Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quando desliga estabilizador, bios desconfigura


Posts recomendados

Pessoal...

tá um saco.

Meu pc desconfigura Toda a bios toda vez que eu "tiro da tomada"...

Já troquei a bateriazinha que fica na MB, mas não adiantou..

seria alguma configuração??

Placa mãe Asus P4B533

Processador Intel Pentium 4 2.4 MHz (18 x 135)

Placa de vídeo XFX Geforce 4 MMX 440

HD Seagate ST3160215A Barracuda 7200.10 160.215

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo

A explicção mais lógica para esse tipo de problema é uma só: defeito no circuito de alimentação(bateria+chip). Geralmente, o que ocorre é um "curto circuito parcial", o que ocasiona a descarga da bateria em pouco tempo. Assim, ao retirar da tomada, como a bateria não irá segurar, as configurações são perdidas.

Pode ter reparação, mas depende de sua localização geográfica, pois o custo pode não compensar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive o mesmo problema, até que resolve deixar ele ligado direto na tomada.

Um belo dia eu resolvi desligar porque o LED da impressora tava na minha cara e tava ruim para dormir e na preguiça de desligar a impressora eu desliguei a tomada.QUando acordei para ligar o PC ele subiu normalmente, e assim foi por 1 semana direto sem perder a conf da bios.Ai um dia eu fui viajar e desliguei ele da tomada e ficou desligado por 1 semana.Quando eu voltei a BIOS ainda tava lá, certinha.O que pode ter dado no meu pc? Vontade propria?

É uma placa-mãe Asus A7V400-MX

@off-topic: Pessoal da moderação desse Fórum gosta de DBZ pra caramba.huashuhuas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de jogar a placa no lixo, verifica se colocou uma bateria boa, troca de novo por uma nova mas antes verifica com um multímetro se ela está de acordo, nunca se sabe o azar de pegar uma detonada.

Outra coisa, as vezes compensa mais deixar ligado na tomada, o consumo da fonte em stand by é baixo, já vi gente estragar a tomada (gastar os contatos internos) de tanto tirar e colocar um eletrodoméstico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai fera...faz uns testes ai

v c realmente bateria esta boa, se sim tira ela bate um limpa contato.

troca o jumper usado para reseta a cmos

faz esses testes só com a placa-mãe.... desliga tudo hd, cd, etc. (pode ser um deles fechando curto) e va ligando aos poucos

se nada funcionar mete o pé na placa :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, tenho a solução

uns dias estava com uma placa assim e me perguntei, porque n faço ligação direta da bateria com a cmos

então...

-----EXPLICAÇÃO-----

a questão é que com o tempo, os cristais ficam muito tempo na placa e acabam se auto-danificando por causa de breves oxidações com a placa, ai acaba cortando a passagem de energia com a bios então como eu tenho a solução, a LIGAÇÃO DIRETA DA BATERIA 3V COM A CMOS DIRETAMENTE

-----MÃO NA MASSA-----

pegue sua bateria e raspe bem no canto

pegue um fio fino desses de alto-falante de radio e coloq bem no lado positivo, você encaixa ela e o fio no lado do ferrinho onde pega a energia positiva certo, o ferrinho, vou te mandar a foto

ai você pega o outro ladodo fio e liga no jumper do 2.3 do clear cmos, o jumper onde ele fica normal, você coloca ali, veja a foto

PRONTO, SUA CMOS N VAI MAIS SER APAGADA!!!!

abraços,

DriverGuide

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Verifique com o multimetro se a bateria esta ok

Pode também ser o proprio chip da bios!

ou

Troque o cristal de 32k. Se não resolver siga o passo adiante;

- Verifique se não há fuga na alimentação da cmos, meça com a ponta

vermelha do multímetro no pino do meio do jumper cmos e a ponta preta

para o pino terra (o pino que seleciona clear cmos) com a placa ligada não

deve haver tensão maior que 0.2v. Se houver, há fuga de tensão e você

deve encontrar o componente defeituoso que geralmente deve ser algum

microtransistor ou microcapacitor SMD próximo à bateria ou curto em trilhas.

O que acontece é que o pino do meio é que vai para o cmos. Se ele não

estiver com impedância alta consumirá a bateria parando de oscilar o cristal

32k.

qualquer coisa to aqui olhando esse topico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Brigado gente.. Vou providenciar tudo isso hoje

Bom amigo ser uma lida antes neste tópico que poderá te ajudar bastante, e poderá resolver o seu problema.

"Tópico Definitivo! Bug da bateria (CR2032), como resolver!"]Tópico Definitivo! Bug da bateria (CR2032), como resolver!

Abraços e não deixa de postar o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

Segura essa então galera... Meu note Dell com win7 começou a dar pau e perder os dados da BIOS. Ele e bem velho, tem sete anos. Mandei pra manutenção e pedi pra trocar a "pilha"... O maluco formatou e me devolveu com o win10 (que eu detesto) justificando que com o win7 não segurava os dados da BIOS... Nem com win8. Só com o 10... Nunca trabalhei com manutenção, sou usuária de planilhas eletrônicas desde 1989, mas essa historia doeu no meu ouvido. Confere?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!