Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Samples dos Ruídos de HD'S de Famosos Fabricantes!


Visitante

Posts recomendados

Caros Colegas do Clube do Hardware:

Estou publicando aqui "samples" de ruídos emitidos pelos Fabricantes de HD's mais conhecidos do mercado!

(Em breve trabalharei melhor esta publicação, melhorando o artigo e publicando mais dados!!!... Eu adiantei a publicação dos samples para que ninguém caia no conto do "silencioso".)

É só clicar nos links abaixo e ouvir!!

Hitachi 250GB SATA (IDLE)

Hitachi 250GB SATA (SEEK)

Maxtor Diamond 10 200GB SATA (IDLE)

[PERDI, e não tenho mais este HD para gravar o som, se alguém puder, grava e me manda.]Maxtor Diamond 10 200GB SATA (SEEK)

Seagate 7200.7 200GB SATA (IDLE)

Seagate 7200.7 200GB SATA (SEEK)

Western Digital 200GB SATA (IDLE)

Western Digital 200GB SATA (SEEK)

Ainda não encontrei samples do Samsung Spinpoint Sata. Quem optar por samsung que olhe para a parte de baixo do disco e veja se está escrito NIDEC ou JVC.

>> Motores Nidec são mais silenciosos e vibram menos que os JVC.

No Caso da Seagate, os novos HD's não são tão silenciosos como os modelos antigos porque esta inativada a tecnologia AAM ( Advanced Acoustic Management ), traduzindo (Gestão Acústica Avançada).

Esta tecnologia desde que surgiu foi utilizada pela seagate, a qual permitia que, com pouca perda de desempenho o barulho em escrita fosse reduzido para niveis quase inaudiveis.

AAM ( Advanced Acoustic Management ) ainda continua presente nos discos, mas atualmente esta desligada e impossível de ser ativada (decisão Judicial)!

Este recurso esta presente no firmware 3.01, mas o ajuste da opção ON/OFF (AAM) esta desabilitado e por sua vez esta fixado em OFF! Talvez no futuro sejam disponibilizadas atualizações.. se é que é possível!!

A seagate está nos tribunais por causa da utilização desta mesma tecnologia (AAM) que pelos visto não foi desenvolvida por eles.

Em breve estarei editando o tópico com melhorias e mais samples!!!!!

LINKS CORRIGIDOS!!!!

>>>>> Eu gostaria de montar um banco de sons de HDs, e para isto conto com a ajuda de todos vocês, é bem fácil fazer..... Para isto basta usar um microfone e por perto do HD e capturar os ruidos em SEEK e IDLE. No próprio Windows tem como fazer isto tendo um microfone, se n~çao me engano ali no menu Iiciar >> Acessórios >> Entretenimento >> Gravar Som!!!!!

Conto com todos!!!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ........eduardo........@09 de março de 2005, 14:51

Legal o tópico, pena que eu tô sem som aqui......

Valeu!!!

a hora que tu puderes.... tasca tua opinião aí!!!

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por WaVe@10 de março de 2005, 12:48

Seagate e Maxtor são os mais barulhentos... Samsung é liso, tem pouca vibração... quase impercepitivel com o gabinete fechado e com o barulho ambiente.

Os modelos ATA dos supra-citados tamém eram silenciosos. Mas os modelos SATA acima de 120GB parecem turbinas de naves espaciais!!!

Logo vou achar o samples da SamSung!!!

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por FBorges22@10 de março de 2005, 13:12

Os WD são bem barulhentos também, ficou muito bom esse tópico.

Os teus HD's de 80 GB também fazem bartulho em SEEK igual aos que publiquei?

Veja se seu HD's não têm ativada a tecnologia AAM ( Advanced Acoustic Management ), traduzindo (Gestão Acústica Avançada).

Esta tecnologia desde que surgiu foi utilizada pela seagate, a qual permitia que, com pouca perda de desempenho o barulho em escrita fosse reduzido para niveis quase inaudiveis.

Continua presente nos discos, mas desligada!

Pois a seagate está em tribunal por causa da utilização desta mesma tecnologia que pelos vistos não foi desenvolvida por eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por FBorges22@11 de março de 2005, 17:43

Os meus HDs de 80GB fazem barulho sim, são dois motores que eu tenho aqui dentro, mais eu nem presto atenção no barulho dele, pois é um ruído baixo, eu vou colocar um da Seagate de 200GB ATA-133 daí eu posto os resultados dele.

Se o HD for Seagate Barracuda (ST3200822A) 200 GB ATA100 7200 rpm e (8 mega buffer)

é meio barulhento tambem!!!

Outra coisa.. se não me engano não existe seagate ata133 hehehe

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por milktank@12 de março de 2005, 13:29

legal, apesar de ser muito útil pra quem quer comprar um hd novo pra mim serviu pra saber como é a melodia de um hd desses... longe do meu poder ou seria impotencia aquisitiva.

Sim.. mas parece que não só os HD's de maior tamanho da Seagate q estão com o AAM desabilitado! parece q vai vir mais lotes assim e de hd de menos tamanho!!

!

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por FBorges22@12 de março de 2005, 22:28

Pessoal,

como vocês gravaram esses ruídos? Eu to querendo mostrar o nível de ruído dos meus também.

grava o som (normalmente se usa gravador de fita k7) e converte para mp3 :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como saber se o ( Advanced Acoustic Management ), traduzindo (Gestão Acústica Avançada) esta ativo:

Um programa que vocês podem utilizar para verificar se os HD's possuem esta função é o DTemp. Um ótimo freeware. Se vocês habilitarem o S.M.A.R.T. , na BIOS, vão descobrir as utilidades deste programa.

Este é o link do criador do programa:

http://private.peterlink.ru/tochinov/

para utilizá-lo basta descompactar o arquivo e executar o Dtemp.exe

ele vai criar um ícone na bandeja do sistema mostrando a temperatura do HD em questão.

1-Clique com o botão direito no ícone e escolha a opção "show drive(s) info"

2-na janela que vai se abrir expanda a árvore correspondente ao drive que voce quer inspecionar. por exemplo: Physical drive 0:

3-expanda a opção drive features

4-Localize a opção Automatic Acoustic management

5-Se estiver escrito supported verifique se está enable ou disable

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por FBorges22@15 de março de 2005, 21:07

Comprei o ST3200822A da Seagate, ele nem faz tanto barulho assim, eu to usando ele já faz dois dias e eu gostei muito desse HD!!

O ATA não faz tantos ruídos mesmo! o problemático é o SATA!

eu tenho um ATA igual ao seu e ainda nem usei.. mas sei q é mais silencioso q o sata

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Katendo@16 de março de 2005, 15:28

Este tópico esta mais do que campeão, os sons foram muito bem gravados, até parece que foi feito em um estudio.

Meu hd Seagate SATA de 80 Gb é bem silencioso, não tenho do que reclamar.

Valeu FCA pela iniciativa

Katendo :bandeira:

Faz o teste com HDtech nele.. e na HORA so SEEK ve s enão faz barulho hehehe!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... nem acredito nisso...

Ouvi todos os samples e, de sacanagem mesmo, mostrei para meus colegas de trabalho (todos pilotos de avião), sem contar o que era.

Não teve um que não ficasse com uma pulga atrás da orelha, pensando: QUE PORCARIA TINHA O MESMO SOM DE UMA TURBINA????

:D:D:D:D

Hehehehehe!!!!

Ninguém nem sonhava que era um HD, bicho...

Belo tópico, FCA! Me impressionou...

Um abra! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!