Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre o DVD-lab PRO


Posts recomendados

Boa noite galera essa é minha primeira vez aqui e estou entrando no mundo da autoria de dvd e queria tirar uma duvida com vocês, bom eu fi um dvd no DvdLab Pro mas o menu 1 depois de compilado nao aparece, da algum problema e nao entendo o que seja, nao sei se tenho que usar o menu 1 como VGM ou VTS se alguem puder me ajudar eu agradeço, boa noite a todos e fiquem com Deus!!!

Galera quantas dúvidas, vou tentar ajudar um de cada vez por ondem de chegada ok? em 1º lugar acho muito boa a iniciativa de vocês amigos do fórum de investirem na autoração enquanto por ai as pessoas só pensam em copiar os videos e compartilhar sem menu e bem amador, preciso dizer aos amigos que não sou um profissional da área, na verdade sou designer gráfico e confesso que ser designer me ajuda muito na criação autoração e edição de vídeo, mas eu mesmo não sendo um profissional atuante nessa área tenho um profundo conhecimento apenas mexendo fuçando lendo, sou completamente autodidata e vou ajudar os amigos me baseando na minha experiencia com o dvd lab pró o adobe premiere e os demais softs de vídeo, lembrando que para ficar perfeito deve mesmo ser usado um software para cada finalidade trabalhar em parceria com o photoshop e algum editores de audio e video tornará seu trabalho bem mais apresentável.

No caso do Pendragon o menu vgm normalmente usamos quando estamos montando mais de um vts (FILME) no dvdlabpro, pois o vgm menu serve mais para flutuarmos sobre os links que nos levarão aos sub-menus contendo enfim os filmes, no seu caso você deve informar se sua intenção é apenas adicionar um filme no dvd, penso que sim pois que disse que é iniciante não deve querer agora colocar mais de um filme, pois bem então vamos çá você pode em 1º lugar quando você abre o dvd lab pro ele pergunta que tipo de trabalho você quer executar, se você tiver apenas um filme a adicionar escolha a opção: (vts menu+movie) a sua esquerda ele agora mostrará a raiz do seu projeto ai você pode ver que existe as conexões, a pasta do vgm menu (que no caso você não usará), a pasta comandos, e enfim o vts1, a pasta movies já com movie1, a pasta menus(que será usada), a pasta slides, bom eu recomendo que você antes de mais nada converta seu video para o formato mpg2, com algum soft de conversão eu uso o winavi video converter que me atende super bem, e deve ficar atento a configuração da conversão nesse soft que deve ser de: alvo : auto, e dimensões de: 720 x 480 e áudio: 192000 x 48000, quando você adicionar seu video(já convertido) no dvd lab pro ele pedirá para selecionar a opção escolha dexmultiplexar(ele vai separar audio de video) e então vai aparecer na aba de projeto inferior esquerda, o resto você ja deve saber adicionar no movie1 criar os capítulos e o menu não sabe? pulemos essa parte então(que supostamente você sabe) e vamos a criação do menu depois de criados os capítulos e o menu principal (que sim será como menu no modo vts), você deve entrar em conexões e ver se está tudo ligado corretamente, se estiver tudo ok você já pode compilar seu dvd, lembrando que faça cada passo e salve seu projeto para que der algo errado você tenha uma cópia das última alterações feitas por você e assim não perderá todo o projeto, veja se consegui ajudar em algo e me responda, já que você disse que deu erro mas disse qual erro qual mensagem apareceu então expliquei como fazer do começo pois assim acredito que não terá erro, mas qualquer coisa estou aqui, galera vou tentar responder os demais e peço desculpas já que tenho muito trabalho aqui na empresa e fica difícil responder todos em sequencia, abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera!

Depois de muito tempo voltei pra edição!

Estou tendo algumas questões com o DVD Lab, vou postar para ver se vocês me ajudam!

1° - Estou fazendo um dvd com 12 videos + 5 menus navegando entre eles...

esses videos nao sao todos iguais em questao de "size", "ratio" e "fps"... alguns tem 720x576 4:3 25fps... outro 640x480 4:3 25... outro 720x480 1:1 29,97... mais ou menos isso... eu já sei que pra cada video diferente desse eu devo criar um novo VTS... nesse caso eu tenho as seguintes duvidas:

- Criando um VMG, ele seria como o menu principal? através dele eu navego entre os Vts´s diferentes? como?

- Poderia eu colocar por exemplo um menu simples no VTS2... linkando um video do VTS3 através apenas de uma "Bridge"? ou precisa passar pelo VMG?

2° Sobre o menu principal, montei uma figura no photoshop e uma parte dessa figura eu deixei com fundo transparente... justamente para quando eu inserir no menu dvdlab eu possa fazer uma render motion com um video por detrás da imagem... ou seja, o video aparecerá apenas aonde está com fundo transparente na figura... deu certo! mas tive alguns probleminhas... fiz o render de acordo com o tutorial da pagina 01 desse topico, montei o menu todo inclusive linkei tudo o que precisava e renderizei...

Problema A: aquele efeito do link que voce escolhe a cor na aba "map" ficou fora do lugar, causando um efeito horrivel...

Problema B: como o menu é construido sobre camadas, ao voce entrar na janela do render motion o video disponivel para voce renderizar é sempre o video da ultima camada do menu... ou seja se voce tiver um link na ultima camada linkado com um video... é esse video que vai aparecer no render motion... mesmo que o video que voce escolheu esteja aparecendo no preview do render motion, o renderizado será o video da ultima camada...

3° Após varias reviravoltas nesse menu, e ainda a desconfiança de como fiacrá o produto final, resolvi ainda fazer um efeito de transição entre os menus de vts diferentes... para o meu espanto, a transição de "ida" nao funciona mas a de "volta" dá certo... esquisito isso não?

Desculpa as muitas perguntas, mas preciso entregar um trabalho com aspecto bom, nada amador, por isso preciso da ajuda de vocês...

Muito obrigado!

Ok Vamos a sua 1ª questão: a resposta é: quanto aos fps aspect ratio parece que você já está por dentro dito que já está de volta a edição de vídeo correto? você acertou criará um vts para cada filme que quiser aidiconar e SIM você usará o menu VGM para acessar os vts, agora o processo é criar um sub-menu para cada vts de modo que você link todos para serem pegos do vgm, criando e linkando todos coms eus respectivos nomes, e você pdoe acessar o video do outro por uma ponte basta saber se você saberá fazer isso se a resposta for sim, então boa sorte, se não, terá problemas e melhor passar tudo pelo vgm linkando um menu raiz para todos o sub-menus de modo a voltar para a origem do dvd, a 2ª questão é simples você renderizou esse vídeo com quanto tempo? e ele também tem áudio? e esse link esse botão do link está invisível? e usou um botão do próprio dvd lab? da pra evr que entende do photoshop isso é bom pois se usou um botão do próprio dvd lab recomendo que crie seu próprio botão para linakr no photohop junto com a imagem que tratou em camadas no photoshop, quando eu usava os botões do dvd lab tinha esses defeitos também depois que criei meus botões no photoshop eles sumiram, aliás na verdade aconteceu mais umas dus vezes mas foi erro de compilação....rsrs..qual transição você usou na troca dos menus? e de quanto tempo? as vezes que ocorreu isso comigo foi pro causa da compilação mas pode nao ser especifique certinho o que ocorreu e que tipo de transição usou, faltou algo se esqueci de algo me desculpe é que estou meio atarefado como ja disse antes e pode ter passado algo batido, abraço, aliás quando tiver uma dúvida faça todo trabalho até aonde você sabe de verdade e compile dai você verá que deu certo e então abra o mesmo projeto e comece fazendo as alterações desconhecidas ainda por você uma a uma e compile quando der erro saberá onde foi, vou postar depois umas video-aulas criadas por mim e uns tutoriais bem legais apesar que os dos amigos da pag.1 são ótimos ajudam muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem sabe fazer menu 3D? existe essa opcao no lab?

sendo versão nova consegue sim, quem tem o 1.53 fica na mão por falar nisso ha um bug na versão 2 que as legendas não anexam acima de 1000 a media chance disse ter arrumado mas balela ainda continua na mesma quem ja passou por isso sabe como é ruim.

aliás você quer fazer menus 3d? você sabe mexer bem no dvd lab pró? ou ainda esta iniciando? galera vamos dar mais informações pra saber qual nível estamos falando, pois se ainda estiver iniciando na autoração é melhor começar de baixo pois quando se depara com um erro fica difícil diagnosticar sem saber as informações exatas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe como faço para colocar uma Legenda Fixa no Vídeo pelo DVD Lab??

Obrigado.

Sinceramente não entendi, você quer criar no dvd lab pró um filme com legenda fixa no vídeo? mas pra isso quer usar o dvd lab pró? a intenção dele não seria exatamente o contrário? levando em consideração que você está coloanco uma legenda logo pensamos que esse filme não é dublado, pois não teria lógica por uma legenda fixa num filme dublado, então só posso pensar que você quer criar um filme com menu e tal capítulos e tudo mais só que legendado? e tem q ser fixa? você pode deixar auto action, além disso para criar uma legenda fixa recomendo que você use um software de conversão de v´deio pois se baixou um filme da net(pois é sem dublagem) ele provavelmente está em extensão .avi correto? dai você pode convertê-lo em um soft de conversão como o winavi, e anexar já a legenda nele, não se esquecendo de ter instalado o VOBSUB pois com ele você edita a legenda melhor que no dvdlabpró(é o que penso) e ela ficará boa e sem risco algum de ficar sem sincronia, apesar que se tiver problemas de sincronia na legenda é so arrumar com o subtittle workshop, dai quando você abrir o video no dvd lab pró ele já vai ler o vídeo com a legenda anexa sem ter que perder tempo anexando legenda e configurando no dvd lab pró, eu acho o vob muito bom pra trabalhar junto com meu winavi quando quero converter com legenda fixa uso o winavi mesmo que fica muito bom, e fic bem suave a legenda sem efeito de serrilhado sem cor morta e sincronia perfect(desde que antes ela já esteja sincronizada), bom desculpem se escrevi rápido se deixei de dizer algo é que estou na correria estou tendo a boa vontade de ajudar pois também sempre preciso de ajuda não sei tudo sobre os softwatres aliás você sempre tem algo a aprender, e se deixei de dizer ou responder algo os demais membros ajudarão com as respostas, grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Moura de Lima,

Deixa eu explicar...

Tenho uns episódios de uma série japonesas aqui, porém eles estão com o áudio em japonês, eu adicionei o áudio em português, ou seja, terá 2 áudios.

Bom, gostaria de colocar alguns créditos de autoração, sintonização, edição (por exemplo, meu nome e e-mail, no caso), tipo uma legenda no vídeo c/ esses créditos, mas quero que a legenda fique fixa no vídeo, entendeu??

Se puder me ajudar como faço isso pelo DVD Lab ou outro programa para eu colocar essa Legenda Fixa no vídeo.

Aguardo, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Moura de Lima,

Deixa eu explicar...

Tenho uns episódios de uma série japonesas aqui, porém eles estão com o áudio em japonês, eu adicionei o áudio em português, ou seja, terá 2 áudios.

Bom, gostaria de colocar alguns créditos de autoração, sintonização, edição (por exemplo, meu nome e e-mail, no caso), tipo uma legenda no vídeo c/ esses créditos, mas quero que a legenda fique fixa no vídeo, entendeu??

Se puder me ajudar como faço isso pelo DVD Lab ou outro programa para eu colocar essa Legenda Fixa no vídeo.

Aguardo, abraços.

você quer essa legenda durante o filme? tipo uma propaganda? ou apenas no inicio, tipo antes de iniciar o filme como os que vemos das locadoras com as mensagens de copias proibidas e advertencias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você quer essa legenda durante o filme? tipo uma propaganda? ou apenas no inicio, tipo antes de iniciar o filme como os que vemos das locadoras com as mensagens de copias proibidas e advertencias.

Olá Moura de Lima,

Isso, exatamente isso. Uma propaganda durante o filme, tipo, nos 4 minutos de filme essa legenda apareceria fixa e ficaria durante uns 30 segundos mais ou menos, depois apareceria mais 2 outras c/ o mesmo tempo. Serão 3 legendas fixas de crédito, entendeu??

Se puder me ajudar, ficarei agradecido.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Moura de Lima,

Isso, exatamente isso. Uma propaganda durante o filme, tipo, nos 4 minutos de filme essa legenda apareceria fixa e ficaria durante uns 30 segundos mais ou menos, depois apareceria mais 2 outras c/ o mesmo tempo. Serão 3 legendas fixas de crédito, entendeu??

Se puder me ajudar, ficarei agradecido.

abraços.

você precisa criá-las eu recomendo o suo do0 subtittle workdhop você conhece? ele cria as legenas e lá você estipula a duração e o formato e depois ao invés de botar no dvd lab pró você coloca pelo win que ficará profissa só nao dou os toques agora que estou de saída mas depois volto e explico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você precisa criá-las eu recomendo o suo do0 subtittle workdhop você conhece? ele cria as legenas e lá você estipula a duração e o formato e depois ao invés de botar no dvd lab pró você coloca pelo win que ficará profissa só nao dou os toques agora que estou de saída mas depois volto e explico.

Moura de Lima, mas os vídeo não estão em AVI, estão em formato VOB (arquivos de DVD).

Além de fazer isso, haveria outro jeito de colocar a legenda fixa no vídeo??

O DVD Lab, possui uma função para adicionar legendas e tal, mas há algum recurso para fixar a legenda no vídeo??

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu "moura de lima" pela ajuda prestada ae pra mim e pelos colegas de autoraçao...

resolvi o problema da seguinte forma... quanto aos videos de aspectos diferentes, achei mais vantagem recompilá-los e deixar tudo igual, do que montar a estrutura no dvdlab com varios vts's e vmg...

quanto ao efeito no link que tava dando errado no render, e o proprio render que nao aparecia o video verdadeiro após montar todo menu... resolvi assim... ao invés de terminar todo menu linkando tudo e renderizando(desse modo dava errado)... eu linkei apenas o 1º botao e deixei os outros... renderizei o menu, e depois de renderizado linkei os outros... deu certo! os botões nao somem nem dá erro nos efeitos de cores do color map no link...

to quase acabando isso... valeu pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde a todos.... estou com uma pequena dúvida aqui e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar...

seguinte:

estou fazendo um dvd variado, contém fotos, vídeos e músicas.... bom consigo fazer tudo certinho mas na hora de colocar as músicas estou tendo um pequeno problema.... eu queria fazer assim... em uma tela de menu colocar todas as músicas que o dvd irá possuir, e quando selecionar uma música ele tocará a música selecionada SEM SAIR DESTE MENU... exemplo, a tela ficaria mais ou menos assim:

MENU DE MÚSICAS

- música 1

- música 2

- música 3

- música 4

etc...

ai você selecionaria a música 3, por exemplo, e tocaria a música 3...

Gostaria muito de uma ajudinha...

Muito obrigado a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

DVD LAB PRO: Pessoal, estou tendo um problema: Produzi um dvd para um amigo que viajou de férias e o conteúdo é de vídeo e fotos. Criei o filme com os devidos capítulos e um slide show. Para que o slide show não ficasse muito monótono, acrescentei músicas para acompanhar a visualização dos slides. Ficou tudo perfeito, com exceção de uma coisa: No momento de reproduzir a galeria de fotos, no momento exato da transição de uma foto para outra o áudio simplesmente desaparece. Ou seja quando vai mudar de uma foto para outra o som desaparece por algumas frações de segundo. É como se tivesse uma falha na música. Você saberia me dizer o porque de isto estar acontecendo e se existe uma solução para o problema? Agradeço desde já atenção dispensada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DVD LAB PRO: Pessoal, estou tendo um problema: Produzi um dvd para um amigo que viajou de férias e o conteúdo é de vídeo e fotos. Criei o filme com os devidos capítulos e um slide show. Para que o slide show não ficasse muito monótono, acrescentei músicas para acompanhar a visualização dos slides. Ficou tudo perfeito, com exceção de uma coisa: No momento de reproduzir a galeria de fotos, no momento exato da transição de uma foto para outra o áudio simplesmente desaparece. Ou seja quando vai mudar de uma foto para outra o som desaparece por algumas frações de segundo. É como se tivesse uma falha na música. Você saberia me dizer o porque de isto estar acontecendo e se existe uma solução para o problema? Agradeço desde já atenção dispensada.

Qual prog. você está usando para criar o slider?

Eu uso o ProShow (Photodex) muito bom! tem até a opção de movimento nas fotos. este programa é espacial para criar show de fotos como sugere o nome

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Estou montando um DVD com diversos clipes musicais e possuo para ele áudio Dolby Digital 2.0 e Dolby Digital 5.1. Gostaria de saber como faço para montar um menu em que se possa fazer a transição entre esses dois áudios, algo como num DVD profissional em que se escolhe se quer ver o filme com áudio 2.0 ou 5.1.

O DVD já possui um vídeo de first play, um VMG menu, o filme principal, seleção de cenas e apenas me falta o menu de seleção de audio, vocês poderiam me ajudar? MUITÍSSIMO OBRIGADO:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

bom dia galera....

sou novo no forum e estou com uma duvida de arrancar os cabelos, eu estou criando um dvd de animes(death note) coloquei os 18 capitulo fim o menu principal, fiz o menu de advertência, fiz os menus de capitulos e o de extras, coloco os links pra tudo criei o play list para rodar todos os episodios fiz tudo mas na hora de compilar aparece este aviso:

Pre verification fails. Process abort ! - 1998

e nao me da mais nenhuma informação, por favor alguem pode me ajudar???

desculpa se eu estou fazendo uma pergunta que ja fizeram mas eu nao estou conseguiindo encontrar a resposta....

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, td bom

estou com um sério problema, se alguém puder me ajudar.....

seguinte: fiz um dvd de 20 videoclipes, seguindo o tutorial do dvd-lab, com menus e tal, antes porém utilizei o winavi para converter os arquivos, aparentemente ficou tudo certinho. O problema está na reprodução, ele roda de forma lenta até que trava. Observei e não consigo identificar aonde está errado. Trabalhei no dvd-lab com arquivos .vob e audio ac3, ntsc. Acusou a questão dos GOPs mas como vi nesse forum pra não se preocupar com isso, deixei quieto. Testei no pc com o powerdvd e no dvd normal de ksa.

Por favor, o que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, td bom

estou com um sério problema, se alguém puder me ajudar.....

seguinte: fiz um dvd de 20 videoclipes, seguindo o tutorial do dvd-lab, com menus e tal, antes porém utilizei o winavi para converter os arquivos, aparentemente ficou tudo certinho. O problema está na reprodução, ele roda de forma lenta até que trava. Observei e não consigo identificar aonde está errado. Trabalhei no dvd-lab com arquivos .vob e audio ac3, ntsc. Acusou a questão dos GOPs mas como vi nesse forum pra não se preocupar com isso, deixei quieto. Testei no pc com o powerdvd e no dvd normal de ksa.

Por favor, o que pode ser?

Opa amigo. Ja tive u pro semelhante a esse quando passei a utilizar a versao 2.30. Resolvi do seguinte modo: Na hora de converter no avi, colocava o audio em 480000. Notei que em 44100, o som ficava cortando e a imagem lenta. você usa o audio ac3. Eu mesmo nao uso. Ja converto diretamente em vob no avi. So uso DVD lab pra criar os menus. Mas o formato vob ja ta incluso com o audio. Caso se usasse Mpeg, ai tinha que separar o audio do video. Era um trabalho a mais. E tb nao gosto do formato mpeg. Notei que perde qualidade... Faça o teste ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite galera....

Bom, fiz um DVD aqui com 8 VTS, sendo que cada um tem aproximadamente 10 vídeos cada... fiz tudo certinho, criei as pontes na hora do link e tudo mais, só que na hora de compilar da um erro, OUT OF MEMORY, sendo que meu computador tem 2,5 GB de memória RAM e na hora de eu compilar tem Memória física (KB) 1293580 disponível.... Meu computador é:

Intel® Corel 2 CPU

4400 @ 2.00GHz

2.00 GHz, 2,50 GB de RAM, juro que não sei mais o que fazer... se alguém puder me dar uma luz serei eternamente grato....

Desde já agradeço a atenção de todos...

ahh detalhe que esqueci de mencionar....

Meu projeto está com 2,84 GB..... meu HD tem 150 GB liberado....por favor alguém me ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moura de Lima, mas os vídeo não estão em AVI, estão em formato VOB (arquivos de DVD).

Além de fazer isso, haveria outro jeito de colocar a legenda fixa no vídeo??

O DVD Lab, possui uma função para adicionar legendas e tal, mas há algum recurso para fixar a legenda no vídeo??

Obrigado.

Jiraya, um jeito que teria pra resolver isso seria converter todo o VOB para mpg2 dividindo os arquivos de áudio e video (com "Close GOPs - isso é importante), que ficariam com extensão *.mpv e *.mpa, daí você faria a edição da legenda no próprio DVD-Lab Pro, no tempo que achar melhor.

A conversão pode ser feita com o DVD Decrypter. Mas teria que configurar o problema para isso.

Outro jeito seria você usar o problema "TMPGEnc 4.0 XPress". Ele já coloca a legenda tipo o "subtitle editor" mas a diferença é que você pode renderizar o video em qualquer formato, mas teria que ter a matriz em AVI ou MPG, sem perdas de qualidade.

Bem, essas são minhas dicas.. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, eu to com esse problema a 5 semanas ja.. pesquisei em todos os foruns possiveis, olhei + de 1000 resultador no google e nada..

(olhar q eu falo é olhar e clicar)

como eu faço um dvd com varios animes? ja segui varios tutoriais mais nunca da certo..

onde eu faço demux no dvd lab?

tenho aqui os arquivos em .VOB (aqueles na pasta TS_Video) e tal

quando vou add um deles n add e pra add tem q adicionar um joined.vob...

ai quando da pra add os 2 um fica com 2min e o outro com 22 (q é o certo)

e um deles n roda o video.. ja n sei mais o que fazer

o desenho tem legenda e audio em japones

tenho todos os programas necessarios e um pouco +

tenho de diko gold ate dvdlab pro tudo tudo tudo tudo mesmo

winavi, cce... qq coisa mesmo q n tenha eu arrumo

cara por favor se alguem pudesse me ajudar seria muito bom q to qse desistindo ja..

vi um tutorial aqui mesmo no Clube do Hardware mas ele manda fazer demux... e la quando ele clica ja abre a tela do demux perguntando se qr fazer (isso n acontece aqui)

bom galera, é isso.. se precisarem de mais informacao me perguntem por favor

terei prazer em responder (to monitorando o topico de hora em hora)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!