Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Que componente seria esse? e outras dúvidas sobre.


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal.... Eu sempre fui um dos defensores de que muitas mobos com 3 pinos regulavam, sim, a rotação de seus fans...e porque? porque nas minhas mobos, os de 3 pinos sempre alteraram suas velocidades

buenas, agora estou com um antec kuhler 620, cujo fan possui 3 pinos, e ele não passa de 1400rpm.

E o fan, que tenho desde os tempos da minha m2n x plus, do athlon X2 6000+ esse também é tres pinos e, mesmo ligado nos extensores do gabinete, ele altera a velocidade:eek:

Quem não sabe, o bx 500 tem extensores para fans, mas esses extensores são ligados em 5volts. só que esse fan, ligado nos extensores, chega a 4000rpm brincando, basta que por ele passe ar quente. um isqueiro ao lado dele já faz o bicho voar.

vejam o vídeo, formato 3gp (tá no skydrive)

https://pf65hq.bay.livefilestore.com/y1pSlL96pd_1bdG0XihY4fPmJs8ILGDp4TuT8h2pAbBuoQc8ODwfszDceTUhDmEZqMrF91GuXwTMJ7c4v7KznFShHL0PL1xPTO2/MOV00011.3gp?download&psid=1

então, olhando bem ele, eu vejo um componente, que não vi em outros

dscf5419t.th.jpg

dscf5418x.th.jpg

dscf5421m.jpg

Uploaded with ImageShack.us

então o que eu entendi.... ele deve ter um circuitinho pwm dentro, visto que ligando mais um fan nele, com + e -, ambos alteram as rotações.

e esse circuito pwm é controlado por esse termistor. Então, mesmo em 5V, ele sobe a rotação por pwm.

lembrando:

a rotação é lida pela mobo, mas.... nada é alterado a nivel de rotação, prova disso é que com o isqueiro, também altera, mesmo ligado nos extensores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei se o fan tem um PWM ou regulador linear internamente, mas o fato é que esse regulador só vai mesmo é ajustar a tensão do fan ou chavear em PWM de modo a que o fan fique em sua máxima rotação ou menor que essa máxima. Nenhum desses nem tampouco o termistor que mostraste vai levantar as rotações do fan acima do que sua máxima rotação, dado de projeto fisico/elétrico do mesmo...

Esse seu fan dai tem uma especificação de projeto de alcançar rotação de 4.300 RPM. Desse modo, se aquecer o termistor, ele sentindo que está muito quente, libera, por PWM ou regulador linear todos os 12 Volts para o fan. Se esfriar abaixa a rotação...

O que não vais conseguir é num fan que foi contruído para operar a 12 Volts com 1.400 RPM, aumentar a rotação do mesmo, e podes colocar PWM, regulador linear, motor de popa, um kilo de termistor, óleo de beringela, o que quiseres.. A máxima dele será de 1.400 RMP..

Isso tudo se alimentado em 12 Volts...

Como tudo te tolerância, veja ai na tabela do seu fan, ele tolera até 13,8 Volts nominais sobre ele.

DadosdofanAFB0712HHB.jpg

Em se colocando 13,8 Volts nele, vai rodar acima dos 4.300RPM

É um OverVoltage no fan.. Mas isso independe do termistor.. Não é o teristor que aumenta a rotação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pois é faller, daí minha dúvida. Como eu disse acima eu ligo ele nos extensores que tem no gabinete, que não alimentam com 12v e ele sobe as velocidades dos fans também. não saberia te precisar rotação, visto que nos extensores não tenho leitura

mas, se viu o vídeo, a rotação sobre muito acima dos 4.000 rpm. Já trabalhei com esse fan a 6150rpm.

Buenas, com o componente sendo um termistor, vou mais adiante, gostaria de usar em alguns pwm esse componente.

Essa imagem que postou...de onde tu conseguiste dados do fan?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Buenas, com o componente sendo um termistor, vou mais adiante, gostaria de usar em alguns pwm esse componente.

Essa imagem que postou...de onde tu conseguiste dados do fan?

Usar um termistor por usar, somente ele, que é um reistor cuja resistência varia conforme seu quecimento, de b=nada vai adiantar, só atrapalha. Ele tem de ter um circuito eletrônico associado ao mesmo..

Os dados tirei colocando o modelo do mesmo, no tio Gogle ( AFB0712HHB )

O primeiro resultado que veio foi o PDF co dedos desse fan..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!