Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock, teste de estabilidade e biosmod nos Fermi (GeForce GT* 4xx e 5x0)


Phoenyx

Posts recomendados

  • Membro VIP

Bom, alguns usuários entraram em contato por MP para tirar dúvidas sobre como testar a estabilidade daquele overclock na sua VGA, ou fazer flash de BIOS na mesma, já com alteração de clocks e tensão. Então vou resumir tudo em um único tópico, com link para todos os programas necessários.

Vale ressaltar novamente que o foco aqui são os GPUs baseados no projeto Fermi da nVidia, mas o teste de estabilidade pode ser feito em qualquer placa de vídeo, até mesmo nas Radeon.

Programas necessários:

nVidia Inspector (ao invés dele pode ser utilizado o MSI Afterburner, eVGA Precision e semelhantes, mas alguns não possuem controle de tensão)

OCCT

GPU-Z (GPU-Z 4.9 parece ter bugado no dump da série 4xx em prol das 5x0, utilizem a versão 4.8 até que o erro seja corrigido)

Fermi BIOS Editor 1.5.5.1

NiBiTor

nVFlash (versões Windows, demais via prompt de comando no DOS)

Aonde não mandei o link direto para download peguem as versões mais recentes. Nenhum destes programas requer instalação, basta descompactar tudo em um mesmo local para iniciarmos o trabalho.

Parte 1 - Overclock e teste de estabilidade

Bom, vamos começar acessando o nVidia Inspector e clicando na aba "show overclocking". Vamos focar somente no que interessa, desempenho em jogos ou carga máxima de stress (Performance Level 3).

A nossa direita temos controle dos clocks de memória (dividido por dois), shader clock (a cada 2MHz aqui subimos 1MHz no GPU clock) e controle de tensão. Neste último, ajustem com cautela. Muitos querem desbloquear o limite de tensão imposto pelo fabricante, vou detalhar o processo mais para frente na parte 2.

Ao mesmo tempo, acessem o OCCT, na guia GPU deixem-na exatamente como a imagem abaixo. Subam o clock do GPU com o OCCT em execução até apresentar erros, logo após baixem para um valor estável. Na sequência façam o mesmo processo com o clock de memória. Recomendo, durante os testes, deixar o fan rodando no máximo. Se a sua placa de vídeo não subir o fan a 100% nós vamos corrigir isto com o NiBiTor, na parte 2 do tutorial.

Após chegarem a valores estáveis, deixem o OCCT em execução por pelo menos 15 minutos, se não houver erros cada um de vocês devem agora correr para os testes práticos, como jogos ou stress com o Folding@Home.

test1io.png

Bom, após tudo isto, se quiserem deixar este over em definitivo vamos partir para o biosmod. Mas antes, testem exaustivamente até não possuirem mais dúvidas. Verifiquem a temperatura do GPU, não subam exageradamente a tensão sem refrigeração adequada, pois o overclock não ficará estável.

Como comentei em alguns tópicos, descartem testes como Furmark, Kombustor e semelhantes para testes de estabilidade, pois eles estressam a placa mas NÃO possuem controle de estabilidade, a não ser os seus próprios olhos observando a tela. Artefatos podem ocorrer sem você perceber, por isso o melhor teste atualmente é utilizar o OCCT. Com o error check habilitado ele irá comparar a imagem renderizada com outra pré definida, se houver qualquer discrepância, de um pixel por exemplo, irá acusar erro.

Parte 2 - Edição do BIOS

Já com os clocks e tensão definidos, vamos editar o BIOS da placa de vídeo de modo que o overclock seja permanente. Executem o GPU-Z, como mostrado na screen abaixo cliquem no botão e façam o dump do BIOS, salvando o arquivo XXX.BIN. Logo após, renomeiem este arquivo para a extensão XXX.ROM. Executem agora o Fermi BIOS Editor, abram o BIOS salvo e façam a edição dos clocks como mostrado abaixo. É recomendado deixar marcada a caixa "linking", assim o próprio programa faz os demais ajustes necessários.

No primeiro quadro temos o shader clock, no segundo o memory clock, basta deixá-los exatamente como você havia configurado no nVidia Inspector.

Do lado esquerdo temos o ajuste de tensão. Se no overclock você não alterou as voltagens não é necessário mexer aqui, do contrário ajustem ambas as caixas marcadas para a entrada 3.

test2g.png

Na aba "voltage settings" iremos editar a tensão da entrada 3, basta colocar o valor utilizado no nVidia Inspector. Lá em cima, em "Max table voltage" podemos configurar o máximo de tensão disponível para overclock, que no caso da GTX 470 é 1.212v. É ali que desbloqueamos a máxima tensão definida pelo fabricante. Mexa nisto somente se tiver CERTEZA do que está fazendo.

test3f.png

Com o FBE tmb é possível desbloquear o fan e deixá-lo a 100%, mas como minha placa não é uma GTX 460 / GTS 450 esta aba não aparece aqui.

Se ficou tudo certo até aqui, basta salvar as modificações e pular para a parte 3 do tutorial. Já se você quer desbloquear a máxima rotação do fan ou sua placa não possui suporte pelo Fermi BIOS Editor, seguiremos agora com o programa NiBiTor.

Abram o NiBiTor, em "file" carreguem o BIOS. Na aba "Temperature" teremos o campo "min" e "max" para rotação do fan. Caso já não esteja, recomendo deixar o mínimo em 30% e o máximo em 100%.

test4z.png

Para alteração dos clocks iremos clicar lá em cima em "Tools" e escolher "Fermi Clocks". Perceba que a liberdade que o NiBitor lhe dá pode trazer confusão, pois TUDO pode ser editado, mas isto NÃO é recomendável.

Vamos editar basicamente a seção 12 e 15, onde 1850 é o campo memory clock e 1500 o shader clock. Vocês vão editar conforme os valores estáveis que atingiram no nVidia Inspector. Apliquem as alterações antes de sair.

É necessário tmb aplicar um valor delta para o shader, caso não saibam qual valor colocar em sua placa façam esta edição pelo FBE pois ele mesmo já calcula isso.

test5y.png

Para alteração das voltagens vamos novamente em tools e clicamos em "Fermi Voltage". Em "settings 3" iremos colocar a tensão utilizada em nosso over, nas duas caixas. Lá em baixo, em P12 e P15 iremos mudar os valores exatamente para "settings 3".

Percebam que lá em cima podemos mudar a tensão máxima para nossos testes de overclock. CUIDADO aqui, só mexa caso saiba o que está fazendo.

Novamente, apliquem as alterações antes de sair.

test6.png

Após todos os ajustes, basta ir novamente em file e salvar o BIOS.

Parte 3 - Carregando o BIOS editado na placa de vídeo.

Aqui não tem muito mistério caso tenha feito todo o restante com atenção e cuidado. Recomendo baixar o nVFlash para Windows, funciona em qualquer plataforma, seja 32 ou 64 bits. Peguem o BIOS editado e "arrastem e soltem" em cima do nvflash. Vai abrir um prompt de confirmação, basta apertar Y e esperar até que o prompt feche sozinho. Agora é reiniciar a máquina e tudo terminado!

test7i.png

Caso prefira fazer pelo DOS será necessário criar uma mídia bootável (CD/DVD, pendrive, disquete, etc) com todos os arquivos contidos no .ZIP do nvflash, além do seu BIOS editado. Já no prompt basta digitar "nvflash.exe meu_bios_editado.rom" e logo após confirmar o processo com Y. Espere até que a atualização tenha terminado e reinicie a máquina.

Não esqueçam, a extensão do arquivo deve ser renomeada para ROM, BIN o nvflash NÃO reconhece e fecha a aplicação.

Qualquer dúvida, sugestão ou comentários são bem vindos! Se necessário editarei novamente este tópico para o acréscimo de informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, só pra servir de parâmetro para quem quiser fazer overclock na GTX 460 768MB, o meu over nas duas placas do SLI é o seguinte: Core 875 - Sahder 1750 - memórias padrão e Vcore em 1025, as placas ficam 24h em 100% no Folding@Home, super estáveis, tentei ir além mas não ficou bom por muito tempo. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, valeu pelo tópico!!

Percebi no Print da sua tela que a temperatura da sua GTX 470 não passou dos 88º. Seu gabinete é igual o meu, queria saber em que locais você instalou vetoinhas, e se instalou, qual o modelo? Eu coloquei uma na tampa lateral e uma na frente e liguei direto no plugue de 12V da fonte pra ficar sempre em rotação máxima, mas com over aqui chega nos 97º com temperatura ambiente de 26º, será que é normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Cara, valeu pelo tópico!!

Percebi no Print da sua tela que a temperatura da sua GTX 470 não passou dos 88º. Seu gabinete é igual o meu, queria saber em que locais você instalou vetoinhas, e se instalou, qual o modelo? Eu coloquei uma na tampa lateral e uma na frente e liguei direto no plugue de 12V da fonte pra ficar sempre em rotação máxima, mas com over aqui chega nos 97º com temperatura ambiente de 26º, será que é normal?

Para tirar o print eu deixei o programa rodando apenas 44 segundos. Nos meus testes de stress a placa não passou dos 93ºC com o fan em 100%.

Em jogos chega no máximo em 85ºC, com o fan controlado pelo driver.

No meu gabinete tenho apenas o fan traseiro original e um Akasa 120mm com leds azuis na parte frontal.

Deixei meus dois HDs dispostos de forma que haja refrigeração eficiente para a VGA.

No seu caso vai depender da tensão utilizada, velocidade do fan, clocks, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o tópico...realmente esse OCCT leva a vga ao limite, instalei ele aqui e deixei fazendo teste na vga por 10 min, nao deu erro nenhum, mas a temp da GPU chegou a 97ºC e fan em 77%....a fan esta automatica, como você falou sera que deixando ela a 100% nao vai chegar a essa temp? em jogos ela chegou a 84ºC, a minha vga e a evga GTX 460 modelo exaustor. essa alta temp é normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pessoal, não tenho over na vga, quero apenas testa a estabilidade dela por ser nova. Posso usa somente o OOCT + EVGA precision para medir as temperaturas? Para isso, tenho que coloca o fan a 100%?
Pode sim, sem problemas. O fan em 100% é mais para precaver, principalmente se o usuário está fazendo over e aumentando a tensão.
Muito bom o tópico...realmente esse OCCT leva a vga ao limite, instalei ele aqui e deixei fazendo teste na vga por 10 min, nao deu erro nenhum, mas a temp da GPU chegou a 97ºC e fan em 77%....a fan esta automatica, como você falou sera que deixando ela a 100% nao vai chegar a essa temp? em jogos ela chegou a 84ºC, a minha vga e a evga GTX 460 modelo exaustor. essa alta temp é normal?
Depende de muita coisa, você não falou se tá fazendo over na VGA, se aumentou a tensão, etc...

Mas como respondido acima, o melhor é fazer este tipo de teste com a fan em 100%, em jogos dificilmente a placa é tão estressada daí pode deixar o fan em automático.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Amigos, seguem os meus resultados depois de 30 minutos com o OCCT: (SEM OVER) 720/900/1440

Temperatura ambiente: 30º

FPS= 108,7

Erros= 0

Temperatura= 64º

Fan= 100% (Turbina de avião) rsrsrsrsr

Por favor avaliem meu resultado.

Com esta placa, temp ambiente e sem over, tá muito bom.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Phoenyx qual é a proporção do clock da memória para os outros clocks? Como eu venho dizendo a minha gtx 460 está a 800/1600/1955 sem nenhum erro e não passa dos 64º, outra coisa que quero saber é se o teste do OCCT tem a necessidade de rodar na resolução nativa do monitor, porque eu sempre apliquei o programa na nativa por precauçao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Phoenyx qual é a proporção do clock da memória para os outros clocks? Como eu venho dizendo a minha gtx 460 está a 800/1600/1955 sem nenhum erro e não passa dos 64º, outra coisa que quero saber é se o teste do OCCT tem a necessidade de rodar na resolução nativa do monitor, porque eu sempre apliquei o programa na nativa por precauçao
Como assim? Não entendi direito a sua pergunta, poderia reformulá-la?

Bom, a maioria dos programas para overclock dividem o clock de memória por 2 para dar o valor real, mas isto não se aplica a memórias GDDR5 já que as mesmas operam com 4 pulsos por clock e não 2 como as GDDR3.

No seu caso sua VGA está operando em 800/1600/977 (977x4=3908MHz).

O GPU-Z é um dos únicos programas que mostra o clock real das memórias.

Fora isso as memórias não estão amarradas a nada, diferente do core e shader. A não ser que você esteja falando do tempo de acesso do chip. Desde a GTX 460 até a GTX 570, e talvez a GTX 580 (tenho que confirmar nos reviews) possuem chips Samsung GDDR5 de 1ns, isto significa que foram projetados para trabalhar a 4GHz (1x4). Na série GTX 4xx isto não ocorre perfeitamente muito provavelmente por conta do consumo elevado do GPU, daí a nVidia baixou a tensão e clock dos chips para balancear.

Pode rodar o OCCT em qualquer resolução, o que vai variar é o framerate somente, já a utilização do GPU não se altera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, fixei meus clocks sem erro agora no OCCT. 750/1500/1700 e 1.000V no Core. Se eu subir a velocidade das memórias da erro. Não consegui instalar a Bios modificada usando o nVFlash para windows, quando arrasto e solto a tela some e nada acontece.. semana que vem eu tento atualizar pelo nVFlash do DOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
bem, fixei meus clocks sem erro agora no OCCT. 750/1500/1700 e 1.000V no Core. Se eu subir a velocidade das memórias da erro. Não consegui instalar a Bios modificada usando o nVFlash para windows, quando arrasto e solto a tela some e nada acontece.. semana que vem eu tento atualizar pelo nVFlash do DOS.
750MHz com 1v no core? Tá muito bom. Aqui pra estabilizar em 750MHz tenho que meter 1.075v, mas as memórias ficam no patamar da GTX 480. Isto vai variar de acordo com a placa mesmo, esta série 4xx é muito imprevisível.

Renomeou a extensão do BIOS de BIN para ROM?

Baixou qual versão do nVFlash? Eu utilizei a última para Windows, 5.95.0.1, sem erros. Ela só não suporta as GTX 5x0.

Qualquer coisa vai nas propriedades do nvflash, compatibilidade, e marque executar como adm.

Edit: Se alguém precisar depois eu monto um passo a passo fácil para dar boot pelo pendrive e fazer a operação por DOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esta placa, temp ambiente e sem over, tá muito bom.

Muito obrigado Phoenyx! E parabéns pelo tópico. Vai ajudar muita gente. Não gosto de fazer over em peças novas, por isso fiz os testes em stock. Só pensarei em fazer quando a placa sair da garantia e eu já tiver outra em vista :D.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
tenho uma zotac gtx 460 e não consigo desbloquear o fan que fica no máximo em 70% mesmo com a temperatura fritando em 96°

tentei aqui com evga precision e o msi afterburbner e nada...fui no site da zotac e não achei bios pra baixar só o drive mais recente (260.99) que já instalei aqui

Basta seguir os procedimentos descritos no tutorial. Lembrando que é por conta e risco de cada um, na dúvida não mexam no BIOS da placa.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basta seguir os procedimentos descritos no tutorial. Lembrando que é por conta e risco de cada um, na dúvida não mexam no BIOS da placa.

valeu amigo...fiz a pergunta pois achava que tinha algum jeito de liberar 100% do cooler sem ser por biosmod...quando descobri que não fiz aqui o biosmod seguindo seu tuto e correu tudo bem (até achei bem fácil pois até anteontem eu nem sabia que era o tal do biosmod)...parabéns pelo tópico

só que...

mesmo com o cooler em 100% a vga ainda está batendo nos 93° aqui quando testada no OCCT...botei um fan frontal no gabinete pra jogar ar pra dentro e não mudou nada, não sei mais o que fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
valeu amigo...fiz a pergunta pois achava que tinha algum jeito de liberar 100% do cooler sem ser por biosmod...quando descobri que não fiz aqui o biosmod seguindo seu tuto e correu tudo bem (até achei bem fácil pois até anteontem eu nem sabia que era o tal do biosmod)...parabéns pelo tópico

só que...

mesmo com o cooler em 100% a vga ainda está batendo nos 93° aqui quando testada no OCCT...botei um fan frontal no gabinete pra jogar ar pra dentro e não mudou nada, não sei mais o que fazer

Fan a 100% = ~5000rpm. Em quanto tá chegando aí?

Tá usando software pra testar o fan manualmente a 100%? Se não, use e fale se deu diferença.

----------

Pessoal, parece que o novo GPU-Z tem um bug pra fazer o dump do BIOS das 4xx, o tamanho do arquivo gerado é errôneo, curiosamente do mesmo tamanho dos BIOSes das 5x0. Parece que consertaram uma coisa e melaram outra, então usem a versão 4.8 destacada lá no início do tópico até que o erro seja corrigido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fan a 100% = ~5000rpm. Em quanto tá chegando aí?

Tá usando software pra testar o fan manualmente a 100%? Se não, use e fale se deu diferença.

----------

Pessoal, parece que o novo GPU-Z tem um bug pra fazer o dump do BIOS das 4xx, o tamanho do arquivo gerado é errôneo, curiosamente do mesmo tamanho dos BIOSes das 5x0. Parece que consertaram uma coisa e melaram outra, então usem a versão 4.8 destacada lá no início do tópico até que o erro seja corrigido.

o maxi aqui foi 3870rpm, mas tanto no msi afterburner qto no evga presision (e tb em outro software "porco" que veio no cd de instalação da vga) tá marcando 100% (antes do biosdate só marcava 70%)

qto ao gpu-z eu usei o 4.9 e a bios foi salva com 63,9 Kb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

750MHz com 1v no core? Tá muito bom. Aqui pra estabilizar em 750MHz tenho que meter 1.075v, mas as memórias ficam no patamar da GTX 480. Isto vai variar de acordo com a placa mesmo, esta série 4xx é muito imprevisível.

Renomeou a extensão do BIOS de BIN para ROM?

Baixou qual versão do nVFlash? Eu utilizei a última para Windows, 5.95.0.1, sem erros. Ela só não suporta as GTX 5x0.

Qualquer coisa vai nas propriedades do nvflash, compatibilidade, e marque executar como adm.

Edit: Se alguém precisar depois eu monto um passo a passo fácil para dar boot pelo pendrive e fazer a operação por DOS.

Fiz um teste mais prolongado e deixei o OCCT rodando por 40 minutos e deu erro em 3 pixels, então eu subi o vCore para 1.012v e agora estabilizou de vez, deixei o OCCT rodando por uma hora (a GPU chegou em 100º). Jogando fica geralmente em 80º. O que não da pra subir aqui são as memórias, se eu passar de 1700 da um monte de erros logo de cara. Você sabe se existe relação entre o clock das memórias com a tensão da GPU?

Sim, alterei de .BIN para .ROM

O nvflash que baixei foi 5.95.0.1 para windows, mesmo que o seu. Ainda tentei instalar através do Windows 7 32bits e não também não aconteceu nada, assim como no 64bits.

Sobre o GPUZ, a versão 4.9 além da não abrir no Win 7 x64 aqui (testei no x32), realmente salva o arquivo da BIOS com tamanho diferente do real (arredonda para 65k) ai quando a BIOS é aberta no Fermi Bios Editor, da erro no checksum. Com a versão 4.8 funciona na boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um teste mais prolongado e deixei o OCCT rodando por 40 minutos e deu erro em 3 pixels, então eu subi o vCore para 1.012v e agora estabilizou de vez, deixei o OCCT rodando por uma hora (a GPU chegou em 100º). Jogando fica geralmente em 80º. O que não da pra subir aqui são as memórias, se eu passar de 1700 da um monte de erros logo de cara. Você sabe se existe relação entre o clock das memórias com a tensão da GPU?

Sim, alterei de .BIN para .ROM

O nvflash que baixei foi 5.95.0.1 para windows, mesmo que o seu. Ainda tentei instalar através do Windows 7 32bits e não também não aconteceu nada, assim como no 64bits.

Sobre o GPUZ, a versão 4.9 além da não abrir no Win 7 x64 aqui (testei no x32), realmente salva o arquivo da BIOS com tamanho diferente do real (arredonda para 65k) ai quando a BIOS é aberta no Fermi Bios Editor, da erro no checksum. Com a versão 4.8 funciona na boa.

Vou dar essa dica novamente, não recomendo fazer over nas memórias da VGA sem ver o datasheet delas e saber o limite estabelecido pelo fabricante, a maioria das VGAs com defeito é na parte das memórias, muitos chips para dar problemas e nenhum para fazer a reposição em caso de defeito, já mandei placas com defeitos de artefatos para empresas especializadas e o problema era apenas um chip de memória, não tinha conserto porque eles não conseguiam no mercado para repor.

Conselho, se querem usar a VGA por bastante tempo não ultrapassem o clock das memórias, mesmo porque o ganho em performance é mínimo pelo risco que se corre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!