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Claro 3G - Tópico Central


Posts recomendados

Olá pessoal!

Sou de Porto Alegre e adquiri um plano de banda larga Claro 3G em dezembro de 2007 - dia 28 para ser mais exato.

Já trabalho na área de informática há mais de quinze anos e procurei me informar o máximo possível antes de adquirir o "serviço 3G" da operadora Claro. Já esperava por problemas, só não sabia que seriam tantos e que durariam tanto tempo.

Em primeiro lugar me informei sobre os modems oferecidos. Optei pelo Huawei E226 por ser praticamente o mesmo modelo que o Huawei E220, que funciona no linux.

A Claro sempre informa que ele não funciona em linux e isto só vem mostrar o despreparo da empresa. Ele funciona perfeitamente e não é preciso nem instalar driver algum (eu atualmente utilizo o Ubuntu 7.10).

Contratei a conexão de 1Mbps. Em minha empresa eu possuía um link de 1Mbps da GVT, que utilizei por quase cinco anos sem problema algum. Aliás, quero registrar o meu contentamento com a GVT que sempre me atendeu muito bem neste tempo todo, link no ar quase 100% do tempo e nas poucas vezes que houveram problemas tudo foi solucionado em menos de 8 horas. Sempre. Mas isto é assunto pra outro tópico...

Bom, como usava um link de 1Mbps há muito tempo, já estava acostumado com o comportamento do mesmo. Velocidade de download, upload, conexões simultâneas, acesso remoto, etc.

Os problemas começaram imediatamente e perduram até hoje:

(a) desconexões frequentes

(B) endereço IP inválido (interno)

© velocidade MUITO abaixo do 1Mbps contratado

(d) franquia de tráfego RIDÍCULA e não informada no momento da contratação

(e) impossibilidade de jogar online -> (B)

(f) impossibilidade de usar programas P2P -> (B)

(g) impossibilidade de usar conexões reentrantes -> (B)

(h) pings altíssimos

(i) elevada taxa de perda de pacotes

(j) instabilidade extrema do serviço prestado pela Claro

De todos estes problemas, apenas a desconexão "melhorou". E digo "melhorou" porque o modem apenas não desconecta. O que ocorre é que a conexão se mantém mas o fluxo de dados fica interrompido por longos períodos. Na maior parte das vezes, é melhor desconectar e conectar de novo do que esperar a conexão "desentupir".

O fato da Claro não fornecer IP válido na internet para seus clientes mostra o despreparo e a safadeza andando juntas. Eles utilizam um IP válido para "pendurar" sei lá quantos clientes através de NAT. Porém, em decorrência disto, nada de jogar online, nada de P2P, nada de acessar o seu computador remotamente, nada de hospedar qualquer serviço.

A velocidade quase sempre é semelhante a de uma conexão discada. Só que a conexão discada é mais estável.

A franquia de tráfego, além de incondizente com a publicidade veiculada não é devidamente informada quando você está comprando o serviço.

"Navegue com velocidade de Banda Larga, de onde você estiver. Conexão rápida, ILIMITADA, sem fio e com a tecnologia 3G da Claro."

Aham...

Os pings são altíssimos e a perda de pacotes é enorme. Provavelmente por causa da quantidade de clientes "pendurados" através de NAT em apenas um IP válido.

Mas de todos os problemas, talvez o pior seja a instabilidade extrema do serviço. Você NUNCA sabe quando vai funcionar. Pode estar funcionando agora e daqui a dois minutos já era...

Pensei que o serviço da Claro seria a solução dos meus problemas para atender MEUS clientes. Como eu estava enganado!

Já perdi a conta de quantas vezes eu PASSEI VERGONHA diante de meus clientes. Sabe o que é precisar baixar uns míseros drivers, cerca de menos de 20MB e levar horas? Isto quando se consegue. Já fui chamado até de safado, pois um cliente achou que EU estava fazendo BEM DEVAGAR propositadamente, afinal de contas em alguns tipos de serviço eu cobro por hora.

E quantas vezes já perdi horrores de tempo por estar trabalhando num servidor remoto, via SSH e a conexão cai. Aí você reconecta e vai de novo. Aí a conexão cai novamente... E o "loop" prossegue.

A Claro, de inúmeras formas, vem agindo de má fé e prejudicando os clientes. Resolvi dar um basta. Vou procurar um bom advogado, tentar formar um grupo grande de clientes lesados e entrar na justiça. Além de alertar o máximo de pessoas para que não caiam nesta "arapuca".

E acima de tudo, a Claro ainda te OBRIGA a pagar por todos estes problemas, enganção e safadeza!

Vejam a lista de contatos com a Claro:

Data - Atendente - Situação - Protocolo

=======================================

18/01/08 - Silvana - Informar problemas e pedir providências - nr. 329264896

26/01/08 - Fábio - Cobrar as providências prometidas

30/01/08 - Cristiane - Solicitar cancelamento da fatura, já que todos os problemas persistem - nr. 333696614 (foi atendido)

12/02/08 - ninguém atende no 1052 - 21:00

17/02/08 - só sinal de ocupado no 1052 - 15:45

19/02/08 - Marinalda - Problemas continuam - nr. 20084934349

28/02/08 - Maurício - Solicitar cancelamento da fatura, já que todos os problemas persistem. Solicitei ainda, que nenhuma nova fatura seja emitida enquanto o "serviço" não funcionar como deve. - nr. 200811322108 (não foi atendido)

Por quê o primeiro pedido foi atendido e o segundo não?

Conforme o funcionário da Claro que me ligou, Ricardo Rosa, em 29/02/08 às 11:36, no primeiro período (28/12/07 a 17/01/08) não houve utilização enquanto que no outro período (18/01/08 a 17/02/08) houve.

No primeiro período, segundo a fatura da própria Claro: Banda Larga 3G 1 Mbps - 13.873,539 MB

No segundo período, segundo a fatura da própria Claro: Banda Larga 3G 1 Mbps - 20.480,000 MB

Como é que é???

Em primeiro lugar discordo absolutamente destes números. Não me foi vendido serviço com franquia. E quem audita ou controla esta medição da Claro? O fato de haver tráfego de dados, para mim, não implica em utilização. Não senhor!

Você se imagina comprando um carro que anda quando quer, às vezes te "deixa" ir até a praia, às vezes, nem até a esquina. Você pára, sai do carro, espera um pouco, liga de novo, anda mais um pouco, pára de novo... Aí você vai reclamar do carro e o vendedor te diz: "Estou vendo pelo odômetro que o carro andou. Então o senhor utilizou o carro! Não pode reclamar."

Vejam só: após uma instalação padrão do Ubuntu 7.10, precisei baixar mais ou menos 240MB de updates. Pela conexão ADSL da GVT demorou mais ou menos 35 minutos. Pelo "maravilhoso" Claro 3G, só demorou mais ou menos 3 HORAS E 45 MINUTOS. Tá funcionando né? Reclamar pra quê?

Abraços a todos e fujam do Claro 3G!

Não seja mais um pagando para a Claro APRENDER como fazer funcionar uma rede 3G!

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Vixi!!! E eu estou pensando em adquirir este serviço da claro.... entendi... Alguém aí tem boas recomedações?

Moro em São Gonçalo / RJ

Tô agora com muita dúvida...

Para o RJ:

Claro (3G) oferece 1Mbps

Tim (EDGE) oferece cerca de 200kbps

Vivo (flash??) oferece cerca de 300kbps

Logo, ao meu ver a Claro é a mais rápida, não???

Entre as 3 qual a melhor?

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IMPRESSIONANTE!

Apenas um dia após cadastrar a minha reclamação no site http://www.reclameaqui.com.br/ a Claro entrou em contato comigo e me deu mais atenção do que nos últimos dois meses.

Um funcionário da Claro, André, me ligou dia 07/03/08 às 18:45 e após cerca de 37 minutos de conversa fiquei com aquela certeza: muito blah blah blah e pouca ação.

Em outras palavras: a eficiência do setor de cobrança da Claro é inversamente proporcional à competência da área técnica (engenharia).

André me solicitou quase todas as informações que a Claro já tem sobre mim (número da linha telefônica do chip, modelo do modem, velocidade contratada, endereços, etc) e umas outras poucas irrelevantes.

No fim das contas me passou uma nova data para tudo estar resolvido: 21/03/08. Com aquela conversa típica do telemarketing ("...vou estar efetuando...") ele não conseguiu me explicar porque a minha primeira solicitação de cancelamento de fatura foi atendida e a segunda não.

Disse que no sistema da Claro não constam vários itens que reclamei no site http://www.reclameaqui.com.br/ . Eu disse que como a Claro informa seus clientes que "para sua segurança esta ligação está sendo gravada" basta uma solicitação judicial para ouvir as gravações e constatar que tudo foi reclamado e quase nada foi registrado "no sistema".

Porém os problemas continuam e já paguei a minha fatura de "cobaia-do-serviço-que-funciona-quando-quer".

O tempo perdido eu não recupero, o dinheiro gasto eu não recebo de volta e as dificuldades e vergonhas passadas já eram... Enquanto isso o setor de cobrança continua funcionando muito bem.

Realmente é impressionante a quantidade de queixas que podem ser encontradas sobre este "serviço" que a Claro vende. Somente num país como o Brasil uma safadeza tão grande continua impune após vários meses, centenas e centenas de queixas e vários "órgãos" oficiais que, em tese, deveriam evitar ou punir estas atitudes. De que adianta termos PROCON, ANATEL, Ministério Público e etc se mesmo com eles esta pouca vergonha continua?

Por enquanto nosso melhor ataque/defesa é divulgar isto ao maior número de pessoas para evitar que entrem nesta cilada. A propaganda na TV é muito envolvente, boa música, bom texto... Mas o serviço é uma m...

Links para outros sites e fórums abaixo. Vamos divulgar pessoal!

http://meiobit.com/forum/claro-3g-pague-para-servir-de-cobaia

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=232611

http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=184739

http://www.techbits.com.br/2007/11/15/notinhas-sobre-a-rede-3g-da-claro/

http://www.mundohitech.com/3g-da-claro-as-pegadinhas-dos-planos-quase-ilimitados/

http://www.consideracoes.com.br/2008/02/17/banda-larga-da-claro-3g-problemas-parte-1/

http://claroquenaofunciona.blogspot.com/

http://www.brunoavila.com.br/avante/mercado/o-futuro-nao-chegou-na-claro-3g.html

http://www.reclameaqui.com.br/reclamacao/?id=9072548fce787495a680056fc842f345ddbf3cd6

e-mail para contato: leandro . peracchi @ yahoo . com . br (remover os espaços em branco entre os caracteres)

Agradeço os apoios, recebo as críticas, obrigado pelas dicas e a luta continua!!! :D

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Karlos eu sou de Sampa mais falei com uma atendente da vivo e ela tinha me dito que a velocidade do Flash varia de 144kb a 2,4 Mb, depende do sinal onde você mora, eu acabei optando pela Claro, pois é um sinal fixo, pode ser que a vivo onde eu moro pode chegar com o sinal maior ou não, isso pelo o que eu entendi pela a explicação da Atendente, estou esperando o modem da claro essa semana, o prazo de entrega eu não gostei, 7 dias uteis, isso que eu moro na capital, mais vamos ver se a espera vai valer a pena, assim que chegar e estiver funcionando eu posto o resultado aqui para vocês, abraço.

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Olá pessoal!

Hoje, 12/03/08, o serviço continua uma m... porcaria!

Até a página do Gmail dá erro por causa da "incrível velocidade" do Claro 3G...

O problema do "entupimento-com-led-azul-do-modem-huawei" piorou. Vale mais a pena forçar a desconexão e depois conectar novamente do que esperar o tráfego de dados voltar.

Nenhum funcionário da Claro me contatou mais, nem do setor de "Desculpas Esfarrapadas" nem do setor de "Engenharia Claro Que Se Formaram nas Organizações Tabajara".

Deveria haver um jeito legal de proibir a Claro de veicular propaganda tão mentirosa e estelionatária como a que está sendo veiculada na TV.

Da ANATEL já se sabe: não presta pra nada! E o CONAR? Será que não pode fazer nada, pelo menos a respeito desta propaganda enganosa e desonesta?

Abraços!

Dêem uma olhada neste tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/claro-3g-pague/514264

Abraços!

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É aquela vela história, não há concorrência e não há fiscalização que abone o cliente, ou seja, você perde tempo reclamando, paga o serviço e não tem a mesma utilização, logo perde dinheiro e mesmo assim se ve 'amarrado' no serviço pois o mesmo tem um contrato de utilização que não o deixa sair sem pagar multa.

É triste, mas é Brasil e seu 'jeitinho', enquanto não houver fiscalização e cobrança dos orgãos competentes quem paga é sempre o consumidor, boa sorte ai no seu problema.

t+

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  • Moderador

Gostaria de salientar que estes problemas deveriam ter sido analisandos antes de sua escolha para este acesso.

Portanto, o serviço de internet é secundário, privilegiando os acessos de voz.

Assim, perdas de pacotes e pings altos são comuns neste tipo de serviço. (O que faz com que a contratação deste tipo de serviço para jogos em tempo real uma péssima escolha).

Agora a banda, bem como franquias e utilização de P2P devem estar descritas em contrato e podem ser reclamadas caso o serviço esteja aquém do desejado e previsto no contrato.

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Karlos eu sou de Sampa mais falei com uma atendente da vivo e ela tinha me dito que a velocidade do Flash varia de 144kb a 2,4 Mb, depende do sinal onde você mora, eu acabei optando pela Claro, pois é um sinal fixo, pode ser que a vivo onde eu moro pode chegar com o sinal maior ou não, isso pelo o que eu entendi pela a explicação da Atendente, estou esperando o modem da claro essa semana, o prazo de entrega eu não gostei, 7 dias uteis, isso que eu moro na capital, mais vamos ver se a espera vai valer a pena, assim que chegar e estiver funcionando eu posto o resultado aqui para vocês, abraço.

Willton,

uma faixa de 144k a 2,4M !!! Impressionante. O cara que "mora bem", terá uma conexão maior q 2M vai pagar o mesmo que o cara que "mora mal", pois tem sinal ruim e vai ter uma internet de menos de 200k... Não arrisco não...

Será que a claro 1M garante velocidades próximas disso, ou pelo menos acima de 500k???

PS: Onde moro é CDMA 1xRTT, segundo o site da vivo, a velocidade média é de 60 – 100 kbps. Onde funciona CDMA EVDO a velocidade poderia chegar a 700kbps.

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Quando a Esmola é GRANDE o CELO Desconfia!

Galera, pelo amor de Deus, A CLARO e VIRTUA são UMA PORCARIA!

Existem Vários Videos com conversas de Cliente da Virtua e Claro que estão ficando loukos!

O Negocio é Ficar com a VELOX!

Emanuel, eu tinha velox!

O problema é que a velox cortou meu sinal ADSL, disse q foi "inviabilidade técnica" e hoje diz que minha linha não suporta velox.

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Olá pessoal!

Sou de Porto Alegre e adquiri um plano de banda larga Claro 3G em dezembro de 2007 - dia 28 para ser mais exato.

Já trabalho na área de informática há mais de quinze anos e procurei me informar o máximo possível antes de adquirir o "serviço 3G" da operadora Claro. Já esperava por problemas, só não sabia que seriam tantos e que durariam tanto tempo.

Em primeiro lugar me informei sobre os modems oferecidos. Optei pelo Huawei E226 por ser praticamente o mesmo modelo que o Huawei E220, que funciona no linux.

A Claro sempre informa que ele não funciona em linux e isto só vem mostrar o despreparo da empresa. Ele funciona perfeitamente e não é preciso nem instalar driver algum (eu atualmente utilizo o Ubuntu 7.10).

Contratei a conexão de 1Mbps. Em minha empresa eu possuía um link de 1Mbps da GVT, que utilizei por quase cinco anos sem problema algum. Aliás, quero registrar o meu contentamento com a GVT que sempre me atendeu muito bem neste tempo todo, link no ar quase 100% do tempo e nas poucas vezes que houveram problemas tudo foi solucionado em menos de 8 horas. Sempre. Mas isto é assunto pra outro tópico...

Bom, como usava um link de 1Mbps há muito tempo, já estava acostumado com o comportamento do mesmo. Velocidade de download, upload, conexões simultâneas, acesso remoto, etc.

Os problemas começaram imediatamente e perduram até hoje:

(a) desconexões frequentes

(B) endereço IP inválido (interno)

© velocidade MUITO abaixo do 1Mbps contratado

(d) franquia de tráfego RIDÍCULA e não informada no momento da contratação

(e) impossibilidade de jogar online -> (B)

(f) impossibilidade de usar programas P2P -> (B)

(g) impossibilidade de usar conexões reentrantes -> (B)

(h) pings altíssimos

(i) elevada taxa de perda de pacotes

(j) instabilidade extrema do serviço prestado pela Claro

De todos estes problemas, apenas a desconexão "melhorou". E digo "melhorou" porque o modem apenas não desconecta. O que ocorre é que a conexão se mantém mas o fluxo de dados fica interrompido por longos períodos. Na maior parte das vezes, é melhor desconectar e conectar de novo do que esperar a conexão "desentupir".

O fato da Claro não fornecer IP válido na internet para seus clientes mostra o despreparo e a safadeza andando juntas. Eles utilizam um IP válido para "pendurar" sei lá quantos clientes através de NAT. Porém, em decorrência disto, nada de jogar online, nada de P2P, nada de acessar o seu computador remotamente, nada de hospedar qualquer serviço.

A velocidade quase sempre é semelhante a de uma conexão discada. Só que a conexão discada é mais estável.

A franquia de tráfego, além de incondizente com a publicidade veiculada não é devidamente informada quando você está comprando o serviço.

"Navegue com velocidade de Banda Larga, de onde você estiver. Conexão rápida, ILIMITADA, sem fio e com a tecnologia 3G da Claro."

Aham...

Os pings são altíssimos e a perda de pacotes é enorme. Provavelmente por causa da quantidade de clientes "pendurados" através de NAT em apenas um IP válido.

Mas de todos os problemas, talvez o pior seja a instabilidade extrema do serviço. Você NUNCA sabe quando vai funcionar. Pode estar funcionando agora e daqui a dois minutos já era...

Pensei que o serviço da Claro seria a solução dos meus problemas para atender MEUS clientes. Como eu estava enganado!

Já perdi a conta de quantas vezes eu PASSEI VERGONHA diante de meus clientes. Sabe o que é precisar baixar uns míseros drivers, cerca de menos de 20MB e levar horas? Isto quando se consegue. Já fui chamado até de safado, pois um cliente achou que EU estava fazendo BEM DEVAGAR propositadamente, afinal de contas em alguns tipos de serviço eu cobro por hora.

E quantas vezes já perdi horrores de tempo por estar trabalhando num servidor remoto, via SSH e a conexão cai. Aí você reconecta e vai de novo. Aí a conexão cai novamente... E o "loop" prossegue.

A Claro, de inúmeras formas, vem agindo de má fé e prejudicando os clientes. Resolvi dar um basta. Vou procurar um bom advogado, tentar formar um grupo grande de clientes lesados e entrar na justiça. Além de alertar o máximo de pessoas para que não caiam nesta "arapuca".

E acima de tudo, a Claro ainda te OBRIGA a pagar por todos estes problemas, enganção e safadeza!

Vejam a lista de contatos com a Claro:

Data - Atendente - Situação - Protocolo

=======================================

18/01/08 - Silvana - Informar problemas e pedir providências - nr. 329264896

26/01/08 - Fábio - Cobrar as providências prometidas

30/01/08 - Cristiane - Solicitar cancelamento da fatura, já que todos os problemas persistem - nr. 333696614 (foi atendido)

12/02/08 - ninguém atende no 1052 - 21:00

17/02/08 - só sinal de ocupado no 1052 - 15:45

19/02/08 - Marinalda - Problemas continuam - nr. 20084934349

28/02/08 - Maurício - Solicitar cancelamento da fatura, já que todos os problemas persistem. Solicitei ainda, que nenhuma nova fatura seja emitida enquanto o "serviço" não funcionar como deve. - nr. 200811322108 (não foi atendido)

Por quê o primeiro pedido foi atendido e o segundo não?

Conforme o funcionário da Claro que me ligou, Ricardo Rosa, em 29/02/08 às 11:36, no primeiro período (28/12/07 a 17/01/08) não houve utilização enquanto que no outro período (18/01/08 a 17/02/08) houve.

No primeiro período, segundo a fatura da própria Claro: Banda Larga 3G 1 Mbps - 13.873,539 MB

No segundo período, segundo a fatura da própria Claro: Banda Larga 3G 1 Mbps - 20.480,000 MB

Como é que é???

Em primeiro lugar discordo absolutamente destes números. Não me foi vendido serviço com franquia. E quem audita ou controla esta medição da Claro? O fato de haver tráfego de dados, para mim, não implica em utilização. Não senhor!

Você se imagina comprando um carro que anda quando quer, às vezes te "deixa" ir até a praia, às vezes, nem até a esquina. Você pára, sai do carro, espera um pouco, liga de novo, anda mais um pouco, pára de novo... Aí você vai reclamar do carro e o vendedor te diz: "Estou vendo pelo odômetro que o carro andou. Então o senhor utilizou o carro! Não pode reclamar."

Vejam só: após uma instalação padrão do Ubuntu 7.10, precisei baixar mais ou menos 240MB de updates. Pela conexão ADSL da GVT demorou mais ou menos 35 minutos. Pelo "maravilhoso" Claro 3G, só demorou mais ou menos 3 HORAS E 45 MINUTOS. Tá funcionando né? Reclamar pra quê?

Abraços a todos e fujam do Claro 3G!

Não seja mais um pagando para a Claro APRENDER como fazer funcionar uma rede 3G!

Keywords: Claro 3G, Claro, 3G, enganação, porcaria, safadeza, Brasil, abuso, banda larga, banda lerda, ruim, palhaçada, desconecta, desconexão, não funciona, descaso.

Estou em Porto Alegre e não entendo tanto quanto você, mas com certeza, posso dizer que os funcionários da Claro são muito ruins e não entendem nada sobre o serviços que a claro oferece.

O serviço 3G é péssimo! o Sinal depende do bairro, o local que moro na cidade baixa é um dos piores, estou arrependido de ter migrado do CMDA para o 3G da Claro.

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Olá pessoal!

Como já mencionei em posts anteriores sou de Porto Alegre e sou prejudicado e enrolado pela Claro desde dezembro de 2007.

Estes planos 3G da Claro são MUITO PIORES do que qualquer acesso discado.

Assinei o plano de 1Mbps que deveria proporcionar uma taxa aproximada (para baixo) de 100KB/seg.

Dizem que uma imagem vale por mil palavras. Vejam algumas imagens.

Ontem perdi quase uma hora para baixar menos de 10MB. Segundo a própria Claro com um link de 1Mbps deveria levar cerca de 2 minutos. A conexão caiu duas vezes e em muitos momentos a conexão não cai mas nenhum dado vem ou vai.

Praticamente todos os problemas que venho relatando para a Claro desde dezembro de 2007 continuam ocorrendo.

E preste muita atenção quem está pensando em contratar este serviço: OS PROBLEMAS ESTÃO PIORANDO!

A lógica é simples: a Claro sabe dos problemas e não resolve. A quantidade de assinantes, apesar do péssimo serviço, está aumentando em função da belíssima propaganda enganosa e a completa omissão dos órgãos governamentais e da imprensa. Logo cada vez mais gente tem que dividir a banda que já é insuficiente e o serviço que é extremamente precário.

O próprio site da Claro é inconsistente e induz ao erro. Enquanto numa página se anuncia "Acesso à Internet incluídos : Ilimitado" em outra página "O cliente que exceder a franquia de 1GB poderá ter, a exclusivo critério da Claro, sua velocidade reduzida para a menor velocidade comercializada (128 Kbps)". Como um acesso ILIMITADO à internet pode ter uma franquia LIMITADA de 1GB? E outra coisa: a menor velocidade oferecida hoje é 250Kbps e quando eu assinei em dezembro de 2007 era 500Kbps. Como a Claro vai reduzir para 128Kbps se esta velocidade nem é comercializada? Alguém pode me explicar?

Dica para a Claro: vocês não precisam estipular franquia nenhuma! Com uma velocidade de 1.31KB/seg, desconexões frequentes e muitos momentos onde a conexão não cai mas nenhum dado vem ou vai ninguém vai conseguir exceder franquia alguma...

Vamos falar agora de compromissos...

Primeiro a data "mágica", onde segundo as "Organizações Tabajara" ou a CLARO-QUE-NÃO-FUNCIONA "todos os seus problemas acabaram-se" era 28 de fevereiro de 2008 (28/02/08). Desde dezembro de 2007, a cada novo protocolo, a informação era: "Senhor, o setor de engenharia está trabalhando e após o dia 28 de fevereiro o serviço estará completamente operacional". Esta data veio e se foi e então, em um arroubo de mediocridade a Claro passou a informar a nova data "mágica": 21 de março de 2008 (21/03/08). Novamente a data veio e se foi e a porcaria só piora...

Não vou nem mencionar as "maracutaias" feitas pelo pessoal do 1052 que não atende, transfere a ligação até você desistir ou simplesmente desligam na sua cara. Momentos onde uma gravação exigia que você digitasse o seu CPF para depois um atendente pedir todos os dados novamente. Aquele português fantástico do "vamos estar gerundiando qualquer frase mentirosa para enganar e enrolar o senhor".

Observação importante: não consigo usar a porcaria do 3G da Claro para nada. Todos os meus acessos são feitos em minha empresa, através de um link ADSL que NUNCA ME DEIXOU NA MÃO ao contrário do Claro 3G que já me fez PASSAR MUITA VERGONHA EM SERVIÇOS EXTERNOS ONDE PRECISAVA QUE O MALDITO 3G DA CLARO FUNCIONASSE.

Abaixo coloco links para este mesmo post em outros sites com o único objetivo de divulgar e proporcionar a troca de opiniões entre pessoas que não costumam frequentar os mesmos fóruns.

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=232611

http://www.techbits.com.br/2007/11/15/notinhas-sobre-a-rede-3g-da-claro/

http://www.mundohitech.com/3g-da-claro-as-pegadinhas-dos-planos-quase-ilimitados/

http://www.consideracoes.com.br/2008/02/17/banda-larga-da-claro-3g-problemas-parte-1/

http://claroquenaofunciona.blogspot.com/

http://www.brunoavila.com.br/avante/mercado/o-futuro-nao-chegou-na-claro-3g.html

http://www.reclameaqui.com.br/reclamacao/?id=9072548fce787495a680056fc842f345ddbf3cd6

http://forum.clubedohardware.com.br/claro-3g-pague/514264

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Olá pessoal!

Acho que devemos organizar demonstrações públicas, com notebooks, em frente as lojas da Claro. Nas principais lojas das capitais. Um grupo de pessoas com pelo menos uns cinco notebooks, demonstrando para quem passa a verdade sobre o serviço da Claro. Explicando todos os problemas para os leigos. E inclusive fazendo demonstrações "ao vivo" do atendimento no 1052. Celular no viva voz. Gravar o atendimento e depois publicar na internet. Se possível gravar vários vídeos de demonstração dos acessos, downloads e depois postar no Youtube. CLARO QUE NÃO através do "Claro 3G" e sim através de outra conexão com a internet que funcione de verdade.

Com certeza uma ação assim, bem organizada, chamaria a atenção dos meios de comunicação. E os meios de comunicação entrando em jogo provavelmente algum órgão governamental vai fazer alguma coisa. Ou a própria Claro toma vergonha na cara e faz alguma coisa a respeito.

Temos urgentemente que nos organizar e agir!

Contatos pelo e-mail leandro . peracchi @ yahoo . com . br (removam os espaços em branco)

Olá pessoal!

O acesso à internet "Claro 3G" continua uma *****, aliás, anda (se é que se pode usar esta palavra) piorando...

Mas a cobrança da Claro, como sempre, funciona perfeitamente!

Ontem recebi mais um boleto de cobrança. Vamos examinar com calma porque tem coisa errada aqui também...

A primeira fatura que recebi, referente ao período de 28/12/07 a 17/01/08, no valor de R$ 68,87 foi cancelada através do protocolo número 333696614. Esta fatura acusava uma utilização de 13.873,539 MB. Meu argumento para solicitar o cancelamento foi simples: Claro 3G NÃO FUNCIONA como anunciado/vendido.

A segunda fatura que recebi, referente ao período de 18/01/08 a 17/02/08, no valor de R$ 101,12 NÃO foi cancelada através do protocolo número 200811322108. Esta fatura acusava uma utilização de 20.480,000 MB. Número estranho... Detalhe: o argumento para solicitar o cancelamento foi o mesmo da solicitação anterior. Os mesmos problemas persistem até hoje. Não existe razão para a Claro cancelar a primeira fatura e não cancelar a segunda. Para evitar problemas PAGUEI a fatura em 05/03/08 às 12:22:45 conforme recibo da lotérica.

Agora chegou a terceira fatura, referente ao período de 18/02/08 a 17/03/08, no valor de R$ 99,91. Misteriosamente (ou por má fé mesmo) a fatura acusa uma utilização de 20.480,000 MB novamente. A chance de um usuário de internet ter EXATAMENTE o mesmo consumo de bytes em dois períodos consecutivos é com certeza muito menor do que o mesmo usuário ganhar a Mega Sena.

Esta fatura eu NÃO VOU PAGAR! BASTA!

Apesar de achar que não vai resolver, segunda-feira vou no PROCON e vou registrar queixa na ANATEL. Digo isto porque MUITA GENTE já recorreu ao PROCON e a ANATEL sem conseguir resultados práticos (só muita incomodação e perda de tempo).

Quero providenciar uma ação judicial coletiva. Acho mais fácil organizar isto por estado. Portanto aguardo contato de outros clientes lesados pela Claro no Rio Grande do Sul para juntos entrarmos com uma ação muito bem planejada. Temos que bater onde as empresas realmente sentem e se importam: no bolso.

leandro . peracchi @ yahoo . com . br

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A Claro 3g E Uma Pura EnganaÇÃo. Li Uma CitaÇÃo De Um Dos Membros E Vi Que A Claro 3g NÃo E Nada Do Que Eu Estava Pensando, O Membro Citou Que Fez Um Contrato De 1mbps E A Qualidade E TÃo Inferior Que Varias Vezes A ConexÃo Ficou Pior Do Que Internet Discada, A ConexÃo Caia Varias Vezes E A Velocideda Nunca Chegou Aos Seus 1mbps.

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Vou relatar minha experiência quanto a planos de dados da Claro.

Em agosto de 2006, minha empresa comprou um pacote de dados para empresas (na época existiam GPRS e EDGE) com 1G de franquia e o modem/roteador compramos por conta própria (futuramente posso explicar o por quê). Passou-se 1 mês e muitas ligações para a Claro e o chip não chegou, mas incrivelmente chegou a fatura.

O diretor da empresa, já vendo que viraria uma novela, comprou um chip numa loja claro e incluiu um plano de dados de 100MB de franquia. Plugamos no modem e tudo "funcionou". O chip do plano empresarial nunca chegou e por 6 meses tivemos que ligar para a Claro pedindo para cancelar a fatura e cancelar a conta.

Nova luta: Testes de desempenho.

Como a tecnologia EDGE ainda estava em implantação, optamos por usar o GPRS classe 10 (DL: 84kbps/ UL: 42kbps - teóricos, claro), que já estava bem consolidado na região. Nos primeiros testes, atingimos incríveis DL: 75kbps/ UL: 40kbps!!! Contudo era ao lado do shopping Sta Cruz (perto do centro de São Paulo) e às 9:00 da manhã.

Repetindo o teste por 1 semana e ao longo do horário comercial, chegamos a uma conclusão interessate: o serviço era precário.

Logo pela manhã cedo, pouca gente utiliza o celular e, há pouca transação por cartão de débito (com isso usa-se pouco aquelas máquinas sem fio) e, assim, há um serviço magnífico. Ao longo do dia, o sinal se degrada até o ponto em que, no horário do almoço, praticamente é impossível transmitir e receber dados. Por volta das 14:30 começa a melhorar e, às 16:30 torna a ficar incomunicável.

Hoje, depois de 1 ano e meio, o serviço está melhor, mas ainda há problemas de desconexão e perda de dados.

Quando pensei em adquirir um 3G, relembrei desses momentos "maravilhosos" do passado e acho melhor esperar entrar o WiMax... Deve ser em menos de 10 anos.

Boa sorte ai Leandro, uma sugestão que te passo é trocar o 3G por um pendrive de 8 GB :(

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Quem defende o cidadão?

Prezados Senhores,

Solicito a avaliação da situação apresentada no link abaixo

http://www.reclameaqui.com.br/reclamacao/?id=9072548fce787495a680056fc842f345ddbf3cd6

e um retorno o mais breve possível visto que a quantidade de pessoas lesadas já é enorme e tende a aumentar em função de propaganda enganosa veiculada nos meios de comunicação de massa.

Contatos através deste endereço de e-mail ou pelo telefone (51) xxxx-xxxx.

Alguns links adicionais:

- http://claroquenaofunciona.blogspot.com/

- http://meiobit.com/forum/claro-3g-nao-funciona-nem-pau

- http://www.brunoavila.com.br/avante/mercado/o-futuro-nao-chegou-na-claro-3g.html

- http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=232611

- http://forum.clubedohardware.com.br/claro-3g-pague/514264

- http://www.techbits.com.br/2007/11/15/notinhas-sobre-a-rede-3g-da-claro/

- http://www.mundohitech.com/3g-da-claro-as-pegadinhas-dos-planos-quase-ilimitados/

- http://www.consideracoes.com.br/2008/02/17/banda-larga-da-claro-3g-problemas-parte-1/

E para uma busca no site "Reclame Aqui", onde a Claro já está entre as 10 mais reclamadas e continua subindo em função do "Claro 3G":

http://www.reclameaqui.com.br/busca/?cx=016422191687309678386%3Aotqbrvxiq1y&cof=FORID%3A11&q=Claro+3G&sa=Buscar#1150

Atenciosamente,

Leandro Peracchi

---

Também enviei este texto por FAX para o escritório da ANATEL em Porto Alegre.

Olá pessoal!

Demorou mais do que eu esperava mas aconteceu...

Apesar de tudo que sentimos e vivenciamos no "Brasil" ainda existem muitas pessoas éticas e sérias trabalhando por aí. E com o perdão do trocadilho, claro que na Claro também existem pessoas éticas e sérias.

Eu estava justamente esperando que um(a) funcionário(a) da Claro que trabalha na área técnica divulgasse "oficialmente" esta situação a que somos submetidos. Com alguns detalhes e esclarecimentos de quem conhece a situação interna da Claro.

Coloco abaixo o texto integral, sem modificações, que me foi enviado. Por motivos óbvios este(a) funcionário(a) não quer e não será identificado.

Leiam e divulguem ao máximo de pessoas possível!

---

Olá,

Tudo bem?

Peço que de forma alguma divulgue meu e-mail, meu contato ou similar ok?

Pode divulgar as informações que eu vou lhe prestar, mas não divulgue de forma alguma meu e-mail!

Trabalho na Claro, no setor técnico do 3G.

O serviço vai continuar uma ***** ok?

A Claro vendeu um serviço que não tem capacidade técnica para operar!

Na verdade, ela não tem capacidade técnica nem para aguentar direito essa promoção de 6 centavos que ela fez.

Não sei como ainda não começaram as reclamações no site Reclame Aqui, sobre as chamadas não completadas.

Não há capacidade técnica para suportar tantas ligações ao mesmo tempo, por isso a torre lota e bum! =) Não aceita mais conexões.

Em horário de pico, você não consegue de maneira alguma ligar de claro para claro! Esqueça! Principalmente se for a 6 centavos!

A um mês atrás, mais ou menos, o erro apresentado era "Rede Ocupada" ou "Não há resposta" nos celulares.

Algumas reclamações começaram e então agora a claro apresenta a mensagem fonada: "Telefone desligado ou fora da área de cobertura".

O que é uma grande mentira! =) Essa mensagem foi colocada para quando há rede ocupada.

Ou seja, se você ligar para alguém e der essa mensagem, continue tentando. O que está acontecendo é que a Torre que cobre quem você está tentando ligar está sobrecarregada.

Tente mais umas 5 ou 6 vezes, que talvez você consiga completar a ligação.

Todos os negócios no Brasil são vendidos em oversell (vender mais do que tem capacidade de operar).

Tudo! Desde energia a telefonia fixa e móvel! É legal vender assim!

Se 20% do Brasil tirar o telefone do Gancho, a rede inteira cai! =)

O problema é que a ganância da Claro chegou a um ponto, onde não há mais vagas e somente sobrecarga.

Ela já não trabalha com margem de segurança! E não é nem um pouco interessante para eles colocarem novas torres ou fazer um upgrade do sistema.

Isso porque é caro! É mais barato investir milhões em propagandas enganosas (Claro 3G, por exemplo), do que investir em upgrade.

Ou seja, está havendo um upgrade em algumas regiões, mas isso demora MUUUUUUUUUUUITO TEMPO!

Entenda, não é fácil, nem rápido nem barato instalar uma nova Torre.

E também não adianta instalar no ritmo que estão instalando, porque na verdade, estão vendendo mais celulares, do que há capacidade de instalação de Torre.

Hoje o sistema já trabalha no negativo e quem mais sofre são os Clientes 3G.

Se continuar o ritmo das vendas atuais, a Claro, mesmo com as instalações e upgrades, ruma para uma situação ainda pior.

Esqueça o prazo que a Claro te dá para melhoria do sistema.

Se houver um investimento MUITO BOM e MUITO GRANDE, a Claro 3G pode funcionar daqui a 6 meses e JAMAIS IRÁ funcionar com a velocidade de 1MB, só se você estiver do lado da Torre e só você usando ela.

Para já esqueça, ainda mais na sua região!

Os primeiros UPs estão acontecendo em SP capital.

Minha dica: Migre para a VIVO! A VIVO é uma *****, mas está começando agora com o serviço GSM, então há poucos clientes em internet, a velocidade é boa e bem mais estável.

Dica 2: Cancela o serviço, sem pagar nenhuma multa! Abra ocorrência na ANATEL pelo telefone, passando o protocolo da negação de cancelamento sem multa.

Bem provável não deixarem você cancelar o serviço e isentarem a mensalidade!

Outra grande mentira é o teste de conexão, a página nova que criaram!

Aquilo é uma vergonha! Está programada para obter resultados muito maiores do que os verdadeiros!

Faça o teste com uma conexão discada! Você verá que tem uma conexão por volta de 250KB ao invés de 56 =)

Testei com a minha de 256 e deu 1.100 :)

Não acredite se eles mandarem você fazer o teste! Quando mandarem fazer, diga que você já fez e o resultado da sua conexão DISCADA deu a mesma coisa que a do 3G, que então o resultado está MUITO ERRADO!

Do mais ;) não divulgue meu e-mail!

Desculpe os erros de português e ortografia, estou digitando esse e-mail nessa ***** de notebook do ******* que a Claro da pra gente trabalhar!

***** DE EMPRESA!

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Sou mais um insatisfeito com o 3G da claro...

A primeira semana foi de navegação rápida, mas cheia de problemas com o modem (Giant D301). Meu plano é de 1Mbps e consegui downloads a 120KB/s via torrent... uma boa média. Tive inclusive alguns momentos em que a soma de 3 downloads atingiram 210 KB/s.

Mas depois de um final de semana sem sinal, a coisa desandou de vez.

Ficou tudo lento (conseguindo no máximo 10 KB/s nos downloads) e a conexão para de responder a todo momento, precisando desconectar e conectar outra vez.

Pra completar, eu acho que a Claro ja limitou o meu tráfego pra "menor velocidade disponível", pois no teste (fajuto) do site da Claro, minha velocidade de download fica entre 120 e 140 kbps (na primeira semana chegou a 1500kbps!!!) e a de upload chega aos 300kbps.

Outros sites de teste acusam uma velocidade de download entre 80 e 110 kbps.

Algumas raras vezes o teste do rjnet chega aos 180kbps (antes chegava a marcar 800kbps).

No último domingo, a rede 3G estava fora do ar. O modem não encontrav ao sinal e não conseguia navegar em 2G. Consegui ser atendido pelo suporte online (conectando pela internet discada), que prometeu que um técnico ligaria para mim em menos de 30 minutos. E ligou! Mas não resolveu. A solução foi mandar desinstalar e instalar novamente o modem e seu programa/drivers...

Aproveitei pra reclamar do modem Giant D301 (que muita gente mete o pau e tem os mesmos problemas que eu). Ele é "louco". A conexão cai, o modem "some" e o computador encontra um novo dispositivo de hardware chamado "Software download", aparecendo em seguida a tela assistente para adicionar novo hardware do Windows. A solução? Desconectar o modem e reconectar... as vezes funciona, outras vezes não. Tem que reiniciar o pc...

Segundo o atendimento da Claro eu não posso trocar o modem, a não ser que o setor de engenharia diga que a troca deve ser feita... o atendente informou que o setor de engenharia me ligaria em 48 horas... mas 72 horas já se passaram e nada...

No fim das constas, em exatas duas semanas, o serviço funcionou bem por alguns dias, principalmente durante a madrugada e o início da manhã, ficou fora no ar no último fim de semana (dias 29 e 30), ficou fora do ar na sexta-feira (dia) 21 e na manhã do sábado (22). E lento no resto do tempo...

O jeito, pelo visto, vai ser brigar com a claro na Justiça mesmo...

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