Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temporizador para automovel

Mudlly

Posts recomendados

Boa noite!

Saudações de Portugal!! :-BEER

Sou novo pelo fórum, e apesar de adorar electrónica nunca percebi muito...

Agora pretendo fazer um circuito e para isso gostaria que me ajudassem...

O que pretendo fazer é colocar lava faróis no meu carro. Estes têm de ser activados por uma mesma bomba com duas saídas as quais vão lavar primeiro o farol direito e depois o esquerdo (ou ao contrário, tanto faz).

Agora o problema, é que para activar as saídas da bomba (12V) tenho de fazer uma troca na alimentação. Se colocar os +12V no borne esquerdo, e a massa no borne direito da bomba esta activa uma saída, se colocar os +12V no borne direito e a massa no borne esquerdo ela activa a outra saída...

Agora o que realmente preciso é de um circuito que me faça essa troca... Quando pressiono o botão para actuar a bomba esta seja activa de uma forma por 1segundo e após esse tempo ela mude para a outra posição e funcione a outra saída...

Isto até eu largar o botão... No fim desse tempo o circuito reseta e fica inactivo ate eu voltar a carregar, repetindo ele a sequência novamente...

Peço desde já desculpa pelo tópico longo ficando a aguardar pela vossa ajuda...

Desde já o meu Obrigado.

Cumprimentos!

Hugo Nunes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Bem-vindo, Mudlly

Precisa informar qual é a corrente que este dispositivo consome.

Para fazer a inversão, ou pode usar relê de 2 contatos reversíveis, ou transistores em ponte-H... mas primeiro informe a corrente para sabermos qual o circuito mais adequado.

Link para o comentário

Desde já o meu muito obrigado!

Ao certo não sei qual o consumo da bomba... Sei que trabalha a 12V mas a corrente de funcionamento não deve ser muito alta... É apenas uma bomba de esguicho como a dos vidros...Mas pretendo apenas usar o sinal do circuito para accionar reles que façam a bomba funcionar... Assim a corrente é mínima...

Seja bem vindo ao forum.

sobre sua pergunta...

use um flip flop Multivibrador Astável, pois ele alterna um lado e outro lado.

k_flip_flop.gif

no lugar de leds coloque os reles das bombas. espero ter ajudado

Olá, boa tarde.

Angelo ainda não montei o circuito mas estive a testa-lo no multisim do electronic workbench, e este circuito quando activo o botão acende ambos os leds ao mesmo tempo...

Será que fui eu que coloquei mal alguma coisa?

Outro pormenor, o carro funciona a 12V poderá isso alterar todo o esquema ou estas resistencias e transistores servem mesmo para esta tensão?

Uma vez mais muito obrigado.

Cumprimentos.

Hugo Nunes

Link para o comentário

Não funciona em simuladores,na vida real funciona

Eu testei esse circuito no Proteus e também não funcilnou, mas fiz ele e funcionou perfeitamente!!

Esse circuitto ai, funciona melhor desse jeito:

http://ivairijs.vilabol.uol.com.br/CI-555.html

ta bem explicadinho!

abs.

Concordo!

Mas o esquema do flip flop também funciona.

Até mais!!!

Link para o comentário

Mas o esquema do flip flop também funciona.

Só para esclarecer, isso ai não é um flip - flop, e está longe de ser, flip - flops são circuitos biestáveis, ou seja possuem dois estados estáveis, que se alternam pela bordade clock de acordo com o tipo, diferente dos latches que são biestáveis porém são sensiveis ao nivel, os astáveis, que são o caso são circuitos que não possuem estados estáveis, eles se alternam entre sim, sem a necessidade de um estimulo interno, bastando fixar sua frequencia de operação!

abs.

Link para o comentário

Boa noite.

Desculpem a minha ignorância e ser tão chato, mas ainda tenho algumas dúvidas...

Utilizando qualquer um dos esquemas até agora falados basta-me trocar os leds pelas bobines dos relés que pretendo utilizar?

Estes circuitos irão ser capazes de me alimentar as bobines? Mas vou ter de colocar diodos à saída das bobines para simular como se fossem os leds e não deixarem conduzir no sentido inverso... Será isto? Como eu gostava de saber electrónica :( ...

Muito obrigado a todos que me têm ajudado, e desculpem a minha burrice... ^_^

Cumprimentos!

Hugo Nunes

Link para o comentário

Vou ja tratar disso... de-me 5minutos... :bigs:

esquemabomba.th.jpg

Este é um esquema muito mal desenhado... Mas aquilo que pretendo é um circuito que me faça a troca da polaridade nos contactos da bomba quando aperto o botão do esguicho dos lava farois... Primeiro ele lava 1 farol por 1 segundo e depois alterna para o outro por 1 segundo estando a repetir ate eu desligar o interruptor.

Espero que compreendam...

Obrigado.

Cumprimentos.

Hugo Nunes

Link para o comentário

Assim sendo vou testar o circuito... Amanha de manhã vou comprar os componentes e montar o circuito...

Logo a seguir testo, e venho reportar que tal ficou...

Muito obrigado pela ajuda...

Tenho mesmo de começar a dedicar-me ao estudo da electrónica :)

Cumprimentos!

Hugo Nunes

Link para o comentário

Ola boa tarde...

Já construí o multivibrador astável o qual ficou muito bom... Agora ele não consegue é accionar a bomba... Necessito de lhe aplicar a ideia da ponte em H...

Mas mais uma vez tenho uma dúvida.... Qual a melhor referencia de FET para o meu circuito? É que entre as FET de canal P e as de canal N há muitas hipóteses...:(

Obrigado!

Cumprimentos.

Hugo Nunes

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.