3600MHz), e sem a GPU, então vou precisar de uma placa-mãe que também dê a opção de usar a memória RAM nessa frequência elevada, além de ter possibilidade de utilizar boa parte da memória para o vídeo integrado. Creio que acima de 4GB dedicado ao vídeo, não sei bem. Nisso sou mais leiga mesmo.

 

Se puderem dar mais dicas, agradeço muito. ❤️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, joana.duarte disse:

Porque vou usar memória RAM de frequência alta (3600MHz),

Essa A520 suporta memórias de até 4400Mhz

 

Recomendo essa A520 mais do que recomendo uma B550. Únicos chipsets que na minha visão são melhores que essa A520 são as X470 e X570, mas placas assim não são nada custo-benefício. Essa placa-mãe vai aguentar diversos processadores que você queira colocar no futuro, mesmo que não tenham vídeo integrado, como o Ryzen 5600x, ou o Ryzen 7 5800x. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Lenhal disse:

Essa A520 suporta memórias de até 4400Mhz

 

Recomendo essa A520 mais do que recomendo uma B550. Únicos chipsets que na minha visão são melhores que essa A520 são as X470 e X570, mas placas assim não são nada custo-benefício. Essa placa-mãe vai aguentar diversos processadores que você queira colocar no futuro, mesmo que não tenham vídeo integrado, como o Ryzen 5600x, ou o Ryzen 7 5800x. 

Estou super na dúvida, pois realmente vejo o pessoal falando muito bem da A520. A propósito, consegue me enviar link de uma A520 que você considera de maior qualidade?

Tenho uma dúvida, em relação ao PCI Express 4.0, o que realmente muda na prática em relação ao 3.0? Digo, no propósito que busco, mudaria alguma coisa ou é irrelevante?

 

Pra finalizar, você pensa que vou precisar colocar algum cooler/fan a mais para suportar essa configuração com APU? Porque no gabinete que fiquei interessada já vem com o cooler traseiro + 3 frontais. Aí queria saber se isso já é o suficiente também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, joana.duarte disse:

Estou super na dúvida, pois realmente vejo o pessoal falando muito bem da A520. A propósito, consegue me enviar link de uma A520 que você considera de maior qualidade?

https://www.kabum.com.br/produto/118917/placa-mãe-gigabyte-a520m-ds3h-amd-am4-micro-atx-DDR4

8 minutos atrás, joana.duarte disse:

Tenho uma dúvida, em relação ao PCI Express 4.0, o que realmente muda na prática em relação ao 3.0? Digo, no propósito que busco, mudaria alguma coisa ou é irrelevante?

É praticamente irrelevante em jogos, em alguns jogos o 4.0 tem poucos FPS a mais, e em outros o 3.0 tem poucos a FPS a mais. 

Onde é mais importante o PCI Express 4.0 é em modelagem 3d e em renderização, nessas atividades ele é mais rápido. Caso queira ver testes você pode pesquisar "PCI Express 3.0 vs PCI Express 4.0"

14 minutos atrás, joana.duarte disse:

Pra finalizar, você pensa que vou precisar colocar algum cooler/fan a mais para suportar essa configuração com APU? Porque no gabinete que fiquei interessada já vem com o cooler traseiro + 3 frontais. Aí queria saber se isso já é o suficiente também.

Sobre colocar mais fans no gabinete acho que não é necessário, essa quantidade de fans já está de bom tamanho. você também pode colocar um air cooler no processador, pensando em quando colocar uma GPU dedicada, e trocar o processador. Alguns Ryzen da série 5000, por exemplo esquentam bastante, ent é bom colocar um air cooler nele, mas isso n é necessário no momento, apenas quando trocar o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lenhal O colega exemplificou melhor do que eu, meu comentário fez parecer que a placa A520 não serveria para usar memorias de frequência mais alta, mas ele serve sim é uma excelente placa. O quero dizer é que o chipset tem uma limitação em trabalhar em situações de overclocking mais acima, do que do uso de frequências de memória mais altas. O que ele quer dizer é que essa placa tem um custo bem melhor que as placas B550, o PCI Express 4.0 em relação ao 3.0 não faz tanta diferença, ainda não há uma saturação dos barramentos do 3.0, se você não vai usar um SSD NVMe de alta desempenho não faz diferença. Uma outra sugestão de placa é a b450 é uma excelente placa e possível encontrar no mesmo preço das A520. Sobre a refrigeração se o gabinete já vem com uma quantidade razoável de fan, acredito que não sera necessário mais fan. Essa apu vem com cooler wraith stealth, ele não é ruim em temperaturas ambientes de até uns 30°C, mas se for usar o processador em uma situação mais extrema fazendo um overclocking é interessante algo um pouco mais competente, no geral o sistema de resfriamento assim é atende bem. Acho legal essa A520 da tuf ela tem uma construção bacana:  https://www.kabum.com.br/produto/165133/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-a520m-plus-ii-amd-am4-matx-DDR4-90mb17g0-m0eay0?gclid=CjwKCAjwn8SLBhAyEiwAHNTJbYhzmHgEMwcJQ7uTywpH331p9jieoIaQDu33eXxpqfMmqCBIhFR8GhoCiEoQAvD_BwE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lenhal e @erhad, muitíssimo obrigada mesmo! Vocês estão me ajudando muito mesmo. ❤️ 

 

Supondo que eu pegue essa A520M DS3H, as coisas que escolhi anteriormente encaixam bem pra essa placa-mãe? Digo em relação à memória RAM e aos SDD em si.

 

Se tiverem dicas melhores desses componentes, aceito muito, pois estou aberta para buscar o melhor. Quero investir alto, mas quero realmente ter certeza de que estou investindo de maneira correta, sem pegar coisas que realmente não encaixarão no meu real uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, joana.duarte disse:

Supondo que eu pegue essa A520M DS3H, as coisas que escolhi anteriormente encaixam bem pra essa placa-mãe? Digo em relação à memória RAM e aos SDD em si.

Sim, tudo encaixaria perfeitamente.

Indiquei a Gigabyte DS3H, e ela é uma ótima placa, porém não sabia da existência  ASUS Tuf A520, indicada pelo @erhad. As funcionalidades dela com a DS3H são quase iguais, mas a Tuf tem uma construção melhor. Se caber no orçamento, pegue a Tuf, se ficar muito caro, pode pegar a DS3H, ela é uma ótima placa.

Não importa qual das duas escolher ambas vão te servir muito bem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Lenhal disse:

Sim, tudo encaixaria perfeitamente.

Indiquei a Gigabyte DS3H, e ela é uma ótima placa, porém não sabia da existência  ASUS Tuf A520, indicada pelo @erhad. As funcionalidades dela com a DS3H são quase iguais, mas a Tuf tem uma construção melhor. Se caber no orçamento, pegue a Tuf, se ficar muito caro, pode pegar a DS3H, ela é uma ótima placa.

Não importa qual das duas escolher ambas vão te servir muito bem

 

Achei essa placa-mãe da ASUS mais robusta também. Acho vale a pena de ir nela, então. Muito obrigada@erhad

 

Qual memória RAM você acha melhor?

 

https://www.kabum.com.br/produto/108450/memoria-corsair-vengeance-RGB-pro-16gb-2x8gb-3600mhz-DDR4-cl18-cmw16gx4m2z3600c18

 

https://www.kabum.com.br/produto/172370/memoria-kingston-fury-beast-16gb-2x8gb-3600mhz-DDR4-cl17-preto-kf436c17bbk2-16

 

Acho que de SDD ficarei com aqueles que mencionei na postagem inicial, a não ser que vocês tenham algo melhor em mente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, joana.duarte disse:

Qual memória RAM você acha melhor?

Corsair Vengeance são melhores.

 

8 minutos atrás, joana.duarte disse:

Acho que de SDD ficarei com aqueles que mencionei na postagem inicial, a não ser que vocês tenham algo melhor em mente

Pode ir com aqueles SSDs mesmo. São SSDs de boa qualidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Lenhal disse:

Corsair Vengeance são melhores.

 

Pode ir com aqueles SSDs mesmo. São SSDs de boa qualidade

Fechado, então! 

 

Amigo, só para concluir, a ideia é fechar assim, então:

 

- Placa-mãe ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II, AMD AM4, mATX, DDR4 - 90MB17G0-M0EAY0
- Processador AMD Ryzen 7 5700G
- Memória Corsair Vengeance RGB Pro, 16GB (2x8GB), 3600MHz, DDR4, CL18 - CMW16GX4M2Z3600C18
- SSD Adata XPG Gammix S11 Pro, 256GB, M.2 NVMe, Leitura 3500MB/s, Gravação 1200MB/s - AGAMMIXS11P-256GT-C
- SSD Adata Ultimate SU800 512GB, SATA, Leituras: 560MB/s e Gravações: 520MB/s - ASU800SS-512GT-C
- Fonte XPG Core Reactor, 750W, 80 Plus Gold Modular (Para posteriormente já aguentar uma RTX 3070 Ti)
- GABINETE COOLER MASTER MASTERBOX MB520 ARGB LATERAL VIDRO TEMP PRETO, MCB-B520-KGNN-RGA

 

Estou esquecendo de algo ou é basicamente isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Lenhal disse:

Só isso mesmo. 

Pode comprar sem medo!

Muito obrigada mesmo, viu? Você me ajudou super! ❤️

 

Tem alguma dica de lugar para comprar isso tudo que seja confiável e em conta? Penso em Pichau, Kabum e Terabyte... que são sites mais famosos e confiáveis, mas pode ser que tenha outras opções.

 

Ou vale a pena de comprar em loja física? Se for o caso, eu consigo comprar em São Paulo, que imagino ser a cidade com melhor estrutura pra isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, joana.duarte disse:

Tem alguma dica de lugar para comprar isso tudo que seja confiável e em conta? Penso em Pichau, Kabum e Terabyte... que são sites mais famosos e confiáveis, mas pode ser que tenha outras opções.

As lojas mais baratas, famosas e confiáveis são realmente essas três. Normalmente comprar em loja física não vale nem um pouco a pena, tudo muito caro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lenhal disse:

As lojas mais baratas, famosas e confiáveis são realmente essas três. Normalmente comprar em loja física não vale nem um pouco a pena, tudo muito caro

Verdade, em loja física geralmente é muito caro.

Você acha melhor aguardar até o fim do próximo mês para comprar as coisas? Digo por conta da Black Friday. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!