Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tópico Central - Overclock em Radeon X1600/X1650


Neobr10

Posts recomendados

Seguinte galera, estou com uma X1600Pro aqui, ela tem 500 no core e 405 nas memorias, mas como ela é dual RAMDAC então ela tem 810 efetivos, e estou kerendu ganhar alguns fps, cerca d 3 ou 5 fps, no COD2 e nu GRAW. estou usando o ATi tool pra fazer meu overclock, alias, muito bom esse programa, tem td q eu queria, eu estava até achando estranho quando eu estava usando o ATi Tray tools, não aparecia a opcao pra monitorar temperatura, achei q a minha placa não tinha e aí quando peguei esse excepcional programa eu consegui monitorar minha temperatura.

Bem, é o seguinte, eu usei aquela opcao find max core, e ele foi rodando, e aumentando, e aumentandu, até q quando chego a cerca d 620, os artefatos comecaram a aperecer, mas para minha surpresa o programa não paro d aumentar, e continuo aumentandu e os artefatos aumentaram muito, aquele cubo no ATi Tray tools fico cheio d formas amarelas, os artefatos, até chegar mais ou menos aos 650 e a tela comeco a tremer, fiquei com medo e desliguei o PC. não sei se isso é normal no ATi tools, mas não dexei o programa rolar o max core até o final. No find max mem, eu não tive muita sorte, e com clock um pouco acima os artefatos já comecam a aparecer, e como eu ouvi muitos relatos em foruns d overclock q as memorias dela realmente não se alcanca um bom over eu preferi deixar como estão. Mas no core eu dexei em 560 ontem, e até agora tá rodando perfeito, e eu estou jogando direto.

Bem galera, gracas ao ATi tools eu consegui aumentar a velocidade do cooler, pois descobri lá q ele estava rodandu a apenas 39%, então eu usei uma opcao nu programa no qual acima dos 50 graus o cooler gira a 80% e acima dos 60 graus o cooler gira a 100%, isso pra diminuir a temperatura.

Bem galera, então eu estou direto monitorando a temperatura com over no core d 500 pra 560, e por enquanto, acho q tá muito boa, jogandu não passa dos 65 graus, mas costuma ficar mais ou menos entre 62 a 63 graus. O q eu ouvi foi falar, mas gostaria q alguem confirmasse, é q acima dos 80 graus já é muito perigoso. Verdade isso?

E outra coisa, o meu objetivo com esse over é chegar aos 600 no core, as memo vou deixar intacta, com a temperatura q eu citei acima, será se dá pra aguenta os 600? Detalhe q no ATi tools, quando eu colocou em 600 e colocou scan for atifacts, fica normal, sem nenhum artefato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara qual versão do ati tools c ta usando? Pois aqui não mostra temperatura nem velocidade do fan, muito menos opção pra mudar hehe.

Não usa essa opção de achar automaticamente pois é maluca, pelo menos nas nossas placas por enquanto.

Vai manualmente e procurando artefatos, quando achar artefatos reduz um pouco e ta beleza. Como a sua tá fria pode usar os 600 de boa. Aqui eu ponho 418.5 nas memos, mais que isso da artefato.

No gpu faz mais de 600, mas acho que ela ta esquentando muito e as vezes depois de um tempo jogando da pau e o catalyst reseta os clocks pois ele tem aquele sistema de segurança. Daí reduzi pra 590 pra jogar e vou ver se agora fica tranquilo.

Queria achar essa opção do fan pra esfriar mais ela, vai ver a minha não tem sensor. Qual a marca da sua? Aminha é essa powercolor da assinatura.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

aê galera , se eu não me engano o clock de uma x1600 pro deveria ser até razoável...

mas os clocks da minha , vieram muito baixos :tantan:

eu acho que eram pra ser de 600 mhz para o core e de 700 a 800 mhz de memoria

:muro: Mas os da minha estão em 506/250 !!! :muro:

ai eu queria saber se eu poderia fazer um overclock sem que ela entrasse em esforço , já que os clocks originais dele são bem mais altos que estes , estou inseguro pois sou iniciante em questão de overclock , e já não sei o que fazer , pois qual a graça de ficar com uma placa que tem um enorme poder de fogo e só quer "dar murros"

Eu já baixei o Riva Tuner , o ATItool , e o ATi Tray Tools , e não sei bem como fazer para eu ter o clock verdadeiro dela

eu já tive uma nvidia FX5500 , que rodava o Need for Speed Most Wanted tudo no maximo 800x600 com uma velocidade aceitavel , mas esta minha aqui, estava no talo , dava até uns trancos,

:blink: Não sei como uma placa com clocks altos pode vir com clocks baixos , será que eu devolvendo e pegando outra igual ela vai vir com os clocks certos ?

:blink: Se não , eu posso aumentar os clocks dela para a velocidade "original" sem ter problemas com temperatura eu instabilidade do sistema ?

valeu galera , espero que possam me ajudar :huh:

ahh , mais uma expecificações

ela é da Connect3d e tem 256mb

meu processador é um athlon 64 3200+

e minhas memorias ram são uma droga , 512mb , mais elas são lentas

será que isto está influindo e muito no desempenho da minha maquina ?

valeu ,espero que respondam , estou angustiado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Tenho uma Radeon X1600Pro 256Mb Sapphire e ontem eu estava fazendo uns teste nela e coloquei ela para rodar a 580/900 com o need for speed most wanted por uns 20 minutos e a temperatura dela ficava na casa dos 85 graus. Eu gostaria de saber ate que temperatura essa placa trabalha normalmente sem eu correr o risco de queima-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 7 meses depois...

pessoal, não sei o que acontece, mas não consigo aplicar overclock na minha placa de video x1600 pro...

aumento o core clock e clico em set clock (tanto no ati tools quanto no ati tray tools) e ele volta ao default

drivers atualizados para a versão mais recente

alguem sabe qq é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma ATI X1600Pro igual a sua.

A minha é PCI-Ex.

Para fazer o overclock dela eu alterei a BIOS dela..

Então eu não preciso usar programas para realizar OC..

Da uma procurada como alterar por definitivo o clock dela.

[]s

Amigo, é muito arriscado fazer isso que você está falando. Fazer um over definitivo via Bios exige muitos testes com esses programas para saber se a placa vai aguentar ou não, ou seja, se ela não vai gerar artefatos, se a temperatura não vai subir muito, etc.

O colega [email protected] pode colocar um clock que a placa não e aguenta e ela queimar. Eu não entendo muito de ATI, mas entre a seção de problemas e tente esclarecer a sua dúvida por lá.

Espero ter ajudado.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não aumentei muito não.

Foram poucos MHz..

Fique tranquilo que eu já mexo com OC tem tempo...quase uns 5anos..

Antes de realizar tal troca definitiva eu já tinha testado com o powerstrip. Porém não tive problemas como o do amigo. Os clocks só voltavam ao original quando eu reiniciava a máquina.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não aumentei muito não.

Foram poucos MHz..

Fique tranquilo que eu já mexo com OC tem tempo...quase uns 5anos..

Antes de realizar tal troca definitiva eu já tinha testado com o powerstrip. Porém não tive problemas como o do amigo. Os clocks só voltavam ao original quando eu reiniciava a máquina.

[]s

Por isso mesmo eu acho arriscado você sugerir over via Bios para o colega.

você antes de fazer isso, fez testes com o Powerstrip, mas o amigo não consegue fazer nenhum teste, não sabendo exatamente até onde a placa dele pode chegar.

É como eu disse antes: ele pode por um over muito alto e aparecerem artefatos, a temperatura subir demais, etc. podendo até queimar a placa dele.

OBS: mexo com OC a tanto tempo quanto você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

então amigo!! OC vale pra qualquer placa!! nao precisamos fazer um topico expecifico para cada modelo!! a nao ser que ela tenha algum mod!! mais no caso da x1650 você pode fazer o OC usando o topico "global". Na primeira pagina tem um topico destacado sobre como fazer overclock via software ou bios nas placas da ati/radeon..

qualquer duvida poste ou use a ferramente de busca!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Tenho uma humilde x1650 512Mb pure, que pela embalagem renderia 800/600 pelo site da Sappire, porém, o ATI Overdrive original da placa mostra 500/398.:o. Fzendo over pelo sistema automatico ele conseguiu chegar em miseros 628/452 com 52ºC.

Detalhe, tem etiquetas na caixa de uma tal de Livon.

Resumindo, mau negócio hein? Ou alguem conhece uma forma de melhorar mantendo estabilidade do sistema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Opa, tudo bom ai galera? Eu comprei a placa de video descrita acima, e de cara desmontei e peguei o p/n das memorias, samsung K4J5234QC-BC14 com velocidade de 1,4 ns isso peguei no site da Samsung, mas nao tinha nada a respeito do clock, então pesquisando na net achei que sao memorias de 700mhz ddr (1400mhz efetivo correto ?) só q quando fui la ver a velocidade no everest tava lá 574/1368mhz cl/mem e se as memorias sao de 1400mhz isso se o site que vi estiver correto a placa esta trabalhando abaixo do seu limite então resolvi fazer um clock na bios definitivo (devo fazer isso:confused: por favor me auxiliem) no entando o RaBIT me retorna um erro de crc (bios crc is incorrect) e nao achei nehum outro programa que edit a bios o que faço ajuda ai galera:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, tudo bom ai galera? Eu comprei a placa de video descrita acima, e de cara desmontei e peguei o p/n das memorias, samsung K4J5234QC-BC14 com velocidade de 1,4 ns isso peguei no site da Samsung, mas nao tinha nada a respeito do clock, então pesquisando na net achei que sao memorias de 700mhz ddr (1400mhz efetivo correto ?) só q quando fui la ver a velocidade no everest tava lá 574/1368mhz cl/mem e se as memorias sao de 1400mhz isso se o site que vi estiver correto a placa esta trabalhando abaixo do seu limite então resolvi fazer um clock na bios definitivo (devo fazer isso:confused: por favor me auxiliem) no entando o RaBIT me retorna um erro de crc (bios crc is incorrect) e nao achei nehum outro programa que edit a bios o que faço ajuda ai galera:)

Caro colega, não sei se vale a pena arriscar fazer isso por uma diferença tão pequena assim.

Se não te incomodar muito, faça isso por software mesmo.

Se mesmo assim quiser fazer, acredito que esse tópico possa te dar uma luz >> http://forum.clubedohardware.com.br/radeon-overclock-software/81119

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Jedi, valeu pela resposta, você tem razão cara uma diferença tão minima assim de clock. isso pode ser alguma calibragem que o fabricante fez sei lá entre o chip e a memoria, talvez assim possa funcionar com maior armonia entre e chip e as memos acho que vou fazer aguns overs aqui pelo software mesmo que ja vai me deixar feliz :) valeu pela resposta cara!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Jedi, valeu pela resposta, você tem razão cara uma diferença tão minima assim de clock. isso pode ser alguma calibragem que o fabricante fez sei lá entre o chip e a memoria, talvez assim possa funcionar com maior armonia entre e chip e as memos acho que vou fazer aguns overs aqui pelo software mesmo que ja vai me deixar feliz :) valeu pela resposta cara!!!!!!

Só tome cuidado com tua fonte meu caro... sempre bom lembrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá,

Faz pouco que comecei a mexer com overclock e estou com algumas dúvidas a respeito da minha ATI x1600 PRO.

Pelo que eu estava lendo na tabela comparativa de chips da ATI, a x1600 pro deveria ter um clock de memoria de 780 Mhz (390 x2), mas a minha está rodando somente a 270 Mhz segundo o power strip. Eu até conferi pelos nºs que tem nos chips de memoria da placa e tudo indica que a frequencia deveria ser sim os 390Mhz.

Quando eu AUMENTAVA o clock da memoria pra 359Mhz (que é o máximo que o PS me permite), o video apresentava algumas linhas. Eu destaquei "aumentava" porque eu formatei o pc recentemente e atualizei o driver pra ultima versão, e depois disso, qualquer aumento no clock da memoria trava o pc (mesmo que seja 1Mhzinho de nada =P).

Então as minhas dúvidas:

O que será que pode estar baixando tanto o clock da memoria da PV?

Será que o fato de eu não conseguir mais aumentar o clock com o PS é por causa do driver atualizado?

Desde já agradeço a atenção.

Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra constar,

Desinstalei os drivers catalyst originais da ATI e instalei os Drivers Omega.

Agora, usando o ATI Tray Tools consegui setar a memoria aos originais 780Mhz (390x2) e inclusive consegui passar o clock da GPU dos originais 500Mhz pra 575Mhz com estabilidade.

Aparentemente o problema era com os drivers mesmo.

Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Bom galera, queria saber o que posso fazer de over ou qual driver usar pra melhorar o desempenho dessa placa sem sacrificar a estabilidade dela.

Atualmente ela esta em stock com o Omega driver.

a maquina é:

AM2 Athlon 64 3200+ Orleans

ABIT AN52

DDR2 2Gb 667 em Dual Channel

Seventean 350BKV reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usa o atitools e descobre o max find memori e o max find core dela, mas deixa a animação aberta, caso veja algum pontinho amarelo na imagem pare, não deixe passar de 80º durante o processo, quando achar o maximo de core da memoria e da gpu, deixe uns 10 ou 15 pontos mais baixo pra preservar a vga e evitar dores de cabeça, depois jogue algum jogo pra ver se ficou estavel.

O driver, pode usar o catalisty 8.3, pelo que reparei aqui ele ta muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

:-BEER e ae galera!!!!

eu tava querendo uma configuração d over boa pra minha placa!!

eu consegui isso aqui com ela:

Resultados do Benchmark ATI Tray Tools.

Benchmark Finalizado a06 abr 2008 13:06

Device ATI Radeon Graphics Processor AGP (0x71CE)

GPU : 580,50

MEM : 409,50

Pontuação Final =2217,51

__________________________________________________________

Detalhes do Benchmark:

Pass N - Modo Velocidade - Modo Qualidade

Pass N2 - 919 - 184

Pass N3 - 741 - 412

Pass N4 - 612 - 373

Pass N5 - 521 - 293

Pass N6 - 446 - 247

Pass N7 - 407 - 250

Pass N8 - 364 - 203

Pass N9 - 221 - 121

existiria alguma configuração melhor pra ela??

valeu

:aplausos:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!