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Tela azul "DRIVER_POWER_STATE_FAILURE" ao atualizar para o Windows 11


MafaRR
Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

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Bom dia, ontem ao usar meu notebook, fui avisado que meu notebook, estaria apto a receber o Windows 11,

e melhor sem pagar nada. Ocorre que quando baixo o arquivo via Update, quando chega em exatos 8% aparece

a tela azul. Segue o print. Tentei pesquisar, mais achei muito complicado. Alguém poderia ajudar. Agradecido.

SISTEMA OPERACIONAL - 22-10-2021.jpg

IMG_20210824_143228[1].jpg

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  • Moderador

@MafaRR Boa tarde! Tente desativar a Inicialização Rápida. Clique com o botão direito do mouse no menu Iniciar e vá em Windows PowerShell (Admin). Nele, digite o comando abaixo e pressione Enter.

 

powercfg /h off

 

Reinicie o Windows e tente instalar a atualização novamente.

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  • Rio McCloud alterou o título para Tela azul "DRIVER_POWER_STATE_FAILURE" ao atualizar para o Windows 11
  • Moderador

@MafaRR Certo. Execute os procedimentos abaixo:

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

  • Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

Aguardamos sua resposta.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

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@Rio McCloud Vamos lá, quanto as perguntas:

 

1 Passos - Perguntas:

- Há quanto tempo ocorre este problema? Logo que começou a parecer a possibilidade de meu computador ser compatível com Windows 11;

 

- Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele? Notebook, Lenovo, comprado na internet, segue (print) anexo;

 

- Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação? Meu aparelho é um notebook, conforme descrito anteriormente;

 

- Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original? Sim, é original;

 

- O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)? O aparelho fica ligado em uma tomada, e raramene eu a retiro, li numa reportagem (que pode funcionar direto na tomada sem nenhum problema);

 

- Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)? Não;

 

- O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio? Não, pra ser mais exato, começou quando ele tentou fazer a atualização para o Windows 11, como imaginei que demoraria, fui tomar um banho e quando cheguei, vi a tela de incio, ai pensei, já baixou? que rápido. Quando dei continuidade percebi que ele chegava a 7 8% e aparecia a tela azul;

 

- O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador? Não;

 

- O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)? Veja bem, estava com problema no som (audio) é a solução foi: os arquivos de registros do aúdio estavam comrropidos, fora isso o som voltou e tudo bem, insisto em dizer que começou de fato quando comecou a baixiar via Windows Update a atualização Windows11;

 

- O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros? Não;

 

- Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)? Sim, o Drive Booster, mais como não vi resultado prático desinstalei já tem algum tempo

 

Algum overclock foi feito no computador? Não.

 

Agora @Rio McCloud respondido as perguntas irei fazer a 2 etapa.

 

 

 

 

SISTEMA OPERACIONAL - 22-10-2021.jpg

2 PASSO: 

SPEECY - 25-10-2021 1451HR.jpg

LogsColetados.7z

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  • Moderador
  • Solução

@MafaRR

image.png

 

image.png

 

Os logs das telas azuis estão apontando para o driver aswSP como o responsável pelas telas azuis, sendo que este driver pertence ao antivírus Avast:

 

image.png

 

Verifiquei na lista de programas, você não possui o Avast instalado no computador, mas consultando a lista de drivers, ainda existem diversos drivers deste antivírus instalados no seu computador:

 

image.png

 

Recomendação: Execute a ferramenta de remoção do Avast e veja se o problema persiste (Atente-se as instruções exibidas no link abaixo).

https://www.avast.com/pt-br/uninstall-utility

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  • Moderador

@GabrielLV  @MafaRR Um adendo: execute a ferramenta de desinstalação do Avast no Modo de Segurança. ;)

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14 horas atrás, MafaRR disse:

@Rio McCloud @GabrielLV fiz a executação do drive conforme orientação, realmente apareceu alguns drives do AVAST. Vou tenta baixar agora a atualização e informo vcs. Desde já grato.

 

Sucesso, Windows finalmente baixado! Segue print de tela!! Obrigado!

 

PS: Uma ultima pergunta tem algum programa posso desista-lar os programas que vcs pediram pra fazer os testes!!

 

Windows 11 - 26-10-2021.jpg

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  • Moderador

@MafaRR Fico feliz que o problema tenha sido resolvido! Qualquer dúvida ou problema basta retornar aqui no Clube do Hardware. ;)

 

Sobre sua dúvida, basta apagar a pasta do coletor. Os programas utilizados são portáteis (ou seja, rodam direto no executável, sem necessitar de instalação).

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