Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[REVIEW] SONY VAIO VPC-SB15GB/B Intel Core i5-2410M, HD6470m, 4GB RAM, 500GB HD


cheeta

Posts recomendados

  • Membro VIP
Olá pessoal, também comprei o SB25 na saraiva (baita preço).

Estou vendo de trocar o HD por um SSD mas queria saber se colocando um Sata 3 vou ter toda a velocidade ou estaria limitado a interface sata 2 ?

Pretendo deixar o HD de 500 que veio nele no lugar do DVD e colocar o SSD onde o HD esta agora.

De resto estou gostando muito do notebook, achei muito leve !!!

[]s

como você vai fazer isso?

Eu cheguei a ver uma gaveta dessas pra fazer isso, mas não encontrei a venda aqui, só importando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como você vai fazer isso?

Eu cheguei a ver uma gaveta dessas pra fazer isso, mas não encontrei a venda aqui, só importando.

Me deram a dica em outro forum.

http://www.newmodeus.com/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=2_39&products_id=421, e é só importando mesmo.

Sobre o SSD sata 3 fiquei sabendo que nos ultimos updates de bios a Sony (SAFADA) desabilitou a opção de Sata 3.

Aqui neste fórum tem um pessoal que, na coragem, testa bios modificada ao qual habilita esta opção novamente. Claro que é sempre por nossa conta e risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vejam esse forum...

http://forum.notebookreview.com/sony/587951-replacing-optical-hd-ssd-sa-sb-sc-sd-series-1.html

ele também fala sobre SATA2 e 3.

Estou pensando em comprar o Seagate Momentus XT 750Gb, que é SATA3. Vou esperar e ver o preço. Mas não vou colocar o HD original onde está o ODD, porque acho q vai ficar muito pesado.

Os SSD´s ainda estão caros demais no Gb/$.

o link completo é

forum.notebookreview.com/sony/587951-replacing-optical-hd-ssd-sa-sb-sc-sd-series-1.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Me deram a dica em outro forum.

http://www.newmodeus.com/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=2_39&products_id=421, e é só importando mesmo.

Sobre o SSD sata 3 fiquei sabendo que nos ultimos updates de bios a Sony (SAFADA) desabilitou a opção de Sata 3.

Aqui neste fórum tem um pessoal que, na coragem, testa bios modificada ao qual habilita esta opção novamente. Claro que é sempre por nossa conta e risco.

Foi justamente esse que eu vi, mas tem que importar.

vejam esse forum...

http://forum.notebookreview.com/sony/587951-replacing-optical-hd-ssd-sa-sb-sc-sd-series-1.html

ele também fala sobre SATA2 e 3.

Estou pensando em comprar o Seagate Momentus XT 750Gb, que é SATA3. Vou esperar e ver o preço. Mas não vou colocar o HD original onde está o ODD, porque acho q vai ficar muito pesado.

Os SSD´s ainda estão caros demais no Gb/$.

o link completo é

forum.notebookreview.com/sony/587951-replacing-optical-hd-ssd-sa-sb-sc-sd-series-1.html

Interessante, principalmente essa parte desse comentário:

"using the optical drive slot for ssd wont justify the speed. in my sb it runs on sata1 speed and not even sata2. but replacing hdd with ssd gives the full sata3 600MB/sec. taking off hdd off SA shud be same as SB. chk the SB/SA thread first page for details."

Ou seja, o conector sata usado pro driver de dvd só funciona em sata 1, pra um hd usado exclusivamente para armazenamento isso não é um problema, mas se for usar para instalar programas é.

E pelo jeito ele já funciona sem problemas em Sata 3 sem precisar de bios modificada, o tópico da bios modificada pelo menos é bem antigo, de abril se eu não me engano, bios oficial de acordo com esse comentário já trouxe essa funcionalidade de volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Dante003.

Vendo o forum http://forum.notebookreview.com/sony-owners-lounge-forum/563759-official-sony-sb-sa-sc-sd-series-owners-thread-494.html eu estou na dúvida se a bios 2085 ''ressuscita'' Sata3 no HDD.

estou pensando em entrar lá e perguntar a eles.

É bom ter bios atualizada. Mas se o p/ isso vier perda de velocidade, é melhor não atualizar. Coisa bizarra...

Alguém atualizou a Bios depois de ter colocado SSD ou HD Sata3? Os 6GB/s ficam disponíveis (dá p/ ver no Vaio Center)??.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pois é, Dante003.

Vendo o forum http://forum.notebookreview.com/sony-owners-lounge-forum/563759-official-sony-sb-sa-sc-sd-series-owners-thread-494.html eu estou na dúvida se a bios 2085 ''ressuscita'' Sata3 no HDD.

estou pensando em entrar lá e perguntar a eles.

É bom ter bios atualizada. Mas se o p/ isso vier perda de velocidade, é melhor não atualizar. Coisa bizarra...

Alguém atualizou a Bios depois de ter colocado SSD ou HD Sata3? Os 6GB/s ficam disponíveis (dá p/ ver no Vaio Center)??.

Eu já recebi meu notebook, atualizei a bios, mas ainda não comprei o SSD para poder testar, só irei comprar depois que vender meu notebook anterior.

Mas espero que funcione normal mesmo, de qualquer jeito, mesmo em Sata 2, os SSDs tem uma velocidade incrível, já que a grande vantagem deles é o tempo de acesso, não sei se a taxa de transferência em si faria tanta diferença no uso final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Demorei pra voltar aqui, mas voltei.

Respondendo as perguntas...

Sim allancp, é exatamente esse do link que postou. O meu é o SD28, dizem que é melhor, o pessoal cobra mais caro. Eu não sei a diferença.

Como já responderam, o HD faz tudo sozinho usando o SSD para o q você mais precisa. Tem uma partiçao só. Analisei uns testes na internet de um SSD e o Momentus XT de 750gb (8gb SSD), e a diferença de tempo nao está estão grande assim. Quem quer espaço para armazenar e velocidade, ele é uma boa opção. Fiquei sabendo através de um amigo hoje que lançaram a versao com 8gb SSD, deve ser super rápido, mas no ebay, o de 500gb ta saindo uns 160 dolares + 30 de frete (mais o fato de possivelmente ser taxado), o mesmo preço q aqui no ML. Nem quero imaginar quanto vai sair o de 750gb... Ainda mais com o dólar assim. Recomendo muito este HD pra quem gosta de velocidade. Vale cada centavo.

Comprei com esse aqui, o mais barato q consegui no ML. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-211685874-hd-seagate-momentus-xt-500gb-7200rpm-sata-3gbs-32-mb-_JM

Galera que comprou o note e fez a troca do HD pro Momentus Xt .. é tranquilo de fazer ?

como procedo para fazer uma imagem do HD original e depois manda pro Momentus ?

Sabem me dizer se eu perco a garantia s eu mudar o HD da máquina ?

Alguém tem um link para algum tutorial para eu mesmo fazer a troca do meu hd ??

Comprei hoje o CA15FB .. estou adorando a máquina .. só quero mesmo fazer a troca do HD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Galera que comprou o note e fez a troca do HD pro Momentus Xt .. é tranquilo de fazer ?

como procedo para fazer uma imagem do HD original e depois manda pro Momentus ?

Sabem me dizer se eu perco a garantia s eu mudar o HD da máquina ?

Alguém tem um link para algum tutorial para eu mesmo fazer a troca do meu hd ??

Comprei hoje o CA15FB .. estou adorando a máquina .. só quero mesmo fazer a troca do HD

Se não tiver nenhum lacre na parte do HD, não tem problema trocá-lo, no caso do meu por exemplo não tem nenhum, só tem que tomar cuidado pra não acabar enviando o hd novo na assistência (caso necessário), ao invés do hd que veio nele.

Para trocar é bem simples, já vá lá para os 5 minutos do vídeo.

Quanto a fazer a cópia do HD, não sei quanto ao momentus XT, mas alguns SSDs vem com um programa pra isso, talvez ele também venha. Qualquer coisa, você pode criar as mídias de recuperação (pelo vaio care se eu não me engano), e usar ele pra instalar no novo hd, vai perder as modificações que você fez no hd, pois será feito uma instalação idêntica de como veio de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não tiver nenhum lacre na parte do HD, não tem problema trocá-lo, no caso do meu por exemplo não tem nenhum, só tem que tomar cuidado pra não acabar enviando o hd novo na assistência (caso necessário), ao invés do hd que veio nele.

Para trocar é bem simples, já vá lá para os 5 minutos do vídeo.

Quanto a fazer a cópia do HD, não sei quanto ao momentus XT, mas alguns SSDs vem com um programa pra isso, talvez ele também venha. Qualquer coisa, você pode criar as mídias de recuperação (pelo vaio care se eu não me engano), e usar ele pra instalar no novo hd, vai perder as modificações que você fez no hd, pois será feito uma instalação idêntica de como veio de fábrica.

Sempre você salvando Dante.

Muito Obrigado cara.

Agora resumindo, é só fazer as mídias de recuperação pelo vaio care e plugar o hd novo, dar o boot pelo cd rom e instalar as mídias que ele vai fazer toda a instalação que vem de fábrica, sem as atualizações que já fiz hoje por exemplo.

É isso certo ?

perfeito, hoje mesmo farei a brincadeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera que tem o note com a placa de video AMD Radeon HD 6470m conseguiu atualizar os drivers da placa pelo site da amd ??

aqui diz que só o pelo Vaio update ..

tentei ver um filme aqui no note e de 15 em 15 minutos dava uma travada no video e voltava .. o mesmo arquivo num outro pc que tenho não travou nenhuma vez ..

até um video do globoesporte.com travou quando eu tava vendo .. mesmo já estando todo carregado .. o mesmo video no outro pc nao trava ..

será que pode ser o drive ?

já instalaei o K-lite Mega codecs que é o mesmo que tenho instalado no outro e não ta adiantando ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Galera que tem o note com a placa de video AMD Radeon HD 6470m conseguiu atualizar os drivers da placa pelo site da amd ??

aqui diz que só o pelo Vaio update ..

tentei ver um filme aqui no note e de 15 em 15 minutos dava uma travada no video e voltava .. o mesmo arquivo num outro pc que tenho não travou nenhuma vez ..

até um video do globoesporte.com travou quando eu tava vendo .. mesmo já estando todo carregado .. o mesmo video no outro pc nao trava ..

será que pode ser o drive ?

já instalaei o K-lite Mega codecs que é o mesmo que tenho instalado no outro e não ta adiantando ..

Você desinstalou/desativou as diversas coisas inúteis que a Sony inclui no notebook?

Aqui, por padrão o notebook veio inutilizável, frequentemente travando mesmo com o simples movimentar do mouse, desinstalando e desativando diversos programas e serviços da Sony melhorou bastante o desempenho, embora ainda não esteja perfeito, para isso terei que fazer uma instalação limpa.

Eu não cheguei a testar nenhum vídeo, mas talvez fazer isso resolva o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você desinstalou/desativou as diversas coisas inúteis que a Sony inclui no notebook?

Aqui, por padrão o notebook veio inutilizável, frequentemente travando mesmo com o simples movimentar do mouse, desinstalando e desativando diversos programas e serviços da Sony melhorou bastante o desempenho, embora ainda não esteja perfeito, para isso terei que fazer uma instalação limpa.

Eu não cheguei a testar nenhum vídeo, mas talvez fazer isso resolva o problema.

Fiquei com receio de fazer isso Dante.

E sobre essa instalação limpa, como eu faria pra instalar todos os drivers depois?

o Note está voando .. não trava em nada, apenas percebi esse travamento vendo o filme. Alias lembrei de um detalhe importante, eu estava executando o filme que estava no HD da meu Desktop pela rede doméstica do windows, pode ter dado algum problema nesse envio através do wireless.

vou fazer um teste hj rodando diretamente do note e ver o que acontece.

Mas mesmo assim gostaria de saber mais sobre essa instalação limpa a qual você se referiu, principalmente como faria para instalar os drivers.

Será que fazendo essa instalação limpa eu conseguiria atualizar a placa de video pelo site da AMD ? até porque o drive que o vaio update disponibiliza é de março de 2011, já o do site da AMD é de novembro ou dezembro deste ano, ou seja, muita mais atualizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fiquei com receio de fazer isso Dante.

E sobre essa instalação limpa, como eu faria pra instalar todos os drivers depois?

o Note está voando .. não trava em nada, apenas percebi esse travamento vendo o filme. Alias lembrei de um detalhe importante, eu estava executando o filme que estava no HD da meu Desktop pela rede doméstica do windows, pode ter dado algum problema nesse envio através do wireless.

vou fazer um teste hj rodando diretamente do note e ver o que acontece.

Mas mesmo assim gostaria de saber mais sobre essa instalação limpa a qual você se referiu, principalmente como faria para instalar os drivers.

Será que fazendo essa instalação limpa eu conseguiria atualizar a placa de video pelo site da AMD ? até porque o drive que o vaio update disponibiliza é de março de 2011, já o do site da AMD é de novembro ou dezembro deste ano, ou seja, muita mais atualizado.

Os drivers tem que baixar do site da Sony, e pelo jeito tem uma ordem mais ou menos certa para instalar eles pra funcionar.

Ainda não cheguei a fazer isso, por isso não sei todos os detalhes, farei só quando comprar um ssd.

Quanto a instalar o driver pelo site da amd, acho difícil, devido a forma como ocorre a troca de placas de vídeo no notebook, creio eu que isso faz com que somente os drivers disponibilizados pela própria Sony funcionem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem colocou um novo pente de memória: pode ser qualquer um de 1333mhz ou preciso dar uma olhada nos timings?

Eu também tenho um problema com VGA/Modo speed e alguns monitores. No modo de stamina ele funciona sem problema, mas no modo speed parece ter algum problema de frequência, a tela ficar "ondulando", distorcendo. É leve, não muda efetivamente a imagem. Imagino que como só dá com o speed, deve ser algo com a 6470.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera to tentando fazer os discos de recuperação do note pelo Vaio Care, só que estou encontrando problemas.

Hora ele diz que a midia (que é um DVD-R da sony) não está em branco ou não é compatível, hora ele diz que o não enxerga o drive de dvd.

O drive de DVD está normal, no gerenciador de dispositivos não há nenhum problema, consta que o drive está instalado e rodando normalmente e isso se comprova pois toda vez que coloco um DVD ou CD ele é lido automaticamente.

Eu reparei uma coisa, sempre que entro no Vaio Care e clico pra fazer os discos de recuperação aparece um drive no windows explorer chamado Recovery, e nele estão todos os arquivos que deveriam ser copiados para os DVDs, alguém sabe o que ta acontecendo ? Poderiam me auxiliar de alguma forma ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu sb25 não tá rodando liso os vídeos 720p e 1080p na minha tv full hd... tanto na integrada quanto na dedicada. Problema simples de driver?

Tem o Ç? porque nos sites as fotos mostram q não.

Valeu!

Olá pessoal, também comprei o SB25 na saraiva (baita preço).

[]s

Quanto? Estou monitorando esse e o sb35 porém tá mais salgado. Alguém comprou na saraiva a R$1800,00 e agora lá o preço disparou.

A loja Sony é ridícula. Preços iguais p máquinas diferentes e por aí vai. Aguardando contato da Sony.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera, passei o dia pesquisando, li toda a discussão aqui hoje e comprei o sony sb25 no efacil.com.br por R$ 1880,01, (utilizei um cupom de desconto, se alguém precisar é só digitar rca-26878) achei muito bom o preço, já estou fazendo as contas para comprar o SSD e a memória RAM vai ser fácil de colocar mais um pente.

Lendo vários comentários, não consegui ter certeza se a porta dele é SATA II ou III, vocês saberiam me falar?:confused:

Boa Noite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, adquiri recentemente este notebook e gostei bastante a princípio, porém gostaria de saber se a inclusão de memória no mesmo invalida a garantia.

Caso não invalide, é tranquilo inserir a memória? Qual a memória que os usuários que expandiram recomendam que eu compre?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu conheço uma pessoa que tá interessada em comprar o SB35 e retirar o drive de CD/DVD pra deixá-lo mais leve. Eu tenho um SA35 e ele ainda acha pesado, mas não tem dinheiro para comprar um ultrabook (claro). Eu vi que tirar o drive de disco parece que faz perder a garantia, mas alguém já fez e/ou acha que vale a pena comprar um "caddy" para hd mas deixá-lo vazio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai galera beleza?

Comprei hoje um pente de memória Kingston 4GB e coloquie no sb25

com o dual chanel ele ficou bem mais rápido, ainda estou desinstalando o monte de inutilidades da sony.

R$ 75, muito bem gastos.

agora vou juntar uma grana pro ssd.

se alguém colocar conta pra nós como ficou.

se alguém precisar eu tirei foto dos chips de memória onboard.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!