Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Boot no CD do Linux Ubutun


Capitao Black

Posts recomendados

baixei a ISO do CD do linu ubutun, então depois usei o vmware para testar. e ele acusou que o CD não era bootavel.

onde eu posso achar o arquvo de boot do ubutun para gravar junto com a iso?

ou já vem junto da ISO?

alguem pode me ensinar como se grava um CD bootavel no nero express?

já errei tanto, que perdi muito CD assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, basta pegar e abrir o nero. Então selecione a opção de gravar imagem no cd. Vai abrir uma nova janela. Nesta jenela tu vai ver aquele campo "Tipo De Arquivo". Pra mim ele nunca abre o certo ali, então localize o que contém ".ISO", que deve ser uma das últimas opções da listona. Pronto, selecionando o tipo certo de arquivo o nero vai antes de gravar "descompactar" este arquivo .iso e gravar os arquivos que estavam dentro no cd. Claro que pra ser bootável ainda tu tem que selecionar o teu computador para realizar o primeiro boot pelo CD. Qualquer dúvida poste aí.

PS.: Pare de queimar tantos CD's. :P Pense um pouco mais no que pode estar saindo errado, e até leve o CD na casa de um amigo pra ver se ele não vai bootar. Se ainda assim não tiver sucesso, peça o seu Ubuntu por aqui! É de graça, mas demora um pouco.

Falou

Editando:

Pra ser mais objetivo; abra um destes teus cds e verifique se dentro há vários arquivos ou só um .iso. Se houver somente o .iso, aí está o problema, é na hora de mandar gravar. Daí apenas siga o que eu disse acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu também já fiz algumas bobagens logo que comprei meu gravador. Mas daí tive a feliz ideia de sempre testar a gravação em um cd regravável. Se funcionasse nele, era aquilo que eu tinha que fazer. Se ocorressse problema, eu ía tentando até acertar. Para alguns fins parecidos eu utilizava a simulação tambvém... tipo, pra tirar aquela dúvida quando eu não tinha o regravável por perto. Mas tenta antes com um regravável que tu vai economizar mais.

Sobre tua pergunta se o Kurumin vem com boot;

Sim, o cd dele é bootavel. Na verdade, agora que tu tocou neste assunto, não me lembro de um cd de instalação Linux que não seja bootavel. Acho que todos são, ou pelo menos a maioria. O que tu deve estar querendo saber é se este cd é um LIVE CD, ou seja, um cd que executa o processo de boot e inicia o sistema operacional sozinho, deixando a máquina pronta pra uso. Há cds com e sem esta "opção". Os cds que não são LIVE, geralmente são para instalação, e te deixam em modo texto. Os que são LIVE, tipo o Kurumin, podem além de somente "abrir" o sistema operacional, instalá-lo na máquina.

Bom, não sei se é bem isto que tu quer saber, mas qualquer coisa estamos aqui.

Falou :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, então você não pretende instalar o Linux no seu computador? Neste caso opte por um LIVE-CD. Estes carregam o sistema operacional sem alterar nenhum arquivo já existente na máquina. Mas há três tipos de LIVE-CD que eu conheço.

1- LIVE-CD Completo;

É aquele que realmente carrega todo o sistema e ainda lhe permite instalar o sistema, se você desejar. Exemplo: Kurumin

2- LIVE-CD Mais ou Menos;

É aquele que carrega o sistema completo, mas não há opção de instalar o sistema diretamente por ele. Exemplo: Ubuntu LIVE-CD

3- LIVE-CD Doidão;

É aquele cd que dá o boot certinho, começa a carregar, até mostra um visual, mas logo após te deixa em modo texto, pra fazer diretamente a instalação, sem esta de poder entrar no sistema sem alterar alguma coisa no computador. O que faz alguns usuários levarem a mão à cabeça exclamando: - Mas que P#$% é esta!!! Eu to maluco ou isto é um LIVE-CD que não monta o ambiente completo pra mim já usar!!! Exemplo: Gentoo

Relaxa cara, realmente este é um LIVE-CD que não carrega o sistema prontinho pra uso. Pra melhor entendimento deste tipo de LIVE-CD observe um usuário normal, mas que não pretende e nem quer ler nada, quer apenas que o sistema entre e pronto.

Antes de colocar o CD na máquina: :D

Com o CD já colocado, iniciando o Boot: :P

Com uma telinha gráfica linda que abre por alguns instantes: :ZZZ:

Bem na hora que o sistema fecha a telinha gráfica: :huh:

No momento que o cara percebe que o computador tá esperando um comando: :blink:

No momento que o cara percebe que não sabe nenhum comando: :(

No momento que ele se lembra que aquilo era pra ser um LIVE-CD: :angry:

Em seguida vem: :muro:

Bem depois, se ele realmente quiser instalar: :help:

Depois de algum tempo: :bandeira:*

*Esta parte é a única que não é garantida ocorrer! Huhauhauahuah

Me desviei um pouco do assunto, mas não consegui agüentar. Pelo menos agora acho que tu sabe bem como funciona um LIVE-CD Doidão!!!

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí Hawker Hurricane! oow comédiaa essas situações do live cd :P

sim, o ubuntu eu baixei a iso dele normal (sem ser live cd) ai eu pensando que era live cd

na hora eu levei um belo susto! :ahh::ahh: na 1ª vez, eu instalei com o grub, e antes o lilo já estava instalado (kuruma) ai, deu moh pau!!! :bravo: o grub tinha melado tudo, ai eu tive que dar o fixmbr, e reinstalar o grub sobre o mbr do windows!!!! ai agora finalmente to com o ubuntu 5.4 The Hoary Hedgehog :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...