Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual diferença de memoria RAM single ou dual rank?


Posts recomendados

@giovane santos Basicamente um modulo de RAM tem um barramento de 64 bits pra transferir os dados para o PC,  pra formar esses 64 bits são usados 8 chips de 8 bits (1R x8)ou 4 chips de 16 bits (notebook), (1R x4) esses chips são acessados de forma direta, por isso memorias com apenas 4 ou 8 chips são single rank, pra ter mais capacidade pode se simplesmente empilhar mais chips do outro lado do modulo, tendo 8 chips de 16 bits (notebook) (2R x4) ou 16 chips de 8 bits (2R x8).

 

Esses chips extras no modulo dual rank compartilham as linhas de dados e endereços, como se fossem 2 módulos de memoria single rank "empilhados"; e portanto o controlador só consegue acessar um rank de cada vez, o que aumenta a latência do modulo e os chips a mais pendurados nas linhas de dados degradam os sinais pros seus vizinhos, prejudicando também as frequências.

 

Ou seja; módulos  dual rank é mais caro de fabricar, por usar mais chips, são mais lentos pela latência extra entre chavear entre os ranks, trabalham com frequências menores, e ainda puxam mais energia, o único motivo de serem usados é alcançar capacidades de armazenamento maiores..

 

Além do single e dual rank tem também módulos pra servidores que são quad rank, mas nesse caso com tanto chip pendurado nas linhas de dados o sinal fica tão imprestável que o modulo de memoria trás também um chip buffer, que serve pra restaurar o sinal e aliviar a carga em cima do controlador de memoria, são os módulos "registered" pra servidores.

 

Já a compatibilidade é complicado, no caso do DDR3 é uma tecnologia que ficou muito tempo no mercado, com isso os primeiros chipsets com suporte a DDR3, os LGA 775 e LGA1156 não suportavam chips de alta densidade, e só aceitavam memorias de ate 4GB por modulo e dual rank, já placas mais "novas" de 2011 em diante aceitam sem problemas módulos DDR3 de 8GB.

 

Agora a questão do single rank, geralmente módulos de 8GB DDR3 pra PC são dual rank, 8GB single rank é mais comum em memoria ECC pra servidor, e nesses casos tem também módulos de 16GB dual rank e ate mesmo módulos de 32GB quad rank...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@F4b10

Meu notebook é um nitro 5 an515 44 R5YZ Ryzen 5 4600h , minha dúvida é se ocorre algum problema , instabilidade , ou perca de perfomance ao colocar uma memória RAM de 3200mhz 16gb 1RX8 (rank único) e outra memória RAM de 3200mhz 16g 2RX8 (rank duplo) que é a que vem de fábrica no notebook? 

Perde desempenho? Ambos são DDR4 3200mhz CL 22 1.2V (todas as especificações são iguais) / Meu notebook reconheceu dual Chanel com elas!! Mas meu receio é se com o tempo pode prejudicar as memorias ram uma com Single Rank e a outra com Dual Rank! 

 

Ou se é melhor trocar logo a single rank por uma dual rank. E ter duas dual rank , muda muito a perfomance ?

dual chanel.png

RAM DUAL RANK.png

RAM SINGLE RANK.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@manoelcavalcanted Não tem problema, mesmo com 2 módulos dual rank a carga no controlador de memoria ainda é minima, mas em uma desktop com 4 slots de memoria, se você colocar 4 módulos dual rank faz a frequência da memoria vai baixar, pra compensar a maior carga no controlador de memoria, e isso vem no manual de qualquer placa-mãe decente, mas mesmo nesse caso não é como se a CPU fosse queimar por conta disso, afinal ela foi feita pra suportar ate 4 módulos dual rank.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10

Mas tem alguma diferença de performance essa mudança? Tipo instabilidade atual ou futura no dual chanel por elas serem de diferentes ranks! ou diferença de "Melhoria" no dual chanel, com dois dual rank daria muito mais melhoria ou não tem diferença praticamente ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!