Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com Overclock na ECS A780GM-A Ultra


Diego Paladin

Posts recomendados

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Hum, esta pergunta é meio off deste tópico, pois é over em CPU na ECS A780GM-A Ultra, mas aqui neste review do legitreviews eles fizeram over no IGP:

http://www.legitreviews.com/article/691/11/

E não foi um over muito bom, mas a dica deles permanece: coloque uma refrigeração ativa no northbridge se for fazer over no vídeo onboard, instale uma boa ventoinha sobre o dissipador e deve resolver.

Esse review do OverclockersClub também é bom, tem muitas screens da BIOS e explicações:

http://www.overclockersclub.com/reviews/ecs_a780gma_v1/4.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Bom galera,

Sumi do topico pois tive uns probleminhas pra adquirir o processador, mas agora ele já chegou.

Abaixo segue uma screen mostrando até onde consegui chegar com overclock, de 2.7 GHz pra 3.42 Ghz. Nada mal, mas vou trocar as memórias (Kingston DDR2 667 MHz) e tentar subir mais!

Minha config é a da assintatura.

Abraço. :-BEER

overl.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, você reforçou minhas suspeitas, de que os AM2+ e AM3 mandam bem nesta board... você está usando o setup ou o AOD para este over?

Abraço

Usei o setup mesmo. HT coloquei em 1.8 GHz, memórias limitadas a 533 MHz (com over ficou exatamente em 667 MHz), "FSB" em 253. O resultado da pra ver na screen. :devil:

Esse final de semana vou ver se arrumo memórias melhores pra tentar subir mais o over.

Abraço! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Numa busca rápida no google por dificuldades de over nessa bendita placa, cheguei aqui.

Estou a mais de 3 horas tentanto setar um over e nada.

Tive exatamente todos os problemas que vocês tiveram, ao ler o post do amigo que comentou sobre que o problema seria o AOD, me animou, mas me desanimou ao ler que teria que formatar ): haha

Bom, vou tentar apagar as pastas, e limpar o registro, se não der, format mesmo.

Só espero que dê certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boas para todos, meus caros, eu vi a saga do lord para fazer over, assim como demais problemas dos amigos que citaram aqui, pergunta na lata: Vale a pena pegar uma ultra visando over com um x2 5000 ? Claro que isso É assim inicialmente pois posteriormente (3 meses de sofrimento e espera) estarei colocando um athlon ii x4 da vida mas depois, as memos serÃo duas kingbox 1gb 800mhz, fonte spire rocketeer 400w, dois samsung 80 em raid 0. O foco seria jogar com o video on mesmo, por isso a intenÇÃo do over em tudo cpu, ram gpu. Ou É melhor gastar menos e pegar uma velha e boa a6vmx aonde a cpu residia em 3.01 ghz e comprar uma pl de video melhor ? Por vavor agradeÇo qualquer ajuda, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Bom amigos vou relatar o q esta acontecendo, minha conf e a seguinte:

Phenon x4 9600 (OVER: 2300@2357)

4 ghz de RAM

Saphire HD 5750 (OVER: Gpu 700@820, Memory clock 1200@1350)

MB: AV780GMA - ULTRA

cooler DA CPU e UM HYPER TX3 com 2 fans de 92.

Fonte C3TECH DSA5060 "600w"

Bom ocorreu o seguinte, fui aumentar o over do processador para 2500 (10%) Fiz o teste no OCCT foi tudo de boa temp max de 49 graus, então feitoos testes fui exercer o vicio, jogar, rodei o shift e com menos de 5 mim jogando me da uma tela azul e o micro reinicia....

Bom reiniciado o micro diminui o clock para 2400, fiz testes no OCCT e boa dexei o pc ligado direto joguei e tal durante 2 dias até q desliguei no dia seguinte quando fui ligar o mesmo não ligava , acendia a luz da MB, os coolers ligavam mas não mas não dava video...

Bom resetei a bios e o micro ligou de primeira, logo conclui q o problema foi o over realizado dexei o clock novamente nos 2357 e o pc voltou ao normal.

Bom ae vem a duvida porque o infeliz não estabiliza com os 2500mhz? estranho q quando fiz o teste no OCCT nao deu nada so q como ele estressa os componentes separadamente (e nao o cpu e a vga ou mesmo tempo ) estava pensando q a fonte não estaria alimentando mas, fiz a simulação de consumo no extreme power suply e deu apenas 269w, mas ele não considera o over da VGA apenas da CPU (q dexei com apenas 2357).

OBS: Tinha subido o over pela bios para 2400 e depois subi para 2500 pelo amd overdrive , quando fiz issso reparei q ele aumentou a tensão da cpu de 1.2 para 1.25.

.

O PCI EXPRESS esta travado em 100mhz

Temp sempre abaixo dos 50º

CoolQuiet desligado

Bom fiz uns testes com a seguinte config:

Defini na bios a vel da memoria para 333 depois no over defini da seguinte forma

FSB: 228

PCIe: 100

Memoria: 379

HT: 1824

HTx: 8x

CPUx: 11x

CPU Clock: 2508

Fiz o stress teste com o occt e com o teste de estabilidade do overdrive (ou mesmo tempo) durante 1 hora e tudo de boa porém quando fui jogar reiniciou...

Será q seria legal aumentar o vcore? quanto seria preciso para chegar a uns 2.6?

Se alguem puder me ajudar agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Rapaz, minha experiência com os Phenom's I é nula. O que eu sei é que não é fácil overclockar um destes, o que me faz pensar que você precisa de um vcore maior mesmo. De cooler você já está bem servido.

Outra coisa, na BIOS tem as opções para você mexer com o ACC? Se tiver, você pode brincar um pouquinho com estas opções também, em geral o pessoal consegue melhorar a capacidade de over dos Agena calibrando os cores separados.

Mas enfim, não sei se no seu caso o overdrive vai atrapalhar em vez de ajudar, uma boa seria você ter um sistema limpo de backup para você poder testar sem o AMD overdrive ter sido instalado alguma vez, só usando a BIOS.

EDIT:

Vi um review diferente sobre a Ultra do cara usando o overdrive. O review é bem... hum, feliz com a ECS, então realmente tem mais elogios do que informações. Mas o caso é que ele usou um Brisbane com o AOD pra testar over:

http://www.pureoverclock.com/review.php?id=708&page=5

E ele jogou o HT lá embaixo, em 3X. Deu vontade de testar isso agora, vou ver se consigo alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara acabei de formatar o pc e instalar o seven de novo e ainda não instalei o overdrive...

O acc ta em auto, qual a função dele exatamente?

Pow cara você acha q e valido trabalhar com o HT baixo desse jeito?

QUanto de vcore deve ser preciso pra chegar em uns 2.8? lembrando q em stok e 1.25.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sinceramente, nunca testei o HT tão baixo. Mas de 800 mhz (4x) pra 1ghz (5x) não notei nenhuma diferença em perfomance nos testes sintéticos, teria que testar mais a fundo pra ver se esta redução gargala alguma coisa, de fato.

Rapaz, eu vi por aí, não vou saber aonde, que é bom deixar o ACC em All cores e colocar +4%, que ajuda com os Agena.

Tenta por o ACC e continuar subindo tipo pros 2.5 Ghz que você queria. Se der estabilidade nestes aí, você manda bala no clock/vcore pra ver até onde vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, nunca testei o HT tão baixo. Mas de 800 mhz (4x) pra 1ghz (5x) não notei nenhuma diferença em perfomance nos testes sintéticos, teria que testar mais a fundo pra ver se esta redução gargala alguma coisa, de fato.

Rapaz, eu vi por aí, não vou saber aonde, que é bom deixar o ACC em All cores e colocar +4%, que ajuda com os Agena.

Tenta por o ACC e continuar subindo tipo pros 2.5 Ghz que você queria. Se der estabilidade nestes aí, você manda bala no clock/vcore pra ver até onde vai.

beleza vou fazer esse teste hoje quando chegar em casa, mas para esses 2.5 deixo o vcore como esta (+20mv) ou aumento para +40mv?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom fiz uns testes no final de semana...

Como ja havia dito consegui estabilizar com HT 210 (2415mhz) e com mais 20mv de vcore. Tentei aumentar o vcore emm +40mv e subi o clock para 2.6 (HT 222 se bem me lembro) e aparentemente estava estavel(rsrs) joguei e tudo de boa.. so que foi reiniciar e tela azul....

Tentei tb diminuir clok da memoria para 333 na bios aumentei o vcore em 60mv e tirei um multiplicador do HT, subio processador para 2.8, oiu seja ficou processador a 2800mhz, memos a 806mhz e HT a 1800 e foi mandar aplicar e tela azul na mesma hora... acho q esse processador não supoprta tal overclock... até porque o HT eas memos ficaram com valores muito proximos dos originais...

OBS: Vi utilizando o CPU-Z q mesmo quando eu fixava o HT em 1.8 e as memos em LIMIT na bios quando entrava no windows estava tudo alterado ou seja essas limitações da bios não funcionam...

Outro problema q o max q consigo subir o HT pela BIOS e para 210, qual valor acima disso quando vou ver no CPU-Z esta 210 mesmo q na bio eu tenha definido 220 ou 230 etc...

To quase desistindo ja...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Me desculpem se eu estiver postando no local errado:

Estou com 1 problema com esta mesma placa só que minha memória é DDR 800;

o 1º e o 3º slot funcionam normalmente mas o 2º e o 4º não dão vídeo. E já até arrumei outra memória e coloquei as 3 juntas. O pc reconheceu os 6 Gb mas não iniciou e ainda me apareceu 1 mensagem de erro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!