Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calcular o consumo de uma fonte com amperímetro. É possível?


caioattili

Posts recomendados

Boa noite!

O título é meio auto-explicativo, mas a minha dúvida é a seguinte:

Tem como eu calcular o consumo de energia em Watts de um aparelho eletrônico, usando apenas um alicate amperímetro e um multímetro?

Sei que para cargas puramente resistivas isso é possível usando a mais básica das fórmulas (P=U.I), mas para o caso de uma fonte de computador por exemplo? Onde entra o fator de potência neste cálculo?

Á propósito, eu já fiz o teste hoje com um multímetro e um alicate amperímetro para verificar o consumo de um aquecedor simples e o resultado (P=U.I) bateu certinho com a potência do aquecedor. Já fazendo o mesmo teste em 2 computadores (um com fonte de PFC ativo e o outro com uma fonte genérica bem velha), os resultados com certeza deram errado, pois o consumo ficou muito baixo (48,2W para o primeiro e 0W para o segundo)...

Desde já, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dá para fazer sim em duas condições..

1) Se seu medidor fizer a medida da potência útil ou no mínimo se ele medir True RMS

2) Se sua fonte tiver PFC ativo..

Medidores com leitura True RMS quer multímetro ou amperímetros alicate são um tanto caros..

Quando a fonte tiver PFC ativo e a demanda for superior a 100 Watts o comportamento da corrente é bastante similar às cargas resistivas.. Ai a medida de corrente x tensão dá potência mesmo..

O mercado já oferece ótimos medidores de potência tanto para 110, como o Kill-a-Watt quanto Full Range, como o JNX-2000A, esses dai:

Kill-a-Watt_JNX-2000A.jpg

Tenho ambos e ambos são muito bons e fáceis de operar medindo muito bem potência com corrente de até de 15 Amperes..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, muito obrigado pela resposta!

Dá para fazer sim em duas condições..

1) Se seu medidor fizer a medida da potência útil ou no mínimo se ele medir True RMS

Medidores com leitura True RMS quer multímetro ou amperímetros alicate são um tanto caros..

Entendi. O que eu usei com certeza não faz nada disso... Usei um alicate amperímetro básico...

2) Se sua fonte tiver PFC ativo..

Quando a fonte tiver PFC ativo e a demanda for superior a 100 Watts o comportamento da corrente é bastante similar às cargas resistivas.. Ai a medida de corrente x tensão dá potência mesmo..

Uma das fontes que eu testei (uma "boa" e velha OCZ500SXS2, que é a do meu computador) tem PFC ativo e mesmo repetindo o teste e reaplicando o cálculo, o consumo do meu computador outra vez deu menos de 50W, isso rodando um jogo que exige 100% da minha VGA (AMD HD5750)... Será possível que está consumindo só isso de energia mesmo??? Se for, meus conceitos de consumo de energia de um computador precisam ser revistos urgentemente! :eek:

O mercado já oferece ótimos medidores de potência tanto para 110, como o Kill-a-Watt quanto Full Range, como o JNX-2000A, esses dai:

Estou de olho nesses dois medidores... Só esperando uma boa oportunidade pra comprar um deles, de preferência o JNX-2000A...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!