Ir ao conteúdo

Tv Goldstar com tensões erradas.

Jadson Bass

Posts recomendados

Postado

Olá ,estou com uma tv Goldstar (CP-20B70) com as tensões no fly back erradas, o +B está OK 110volts, no pino 180volts tenho 130,

no pino 12volts tenho 4 e no pino 24volts tenho 10volts.

Tambem esta vazando alta tensão na chupeta (tubo).

Eu acredito que o problema esteja no fly back, mas como não tenho um pra trocar resolvi pedir umas dicas antes de providenciar o fly back.

Obrigado pela atenção.

• Coordenador
Postado

Colega Jadson, não tem muito o que verificar nestes casos, seria só o capacitor de booster C825 e o capacitor de largura C410, mas o primeiro suspeito é o flyback mesmo...

Postado

Amigo Bc troquei o fly back, agora não liga mais, ela dá uma batida forte que me parece ser no relé é como se fechasse e abrisse em seguida mas a batida é muito alta não é de uma batida normal de quando o relé fecha, e fica em stand-by.

• Coordenador
Postado

Ok! Você verificou os capacitores que mencionei no post #2?, o flyback que você trocou é compatível com o original?!...

• Coordenador
Postado

Ok!, pode haver algum peso nos circuitos..., começe pelo circuito vertical, bobina do Yoke, circuito de audio, varicap...etc...

Postado

Amigo Bc até agora nada, vou fazer mais alguns testes, mas to achando que essa tv ta só dando dor de cabeça. Bom mas vou continuar mais algum tempo, depois acho que descarto.

• Coordenador
Postado

A fonte esta entregando as tensões corretas né?, 12V, 24V, 115V....,Verifique também a resistência que alimenta o transistor driver R407 (10K/2W).

Postado

Amigo Bc a fonte as vezes arma vezes não, na ultima vez que armou começou a piscar uma linha no sentido horizontal, e o R407 está bom, só quê o que está na tv é 8k2.

Vou dar uma investigada na alimentação do relé.

Eu gostaria de saber onde exatamente devo ter as tensões,12V 24V e 115V?

Sinceramente já estou meio confuso, solda não é foram todas revisadas.

• Coordenador
Postado

Colega Jadson, as tensões podem ser verificadas sobre os seguintes capacitores: 12V em C820 (470uF/25V), 24V em C822 (100uF/50V) e 115V em C824 (100uF/160V), se você não substituiu eles Substitua..., e verifique tambem os eletrolíticos do primário do fonte..., C810, C817, C816, C814 ou C828, C813 ou C827, (estes últimos estão em paralelo no esquema)...

Boa sorte!.

Postado

Ok, todos os capacitores citados no post anterior foram trocados, pelo que vejo os 12volts está na linha do relé, entendo que sem essa tensão o relé não fecha o contato, e altomaticamente não tenho tensão alguma e quando ele fecha tenho as tensões normais. O que eu preciso descobrir é porq o relé hora fecha e hora não fecha.

Quando a fonte arma a tv não liga, uma ou duas vezes que a tv ligou apareceu uma linha no sentido horizontal, será que todo esse problema vem do circuito vertical?

• Coordenador
Postado

Colega Jadson, esta Tv pode estar com problemas na fonte de stand-by (alimenta o processador), vamos atacar ela desta vez..., Substitua os capacitores C801 (47/100V) e C802 (100uF/16V), verifique também o IC3 (regulador 7805), siga esta linha e se tiver outro capacitor com a capa plástica encolhendo, substitua também...

• Coordenador
Postado

Ok! jadson, os 5V vai para o pino 1 do processador (IC01), tem um diodo D11 no meio do caminho.., e o comando para ativar o relé parte do pino 29 dele..., seria interessante uma resoldagem completa dele (processador), e verifique se os transistores que atuam no rele estão ok! Q13 e Q14.

Postado

Processador alimentado (5volts pino 1), Q13 trocado, Q14 está bom, o relé ainda não fechou o contato, ele já foi testado externamente e está bom.

Eu notei que Q801 (D1351) está aquecendo muito, não tenho um igual para testar vou tentar um compatível.

• Coordenador
Postado

Este transistor também alimenta o processador pelo pino 12 (power Fail), no enissor dele você terá +ou- 10V, e depois da R804 5V, verifique se não existe soldas ruins nestes circuitos...

Postado

Está como o amigo falou, tenho 5volts até R91 que dá pino 27 do processador, no pino 12 não encontrei tensão, se é que deve ter, procurei por outro caminho mas não encontrei.

• Coordenador
Postado

Siga o emissor do transistor Q801, a tensão passará por uma resistência R804 tem um diodo zener estabilizando em 5V e vai direto ao pino 12 do processador..., talves este zener esta em curto ou a R804 alterada...

Postado

Bem, nada errado com R804 e diodo zener, tenho no C1 5volts, sendo pino 1 +5volts e pino 12 -5volts do processador, quando fui procurar tensão no pino 29 encontrei +ou- 1 volt, sem querer fechei pino 29 com 30 e o relé bateu, achei estranho. Bem já estou considerando que o problema seja o processador.

• Coordenador
Postado

É bastante provável..., se o TV é ativado com nivel alto do pino 29, coloque um fio deste pino ao pino 1 ou 12 dele... e veja os resuldados...

Postado

Amigo Bc, fechei o pino 29 com o pino 12 do processador e a tv ligou, só que, quando desligada ao ligar volta tudo zerado (Cor,Definição,Contraste,Brilho,Volume), e aí tem que regular, é claro. O que se faz agora? Troco o processador, o problema será encontrar um, mas vamos ver.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!