Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

quantos linux posso instalar?


MOSE

Posts recomendados

Pode. E vai precisar de uma partição pra cada linux.

Por exemplo:

Conectiva 10 em uma partição.

Kurumin na segunda partição.

slack 10 na terceira.

E por ai vai, enquanto houverem partições e distros disponíveis.

E pra cada partição será necessária uma partição swap, uma /, e assim sucessivamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma SWAP pra cada distro? <_<

só faltou dizerem pra fazer uma /home pra cada distro também....

fala sério galera do linux, vocês andam bebendo e ouvindo Pink Floyd demais sabia?

explicando:

pra cada distro você precisa de pelo menos 3 Gb pra funcionar legal (instalar td o q tem direito, fazer uns downloads, navegar na net, jogar um game legal, etc...).

quanto á SWAP: você precisa somar 512 Mb contando SWAP + a sua memória RAM. se o teu kernel for recompilado c/ pouca coisa ou você não usa interface gráfica pesada você pode somar 128 Mb que tá beleza.

exemplo: você tem 256 de RAM + uma partição de 256 Mb = 512 Mb.

não adianta nada colocar 10 Gb de SWAP achando que vai virar o computador-mestre da NASA, memória SWAP é só um lugar onde a RAM de desafoga.

se você quiser, faz um diretório só pra /home, aí em todas as distros você monta a partição do home no /home (todas as distros têm essa função), aí você tem como c fosse um diretório padrão, tuas configs em todos os linux, teus arquivos em todas as distros, etc...

c tiver mais perguntas, mandaew!!

flwzs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai cara as dicas ai foram boas mas uma recomendação se você tiver 256 de RAM ou mais crie uma swap de uns 60MB (perto do minimo).

O porque disso é que a swap é muito mais lenta que a RAM se você tiver 256 de swap muitos programas linux usam preferencialmente essa swap, portanto invés de haver ganho de desempenho haverá uma perda pois quase não vão acessar a RAM, mas a swap é necessária pois alguns programas linux exigem um mínimo portanto a dica perto do mínimo! beleza! :ahh:

Tempo é dinheiro os que trabalham nunca tem tempo, logo todos os vagabundos serão milhionários

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por slas.giagia@29 de março de 2005, 11:36

Ai cara as dicas ai foram boas mas uma recomendação se você tiver 256 de RAM ou mais crie uma swap de uns 60MB (perto do minimo).

O porque disso é que a swap é muito mais lenta que a RAM se você tiver 256 de swap muitos programas linux usam preferencialmente essa swap, portanto invés de haver ganho de desempenho haverá uma perda pois quase não vão acessar a RAM, mas a swap é necessária pois alguns programas linux exigem um mínimo portanto a dica perto do mínimo! beleza! :ahh:

Tempo é dinheiro os que trabalham nunca tem tempo, logo todos os vagabundos serão milhionários

Pelo que eu sei, nenhum programa pode rodar na swap. Pra estar rodando, ele tem que estar diretamente na RAM, e ele vai para a SWAP quando for ficar ocioso. Assim que ele for para o primeiro plano novamente, ele será puxado da SWAP para RAM e só aí voltará a rodar. Por isso, acredito que se você tiver uma SWAP grande, isso não vai diminuir o desempenho, mas também não vai melhorar em nada. É só ter bom senso para não iniciar mais programas do que sua máquina pode rodar.

Ou seja: não adianta ter uma SWAP grande demais e com isso achar que você pode rodar muito mais programas, porque o SO vai ficar fazendo a transação RAM <-> SWAP <-> RAM o tempo todo quando precisar mudar o status do programa.

E também não adianta fazer uma SWAP pequena, porque assim que você atingir o limite da RAM, ele vai poder passar poucas coisas para o HD e isso vai limitar sua capacidade de rodar mais programas.

Creio que se deva ter de SWAP pelo menos a mesma quantidade de RAM, para que o SO possa fazer uma imagem completa da RAM no HD. Geralmente se sugere o uso de 1,5x ou 2x a quantidade de RAM, para se ter uma certa folga. Eu costumo trabalhar sempre com 1,5x.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, é possível instalar mais de uma distro e usar apenas uma partição swap?

Não sabia disso. Se falei besteira no post anterior, foi mal. Não era minha intenção "sacanear" ninguém.

fala sério galera do linux, vocês andam bebendo e ouvindo Pink Floyd demais sabia?

Sim. E isso é ruim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Igor Rizzo@29 de março de 2005, 15:43

Pelo que eu sei, nenhum programa pode rodar na swap. Pra estar rodando, ele tem que estar diretamente na RAM, e ele vai para a SWAP quando for ficar ocioso. Assim que ele for para o primeiro plano novamente, ele será puxado da SWAP para RAM e só aí voltará a rodar. Por isso, acredito que se você tiver uma SWAP grande, isso não vai diminuir o desempenho, mas também não vai melhorar em nada. É só ter bom senso para não iniciar mais programas do que sua máquina pode rodar.

Ou seja: não adianta ter uma SWAP grande demais e com isso achar que você pode rodar muito mais programas, porque o SO vai ficar fazendo a transação RAM <-> SWAP <-> RAM o tempo todo quando precisar mudar o status do programa.

E também não adianta fazer uma SWAP pequena, porque assim que você atingir o limite da RAM, ele vai poder passar poucas coisas para o HD e isso vai limitar sua capacidade de rodar mais programas.

Creio que se deva ter de SWAP pelo menos a mesma quantidade de RAM, para que o SO possa fazer uma imagem completa da RAM no HD. Geralmente se sugere o uso de 1,5x ou 2x a quantidade de RAM, para se ter uma certa folga. Eu costumo trabalhar sempre com 1,5x.

Eu não disse que os programas rodam pela swap eu disse que eles exigem a swap para rodar ou seja pedem um mínino e usam nunca rodam 100% pela RAM muito menos pela swap porém se a swap é muito grande isso causa uma queda de desempenho talvez desconsideravel pelo fato da quantidade de memória.

Admito que os programas são jogados na swap apenas quando passa para segundo planomas diminua a sua swap e verás, bem no meu caso fez diferença! beleza!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Skelton@30 de março de 2005, 01:09

Legal, é possível instalar mais de uma distro e usar apenas uma partição swap?

Não sabia disso. Se falei besteira no post anterior, foi mal. Não era minha intenção "sacanear" ninguém.

Sim. E isso é ruim?

não cara, eu não falei isso pra você!! foi pra esses doidos aí que postaram antes de mim.

isso porque uma partição SWAP não tem nada gravado nela depois que você finaliza uma distro (ele apaga o conteúdo da SWAP), portanto ter uma partição SWAP pra cada distro é puro desperdício de HD.

ps: agora experimenta tomar 10 latinhas de cerveja ouvindo Piper at The Gates of Dawn fazendo algo sério. consegue?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por slas.giagia+30 de março de 2005, 10:50-->
... nunca rodam 100% pela RAM ...

Como assim, nunca rodam 100% pela RAM ???

CyberFOX@30 de março de 2005, 11:25

... agora experimenta tomar 10 latinhas de cerveja ouvindo Piper at The Gates of Dawn ...

O melhor disco do Floyd....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...