Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Claro 3G - Tópico Central


cegordb

Posts recomendados

Esses serviços de conexão 3G vai depender muito da onde é usado.

Eu tenho um claro 3G e onde moro pega perfeitamente, nunca caiu, exceto uma vez que deu problema na central e fiquei algumas horas sem internet, tirando isso nunca caiu.

Eu moro em São Gonçalo\RJ. E na minha casa tenho plano de 1Mb e sempre baixo (não importa a hora) a 200-220KB e meu ping é baixo para uma conexão 3G, fica na casa de 80-120 (testei no site da globo e da uol).

Mais uma coisa, eu testei o claro 3G no centro de São Gonçalo, onde trabalho (não moro no centro da cidade), e aqui a velocidade é bem mais baixa. Em casa eu baixo a 200-220KB, aqui fica na faixa de 60-95KB e o ping é bem mais alto.

Antes de assinarem qualquer serviço 3G tentem testar antes, porque em algumas localidades pega muito bem e em outras muito mal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá amigos,

Quando o meu avo contratou a Claro 3G para a chácara dele no mes de dezembro de 2008, estava ótimo, o modem da sony ericsson conectava em HSDPA e com sinal máximo. Ele contratou o 3G porque nenhum outro tipo de net chegava lá.Depois ficou uns 2 meses conectando em EDGE, daí ficou uma porcaria e demorava pra caramba pra entrar nos sites.

Agora, parece que voltou ao normal, o Sony ericsson conecta em HSDPA e com sinal máximo, a taxa de download fica em 60kb/s e entra bem rapidinho.

Acredito que o serviço ainda está muito no começo aqui no brasil e a Claro ainda está ajustando, vamos ter um pouco de paciencia.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pessoal,

Estou completamente insatisfeito com o serviço e o atendimento da Claro 3G. Comprei o meu claro 3g (500Kbps) em 16 Jan 09, até o momento (23 Abr) não consegui conectar a 3G, somente Edge que funciona em 30... 40 Kbps, que é pior que uma conexão discada. Para quem estiver interessado em adquirir o 3G da Claro, antes, é bom fazer um teste com um aparelho emprestado para que não se decepcione com a conexão, pois depende muito da localidade. Estou tentando o cancelamento desde 19 Mar 09 e até o momento os atendentes só me enrolaram falando que vão enviar para equipe de Engenharia (Nível 2 de Suporte), já pedi desconto em fatura, falam que vão me ligar pra tratar do assunto, mas nada, absolutamente nada de alguém da Claro me ligar... ! Tentei cancelar e falaram que eu teria que pagar uma multa de R$ 333,00, ....é mole ? Não funciona onde eu quero utilizar e para cancelar ainda tenho que pagar uma multa !! rsrsrs... é brincadeira ! As contas estão todas em dia, não deixei de pagar uma. Estou indo pra justiça para correr atrás dos meus direitos. Pessoal, fica aí a dica para quem estiver interessado nesse tipo de tecnologia, espero ter contribuído para o fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha meus amigos sou de Sergipe usava internet via radio até que apareceu essa tal de 3g da Claro com uma propaganda mentirosa internet ilimitada (só se for o acesso porque o resto tudo mentira) pelo que entendo de ilimitado que dizer sem limitação - infeslimente na claro isso não ocorre assinei um plano de1mb da claro que decepção e pior tenho que ficar um ano preso a essa ***** pa a tal de ANATEL que dizem que e´um orgão do governo para ficalizar as operadoras de telecomunicações outra grande mentira porque se reclama a ela e a claro continua a mesma porcaria e nós é quem pagamos os salários desse povo que não Faz jus o salário que recebe pessoal da Anatel ne aconselho a todos não comprem esse tal de 3g da claro.....

======

Pessoal,

Estou completamente insatisfeito com o serviço e o atendimento da Claro 3G. Comprei o meu claro 3g 1mb funciona em 30... 40 Kbps, que é pior que uma conexão discada. Para quem estiver interessado em adquirir o 3G da Claro, antes, é bom fazer um teste com um aparelho emprestado para que não se decepcione com a conexão, pois depende muito da localidade. Eu

ligo no 1052 alem de ficar 40 a 50 minutos os atendentes só me enrolaram falando que vão enviar para equipe de Engenharia e les falam que vão me ligar pra tratar do assunto, mas nada, absolutamente nada de alguém da Claro me ligar... ! Tentei cancelar e falaram que eu teria que pagar uma multa de , ....é mole ? Não funciona onde eu quero utilizar e para cancelar ainda tenho que pagar uma multa !! rsrsrs... é brincadeira ! As contas estão todas em dia, não deixei de pagar uma. Estou indo pra justiça para correr atrás dos meus direitos. Pessoal, fica aí a dica para quem estiver interessado nesse tipo de tecnologia, o da claro não presta e enrolaçao pura dessa claro e nao adinta reclamar porque não resolvem vamos boicotar essa operadora espero ter contribuído para o fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é gente, também entrei na mesma fria, quando contratei uma conexão da Claro 3G de 500 KBPS e digo que a conexão discada da OI está muito mais rápida pois estou recebendo apenas 20,09 KBPS. Moro em Santa Luzia/MG no Conjunto Cristina e a Claro vem divulgando que a conexão 3G dela funciona aqui, maior engodo. Sofri mais de dois anos numa conexão via rádio, e agora estou sofrendo muito mais com a Claro 3G, isto sem contar que o serviço de atendimento ao cliente deles é muito ruim. NO protocolo 2009526558525, a claro verificou que o problema é técnico e que não podem resolver agora só em setembro com a instalação de uma nova antena e até lá eu ficarei pagando por uma coisa que comprei mas não estão me dando. Fico indignado, pois o órgão governamental que é responsável pela fiscalização dessas empresa, não toma nenhuma medida. Passem adiante, não comprem conexão 3G da Claro aqui em Minas Gerais, pois é um engodo.

Cristiano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso o Claro 3G a quase 1 ano (graças a Deus esse inferno já vai acabar), e nunca estive satisfeito com a conexão. Sempre, sempre, mas sempre mesmo cai, fica horas de fluxo de trafego e sempre é um inferno pra conseguir um ip valido. é gato por lebre, contratei um serviço que nem chegou na metade de ser efetuado. 1Mbps? huhauahuaha nunca passa dos 500kbps e quando passa a internet é travada e fluxo de dados para. Cansei de perder downloads, jogar on-line nem se Jesus estivesse do meu lado. Acesso remoto nem tentei pois sei que não vai funcionar mesmo. Insatisfação completa, chega a ser mil vezes pior do que o Oi Velox (que todo mundo taxa de ruim). Engraçado que depois de você contratar o serviço que eles te dizem por telefone e depois deles (claro) terem baixado a velocidade da internet, que existe uma franquia de 1GB, huahuahah 1GB serve pra que hoje em dia? pra nada, ou seja, você usa a internet com +/- 400Kbps-500Kbps por uns 3 dias depois o mês todo com 128kbps isso quando chega a isso, pois nesse momento que estou postando, estou usando a 80kbps, uma internet discada mais cara que uma banda larga tradicional. é uma total falta de respeito com os contratantes. Enfim meu martírio está acabando e quando completar 1 ano em ponto eu mando esses *** pra casa do ca.......... e nunca mais quero saber da Claro nem de celular nem de internet e nem p... nenhuma :angry:

OBS.: PARA O PESSOAL QUE QUER CONTRATAR O CLARO 3G NÃO SE ESQUEÇA QUE TEM A FRANQUIA DE 1GB E ELES CORTÃO COM CERTEZA A VELOCIDADE DEIXANDO você COM 128kbps.

CLARO É UMA M...........................

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...eu lendo estes tópicos fiquei bem em duvida quando fui adquirir,no entando pensei pelas minha propria experiencia como tecnico a alguns anos,acabei adquirindo,dei uma olhadinha no manual,instalei com os dois cabos usb,tudo certinho,o modem se auto instalou,ja faz um tempo que tenho,meu sinal é sempre alto,consigo jogar rpgmmo tranquilamente,faço tudo como se foce minha antiga net por operadora de tel fixo,minha conexao é de 500kb e na madrugada chega a medir 2 megas por vezes,eu ligo o pc pela manha e desligo so de madrugada,é muito raro cair a conexao(coisa que pela operadora de telefone fixo tambem acontecia),ta tudo igual praticamente....:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leandrors disse:
...eu lendo estes tópicos fiquei bem em duvida quando fui adquirir,no entando pensei pelas minha propria experiencia como tecnico a alguns anos,acabei adquirindo,dei uma olhadinha no manual,instalei com os dois cabos usb,tudo certinho,o modem se auto instalou,ja faz um tempo que tenho,meu sinal é sempre alto,consigo jogar rpgmmo tranquilamente,faço tudo como se foce minha antiga net por operadora de tel fixo,minha conexao é de 500kb e na madrugada chega a medir 2 megas por vezes,eu ligo o pc pela manha e desligo so de madrugada,é muito raro cair a conexao(coisa que pela operadora de telefone fixo também acontecia),está tudo igual praticamente....:)

É rapaz, minha conexão é igual a sua.

Durante o dia o mais lento que ela chega é a uns 300Kbps, mesmo assim é raro. Normalmente fica na faixa dos 500 Kbps.

De noite e de manhã cedo ela fica na casa de 1Mbps.

E durante a madrugada ela passa dos 2 Megas. Consegui pra mais de 260 KB/s durante a madrugada.

Já deixei meu relato aqui dizendo que a minha conexão 3G funciona.

Mas eu também conheço gente bastante insatisfeita. Depende muito de onde a pessoa mora.

Uso meu 3G em casa e no meu escritório sem problemas. Mas na empresa de um cliente meu, não adianta, nenhum 3G funciona direito. E pra completar o Velox lá é uma ***** sem igual. A briga com o Velox é grande e já foi parar na justiça.

Mas o ruim é que como tudo, o povo generaliza demais.

E a grande maioria só aparece na Internet para reclamar. Pouca gente com a conexão boa se preocupa em vir aqui dizer as vantagens do serviço.

A franquia de 1GB não é levada ao pé da letra... só costumam limitar minha conexão a 128Kbps quando eu passo de 8 GB... Já teve mês de eu baixar 12 GB e não limitarem minha conexão. Acredito que vai muito do tráfego da rede no período. Se tiver sobrecarregada demais, limitam de quem baixa coisas demais.

Esse mês eu já baixei uns 5 ou 6 GB e ainda não limitaram nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, por que ninguem processou a Claro ainda?

Nem precisa de muito trabalho: Busquem orientação no PROCON de sua cidade, dai entrem num juizado especial... Tenham em mãos comprovantes de pgto., mandem emails pra Claro reclamando tanto do serviço quanto do atendimento, imprimam os emails, se realmente quiserem levar adiante, chamem um tecnico +- gabaritado, um diplomazim básico, e mandem bala.

Digam que a claro é que tem que provar que o serviço presta, quem passou vexame, fale disso tb, rapidim ela se ajeita.

E a chance de vocês perderem é muito baixa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei um ano com um plano de 1Mbps, contrato firmado em 2007, ganhei o modem e um problema junto, de tanto reclamar em alguns meses ganhei isenção, outros ganhei desconto na mensalidade, por fim cancelei, não sei qual era o problema, o sinal aqui é excelente, mas a velocidade fica a desejar, assinei um pacote de dados de 2MB na linha do meu celular, agora leio e-mail e navego na net pelo celular tipo smartphone, fiquei com o modem, de vez em quando eu coloco meu chip no modem e ele fica mais rápido do que a linha exclusiva que eu tinha anteriormente. Bem, comprei um netbook e tava pensando em usar o modem com meu chip nele, mas o sistema operacional é linux, um tal de linpus linux lite, não dá pra instalar, ele veio com um gerenciador de modem 3g, mas simplesmente não reconhece o mmeu modem que é o Huawei e226, eu vi 300 tutoriais sobre como instalar o modem no linux, mas infelizmente não aconteceu nada do que dizia no tutorial.

Por fim to indo nos shoppings e usando wi-fi enquanto é de graça. Ah em casa eu continuo usando o modem e meu chip de linha mesmo, a única desvantagem é que quando alguém me liga eu não posso atender, mas a velocidade é bem maior de que a linha de dados que eu tinha antes. Se alguém souber como eu faço pra configurar meu modem no linpus linux lite, por favor me dá um toque, mas já vou avisando que ele não tem o tal KPPP e não surge nenhum arquivo chamado ttyusb0 na pasta /dev.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olha, eu utilizo 3G da Tim 600kbps, mas como o modem tem capacidade para 7Mb às vezes passa dos 600 beirando 2Mb. Acredito a Tim que seja a melhor em serviço e em custo/benefício.

Conheço várias pessonas que utilizam net 3G de outras empresas e nenhuma consegue fazer downloads tão rápidos quanto eu... quando a conexão tá muito, mas muito ruim eu baixo a 23kbps, quando tá "boazinha", baixo a 80kbps, podendo chegar a 120Kbps e tenho só 1Gb de ram no meu PC.

Conheço quem paga Velox de 1Mb e não tem conexão como a minha.

Numa Lan House de um amigo meu, a Velox é 6Mb e fica caindo toda hora.

Mais um lance, tem que configurar o "discador" manualmente pra entrar só em rede HSDPA (que é o sinal 3G), se deixar no automático o modem conecta quase sempre em rede EDGE que é mais lento. Por isso algumas pessoas pensam que a Net 600kbps da Tim funciona a 250Kbps, porque ele entra automaticamente na rede EDGE que tem sinal sempre "mais forte", porém menos estável e "mais lento".

Eu acho o modem ONDA melhor em compatividade que o Huwaei. O Huawei não foi compatível com minha placa mãe Intel e tive que trocar-lo pelo ONDA.

No Site da Satux Linux tem um tutorial no forum pra instalar net 3g com os modelos ONDA e Huawei, mas o Satux é baseado em Debian, ou seja, no X-11 é Had-Ret, é diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, eu também coloquei o Naris Vermelho de Palhaço da claro. No início do ano, fevereiro pra ser mas exato, aderi a internet de 1MB (3g). Moro a 20 min. do centro do Rio de Janeiro, e tem uma antena da claro do outro lado da minha rua. Isso não significou qualidade do serviço em nada. Para vocês terem uma ideia, minha conexão não chegava nem perto de 1MB. No maxiom era 60 a 70 kbps, isso no horário da madrugada. Pois em horários de pico minha conexão era uma discada melhorada. Download então, era um parto.

Depois de inúmeras reclamações e protocolos e sem respostas sobre o problema resolvir ir a mídia relatar meu problema, com isso tive uma resposta da área téc. da Claro. Que dizia que a antena da minha região estava tendo congestionada e a Claro estava estudando uma possível espanção para minha localidade, mas, sem prazos de quando isso iria acontecer. Tentei negociar uma redução de valores, haja visto que eles não me ofereciam o que foi contratado. Em vão né. Escondido atrás de um contrato no mínimo vergonhoso eles não aceitavam a diminiuição do valor. Bom, mediante a tanto desgaste eles me deram opção para cancelamento do Plano sem Pagar a tal multa. E assim foi feito. Cancelei e hoje estou no Vivo 3g que é muito superior a Claro.

Bem se os amigos quiserem acompanhar toda a minha novela com a claro, segue o link de mídia onde postei todas as minhas reclamações com o título 3g que não funciona como contratado. http://guiadosac.consumidormoderno.com.br/guia-do-sac/claro-operadora-de-celular

Não recomendo a 3g da claro para ninguem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

...quando assinei nao esperava nada de mais,sempre fui insatisfeito com os serviços disponiveis no país,as vezes acontece umas loucuras aqui,mas no geral é normal,não cai mais que a Brt,a velocidade se mantem numa média baixa,mas eu consigo jogar e ver contatos pela cam tranquilo,claro que com pequeno atraso,o que eu acho ruim mesmo é o preço,em todos os casos são altos demais,aqui algumas das firulas da minha net Claro 3G de 500kbps...

post-496859-13884952605887_thumb.jpg

post-496859-13884952606347_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
...o que eu acho ruim mesmo é o preço,em todos os casos são altos demais,aqui algumas das firulas da minha net Claro 3G de 500kbps...
Realmente... me parece um reflexo (não tenho absoluta certeza) do custo da internet fixa: xDSL, Cabo, Satélite... as operadoras no Brasil cobram muito caro já pela internet fixa, o que faz parecer que a internet móvel de banda larga seja mais parecida como um luxo e coisa "pra poucos"... ^_^
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal boa noite.

Hoje um atendente da claro me ligou oferecendo o serviço claro 3g de 1mb no valor de 89,90. Ele me perguntou se eu tinha internet e qual a tacha de download que eu possuía; eu disse que sim, que possuía um speedy 2.0 mega e que eu baixava a no máximo 210 kbps por minha rede ser ATM no valor de 99,90.

Ele ficou espantado ao ouvir minha tacha de download e disse que o serviço que ele oferecia tinha tacha de no minimo 600kbps. Na hora eu tomei um susto mas ele me explicou que era porque o sinal do Claro 3g não dependia mais das antenas e sim de um "SATELITE".

Pelo que ele falou, o serviço aqui em ribeirão é novo.

A e já ia esquecendo; ele disse que o download é ILIMITADO e que não há "trafic shaping". (coloquei em aspas porque não sei escrever...)

Eu fiquei meio contente em saber que havia sinal aqui pois o principal problema dessa cidade é a falta de concorrência.

Ja passei meus dados pra ele pois ele disse que não poderia ligar outra hora porque a "promoção" poderia ser alterada.

Vocês acham que é uma boa eu aceitar esse serviço? Não conheço ninguém que tem esse produto.

A velocidade que ele falou é igual a do speedy, tipo, plano de 10% do valor nominal ou eu vou baixar uma filme por exemplo a no mínimo 600kbps?

Desde ja agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal boa noite.

Hoje um atendente da claro me ligou oferecendo o serviço claro 3g de 1mb no valor de 89,90. Ele me perguntou se eu tinha internet e qual a tacha de download que eu possuía; eu disse que sim, que possuía um speedy 2.0 mega e que eu baixava a no máximo 210 kbps por minha rede ser ATM no valor de 99,90.

Ele ficou espantado ao ouvir minha tacha de download e disse que o serviço que ele oferecia tinha tacha de no minimo 600kbps. Na hora eu tomei um susto mas ele me explicou que era porque o sinal do Claro 3g não dependia mais das antenas e sim de um "SATELITE".

Pelo que ele falou, o serviço aqui em ribeirão é novo.

A e já ia esquecendo; ele disse que o download é ILIMITADO e que não há "trafic shaping". (coloquei em aspas porque não sei escrever...)

Eu fiquei meio contente em saber que havia sinal aqui pois o principal problema dessa cidade é a falta de concorrência.

Ja passei meus dados pra ele pois ele disse que não poderia ligar outra hora porque a "promoção" poderia ser alterada.

Vocês acham que é uma boa eu aceitar esse serviço? Não conheço ninguém que tem esse produto.

A velocidade que ele falou é igual a do speedy, tipo, plano de 10% do valor nominal ou eu vou baixar uma filme por exemplo a no mínimo 600kbps?

Desde ja agradeço.

Amigo, não vá cair em furada. Pesquise bastante antes.

Kbps(velocidade da internet) e KB/s(taxa de download) são coisas diferentes. O download q você faz a 210, provavelmente é 210 KB/s e não kbps. E o plano da claro q o vendedor lhe ofereceu, provavalmente é de uma velocidade mínima de 600 kbps, o q em taxa de download, daria cerca de 76 KB/s, menos da metade da sua taxa de download atual.

Procure se informar, e com maior conhecimento do assunto, interpele o vendedor para confirmar as informações q você necessita.

Ah, e outra coisa, com 3G é praticamente impossível você ter a mesma estabilidade de uma net a cabo. E qd eu digo PRATICAMENTE impossível, é porque eu estou sendo bondoso...^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai pegar em bomba...

Bem que eu imaginei... valeu

Amigo, não vá cair em furada. Pesquise bastante antes.

Kbps(velocidade da internet) e KB/s(taxa de download) são coisas diferentes. O download q você faz a 210, provavelmente é 210 KB/s e não kbps. E o plano da claro q o vendedor lhe ofereceu, provavalmente é de uma velocidade mínima de 600 kbps, o q em taxa de download, daria cerca de 76 KB/s, menos da metade da sua taxa de download atual.

Procure se informar, e com maior conhecimento do assunto, interpele o vendedor para confirmar as informações q você necessita.

Ah, e outra coisa, com 3G é praticamente impossível você ter a mesma estabilidade de uma net a cabo. E qd eu digo PRATICAMENTE impossível, é porque eu estou sendo bondoso...^_^

Hum entendi, era o que eu imaginei mesmo. Eu não pesquisei antes porque foi repentina a ligação, eu não esperava.

Mas agora como eles tem que me ligar de volta eu não vou aceitar o serviço.

Eu desconfiei um pouco na hora porque ele disse que não tinha como eu testar o serviço antes de adquiri-lo.

Bom sem mais, o speedy aqui onde moro é uma *****, mas com certeza que é bem menos fedida do que a claro 3g.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Servi de cobaia a muito tempo atrás, funcionou na ilha toda menos na minha casa, pode isso? Aí devolvi no período de 24 h o contrato foi cancelado e o dinheiro devolvido, mas eu achei muito boa a possibilidade de usar o notebook no carro, e a velocidade é relativamente alta, o único problema é o preço mesmo e as áreas de cobertura que estão aumentando, fora isso se você tiver muita grana e sua cidade for bem coberta vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem vários posts meus nesse tópico...

Não tenho muito do que reclamar do 3G da Claro. Na média, funciona bem (e bem rápido).

Mas caramba... na segunda-feira (la pelas 20 horas) o sinal sumiu - o 3G e o sinal GSM também - e só voltou na terça-feira depois das 21 horas.

Mais de 24 horas sem sinal da Claro aqui em casa. E o sinal deles é sempre de 100% no 3G aqui.

E pra piorar, liguei pro suporte e atendeu uma gravação informando que o serviço de suporte estava em manutenção...

Acontece cada coisa...

A Claro apronta mesmo onde o sinal é bom...

Ah, e outra coisa, com 3G é praticamente impossível você ter a mesma estabilidade de uma net a cabo. E qd eu digo PRATICAMENTE impossível, é porque eu estou sendo bondoso...^_^

Ah, pior que na rua onde moro (Zona Oeste do Rio de Janeiro) é inviável ter banda larga fixa.

3G da Vivo pega super bem e é super estável.

3G da Claro (mais barato) é um pouco menos estável. Vez ou outra dá uma pane e some o sinal (como citei no post anterior).

Velox (banda larga fixa da Oi) é uma coisa horrosa... vendem planos de até 1 mega que caem toda hora, o telefone vive mudo e ninguém consegue baixar nada a mais de 30KB/s...

Pagando um "extra" por fora, o pessoal que instala o Velox faz algumas "mágicas" e consegue colocar Velox de 2 megas. Mas o resultado é ainda mais instabilidade, taxas de download bem baixas e o pior... quando dá pau e vem um técnico diferente resolver o problema, ele fica perdido e demora hora (as vezes mais de dois dias) para achar de onde vem o fio da linha que deu defeito...

Enfim... eu assinei o Claro 3G por falta de opção. Na época o 3G da Vivo não pegava aqui. Tive problemas no começo mas ai tudo melhorou muito.

Mas as vezes ainda dá umas panes irritantes aqui que me fazem querer jogar o modem longe.

Estou pensando seriamente em migrar para a Vivo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!