Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Um nobreak de 700VA pode ser ligado num tranformador de 500VA?


Harima

Posts recomendados

Aqui em casa a tensão varia bastante, de 220 v até 190 v. Para que a bateria do meu nobreak (de 700va) não morra por conta dessa variação a minha ideia é liga-lo, em modo 110v, em um tranformador de 500va (o maior que achei) que converte 220 para 110v, dessa forma seria garantido que os 110v seriam fornecidos ao nobreak sem sobressaltos danosos a bateria. A minha dúvida é se um nobreak de 700va (bivolt não automático), dos quais serão usados uns 250w apenas, pode ser ligado em um tranformador de 500va.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando a tensão da rede elétrica varia muito, a pior solução a adotar é de se ter um no-break, pois o mesmo tentará entrar inúmeras vezes e com isso rapidamente ficarás sem bateria. Dai nem mel nem porongo, ficarás sem no-break e sem PC.

Tendo uma fonte com PFC ativo como tens, a melhor solução do mundo é alimentar seu PC direto da rede elétrica. Mesmo que a tensão da rede elétrica dai baixar dos prometidos 220 Volts para 90 VAC (isso é o nominal, mas pode baixar mais que isso) seu PC estará sendo alimentado numa boa, sem estabilizadior, sem no-break, sem complicação nenhuma. Torene a coisa simples e sairá ganhando...

Para simplificar as ligações elétricas dai, coloque uma boa régua de proteção para 220 Volts. Veja ai:

Proteção para 220 Volts:

Computer Protector Pró, da Clamper

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS

FHT - 1200, da Upsai

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07

Você já viu o que uma fontre com PFC ativo faz com a variação de entrada AC. Essa dai, com uma demanda de 100 Watts operou de 30 a 254 VAC sem sequer alterar as tensões entregues ao PC

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Então, a soluçção para tensão baixa você já a tem... É a sua própria fonte do PC... Não invente moda..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando a tensão da rede elétrica varia muito, a pior solução a adotar é de se ter um no-break, pois o mesmo tentará entrar inúmeras vezes e com isso rapidamente ficarás sem bateria. Dai nem mel nem porongo, ficarás sem no-break e sem PC.

Tendo uma fonte com PFC ativo como tens, a melhor solução do mundo é alimentar seu PC direto da rede elétrica. Mesmo que a tensão da rede elétrica dai baixar dos prometidos 220 Volts para 90 VAC (isso é o nominal, mas pode baixar mais que isso) seu PC estará sendo alimentado numa boa, sem estabilizadior, sem no-break, sem complicação nenhuma. Torene a coisa simples e sairá ganhando...

Para simplificar as ligações elétricas dai, coloque uma boa régua de proteção para 220 Volts. Veja ai:

Proteção para 220 Volts:

Computer Protector Pró, da Clamper

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS

FHT - 1200, da Upsai

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07

Você já viu o que uma fontre com PFC ativo faz com a variação de entrada AC. Essa dai, com uma demanda de 100 Watts operou de 30 a 254 VAC sem sequer alterar as tensões entregues ao PC

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Então, a soluçção para tensão baixa você já a tem... É a sua própria fonte do PC... Não invente moda..

Abraço...

Sim, obrigado, mas eu tenho um outro computador sem fonte com pfc ativo, e não estou com grana para comprar uma agora. Queria dar um jeito enquanto não arrumo uma. Tenho um nobreak aqui e um tranformador de 500va, mas estou com medo de ligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, ao colocares um transformador 220 => 110 Volts na tua rede ruim que em vez de 220 te dá 190 Volts, esse transformador que é uma máquina linear de transformação vai entregar no secundário para o no-break não 110 Volts mas sim 190/220 = 0,86 x 110 = 95 Volts e todo o teu problema mudou de endereço, mas vai continuar na mesma. ou tu achas que um transformador é obrigado a entregar 110.. So se ele receber 220, se receber mais baixo, entregará também a menor...

Abraço...

Quanto a fonte não ter PCF ativo, verifique nos dados da fonte com qual tensão ela deve operar. 190 Volts me parece estar dentro do range de boas fontes sem PFC também..

abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se necessitas proteger também a linha telefônica e/ou o cabo de antena ou cabo do Vírtua, o Upsai tem essas proteções incorporadas, e desse modo ele pode prestar melhor ajuda.. Se não, o da Clamper, isoladamente como filtro e proteção da rede elétrica é melhor..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, ao colocares um transformador 220 => 110 Volts na tua rede ruim que em vez de 220 te dá 190 Volts, esse transformador que é uma máquina linear de transformação vai entregar no secundário para o no-break não 110 Volts mas sim 190/220 = 0,86 x 110 = 95 Volts e todo o teu problema mudou de endereço, mas vai continuar na mesma. ou tu achas que um transformador é obrigado a entregar 110.. So se ele receber 220, se receber mais baixo, entregará também a menor...

Abraço...

Quanto a fonte não ter PCF ativo, verifique nos dados da fonte com qual tensão ela deve operar. 190 Volts me parece estar dentro do range de boas fontes sem PFC também..

abraço...

Era exatamente essa a minha dúvida. obrigado por esclarecer.

O módulo Estabilizador Mie G3 440w Microsol é um bom produto? O que me chamou a atenção foi que ele "estabiliza tensão mesmo em redes elétricas com tensão muito baixa (89,1V) ou muito alta (264V)" de acordo com o site. Se fosse bom ficaria perfeito no outro computador q não tem pfc ativo, pois não quero arriscar. Outra dúvida, um nobreak que seja bivolt automático seguraria melhor essa variação de tensão preservando a bateria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era exatamente essa a minha dúvida. obrigado por esclarecer.

O módulo Estabilizador Mie G3 440w Microsol é um bom produto? O que me chamou a atenção foi que ele "estabiliza tensão mesmo em redes elétricas com tensão muito baixa (89,1V) ou muito alta (264V)" de acordo com o site. Se fosse bom ficaria perfeito no outro computador q não tem pfc ativo, pois não quero arriscar. Outra dúvida, um nobreak que seja bivolt automático seguraria melhor essa variação de tensão preservando a bateria?

MIE é a maior enganação que já foi inventada. Consegue ser pior do que um bestabilizador.

Toma coragem, leia a especificação da tua fonte, e liga ela direto na tomada que você faz melhor, cara. Ou compra um filtro de linha decente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!