Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema na Conexão: SpeedStream 4200 e dual-boot Windows X Ubuntu.


m4t3us

Posts recomendados

  • Membro VIP

Entendo: isso ocorreu por complicações no arquivo /etc/network/interfaces, houve uma desconfiguração mas tudo bem: agora você deve novamente abrir o terminal e como root (sudo) abrir o arquivo mencionado (/etc/network/interfaces) usando um editor; pode ser assim:

sudo gedit /etc/network/interfaces

Abrindo o arquivo apague todo o conteúdo que aparecer e cole o conteúdo do arquivo abaixo:

# The primary network interface
auto eth0
iface eth0 inet dhcp

Feito essa alteração salve e tente novamente fazer a conexão do Speedy já explicada neste tópico.:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como explicado na mensagem anterior, o DHCP do seu modem/roteador fica atrelado/acorrentado ao sistema se não for reiniciado.

A única saída para este seu caso é um tanto complexa: você deveria desrotear a conexão, ou seja, se usa roteador ou modem roteado (no caso de ADSL, Velox) configurar no seu Linux e no seu Windows aquela boa e velha conexão manual (PPPoE).

No Windows essa conexão manual é fácil e no Linux também. O porém fica nisso: será preciso conectar manualmente toda vez que entrar no sistema operacional.

Agora: caso você use roteador ou a conexão da sua operadora for à cabo (Cable Modem), então fica com certeza muito mais difícil, talvez não se resolva. Perceba que tudo gira entorno do DHCP que se ativado não se desvincula do sistema se não existir o resete desse sistema, seja ele Windows ou Linux.

Então Spider seguir tudo isso a risca, porém a conexão ainda esta ficando atrelada.

Obs: Eu Segui tudo a Risca!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha, outra coisa: faça a mudança do MAC Address da placa de rede no Windows XP. Você pode usar o tutorial DESTE LINK. Faça a mudança do MAC Address da seguinte forma:

Como sabemos a mesma placa de rede tem é claro somente um e único MAC Address. A placa de rede terá o mesmo MAC Address tanto no Linux quanto no Windows. Para diferenciar a placa de rede para com o modem, faça a mudança desse endereço (que é a primeira referência para o modem), você poderá utilizar o MAC Address da minha outra mensagem (00:19:21:20:31:f6) . . . .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta conenctando normalmente no WIndows e no Ubuntu, o problema ainda e aquele que quando conecto no Ubuntu a conexão do DHCP do meu modem/ fica atrelado/acorrentado ao sistema se não for reiniciado. Com isso se eu não reniciar o Ubuntu no botão do reset da CPU eu não consegui conectar no Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma solução talvez paliativa e últimata será então desativar o DHCP do seu SpeedStream 4200 e fixar manualmente os IPs tanto no Windows quanto no Ubuntu.

Mas para continuar navegando você precisará reconfigurar seu modem no modo router (roteado).

Portanto poste confirmando se ainda pretende seguir nessas reconfigurações, antes que você se decida por voltar como antes disso tudo, OK!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mãos-à-obra!

Comece reativando o modo router do modem, em outras palavras volte à rotear o seu SpeedStream 4200; depois desative o DHCP do seu modem, como mostra na imagem abaixo:

Siga o caminho: Configuração >> DHCP >> e selecione em "Servidor DHCP", Desativar . . . .

desativandodhcpspeedstr.png

Desativado o DHCP, fixe manualmente os IPs da range do modem nas propriedades de TCP/IP primeiramente do Windows, como mosta no passo-a-passo abaixo:

http://www.portaladsl.com.br/portaladsl_contentid_118.html

Feito dessa forma, ainda faltará fixar o IP no arquivo responsável pelas configurações de rede no Ubuntu, porém deve ser feito a configuração de IPs primeiramente e corretamente no Windows. Faça e depois retorne no tópico para a configuração do Ubuntu.:huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim: sua conexão tenderá à ficar mais segura já que os serviços de internet no seu micro deverão (alguns) ter configurado uma regra NAT no modem (roteado) para funcionar.

Fora isso a sua conexão continuará funcionando sem nenhuma alteração importante, nem de velocidade se é o que te mais preocupa. Aliás, o seu modem já estava roteado antes de todas estas configurações feitas até o momento e só depois de orientado você desroteou fazendo o reset, estou correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não necessariamente meu modem era desroteado e não sabia. Outra no windows configurei uma rede Ad-HOC ele como servidor pra jogar o sinal pro notebook, ira continuar funcionando normalmente apos ter roteado o modem?

Obs: E bom saber logo os danos que podem causar, uma pessoa leiga no assunto so no que pode da. =p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Afinal quem tem o dual-boot? O micro ligado diretamente ao modem ou o notebook?

Pra conectar no Windows você sempre usou o discado PPPoE ou já ligava o micro e tudo já estava funcionando (modem roteado)?

E também: como você fazia para navegar no Ubuntu 9.04? já usava algum discador pré-configurado ou bastava apenas abrir o navegador?

Responda à todas estas perguntas para eu lhe orientar quanto aos próximos passos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O dual-bot e no Micro ligado diretamente ao modem, pra conectar no windows sempre usei o discado pppoe e no ubuntu 9.04 apenas configurei uma conexão la na Aba DSL com Nome e Senha do Provedor de Acesso.

Sobre o linck pra rotear o modem poste aqui, pois quando vou salvar a configuração quando desativo esta dando error na pagina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certo, agora entendi. Percebo agora que você nunca mencionou se o seu modem estava ou não no modo bridge (desroteado) ou roteado.

Diante dessa configuração feita por você recomendo deixar como estava antes de eu propor a configuração de IPs e DHCP; sendo assim restaure as suas configurações para quando estava funcionando ou se ainda esta funcionando não promova nenhuma outra alteração.

Portanto conserve sua atual configuração, preservando assim o seu atual compartilhamento.

Falou, abraço!:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, agora entendi. Percebo agora que você nunca mencionou se o seu modem estava ou não no modo bridge (desroteado) ou roteado.

Diante dessa configuração feita por você recomendo deixar como estava antes de eu propor a configuração de IPs e DHCP; sendo assim restaure as suas configurações para quando estava funcionando ou se ainda esta funcionando não promova nenhuma outra alteração.

Portanto conserve sua atual configuração, preservando assim o seu atual compartilhamento.

Falou, abraço!:cool:

Game-Over então =/! Pra pode conectar a internet no windows eu tiver que entrar no ubuntu é reniciar totalmente o micro melhor deletar a partição do Ubuntu! Queria tanta mante-la -.-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa internet não conecta no Windows de qual máquina: no Windows do notebook ou no Windows da própria máquina onde esta configurado o dual-boot?

Não poh, esquece o notebook a questao e a partiçao que eu fiz Windows e Ubuntu ''No MICRO'' dualbot (o objetivo e pra conexão nao fica atrelada no Ubuntu). A questão e o Desktop, eu botei esse notebook no meio as coisas enrrolaram. Mals..

obs: Estou conectando a internet no Ubuntu quanto no Windows, porém no windows toda vez que for conectar tenho que entrar no ubuntu e renicar a maquina totalmente porque conforme um post seu a conexão fica atrelada no Ubuntu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Perfeitamente entendido. Então neste caso eu não vejo o que a minha sugestão poderia dar certo: como não houve uma descrição detalhada de como estava o seu modem a minha concepção da solução para o seu problema não seria eficaz, redundante pra falar a verdade.

Eu mesmo já utilizei dual-boot e nunca isso me ocorria: mas na ocasião meu modem estava roteado diferentemente do seu. Detalhe: meu dual-boot também era Ubuntu X Windows.

Agora, caso você tenha esperança de as coisas melhorarem ainda, recomendo você tentar configurar seu modem para roteador também (rotear o modem). Use o tutorial do pass-a-passo abaixo:

Configurando seu modem SpeedStream 4200 em PPPoE_LLC

NOTA: os efeitos sobre ao compartilhamento do notebook talvez seja afetado, mas contornável através do ICS do Windows, mas isso é outra história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Link corrigido: http://www.portaladsl.com.br/portaladsl_content_cat_35.html

O roteamento você executa dentro do sistema do modem, não é algo que depende do sistema operacional. O roteamento do modem faz justamente isso: permite que você não configure discadores pra conectar.

Conclusão: você somente fará uma vez o roteamento. Depois de corretamente configurado basta abrir seu navegador sem precisar conectar através de discador nenhum, nem no Windows nem no Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certo: então você deve utilizar o manual do link abaixo para fixar o IP do seu modem diretamente na placa de rede, isso para acessa-lo. Depois de configurado o IP manualmente o acesso deve acontecer sem problemas.

Link: configurando IP fixo no Windows XP

Como mostrou no outro tutorial experimente o IP [192.168.254.254] ou o [10.0.0.1] ou ainda [10.1.1.1] . . . .esse o IP de "Gateway Padrão". O IP do seu micro vai depender de qual desses IPs de "Gateway Padrão" der certo, ou seja:

_________________________________

1ª tentativa:

Endereço IP: 192.168.254.1

Máscara de Sub-Rede: 255.255.0.0

Gateway Padrão: 192.168.254.254

_________________________________

2ª tentativa:

Endereço IP: 10.1.1.100

Máscara de Sub-Rede: 255.0.0.0

Gateway Padrão: 10.1.1.1

_________________________________

3ª tentativa:

Endereço de IP: 10.0.0.2

Máscara de Sub-Rede: 255.0.0.0

Gateway Padrão: 10.0.0.1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!