Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SATA-II - A explicação Definitiva


luciano3001

Posts recomendados

Postado Originalmente por Audio@30 de janeiro de 2006, 01:40

Pensei que mesmo podendo ter o recurso Serial ATA 300, poderia ter um HD SATA e usa-lo no modo Serial ATA 300...então precisa de um HD SATA II.

Fugindo um pouquinho do assunto...

Os modelos LANPARTY UT , controlados pelo nForce4, possuem acesso a Serial ATA II (300) né? Eu sei que para o 150 da certo...

valeu luciano3001.

É verdade, todos as placas dessa linha baseadas no chipset nVidia4 ultra possuem as portas SATA com velocidade de 3,0Gbps (300MB/s).

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera realmente o tópico está de parabéns!!! Muito bom!!

Estou com uma duvida sobre o HD da Seagate que pretendo comprar

É um Barracuda 160GB 7200.7 SATA NCQ - ST3160827AS

queria saber se é um bom HD e se realmente a SEAGATE não tem nenhum HD 3Gb/s (SATAII)? No site deles não encontrei nenhuma referencia. E o que significa esse .7(ponto 7) no final do RPM??

o link para o site da SEAGATE:

http://www.seagate.com/cda/products/discsa...081,647,00.html

Valeu galera!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Meneware@01 de fevereiro de 2006, 00:47

Galera realmente o tópico está de parabéns!!! Muito bom!!

Estou com uma duvida sobre o HD da Seagate que pretendo comprar

É um Barracuda 160GB 7200.7 SATA NCQ - ST3160827AS

queria saber se é um bom HD e se realmente a SEAGATE não tem nenhum HD 3Gb/s (SATAII)? No site deles não encontrei nenhuma referencia. E o que significa esse .7(ponto 7) no final do RPM??

o link para o site da SEAGATE:

http://www.seagate.com/cda/products/discsa...081,647,00.html

Valeu galera!!!!

Esse HD é um bom HD sim ele é SATA-1.5Gb/s e tem 8MB de buffer.

A Seagate tem sim HD´s SATA-3Gb/s e eles podem ser identificados como baracuda 7200.9 inclusive o similar ao modelo que você postou só que SATA-3Gb/s é o ST3160812AS.

Não existe regra geral mas você pode identificar a maioria dos modelos da Seagate da seguinte forma;

ST3..........XXX..........X..........XX..........XX

^.............^............^...........^...........^

1.............2............3............4...........5

1=Familia= ST3 todos os HD´s da Seagate exceto o SAVVIO/Momentus que é ST9(15mm)

2=Capacidade= É a capacidade em GB.

3=Capacidade= 01:(2MB), 02:(2MB), 8:(8MB), 6:(16MB)

4=Nº= É um numero de controle da própria Seagate.

5=Interface= A:(ATA), AS:(SATA), LC/LW:(Ultra320 SCSI), SS:(SAS), FC:(Fibra)

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pocara valeu mesmo!!! Estou pensando em comprar o Barracuda 7200.9 SATA NCQ 3Gb/s - ST3160812AS que é SATA II. Mas estou em duvida pois o Barracuda 7200.7 SATA NCQ - ST3160827AS tem o Seek Time de 8.5ms e ST3160812AS tem o Seek Time de 11ms. Qual deles é mais rápido?

E é verdade que a placa mãe tem que ter suporte a SATA II para o NCQ funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Meneware@01 de fevereiro de 2006, 11:09

Pocara valeu mesmo!!! Estou pensando em comprar o Barracuda 7200.9 SATA NCQ 3Gb/s - ST3160812AS que é SATA II. Mas estou em duvida pois o Barracuda 7200.7 SATA NCQ - ST3160827AS tem o Seek Time de 8.5ms e ST3160812AS tem o Seek Time de 11ms. Qual deles é mais rápido?

E é verdade que a placa mãe tem que ter suporte a SATA II para o NCQ funcionar?

O seek time é um fator muito importante à se considerar, porém não pode ser o unico. Se estivessemos falando de dois discos rigidos SATA-3Gb/s não teriamos duvidas de qual é mais rápido, porém estamos fazendo comparações entre tecnologias diferentes!

Além disso outro fator entra na conta para calcular o "Access Time" como latência e o valor real de tempo de acesso tem que levar esse valor em consideração, e pelo visto não temos esse dado né.

De qualquer forma o SATA-3Gb/s vai ser mais rápido que o SATA-1,5Gb/s mesmo que o seek time dele seja de 20ms, devido a taxa de transferência dele ser o dobro do SATA-1,5Gb/s enquanto o seek time desse é apenas 20% maior do que o do SATA-3Gb/s.

E quanto a sua segunda pergunta não é necessario que uma placa tenha portas SATA-II para ela ter suporte ao NCQ, mesmo porque existe dezenas de placas no mercado que tem esse suporte porém são SATA-150. O importante no momento da escolha da placa é verificar se o chipset dá suporte ao NCQ na página do fabricante do mesmo.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tambem estava pensando em comprar um HD sata II, mas como já possuo um HD sata I, gostaria de saber se a minha placa-mãe (A8n-SLI) vai reconhecer cada um com sua velocidade, ou vai trabalhar os dois HD´s na velocidade menor ou seja tratando os dois como sata I?

Outra coisa, nas propriedades de hardware do windows, dá para fazer um teste de velocidade do HD, o meu sata dá em torno de 53mb/s. Gostaria de saber quanto daria a velocidade do HD sata II? é muito superior? ou seja, vale a pena gastar mais para ter um sata II?

Grato,

Alexandre

www.virtualroutes.org

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por alexb@02 de fevereiro de 2006, 14:37

Eu tambem estava pensando em comprar um HD sata II, mas como já possuo um HD sata I, gostaria de saber se a minha placa-mãe (A8n-SLI) vai reconhecer cada um com sua velocidade, ou vai trabalhar os dois HD´s na velocidade menor ou seja tratando os dois como sata I?

Outra coisa, nas propriedades de hardware do windows, dá para fazer um teste de velocidade do HD, o meu sata dá em torno de 53mb/s. Gostaria de saber quanto daria a velocidade do HD sata II? é muito superior? ou seja, vale a pena gastar mais para ter um sata II?

Grato,

Alexandre

www.virtualroutes.org

Primeiramente para você ter uma ideia com 2 HD´s SATA-3Gb/s em RAID 0 consigo cerca de 235,5 MB/s, e somente com um SATA-3Gb/s consigo em média 117,5 MB/s. Agora por incrivel que pareça consigo em média 115 MB/s com um SATA-1,5Gb/s que tenha NCQ. Então avalie e se você for futuramente fazer RAID 0 com certeza compensaria um SATA-3Gb/s senão fique com um SATA-1,5Gb/s com NCQ.

Quanto a sua outra pergunta a sua placa (A8N-SLI) tem duas controladoras SATA; a do proprio chipset nVidia nForce4, e a Silicon Image. Então se você instalar cada um desses HD´s em uma controladora diferente cada um deles trabalhara na sua velocidade nativa. Mas se você instalar os dois na mesma controladora eles trabalharam ambos em 150MB/s.

OBS.: As portas SATA são identificadas por cor Vermelho (controladora 1) Preto (controladora 2).

Espero ter ajudado,

Luciano Roberto®™

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí pessoal, tudo bem. Eu sou novo aqui no forum e já peço desculpa por algum furo cometido hehehe

Bom eu tenho uma placa Asus A8N -SLI Deluxe e sei que ela tem dois controladores um no chipset (Nforce 4) e outro pelo Silicom Image, a minha duvia é a seguinte eu quero comprar um outro HD Sata 3Gb/s mas sei que como o HD q eu tenho é 1,5Gb/s a velocidade ficaria limitada pela mais baixa. Mas como a minha placa tem duas controladoras gostaria de saber como faço para config o Silicom para trabalhar só com um HD sem RAID, se é que isso é possível!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por chaves_82@05 de fevereiro de 2006, 20:23

E aí pessoal, tudo bem. Eu sou novo aqui no forum e já peço desculpa por algum furo cometido hehehe

Bom eu tenho uma placa Asus A8N -SLI Deluxe e sei que ela tem dois controladores um no chipset (Nforce 4) e outro pelo Silicom Image, a minha duvia é a seguinte eu quero comprar um outro HD Sata 3Gb/s mas sei que como o HD q eu tenho é 1,5Gb/s a velocidade ficaria limitada pela mais baixa. Mas como a minha placa tem duas controladoras gostaria de saber como faço para config o Silicom para trabalhar só com um HD sem RAID, se é que isso é possível!!!

É simples basta você instalar apenas um HD nas portas controladas por ele....

E o seu segundo HD SATA-3Gb/s instale nas portas controladas pelo chipset nForce4 ultra.

OBS.: Pesquise antes de postar!

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lestat de Lioncourt@08 de fevereiro de 2006, 19:07

dei uma lida no topico e achei excelente.. mas de qualquer maneira, só pra confirmar: minha mb tem duas entradas SATA. Se eu trocar meu HD por um SATA-II, vai rodar a 300Mb/s?

Falou

Se a tua MB for a da assinatura, pelo que eu ví ela tem duas portas Sata mas não duas controladoras. Se a tua placa suporta a tecnologia de SATA II e tu colocar dois HD's SATA II tudo beleza, mas se tu colocar junto com um HD SATA I vai rodar a 150Mb/s limitando a velocidade. Dá uma procurada sobre a tua MB mas acho q ela possui só um controlador SATA I (com duas portas) não tenho certeza.

Tomara que tenha ajudado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo.. era isso mesmo que eu queria saber.

Ela provavelmente tem uma controladora só.. por isso eu tinha dito trocar meu HD, pois como eu li no topico, se eu colocasse junto com o SATA-I, limitaria a velocidade.

E se eu por mais um SATA-I de 80gb, tem como eu por os dois em RAID0? Sei que não é o tópico totalmente apropriado, mas já aproveitando a oportunidade... :D

valeu pela ajuda

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lestat de Lioncourt@09 de fevereiro de 2006, 09:34

Certo.. era isso mesmo que eu queria saber.

Ela provavelmente tem uma controladora só.. por isso eu tinha dito trocar meu HD, pois como eu li no topico, se eu colocasse junto com o SATA-I, limitaria a velocidade.

E se eu por mais um SATA-I de 80gb, tem como eu por os dois em RAID0? Sei que não é o tópico totalmente apropriado, mas já aproveitando a oportunidade... :D

valeu pela ajuda

Abraços

Pergunta respondida no Tópico RAID - Aprenda mais sobre ele. OK!

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por toi_nho@13 de fevereiro de 2006, 22:50

Vi um HD com essa descriçao em uma loja na net: HD SEAGATE Sata NCQ 300GB 7200RPM 8MB. Esse HD é sata 300 ou 150??...fui ver nas especificaçoes dele não tinha nada sobre o assunto... <_<

Procure o código do seu HD que deve ser algo como ST3300827AS ou algo parecido que através desse número posso de indicar se é ou não SATA-3Gb/s.

Fico no aguardo,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por luciano3001@02 de fevereiro de 2006, 14:23

Primeiramente para você ter uma ideia com 2 HD´s SATA-3Gb/s em RAID 0 consigo cerca de 235,5 MB/s, e somente com um SATA-3Gb/s consigo em média 117,5 MB/s. Agora por incrivel que pareça consigo em média 115 MB/s com um SATA-1,5Gb/s que tenha NCQ. Então avalie e se você for futuramente fazer RAID 0 com certeza compensaria um SATA-3Gb/s senão fique com um SATA-1,5Gb/s com NCQ.

Quanto a sua outra pergunta a sua placa (A8N-SLI) tem duas controladoras SATA; a do proprio chipset nVidia nForce4, e a Silicon Image. Então se você instalar cada um desses HD´s em uma controladora diferente cada um deles trabalhara na sua velocidade nativa. Mas se você instalar os dois na mesma controladora eles trabalharam ambos em 150MB/s.

OBS.: As portas SATA são identificadas por cor Vermelho (controladora 1) Preto (controladora 2).

Espero ter ajudado,

Luciano Roberto®™

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Ola Luciano,

Obrigado pela sua resposta.

Veja instalei um HD SATA 2 da Samsung SP2504C, mas so pude adquir um por enquanto.

Eu possuo a MB A8N-SLI e que tem apenas uma controladora, é o chipset Nforce4. porém veja que curioso, cada HD esta trabalhando na sua velocidade original, ou seja, o SATA 2 não trabalha como se fosse SATA 1. Isso na minha opiniao se deve ao fato de ter 2 canais, cada um com duas portas, master e slave. Eu liguei os dois HD como master um na porta 1 e outro na 3.

As A8N que vem com duas controladoras sao os modelos Premium e Deluxe, que vem com 8 portas SATA. A minha sao so 4.

Esse valor de 117Mb/s você mediu com qual programa?

Grato,

Alexandre

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img530.imageshack.us/img530/835/tachsata1e20al.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img530.imageshack.us/img530/6645/sata1e29ov.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por alexb@15 de fevereiro de 2006, 18:36

Ola Luciano,

Obrigado pela sua resposta.

Veja instalei um HD SATA 2 da Samsung SP2504C, mas so pude adquir um por enquanto.

Eu possuo a MB A8N-SLI e que tem apenas uma controladora, é o chipset Nforce4. porém veja que curioso, cada HD esta trabalhando na sua velocidade original, ou seja, o SATA 2 não trabalha como se fosse SATA 1. Isso na minha opiniao se deve ao fato de ter 2 canais, cada um com duas portas, master e slave. Eu liguei os dois HD como master um na porta 1 e outro na 3.

As A8N que vem com duas controladoras sao os modelos Premium e Deluxe, que vem com 8 portas SATA. A minha sao so 4.

Esse valor de 117Mb/s você mediu com qual programa?

Grato,

Alexandre

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img530.imageshack.us/img530/835/tachsata1e20al.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img530.imageshack.us/img530/6645/sata1e29ov.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba muito bom mesmo o tópico, parabéns Luciano, mais um tópico de extrema qualidade.

Só tenho uma pergunta que fico meio obscura pra mim.

Você disse que seu sataI com NCQ alcança quase a velocidade do SataII. Mas pelo que eu li no começo do tópico os sataII possuem a tecnologia NCQ.

Entendi errado ou seu sataII não tem NCQ?

Descupa se to falando bestera, mas não entendi mesmo...

valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, recentimente comprei um HD SATA 3 Gbps e o instalei em uma Asus K8N (não possui controladora SATA 3 Gbps) o sistema ficou instavel e não conseguir instalar os drivers da nvidia. Com os drives do windows o sistema ficou lento para carregar o windows mas funcionou. Apos pesquisar um pouco mais fechei um jumper para forcar o funcionamento do HD em SATA 150, funcionou perfeitamente e fui capaz de instalar os drivers da nvidia. Não sei se foi um caso isolado comigo ou algo que acontecera com qualquer pessoa. Então que sirva de historico para quem passar pelo mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Melvin@17 de fevereiro de 2006, 03:58

Caramba muito bom mesmo o tópico, parabéns Luciano, mais um tópico de extrema qualidade.

Só tenho uma pergunta que fico meio obscura pra mim.

Você disse que seu sataI com NCQ alcança quase a velocidade do SataII. Mas pelo que eu li no começo do tópico os sataII possuem a tecnologia NCQ.

Entendi errado ou seu sataII não tem NCQ?

Descupa se to falando bestera, mas não entendi mesmo...

valeu...

Olá Melvin,

Ambos tem NCQ o problema da pequena diferença de desempenho entre os dois, é que atualmente as controladoras SATA-3Gb/s não conseguem fazer os HD´s utilizarem toda a sua capacidade, ou seja, o HD teoricamente pode transferir 300MB/s porém as controladoras não tem "ainda" capacidade para lidar com essa taxa de transferencia.

Eu particularmente creio e torço para que no futuro isso seja resolvido.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas!!!

1º excelente tópico! Devia ter vindo aqui em vez de ir no site dos fabricantes :P !!!

Bem é o seguinte: eu tenho uma A8V deluxe e depois de muita luta :muro: consegui instalar o Windows o detalhe é que eu instalei ele no chip promise (não sei se é SATA378 tx2 plus ou se é FastTrak 378) SEM UTILIZAR O JUMPER p/ forçar trabalhar em Sata I eu pesquisei um bocado por esse chip (no site da fabricante também) e não consegui descobrir se ele é SATA II ou se apenas ele consegue se adaptar p/ Sata I sem o jumper. Finalmente meu disco está a 300MB ou 150MB/s??? :blink::blink:

Outra coisa que não entendi: no everest ultra edition ele aparece o seguinte:

ST3160812AS (4LS09LV0) ]

Propriedades do dispositivo ATA:

ID do modelo ST3160812AS

Número de série 4LS09LV0

Revisão 3.AAD

Parâmetros 310101 cilindros, 16 cabeças, 63 setores por trilha, 512 bytes por setor

Setores LBA 312581808

Memória de armazenamento temporário (buffer) 8 MB

Setores múltiplos 16

Bytes ECC 4

Modo de transferência PIO máxima PIO 4

Modo de transferência UDMA máxima UDMA 6 (ATA-133)

Modo de transferência UDMA ativa UDMA 6 (ATA-133)

Capacidade não formatada 152628 MB

Funções do dispositivo ATA:

SMART Suportado

Modo de segurança Suportado

Gerenciamento de energia Suportado

Gerenciamento de energia avançado Não suportado

Cache de escrita Suportado

Host Protected Area Suportado

Power-Up In Standby Não suportado

Automatic Acoustic Management Não suportado

48-bit LBA Suportado

Device Configuration Overlay Suportado

Informação física sobre o dispositivo ATA:

Fabricante Seagate

Nome do disco rígido Barracuda 7200.9 160812

Forma 3.5"

Capacidade depois de formatado 160 GB

Dimensões físicas 146.99 x 101.6 x 26.1 mm

Peso máximo 580 g

Latência média de rotação 4.16 ms

Velocidade de rotação 7200 RPM

Interface SATA-II

Taxa de transferência do buffer para o host 300 Mb/s

Tamanho do buffer 8 MB

(foi mal colocar tudo isso :P )

finalmente ele tá funcionando como sata (150MB/s) ou como UATA 133??? E qual o melhor programa p/ testar o desempenho do HD, HD tach ou HD speed? Com qual eu obtenho o desempenho "mais real"?

Só mais uma coisa: com qual configuração obtenho mais desempenho, jumpeando ele p/ trabalhar em Sata I na porta sata do chip Via8237 ou deixando ele SEM JUMPEAR no chip Promise???

Já agradeço a ajuda antecipadamente!!! :palmas: :palmas:

Diogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Farrapo@18 de fevereiro de 2006, 23:08

Buenas!!!

excelente tópico! Devia ter vindo aqui em vez de ir no site dos fabricantes  :P  !!!

1-) Bem é o seguinte: eu tenho uma A8V deluxe e depois de muita luta  :muro:  consegui instalar o Windows o detalhe é que eu instalei ele no chip promise (não sei se é SATA378 tx2 plus ou se é FastTrak 378) SEM UTILIZAR O JUMPER p/ forçar trabalhar em Sata I eu pesquisei um bocado por esse chip (no site da fabricante também) e não consegui descobrir se ele é SATA II ou se apenas ele consegue se adaptar p/ Sata I sem o jumper. Finalmente meu disco está a 300MB ou 150MB/s??? :blink:  :blink:

Outra coisa que não entendi: no everest ultra edition ele aparece o seguinte:

ST3160812AS (4LS09LV0) ]

Propriedades do dispositivo ATA: ...

(foi mal colocar tudo isso :P )

2-)finalmente ele tá funcionando como sata (150MB/s) ou como UATA 133??? E qual o melhor programa p/ testar o desempenho do HD, HD tach ou HD speed? Com qual eu obtenho o desempenho "mais real"?

3-)Só mais uma coisa: com qual configuração obtenho mais desempenho, jumpeando ele p/ trabalhar em Sata I na porta sata do chip Via8237 ou deixando ele SEM JUMPEAR no chip Promise???

Já agradeço a ajuda antecipadamente!!! :palmas:  :palmas:

Diogo

Nossa quantas duvidas hein!!! he he he - Espero poder ajuda-lo;

1-) O chip da sua placa é o Promise 20378 que é SATA-150, logo o seu HD esta trabalhando a 150MB/s. O chip da Promise que suporta SATA-300 é o Promise 20759 que não esta presente na sua placa.

2-) Eu particularmente gosto mais do HD Tach e do Fresh Diagnose, e não considero nenhum deles como o que mostre o desempenho mais real, visto que todos eles tem particularidades para medir o desempenho diferentes uns dos outros.

3-) Creio que o seu HD no chip da Promise que alias é de excelente qualidade deva trabalhar um pouco melhor do que "jumpeado" no VIA porque o seu HD estara trabalhando da forma "nativa" e somente sendo limitado pelo barramento. Porém eu recomendo imensamente a instalação dele em ambos e um bom benchmark para verificar em qual porta instala-lo.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!