Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SATA-II - A explicação Definitiva


luciano3001

Posts recomendados

Postado Originalmente por Evandro Xita@29 de março de 2006, 20:37

Acho que até ele foi enganado..

É que vi o numero só depois que postei aqui, quando cheguei em casa e demontei meu gabinete.

Vi no site da seagate, eles têm 3 modelos barracuda 80 GB, um com ncq (o meu) um sem (380813AS eu acho) e um SATA-II.

Vamos pelo nome e esquecemos dos detalhes.. :muro:

Bem, muito obrigado de qualquer forma !!

você podia ser moderador dessa área  :bandeira:

abrass

Espero que o "Daniel" te ouça e eu também adoraria ser moderador dessa area e continuarei ajudando a todos os usuarios a cada dia para quem sabe um dia conseguir chegar lá.

Obrigado,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico. Parabéns!!! Porém, aconteceu algo comigo que me"impressionou" muito (no pior sentido). Possuo uma MB Foxconn WinFast NF4UK8AA-8EKRS. Essa MB possui 4 porta SATA-300 controladas pelo chipset nForce4 Ultra.

Na porta 0 eu estou utilizando um HD samsung, como estou escrevendo da empresa mais tarde posto a numereação real dele, mas em suas especificações consta "SATA 3Gb/s".

Pois bem, o problema é que a sistema reconhece o HD como sendo um ATA 133. Isto é possível??? Lembro que o HD está adequadamente instalado na porta SATA 0. Achei estranho, se alguém puder me dar uma luz, agradeço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico. Parabéns!!! Porém, aconteceu algo comigo que me"impressionou" muito (no pior sentido). Possuo uma MB Foxconn WinFast NF4UK8AA-8EKRS. Essa MB possui 4 porta SATA-300 controladas pelo chipset nForce4 Ultra.

Na porta 0 eu estou utilizando um HD samsung, como estou escrevendo da empresa mais tarde posto a numereação real dele, mas em suas especificações consta "SATA 3Gb/s".

Pois bem, o problema é que a sistema reconhece o HD como sendo um ATA 133. Isto é possível??? Lembro que o HD está adequadamente instalado na porta SATA 0. Achei estranho, se alguém puder me dar uma luz, agradeço!!

Olha vai na BIOS e da uma olhada se na opção da porta SATA está IDE ou RAID. Se estiver IDE mude a opção, pois acho que é isso.

Falou!!!! :joia::joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rábula@30 de março de 2006, 18:50

Ótimo tópico. Parabéns!!! Porém, aconteceu algo comigo que me"impressionou" muito (no pior sentido). Possuo uma MB Foxconn WinFast NF4UK8AA-8EKRS. Essa MB possui 4 porta SATA-300 controladas pelo chipset nForce4 Ultra.

Na porta 0 eu estou utilizando um HD samsung, como estou escrevendo da empresa mais tarde posto a numereação real dele, mas em suas especificações consta "SATA 3Gb/s".

Pois bem, o problema é que a sistema reconhece o HD como sendo um ATA 133. Isto é possível??? Lembro que o HD está adequadamente instalado na porta SATA 0. Achei estranho, se alguém puder me dar uma luz, agradeço!!

Você instalou os drivers da controladora durante a instalação do Windows XP digitando F6 no inicio da instalação??? E veja também se no SETUP da sua placa no menu "Advanced" na parte "Onboard Devices" se a opção "Internal SATA IDE Interface" esta ativada.

OBS.: Pode ser que os nomes do menu da BIOS da sua placa sejam diferentes e sinceramente nunca instalei uma placa dessas, então veja qual se asemelha mais aos nomes que indiquei.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:goff: Olá Luciano! Estou lendo este tópico e outros a um tempão e resta uma dúvida, desculpe se já foi respondida, é que não conheço muito de informática, o que sei estou aprendendo aqui e em outro furuns da vida.

Vi muitos falando em ter problemas na instalação do win xp no hd sata, eu, no entanto, gostaria que pelo menos a minha placa mãe reconhecesse que há um hd sata II ligado nela. Tenho um HD de 40G Maxtor IDE funcionando beleza. Windows XP Home SP2 Atualizado.

Resouvi comprar um HD SEAGATE 200G SATA II mod ST3200827AS, na esperança de qua a minha MB o reconhecesse como SATAI e quando eu fizesse um upgrade de placa Mãe e processador já teria um bom HD. Bem minha MB é uma SOYO KT600 DRAGON PLUS, chipset 8237 segundo o manoal, sendo que o evereste informa VT8377 apollo.

Levei o meu pc para um técnico dar uma olhada para ver se poderia ser problema do HD. Não era, foi reconhecida de primeira em outro PC. Atulizamos chipset da MB, atualizamos todos os arquivos oferecido pela soyo, Instalamos o controlados RAID, abilitamos o SATA no setap, fizemos o jumper para 150, trocamos os cabos e nada. Tem alguma Luz pro amigo? :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou comprar um HD Sata II e gostaria de saber se vale a pena comprar um em relação a um SATA I, To dizendo isso por que li que as vantagens de um pro outro não sao muitas grandes dependendo do HD? e se vale a pena me informe se esse HD da Maxtor e bom (HD SATA II 160GB MAXTOR - 6V160E0 - 8MB NCQ) e se não for bom me informe alguns que sejam bons!!!!!

:bandeira:

agradeço desde já !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na A8N-E quem controla as portas SATA é o chipset Nforce4 Ultra, ele "sabe" controlar SATA-II, o Nforce 4 ("não ultra") só dispõe de SATA-I

O RAID é controlado por um outro chip, se não me angano tá ali soldado perto das portas SATA e escrito RAID nele hehehe

enes, acho que sua ploaca mãe não comporta SATA-II, então ele vai funcionar como SATA-I.

Um camarada meu me disse que as ASUS K7V600 podem dar problema de ferrar HD SATA após algum tmepo de uso, aí você troca e depois d eum tempo novamente HD bichado, não sei se isso se estende a outros modelos com o mesmo chipset.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Luciano:

Gostei muito se suas explicações sobra o SATA2. Porém, gostaria de fazer uma pergunta: Você disse que uma MB que suporte SATA2 suportará também uma SATA1 trabalhando conjuntamente. Pois bem, gostaria de saber se uma MB (a ASUS K7VX-SE De Luxe), que somente suporta SATA1, poderá suportar simultaneamente uma SATA1 e uma SATA2, mesmo deixando o desempenho abaixo do SATA2.

Obrigado,

Kaxinga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Luciano:

Gostei muito se suas explicações sobra o SATA2. Porém, gostaria de fazer uma pergunta: Você disse que uma MB que suporte SATA2 suportará também uma SATA1 trabalhando conjuntamente. Pois bem, gostaria de saber se uma MB (a ASUS K7VX-SE De Luxe), que somente suporta SATA1, poderá suportar simultaneamente uma SATA1 e uma SATA2, mesmo deixando o desempenho abaixo do SATA2.

Obrigado,

Kaxinga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Luciano:

Gostei muito se suas explicações sobra o SATA2. Porém, gostaria de fazer uma pergunta: Você disse que uma MB que suporte SATA2 suportará também uma SATA1 trabalhando conjuntamente. Pois bem, gostaria de saber se uma MB (a ASUS K8VX-SE De Luxe), que somente suporta SATA1, poderá suportar simultaneamente uma SATA1 e uma SATA2, mesmo deixando o desempenho abaixo do SATA2.

Obrigado,

Kaxinga

Desculpe. Na primeira pergunta informei o modelo errado da MB...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RED_L@02 de abril de 2006, 14:56

:palmas: ACABEI D LER OS TOPICOS ACHEI MUITO LEGAL ESTAVA COM DUVIDAS SOBRE ESSA QUESTÃO DOS HDS SATA1 SATA2 MUITO BEM

MESMO

VALEU!! :bandeira:

:muro::priv: foi mal pelas letras escritas no capslock me esqueci das regras :cry: foi mal pessoal :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a instalação do Windows ocorreu normalmente. A bios está no comando correto, os drivers foram instalado corretamente durante a instalação do XP, tudo normal, como manda o figurino, e mesmo assim não deu certo. Vou tentar com outra MB pra ver no que dá.....depois aviso vocês qual era o problema.

Obrigado pela ajuda pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por enes.silva+02 de abril de 2006, 01:13-->
:goff:  Olá Luciano! Estou lendo este tópico e outros a um tempão e resta uma dúvida, desculpe se já foi respondida, é que não conheço muito de informática, o que sei estou aprendendo aqui e em outro furuns da vida.

          Vi muitos falando em ter problemas na instalação do win xp no hd sata, eu, no entanto, gostaria que pelo menos a minha placa mãe reconhecesse que há um hd sata II ligado nela. Tenho um HD de 40G Maxtor IDE funcionando beleza. Windows XP Home SP2 Atualizado.

          Resouvi comprar um HD SEAGATE 200G SATA II mod ST3200827AS, na esperança de qua a minha MB o reconhecesse como SATAI e quando eu fizesse um upgrade de placa Mãe e processador já teria um bom HD. Bem minha MB é uma SOYO KT600 DRAGON PLUS,  chipset 8237 segundo o manoal, sendo que o evereste informa VT8377 apollo.

Levei o meu pc para um técnico dar uma olhada para ver se poderia ser problema do HD. Não era, foi reconhecida de primeira em outro PC. Atulizamos chipset da MB, atualizamos todos os arquivos oferecido pela soyo, Instalamos  o controlados RAID, abilitamos o SATA no setap, fizemos o jumper para 150, trocamos os cabos e nada.  Tem alguma Luz pro amigo? :muro:

Se mesmo com o jumper de limitação o seu HD não é reconhecido creio que seja alguma incompatibilidade da sua placa/Disco rigido. Sugiro que você troque esse HD por outro de preferência WD que apresenta menos problemas com placas Soyo.

Postado Originalmente por Randson@02 de abril de 2006, 01:14

vou comprar um HD Sata II e gostaria de saber se vale a pena comprar um em relação a um SATA I, To dizendo isso por que li que as vantagens de um pro outro não sao muitas grandes dependendo do HD? e se vale a pena me informe se esse HD da Maxtor e bom (HD SATA II 160GB MAXTOR - 6V160E0 - 8MB NCQ) e se não for bom me informe alguns  que sejam bons!!!!!

:bandeira:

agradeço desde já !!!!

O Hd citado é um ótimo HD mas eu ficaria com um ST3160812AS que é um 160GB, 8MB buffer SATA-3Gb/s da Seagate.

Randson@02 de abril de 2006, 01:22

outra pergunta  qual e chipset que controla o Sata II da placa A8N-E das Asus?

valeu!!!!!!!!!!!!!!!!1

eu cloquei errado não e chipset!!! e quak e a controladora SATAII da minha placa-mãe?

Na placa mãe citada A8N-E a controladora SATA-3Gb/s esta "embutida" no proprio chipset da sua placa que é o nVidia nForce4 ultra (4 Portas SATA-3Gb/s com RAID 0, 1, 0+1 e JBOD).

Postado Originalmente por Kaxinga@02 de abril de 2006, 07:27

Oi, Luciano:

        Gostei muito se suas explicações sobra o SATA2. Porém, gostaria de fazer uma pergunta: Você disse que uma MB que suporte SATA2 suportará também uma SATA1 trabalhando conjuntamente. Pois bem, gostaria de saber se uma MB (a ASUS K7VX-SE De Luxe), que somente suporta SATA1, poderá suportar simultaneamente uma SATA1 e uma SATA2, mesmo deixando o desempenho abaixo do SATA2.

Obrigado,

Kaxinga

Na maioria dos casos funciona normalmente desde que jumpeado para limitar a velocidade a 150Mb/s, porém existem alguns casos em que o HD simplesmente não é reconhecido quando instalado em um chipset sem suporte a SATa-3Gb/s (vide uma resposta no inicio desde post).

Mas no geral pelos testes que eu mesmo já fiz os chipset´s nForce são os que apresentam menos problemas de incompatibilidade.

Atenciosamente a todos,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Mais informações do meu HD. estão corretas? Depois irei fazer alguns testes com verificadores de desempenho....mas o que preciso saber é se esta sendo devidamente reconhecido como SATAII.

Tela capturado do Windows - Mostrando o HD instalado

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i12.photobucket.com/albums/a240/gamalazer/ScreenShot030.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Quando olho na parte da controladora ATA. O Zip e o DVD sao mostrados como transferindo dados no modo UDMA 33. Isso quer dizer que não preciso me preocupar com Bus Mastering (que os modos mais rapidos estão instalados e reconhecidos de forma correta)......o Nforce4 ultra precisa dele instalado?

E mais uma duvida: Quando vou olhar diretamente as propriedades do HD, o gerenciador de sistema me mostra um driver padrão do windows sendo usado. Sera que devo ir no site da WD e procurar algum driver pra instalar? Ou HD usam mesmo os drivers padroes do windows?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Evandro Xita@05 de abril de 2006, 01:26

Luciano.. uma pergunta básica enquanto não troco o meu..

Posso usar o plug de energia SATA noma boa em ambos os padrões ?

porque li alguém falando (até acho q foi tu) que o SATA-II não precisa de uma das linhas de tensão..

valeu  :bandeira:

É verdade que muitos conectores de energia para SATA-1,5Gb/s não tem o fio de +5V que é presente nos conectores do SATA-3Gb/s, porém sempre utilizei o mesmo conector em ambos os padroes e pelo menos eu nunca tive problemas.... mesmo utilizando os conectores "molex" convencionais em HD´s SATA não tive problemas.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano,

Meu HD mostrou no HDTach uma velocidade de 170MB/s.

Sei que a velocidade de 300MB/s é maxima teorica, mas um HD Caviar SE 160GB da WD SATA2 deveria mostrar pelo menos uma velocidade mais superior do que esse mostrada. você não concorda?

Ta tudo instalado direito. O SO reconhece como SATA2....não sei o que fazer para melhorar essa taxa. Vou colocar esse resultado no topico de comparações, mas queria uma opiniao sua pra saber se o HD esta deixando a desejar....sera que um WD é fraco mesmo?

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i12.photobucket.com/albums/a240/gamalazer/ScreenShot031.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gamalazer@10 de abril de 2006, 01:33

Luciano,

Meu HD mostrou no HDTach uma velocidade de 170MB/s.

Sei que a velocidade de 300MB/s é maxima teorica, mas um HD Caviar SE 160GB da WD SATA2 deveria mostrar pelo menos uma velocidade mais superior do que esse mostrada. você não concorda?

Ta tudo instalado direito. O SO reconhece como SATA2....não sei o que fazer para melhorar essa taxa. Vou colocar esse resultado no topico de comparações, mas queria uma opiniao sua pra saber se o HD esta deixando a desejar....sera que um WD é fraco mesmo?

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i12.photobucket.com/albums/a240/gamalazer/ScreenShot031.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha duvida é a seguinte, tenho o pc da assinatura aí... arrumei um comprador pro meu hd ide, ai estava pensando em comprar dois hds sataII pra fazer um raid, e deixar esse de 80 sataI (NCQ) como hd auxiliar pra guardar meus arquivos e tal...

a pergunta é, a velocidade dos dois hds sataII será limitada pela do sataI?

ai o q vale mais a pena, pegar outro sataI e fazer um raid, e ficar com o meu id pra arquivos, ou o q eu to pensando em fazer é melhor? obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oI GENTE ME SOCORRE POR FAVOR, EU COMPREI UM HD BARRACUDA DA SEAGATE E não CONSIGO INSTALAR, JÁ PEGUEI ALGUNS TOPICOS AQUI NO FORUM E não ADIANTOU, EU COPIEI O DRIVE QUE TEM DO RAID E SATA PARA O DISQUETE DO CD QUE VEM JUNTO COM A PLACA MÃE E QUANDO ESTAVA INSTALANDO O XP CLIQUEI NO F6 PARA PODE PEGAR O DRIVE DO DISQUETE, O DISQUETE ABRIU PEGUEI O DRIVE RELACIONADO AO XP, MAIS QUANDO CLIQUEI EM CONTINUAR PARA QUE ELE INSTALACE O XP ELE DISSE QUE não ENCONTROU NENHUM HADWARE DE DISCO E MANDOU EU CLICAR EM F3 PARA SAIR, GENTE ME AJUDA POR FAVOR A MINHA PLACA MÃE É UMA P4V8X-X DA ASUS, COMO FAÇO PARA INSTALAR ESTE HD?

DESDE JÁ AGRADEÇO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RickRibas+10 de abril de 2006, 17:03-->
minha duvida é a seguinte, tenho o pc da assinatura aí... arrumei um comprador pro meu hd ide, ai estava pensando em comprar dois hds sataII pra fazer um raid, e deixar esse de 80 sataI (NCQ) como hd auxiliar pra guardar meus arquivos e tal...

a pergunta é, a velocidade dos dois hds sataII será limitada pela do sataI?

ai o q vale mais a pena, pegar outro sataI e  fazer um raid, e ficar com o meu id pra arquivos, ou o q eu to pensando em fazer é melhor? obrigado

A velocidade só ficara limitada pelo SATA-150 se você instalar ambos na mesma controladora.

Eu particularmente acho que 2 x SATA-3Gb/s em RAID a melhor opção, mas a escolha é muito subjetiva.

OBS.: Você postou essa mesma mensagem em um tópico, procure lá melhores informações e opiniões para poder avaliar e fazer a sua melhor escolha.

Postado Originalmente por du-shop@10 de abril de 2006, 23:16

COlegas,

Existe alguma placa mãe SATA que não dê suporte à NCQ ?

Estou para comprar um HD 250Gb da Seagate SATA2 300 NCQ.

O que pode acontecer se eu comprar um HD com NCQ e uma placa mãe SATA que não dê suporte à NCQ ? ? ?

Obrigado a ajuda.

DU-SHOP

Em geral qualquer placa mãe que tenha suporte a HD´s SATA-3Gb/s automaticamente tem suporte ao NCQ, mas existem diversas placas SATA-1,5Gb/s em que o NCQ é opcional e nesses casos você deve consultar o manual da mesma para verificar essa informação... existiram no passado por exemplo varias placas baseadas no nForce3 que não suportavam o NCQ e outras também no nForce3 ultra que tinham esse suporte.

E se você instalar um HD com NCQ em uma placa sem esse suporte simplesmente não poderá usufluir das vantagens desse recurso.

deinha_8@11 de abril de 2006, 01:33

oI GENTE ME SOCORRE POR FAVOR, EU COMPREI UM HD BARRACUDA DA SEAGATE E não CONSIGO INSTALAR, JÁ PEGUEI ALGUNS TOPICOS AQUI NO FORUM E não ADIANTOU, EU COPIEI O DRIVE QUE TEM DO RAID  E SATA PARA O DISQUETE DO CD QUE VEM JUNTO COM A PLACA MÃE E QUANDO ESTAVA INSTALANDO O XP CLIQUEI NO F6 PARA PODE PEGAR O DRIVE DO DISQUETE, O DISQUETE ABRIU PEGUEI O DRIVE RELACIONADO AO XP, MAIS QUANDO CLIQUEI EM CONTINUAR PARA QUE ELE INSTALACE O XP ELE DISSE QUE não ENCONTROU NENHUM HADWARE DE DISCO E MANDOU EU CLICAR EM F3 PARA SAIR, GENTE ME AJUDA POR FAVOR A MINHA PLACA MÃE É UMA P4V8X-X DA ASUS, COMO FAÇO PARA INSTALAR ESTE HD?

DESDE JÁ AGRADEÇO

Desculpe amigo mas existem tópicos mais especificos para o seu problema de instalação eu sugiro que faça uma pesquisa ou em ultimo caso crie um tópico para o seu problema.

OBS.: Não poste mensagens totalmente em maiusculas pois isso equivale a gritar no fórum e você pode ser advertido pela moderação.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!