Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial de Overclock Em Athlon64 socket754 e 939


Visitante

Posts recomendados

O Athlon64 está finalmente no mercado a preços apetecíveis, e já com boas motherboards (Gigabyte, Shuttle, Asus etc). Após encontrar algum tempo disponível, decidi fazer este guia de Overclocking, pois a arquitectura 64bits é diferente da de 32bits, e muitas pessoas não compreendem ou desconhecem como se faz Overclocking neste novo sistema devido a novos termos técnicos introduzidos na bios e mais opções que até á data podem ser totalmente desconhecidos por parte do utilizador. De modo a combater o que vou chamar de ignorância (no bom sentido da palavra), vou tentar explicar tudo da forma mais simples possível e com várias imagens, de forma a toda a gente compreender de uma vez por todas os sistemas Athlon64.

Sistema Usado

CPU Athlon64 3000+ (2ghz, 512kb Cache) Stepping: AEP4AP (1.5v) CAAOC 0402 UPMW

Motherboard Gigabyte K8N Pro (Chipset nFprce3 150) com Vcore, Vdimm e "Vdiodo" Mod

RAM 2x256MB Twinmos PC3200 (Chips BH5) com dissipadores em cobre da Vantec

PSU Enermax 465W Output:+12v,+5v e +3.3v (vio) com 35A em cada Rail respectivamente

Rails modificados: 3.3v (vio) a 3.82v, +5v a 5.6v e finalmente +12v a 12.8v

Cooling "Home-Made" WaterCooling Composto por: Radiador Harrison, Bomba Hydor L2O 700lt/h

e Bloco do ThermalTake AquariusII todo em Cobre.

Sistema Operativo Miscrosoft WindowsXP Professional Corporate (Com SP1)

Overclocking com o programa ClockGen

O ClockGen é um programa para o Windows que nos permite ter acesso às opções da Bios sem necessidade de reiniciar o PC. Podemos alterar diversas opções como o multiplicador, vcore, FSB, frequência do AGP, etc... tudo directamente no Windows!

Aqui está uma imagem do Clockgen no meu Athlon64 a Default...

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.oc-zone.com/files/artigos/oc_a64_lasac/clockgen.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Porque é que vamos utilizar o ClockGen em vez da Bios como sempre usamos? Vou dar-vos duas grandes razões:

1º- No clockGen temos acesso a certas opções indisponíveis na Bios, tal como multiplicadores do CPU!

2º-Não é totalmente seguro usar o clockgen,em muitos casos o excesso de stress causado pelo over pode danificar algum hard ou corromper algum arquivo do windows ou comecar o despejo de memoria. e tambem não é diferente pela bios,ao fazerem Overclocking na Bios, necessitam de reiniciar e o sistema tentará forçar o Overclock sempre que o computador arranca. Desta forma existe uma grande probabilidade de corromper a Bios!

Aviso: Não me responsabilizo por tentativas de Overclocking falhadas ou não, ao seguir este guia, que possam danificar o vosso Hardware. Faça-o pela sua própria responsabilidade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro Passo

Não se esqueçam que para fazer overclock em athlon64 o Ideal é você ter uma Fonte de Marca, Watts reais.. Exemplo de algumas fontes. Seventeam 350BKv,seventeam 400W,Fontes antec, fontes coolermaster,fontes Vcom(aquelas dua fan), Fontes Termalthake entre outras. não recomendo fonte satellite.. E outro fator importante é o cooler, A maioria dos coolers box dos athlon64 e semprons socket 754 aguentam um bom over mais ou menos até 2.3 2.4ghz .. mais se você quer uma coisa mais agressiva o ideal é trocá-lo.

Este passo é muito utilizado em reviews. Basicamente é "puxar" o sistema todo com os melhores settings.

Como fazer?

Escolher os melhores timmings nas memórias antes de Overclockar o sistema de modo a obter facilmente um limite máximo de Overclock com boa performance, mas antes disso:

* Certifique-se que a velocidade de relógio do CPU, chamado agora de HTT nos sistemas 64bits da AMD (FSB já não existe!), está a 200MHz na Bios! Vamos usar o ClockGen, lembram-se?

* Testem primeiro a estabilidade com o CPU a Default, para ver se as memórias aguentam timmings agressivos. Se aguentarem sigam os restantes passos, senão, não tentem sequer Overclockar o sistema!

* Definam a frequência AGP para 66MHz na Bios (opção indisponível em K8T800, pois este Chipset da VIA não tem AGP Lock!).

* Aumentar a tensão das memórias para o máximo permitido na Bios! Recomendo 2.8v, excepto se tiverem memórias boas (leia-se memórias especialmente concebidas para Overclocking, com dissipadores etc).

* Definir o LDT para 2.5x ou mais baixo (2x). O LDT multiplica-se pelo HTT (FSB do CPU) de forma a obter os valores do HyperTransport, logo têm de ser inferiores ao valor máximo suportado pela Motherboard! (800 em nForce3 e 800MHz na K8T800). Se ultrapassar estes valores, a Motherboard irá reiniciar e retomar os valores de origem (Default).

Após aplicar estas definições, podem iniciar o Windows e abrir o ClockGen, clicar em "Clocks" seguido em "Get Values". Agora basta ajustar levemente o HTT (chamado FSB em alguns programas) e testar a estabilidade com o vosso programa favorito!

Aqui está uma imagem do CPU-Z:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.oc-zone.com/files/artigos/oc_a64_lasac/1oc.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Como vêm o FSB chama-se agora HTT, tal como referi á bocado. Este foi o OC máximo que consegui com os timmings máximos das memorias a 3.1v e vcore default.

Segundo Passo

Relaxar os timmings das memórias. Este passo é muito simples. reiniciem o computador e entrem na Bios. No caso da Gigabyte (o meu), cliquem em [CTRL] + [F1] para desbloquear o menu "Advanced Chipset Features" para poderem ajustar os timmings. Quanto mais baixos forem os timmings (mais agressivos), menos Overclock conseguimos, portanto têm de subir os timmings! Aumentem o Vcore do CPU também para não ficarem limitados pelo CPU!

Terceiro Passo

Reduzir a velocidade máxima das memórias (definir um divisor) para determinar o Overclock máximo do CPU! Vão á bios e procurem nos vários menus por: "Max Memclock (mhz)" e escolham um destes valores:

Valores:

Divisor

200Mhz 1:1 (200MHz nas memórias : 200MHz no HTT)

166Mhz 5:6 (166MHz nas memórias : 200MHz no HTT)

133Mhz 2:3 (133MHz nas memórias : 200MHz no HTT)

1:2 (100MHz nas memórias : 200MHz no HTT)

2640MHz/14= 188,57MHz ou DDR 377

Agora as memórias ficaram ligeiramente abaixo dos 200MHz padrão. Mas há um grande ganho de desempenho porque em 2640MHz o 3500+ estará mais rápido que um 4000+ e quase tão rápido quanto um FX-55. Esse ajuste para DDR 333 permite que se faça um bom overclock até mesmo com as populares memórias “value” que não suportam valores muito acima do padrão, mas que custam quase a metade do preço das melhores memórias para overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quarto Passo

Muitas pessoas perguntam se afinal os Athlon64 estão desbloqueados ou bloqueados. A resposta é simples: Estão semi-desbloqueados! Ou seja, o meu CPU vem com multiplicador de origem 10x. Ele está desbloqueado desde o multiplicador 4x até 10x incluindo os *.5x (exemplo: 7.5x, 8.5x etc). Agora acima de 10x não dá, pois está bloqueado! Resumindo: Os multiplicadores que vêm desbloqueados são todos aqueles abaixo do default (no meu caso 10x, nos 3400+ é 11x etc). Os bloqueados são todos aqueles acima do default!

Vamos ao que interessa...

Vamos reduzir o multiplicador para encontrar o HTT máximo que as memórias aguentam. Para isso abram o ClockGen e escolham o separador "FID" Agora basta escolher um multiplicador mais baixo do default e puxar pelo HTT com mults 4,5 e segundo alguns até o 6 e os valores quebrados 8.5, 9.5,10.5,etc não indika o valor real da memoria

Outro fator é de vital importancia para a segurança do over,desligar o CnQ "cool n quiet". Sempre que reiniciarem ou encerrarem o computador, o multiplicador original (default) será carregado. Mas afinal porque carga quero eu mudar o multiplicador? Boa pergunta! Em 1º lugar para determinar o OC máximo das memórias, tal como referi atrás. Em 2º lugar porque podemos, desta forma, descobrir também o HTT máximo, pois alguns disco, placas pci, etc limitam o nosso OC. Assim que obtiver o nº máximo de MHz estáveis com as memórias com a tensão delas no máximo, terá de repetir em parte o 2º Passo (Ralaxa os timmings das memórias) ou o 3º Passo (escolher um divisor para as memórias de forma a puxar pouco pelas memórias).

Nas nForce3 da nVidia, conseguimos obter HTT (FSB) bastante altos, pois possui o bus AGP bloqueado, pelo que no caso da K8T800 da VIA a certo ponto ficamos limitados pelo bus AGP (a placa gráfica atinge o limite de estabilidade). Convém também, alterar a tensão do HTT e do LDT para o máximo possível na Bios para conseguir mais MHz e manter a estabilidade do sistema!

Quinto Passo

Combinar os MHz máximos do CPU com os MHz máximos das memórias. Depois de ter feito todo este trabalho (longo e ás vezes chato), vamos combinar cada detalhe da máquina de forma a que cada componente dê o seu máximo obtendo-se assim o máximo desempenho ESTÁVEL! No Athlon64 a largura de banda das memórias é um factor fundamental para aumentar a performance do sistema, já que o controlador das memórias encontra-se no CPU! Portanto a ideia é colocar as memórias com os timmings mais agressivos possível para ter uma excelente performance, ajustando estas para os MHz máximos obtidos nos testes feitos anteriormente. Uma vez que as memórias não conseguem acompanhar os MHz do sistema (HTT), vamos ter de escolher um divisor para as memórias (normalmente 166MHz, ou seja 5:6) para podermos ter mais MHz no CPU doque nas memórias. Modifique também o multiplicador do cpu para obter os MHz máximos em tudo! (CPU, memórias etc).

Exemplo:

Max CPU ESTÁVEL a 1.7v de Vcore = 2520MHz

Max HTT (FSB) obtido = 280MHz

Max HTT das memórias com os timmings agressivos a 2.9v = 234MHz

Para ajustar um sistema nestas condições é muito simples:

Vamos à Bios e escolhemos o divisor das memórias 5:6 (166MHz) e os timmings mais agressivos utilizados anteriormente para obter os 234MHz. Arrancado o Windows, abre-se o ClockGen e escolhemos o multiplicador 9x (fica o sistema a 9x200MHz = 1800MHz) Uma vez que o máximo HTT (FSB) estável no sistema é 280MHz, vamos colocar os 280MHz, ficando: 9x280MHz = 2520MHz certinhos.

Vejamos: 280MHz com divisor a 5:6 ficamos com 233.333(...) nas memórias!

Como vêm foi fácil obter o nosso sistema ao máximo e prontinho para correr vários aplicativos de Benchmarking!

Estes são os meus melhores settings até ao momento com WaterCooling:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.oc-zone.com/files/artigos/oc_a64_lasac/2700.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.oc-zone.com/files/artigos/oc_a64_lasac/270fsb.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.oc-zone.com/files/artigos/oc_a64_lasac/302.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.oc-zone.com/files/artigos/oc_a64_lasac/34s.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Espero que este guia tenha ajudado a obteres o OC máximo estável no teu sistema, e a compreender melhor esta recente tecnologia (64bits).

Fontes:

http://www.oc-zone.com/modules.php?name=Ar...=conteudo&id=67

Esquema das memórias

E obrigado Gregori, valeu pelas dicas!! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns Tópicos relacionados a overclocks em athlon64..

Overclock Em athlonxp 3000+ socket939 por xSQUALLx

Overclock Em athlon64 3000+ socket 754 por Brmotta

Overclock Em athlon64 3000+ socket 939 por lenin100

Overclock em athlon64 3000+ por PC400

Overclock em athlon64 3000+ por Henrique Maqueda

Tópico Criado Pelo Marcelo C Souza no fórumpcs. com varios overclocks em athlon64 socket 939.

Overclock por Morpheus. (eu)hehe No fórumpcs Athlon64 3400+ Socket754

Tópico Criado no fórumpcs mostrando Athlon64 3200+ Venice 4200+ com 1.4v

Varias séries de processadores socket939 retirados de sites da internet.. e o Maximo que conseguiram de overclock

Resultados de overclock em processadores Venice feito por PcCI2iminal

Outro tópico do PC400 Sobre o excelente overclock que ele fez no athlon64 3000+ dele.

Resultados conseguidos em vários fóruns da internet, xtremesystems, xtremeresoucers, entre vários outros...

Modelo - Data - Stepping - Código - Mhz - Ganho - Vcore - FSBxMulti - Divisor - Refrigeração - Estavel/instavel - Usuário

3000+ - "0437" - CBBFD - VPCW - 2430 - 630 - 1.47v - 270x9 - 133 - Air/Stock - estavel - K32A

3000+ - "0440" - — ? — - SPMW - 2700 - 900 - 1.60v - 300x9 - 166 - — ? — - estavel - quicksilverXP

3000+ - "0441" - — ? — - SPMW - 2700 - 900 - 1.45v - 300x9 - –?– - xp90 - estavel - waiho2k1

3000+ - "0443" - CBBHD - MPMW - 2922 - 1122 - 1.84v - 325x9 - –?– - Air/Stock - — ? — - PcCI2iminal

3000+ - "0444" - CBBHD - MPMW - 2600 - 800 - 1.60v - 325x8 - 166 - Air/Stock - estavel - motoolfan

3000+ - "0444" - CBBHD - XPDW - 2520 - 720 - 1.58v - 280x9 - 150 - Air/Stock - estavel - dom993

3000+ - "0444" - CBBHD - XPDW - 2430 - 630 - 1.52v - 270x9 - 200 - Air/Stock - estavel - aver

3000+ - "0444" - CBBHD - UPAW - 2550 - 750 - 1.60v - 285x9 - 200 - Water - estavel - idleuser

3000+ - "0445" - CBBHD - SPMW - 2716 - 917 - 1.50v - 302x9 - 200 - — ? — - estavel - Riverna

3000+ - "0445" - CBBHD - RPMW - 2820 - 1020 - 1.53v - 313x9 - –?– - Air/Stock - ? - PcCI2iminal

3000+ - "0445" - CBBHD - SPBW - 2835 - 945 - 1.45v - 915x9 - –?– - Air/Stock - estavel - reLo

3000+ - "0445" - CBBHD - SPMW - 2520 - 720 - 1.46v - 280x9 - 133 - Air/Stock - estavel - sr4470

3000+ - "0447" - CBBHD - TPCW - 2500 - 700 - 1.47v - 333x9 - 150 - Air/Stock - estavel - dx.

3000+ - "0447" - CBBHD - RPCW - 2610 - 810 - 1.52v - 290x9 - –?– - Air/Stock - estavel - apu673

3000+ - "0447" - — ? — - SPAW - 2745 - 945 - 1.77v - 305x9 - –?– - Water - estavel - chefnr1

3000+ - "0447" - CBBHD - UPDW - 2600 - 800 - 1.52v - 289x9 - 166 - ? - estavel - NiSMo

3000+ - "0447" - CBBHD - RPDW - 2955 - 1155 - 1.65v - 328x9 - 166 - Vapo - PE - estavel - cpulloverclock

3000+ - "0447" - CBBHD - RPHW - 2655 - 855 - 1.70v - 295x9 - 166 - Air/Stock - estavel - Electric - Bill

3000+ - "0447" - CBBHD - TPCW - 2700 - 900 - 1.55v - 300x9 - 200 - Air/Stock - estavel - naelg

3000+ - "0448" - CBBHD - SPAW - 2800 - 1000 - 1.55v - 311x9 - –?– - Air/Stock - estavel - misteroadster

3000+ - "0448" - CBBHD - SPAW - 3215 - 893 - 1.56v - 357.2^x9 - –?– - Vapo - LS - estavel - johnnyliu3377

3000+ - "0448" - CBBHD - SPMW - 3065 - 1265 - 1.60v - 340.5x9 - 166 - Vapo - PE - estavel - cpulloverclock

3000+ - "0448" - CBBHD - SPMW - 2700 - 900 - 1.42v - 300x9 - 166 - ? - estavel - $0m#0n#

3000+ - "0448" - CBBHD - RPMW - 2300 - 500 - 1.40v - 288x8 - 200 - Water - ? - Riverna

3000+ - "0450" - CBBHD - UPMW - 2727 - 927 - 1.63v - 303x9 - 183 - Air/Stock - estavel - cpulloverclock

3000+ - "0450" - CBBHD - VPFD - 2700 - 900 - 1.52v - 300x9 - 166 - Air/Stock - estavel - TEDY

3000+ - "0450" - CBBHD - WPBW - 2700 - 900 - 1.6v - 300x9 - –?– - Air/Stock - estavel - L0$t - Pr0PhEt

3000+ - "0451" - CBBID - EPEW - 2640 - 840 - 1.67v - 310x8.5 - 166 - ? - estavel - joe2004

3000+ - "0503" - CBBID - EPJW - 2430 - 630 - 1.64v - 270x9 - 160 - Air/Stock - estavel - rzonealley

3200+ - "0431" - — ? — - UPAW - 2720 - 720 - 1.58v - 272x10 - –?– - xp90 - estavel - DoGMaN

3200+ - "0433" - CBBFD - SPMW - 2763 - 763 - 1.58v - 307x9 - 200 - ? - estavel - Riverna

3200+ - "0433" - CBBFD - SPMW - 2850 - 850 - 1.63v - 285x10 - 166 - Water - estavel - GravediggA

3200+ - "0435" - CBBFD - TPMW - 2600 - 600 - 1.82v - 260x10 - –?– - Water - estavel - Poki

3200+ - "0436" - CBBFD - MPMW - 2550 - 550 - 1.65v - 284x9 - –?– - Air/Stock - estavel - A_X

3200+ - "0437" - CBBFD - RPCW - 2349 - 349 - 1.57v - 261x9 - –?– - xp120 - estavel - scorp

3200+ - "0437" - CBBFD - WPCW - 2550 - 550 - 1.63v - 255x10 - 200 - Air/Stock - estavel - RTarget

3200+ - "0441" - — ? — - UPMW - 2601 - 601 - 1.62v - 289x9 - 166 - xp90 - ? - dnottis

3200+ - "0441" - — ? — - UPCW - 2650 - 650 - 1.47v - 265x10 - –?– - xp90 - estavel - waiho2k1

3200+ - "0441" - CBBFD - MPMW - 2650 - 650 - 1.56v - 295x9 - 200 - ? - estavel - Riverna

3200+ - "0441" - CBBFD - RPMW - 2770 - 770 - 1.6v - 277x10 - –?– - Water - estavel - kemist

3200+ - "0444" - CBBHD - XPEW - 2500 - 500 - 1.62v - 250x10 - –?– - ? - estavel - MadMikeSS

3200+ - "0444" - CBBHD - XPIW - 2500 - 500 - 1.45v - 250x10 - 200 - Air/Stock - estavel - DeNs

3200+ - "0444" - CBBHD - XPHW - 2618 - 618 - 1.60v - 261.8x10 - 200 - Hyper - 6 - estavel - Menfis

3200+ - "0446" - — ? — - SPDW - 2670 - 670 - 1.48v - 267x10 - –?– - ? - estavel - rookiekiller

3200+ - "0446" - CBBHD - SPAW - 2700 - 700 - 1.62v - 300x9 - –?– - Air/Stock - estavel - FX - Freak

3200+ - "0447" - CBBHD - TPDW - 2800 - 800 - 1.56v - 400x7 - 150 - Air/Stock - estavel - qk4722

3200+ - "0447" - CBBHD - UPCW - 2750 - 750 - 1.68v - 275x10 - –?– - Air/Stock - estavel - A_X

3200+ - "0447" - CBBHD - SPAW - 2500 - 500 - 1.52v - 250x10 - 200 - Air/Stock - estavel - HighLife

3200+ - "0447" - CBBHD - UPCW - 2700 - 700 - 1.65v - 270x10 - –?– - Air/Stock - estavel - Ferry82

3200+ - "0449" - CBBHD - GPMW - 2600 - 600 - 1.52v - 260x10 - 100 - Air/Stock - estavel - saaya

3200+ - "0449" - CBBHD - GPMW - 2400 - 400 - 1.40v - 240x10 - 100 - Air/Stock - estavel - saaya

3200+ - "0449" - CBBHD - MPM - 2888 - 888 - 1.84v - 320x9 - –?– - Air/Stock - ? - PcCI2iminal

3200+ - "0450" - CBBHD - UPDW - 2660 - 660 - 1.55v - 266x10 - –?– - Air/Stock - estavel - edu12183

3200+ - "0450" - — ? — - TPGW - 2570 - 570 - 1.64v - 257x10 - –?– - xp90 - ? - dnottis

3200+ - "0450" - CBBHD - SPBW - 2700 - 700 - 1.56v - 270x10 - 200 - Water - estavel - Jaco

3200+ - "0450" - CBBHD - UPAW - 2640 - 640 - 1.55v - 330x8 - –?– - Air/Stock - estavel - Hanu

3200+ - "0451" - CBBID - APBW - 2550 - 550 - 1.70V - 255x10 - 200 - Hyper - 6 - estavel - stestan

3200+ - "0451" - CBBID - DPMW - 2330 - 330 - 1.55v - 258x9 - 200 - Air/Stock - estavel - mrlobber

3200+ - "0451" - CBBID - MPM - 2753 - 753 - 1.56v - 275x10 - 166 - Air/Stock - estavel - SPQQKY

3200+ - "0501" - CBBID - FP?? - 2600 - 600 - 1.55v - 325x8 - 133 - Water - estavel - one-slience

3200+ - "0501" - CBBID - DPDW - 2520 - 520 - 1.6v - 280x9 - –?– - Air/Stock - estavel - BaNaNaS

3500+ - "0437" - CBBFD - VPAW - 2700 - 500 - 1.6v - 270x10 - 200 - Air/Stock - estavel - esdee

3500+ - "0441" - CBBFD - UPCW - 2600 - 400 - 1.6v - 260x10 - 200 - xp90 - Tornado - estavel - dreamworkz

3500+ - "0441" - CBBFD - RPMW - 3025 - 825 - 1.76v - 275x11 - 200 - Mach1 - estavel - Boogotop

3500+ - "0442" - CBBFD - RPGW - 2565 - 365 - 1.55v - 285x9 - 166 - xp-120 - 55cfm - estavel - Skip

3500+ - "0449" - CBBHD - MPMW - 2835 - 635 - 1.63v - 257x11 - 200 - Water - estavel - chefnr1

3500+ - "0451" - CBBID - FPAW - 2700 - 500 - 1.55v - 245x11 - –?– - Air/Stock - estavel - loc.o

3500+ - "0450" - CBBHD - TPGW - 2800 - 600 - 1.55v - 254x11 - –?– - Water - estavel - Cranox

3500+ - "0501" - CBBID - EPMW - 2705 - 505 - 1.69V - 246X11 - –?– - Air/Stock - estavel - Menfis

3500+ - "0501" - CBBID - EPMW - 2564 - 364 - 1.53v - 233x11 - –?– - Air/Stock - estavel - Menfis

VENICE

Venice 3XXX BP:

3500+ CBBLE 0515?????? - 2705 MHZ 1.552V AIR - Rickster_64 XS

3200+ LBBLE 0516?????? - 2800 MHZ 1.680V H2O - Badge56 XS

3200+ LBBLE 0517APHW - 2850 MHZ 1.520V AIR - PITer TWEAK.PL

3200+ CBBLE 0504EPAW - 2800 MHZ 1.520V AIR - Kane XS

3500+ LBBLE 0515FPAW - 2850 MHZ 1.648V AIR - Joe Camel XS

3500+ LBBLE 0515FPAW - 2750 MHZ 1.440V AIR - Tibu XS

3500+ LBBLE 0515FPAW - 2900 MHZ 1.648V AIR - Tibu XS

3000+ CBBLE 0504DPAW - 3000 MHZ 1.648V PC - Gorod XS

3800+ CBBLE 0507DPAW - 2906 MHZ 1.360V PC - Cranox XS

3500+ CBBLE 0512DPAW - 2840 MHZ 1.456V PC - Onepagebook XS

3000+ CBBLE 0504DPAW - 2800 MHZ 1.616V AIR - Gorod XS

3500+ CBBLE 0512DPAW - 2750 MHZ 1.660V AIR - mcbarnet007 XS

3200+ LBBLE 0516EPEW - 2800 MHZ 1.616V AIR - vapb400 XS

3200+ LBBLE 0516EPEW - 2700 MHZ 1.700V AIR - Deus Falsus XS

3200+ LBBLE 0516EPEW - 2720 MHZ 1.584V AIR - dnottis XS

3200+ LBBLE 0515GPBW - 2800 MHZ 1.392V H2O - H2OGun XS

3200+ LBBLE 0515GPBW - 3000 MHZ 1.600V H2O - H2OGun XS

3200+ LBBLE 0515GPBW - 2700 MHZ 1.450V AIR - bonzer XS

3000+ LBBLE 0516GPBW - 2808 MHZ 1.552V H2O - arj XS

3000+ CBBLE 0512DPBW - 2901 MHZ 1.680V H2O - mongoled XS

3000+ CBBLE 0512DPBW - 2916 MHZ 1.664V H2O - Jimbo Mahoney XS

3000+ LBBLE 0516EPBW - 2160 MHZ 1.400V AIR - PURE TWEAK.PL - EXTREME BAD

3000+ LBBLE 0516CPBW - 2700 MHZ 1.664V AIR - HousERaT XS

3000+ LBBLE 0516CPBW - 2765 MHZ 1.744V AIR - trans am XS

3000+ LBBLE 0516CPBW - 2700 MHZ 1.750V AIR - clockedOut XS - NOT STABLE

3000+ LBBLE 0516CPBW - 2700 MHZ 1.488V AIR - stang8118 Ocforums

3000+ LBBLE 0516CPBW - 2808 MHZ 1.664V AIR - stang8118 Ocforums

3000+ LBBLE 0516CPBW - 2610 MHZ 1.568V AIR - patrck17 Ocforums

3000+ LBBLE 0516CPBW - 2475 MHZ 1.472V AIR - JDizzle Ocforums

3000+ LBBLE 0516CPBW - 2700 MHZ 1.400V H2O - Craptacualr Ocforums

3000+ LBBLE 0516CPBW - 2765 MHZ 1.648 AIR - TheMeatFrog XS

3000+ LBBLE 0516CPBW - 2450 MHZ 1.520V AIR - Geforce4ti4200 XS - 2500 NOT STABLE

3200+ LBBLE 0516EPGW - 2840 MHZ 1.660V ??? - TheMeatFrog XS

3200+ LBBLE 0516EPGW - 2763 MHZ 1.664V AIR - politenessman XS

3200+ LBBLE 0516EPGW - 2808 MHZ 1.580V AIR - Rubescen XS

3200+ LBBLE 0516EPGW - 2670 MHZ 1.700V AIR - Deus Falsus XS

3200+ LBBLE 0516EPGW - 2500 MHZ 1.550V AIR - Dermen Ocforums

3200+ LBBLE 0516EPGW - 2700 MHZ 1.456V AIR - Ziku TWEAK.PL

3800+ CBBLE 0513CPDW - 2950 MHZ 1.664V ??? - kamui XS

3800+ CBBLE 0513CPDW - 2929 MHZ 1.650V H2O - xxmartin XS

3800+ CBBLE 0513CPDW - 2700 MHZ 1.360V PC - spiritedandy Ocforums

3000+ LBBLE 0516DPMW - 2712 MHZ 1.536V H2O - zwierzak24dg TWEAK.PL

3000+ LBBLE 0516DPMW - 2627 MHZ 1.536V ???? - zwierzak24dg TWEAK.PL

3000+ LBBLE 0516DPMW - 2745 MHZ 1.550V AIR - VerB TWEAK.PL

3000+ LBBLE 0516DPMW - 2844 MHZ 1.648V H2O - Mardok TWEAK.PL

3000+ LBBLE 0515FPMW - 2808 MHZ 1.600V AIR - askimo XS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o topico esta bom mas vamos ha algumas correcoes importantissimas

Porque é que vamos utilizar o ClockGen em vez da Bios como sempre usamos? Vou dar-vos duas grandes razões:

1º- No clockGen temos acesso a certas opções indisponíveis na Bios, tal como multiplicadores do CPU!

2º- É totalmente seguro! Ao fazerem Overclocking na Bios, necessitam de reiniciar e o sistema tentará forçar o Overclock sempre que o computador arranca. Desta forma existe uma grande probabilidade de corromper a Bios! Portanto deixem o Cpu a Default na Bios (no meu caso a 2GHz) que poderá ser modificado facilmente no windows através do ClockGen sem por em risco nada!

não é totalmente seguro usar o clockgen,em muitosd casos o excesso de stress causado pelo over pode danificar algum hard ou corremper algum arquivo do windows ou comecar o despejo de memoria.

Definir o LDT para 2.5x ou mais baixo (2x). O LDT multiplica-se pelo HTT (FSB do CPU) de forma a obter os valores do HyperTransport, logo têm de ser inferiores ao valor máximo suportado pela Motherboard! (600MHz em nForce3 e 800MHz na K8T800). Se ultrapassar estes valores, a Motherboard irá reiniciar e retomar os valores de origem (Default).

eu sei que este tutorial foi feito na epoca do nf3 150 ,mas existem passagens onde citaram o FX 55(2.6Ghz) então nada mais certo do que colokar o htt do nforce 3 como limite de 800mhz para o 754.

Vamos reduzir o multiplicador para encontrar o HTT máximo que as memórias aguentam. Para isso abram o ClockGen e escolham o separador "FID" Agora basta escolher um multiplicador mais baixo do default e puxar pelo HTT.

com mults 4 ,5 e segundo alguns até o 6 e os valores quebrados 8.5, 9.5,10.5,etc não indika o valor real da memoria

outro fator não citado e que é de vital importancia para a segurança do over,

desligar o CnQ "cool n quiet"

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera.. atualizei, corrigi, adicionei varias coisas aqui neste tópico..

se alguem souber de algo, alguma coisa errada neste tópico podem postar aqui ou me mandar mp que irei arrumar.. A principio acho que esta legal..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Morpheus.@22 de maio de 2005, 21:52

Galera.. atualizei, corrigi, adicionei varias coisas aqui neste tópico..

se alguem souber de algo, alguma coisa errada neste tópico podem postar aqui ou me mandar mp que irei arrumar.. A principio acho que esta legal..

esta otimo :),lendo alguns artigos em outro forum sobre os multiplicadores do a64 e fiquei meio assustado com certas conclusoes ,

um exemplo

o 3200+ com multi 10 e 200 de fsb consegue uma leitura de X

mas se você apenas rebaixar o multi para 9 e manter os mesmos 200 de fsb a leitura também cai,alguem saberia explicar o porque disso???pois no P4 e no AXP a leitura continua a mesma quando apenas rebaixamos o multiplicador e mantemos o mesmo fsb :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dango@23 de maio de 2005, 12:34

esta otimo :),lendo alguns artigos em outro forum sobre os multiplicadores do a64 e fiquei meio assustado com certas conclusoes ,

um exemplo

o 3200+ com multi 10 e 200 de fsb consegue uma leitura de X

mas se você apenas rebaixar o multi para 9 e manter os mesmos 200 de fsb a leitura também cai,alguem saberia explicar o porque disso???pois no P4 e no AXP a leitura continua a mesma quando apenas rebaixamos o multiplicador e mantemos o mesmo fsb :help:

Beleza.. ainda quero adicionar como fazer overclock pela bios..

mais esse lance ai.. tais usando multiplicador 9 mesmo? ou quebrados.. tipo 9.5x ...

que comigo eu perco bastante tempo no super pi colocando com mult quebrado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dango@23 de maio de 2005, 12:34

esta otimo :),lendo alguns artigos em outro forum sobre os multiplicadores do a64 e fiquei meio assustado com certas conclusoes ,

um exemplo

o 3200+ com multi 10 e 200 de fsb consegue uma leitura de X

mas se você apenas rebaixar o multi para 9 e manter os mesmos 200 de fsb a leitura também cai,alguem saberia explicar o porque disso???pois no P4 e no AXP a leitura continua a mesma quando apenas rebaixamos o multiplicador e mantemos o mesmo fsb :help:

Isso acontece devido o barramento de acesso as memórias funcionar no mesmo clock do processador, já que o controlador de memória é integrado.

Quanto maior o clock do processador, mais rápido as memórias são acessadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gregori@23 de maio de 2005, 13:31

Isso acontece devido o barramento de acesso as memórias funcionar no mesmo clock do processador, já que o controlador de memória é integrado.

Quanto maior o clock do processador, mais rápido as memórias são acessadas.

então um 3200+ teria mais acesso a memoria do que o 3000+?

ou caso se eu elevar o clock e manter o fsb em 200 o acesso fica o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dango@23 de maio de 2005, 18:48

então um 3200+ teria mais acesso a memoria do que o 3000+?

ou caso se eu elevar o clock e manter o fsb em 200 o acesso fica o mesmo.

Exatamente, o 3200+ acessa a memória de forma mais rápida que o 3000+.

O barramento de acesso as memórias não tem relação direta com o clock base (o Athlon 64 não possui FSB) e sim com o clock final do processador, quanto maior o clock do processador, mais rápida a memória será acessada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gregori@23 de maio de 2005, 19:53

Exatamente, o 3200+ acessa a memória de forma mais rápida que o 3000+.

O barramento de acesso as memórias não tem relação direta com o clock base (o Athlon 64 não possui FSB) e sim com o clock final do processador, quanto maior o clock do processador, mais rápida a memória será acessada.

não esta condizendo com o que ocorre aqui

FX vs 3800+

XMS XPERT

Pi 33 segs

http://img191.exs.cx/img191/5639/pi33segs5ze.jpg

everest

read 5852 mb/s

http://img81.exs.cx/img81/9540/read2tl.jpg

write 1986 mb/s

http://img81.exs.cx/img81/9467/write4zj.jpg

Crucial BallistX ddr 500 2.5-4-4 @ 2-2-2-5 FX-55 DFI Ultra D

Pi 34 segs

http://img130.exs.cx/img130/4154/crucial34segs2kc.jpg

everest

read 5786 mb/s

http://img123.exs.cx/img123/4112/readcrucial3lw.jpg

write 1717 mb/s

http://img123.exs.cx/img123/341/writecrucial8vo.jpg

XMS Xpert/3800+ A8N SLI Deluxe

Pi 35 segs

http://img81.exs.cx/img81/8851/35segs38001df.jpg

everest

read 5983 mb/s

http://img14.exs.cx/img14/9949/leitura38002wf.jpg

write 2146 mb/s

http://img14.exs.cx/img14/1456/lescrita38006xv.jpg

não tenho mais o 3800+ para dar continuidade mas o FX perdeu na leitura e escrita

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e pra piorar

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img19.echo.cx/img19/3371/fxleitura2ql.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

foi feito nas coxas este ultimo,apenas mexi nas latencias principais e usei um outro par de memo ,como o FX estava em outra placa-mãe era o mais acertado rodar na mesma que o 3800+ ,este final de semana irei testar um 3000+ um 3200 e o FX na DFI e irei tweakar o max as memos ,posto aqui os resultados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dango@23 de maio de 2005, 20:06

não esta condizendo com o que ocorre aqui

Não sei em que condições foram feito os testes, mas o desempenho entre os dois era pra ser no minímo igual, experimente reduzir o multiplicador do FX-55 para 12 e veja qual o desempenho no teste de memória do Everest.

Era bom testar com as mesmas memórias e placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gregori@23 de maio de 2005, 21:37

Não sei em que condições foram feito os testes, mas o desempenho entre os dois era pra ser no minímo igual, experimente reduzir o multiplicador do FX-55 para 12 e veja qual o desempenho no teste de memória do Everest.

Era bom testar com as mesmas memórias e placa mãe.

irei fazer melhor Gregori

tenho 4 pentes de diferentes chips e 3 a64s disponiveis,

irei rodar todos os a64s com todas as memos e com os mesmos settings feitos pelo tweaker,serao o 3200+ venice o 3000+ venice e o FX,o impacto de multi menor no mesmo processador a gente ja conhece mas entre diferentes processadores não deveria haver diferencas,se tiver alguma coisa pra acrescentar manda uma letra a bateria comeca neste final de semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal, façam uma caridade e ajudem um newbão aqui a fazer um OC descente.

A minha máquina (da assinatura) está hoje com 2x256 OCZ EL Platinum e fazendo testes acabei deixando um OCzinho estável assim:

FSB (HTT) na BIOS: 218

218 X 11 = 2398 GHz (é o que está mostrando no Everest, CPUz, etc). Como sou nobasso não mexi nas tensões (estão em "auto") e nos timmings da memória que por default são 2-3-2-6.

Agora peguei estas memórias OCZ e gostaria de tentar chegar em 2,5 GHz estáveis, mas sei que pra isso precisaria mexer nas memórias, tensões, etc.

Alguém pode me dar uma luz? :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Viper.Br@13 de junho de 2005, 16:34

Pessoal, façam uma caridade e ajudem um newbão aqui a fazer um OC descente.

A minha máquina (da assinatura) está hoje com 2x256 OCZ EL Platinum e fazendo testes acabei deixando um OCzinho estável assim:

FSB (HTT) na BIOS: 218

218 X 11 = 2398 GHz (é o que está mostrando no Everest, CPUz, etc). Como sou nobasso não mexi nas tensões (estão em "auto") e nos timmings da memória que por default são 2-3-2-6.

Agora peguei estas memórias OCZ e gostaria de tentar chegar em 2,5 GHz estáveis, mas sei que pra  isso precisaria mexer nas memórias, tensões, etc.

Alguém pode me dar uma luz?  :help:

Caramba, uma baita maquina ai para over..

Fais assim,

Coloca O vdimm 2.8V de começo (se caso não estiver no setup.)

Baixa o Ldt frequency (alguma coisa assim, tem 2, 3, 4, 5X) vamos dizer assim é o multiplicador da placa mãe.

depois baixa o multiplicador do processador de 11x para 10X.

Agora Decola no HTT vai subindo 5 em 5mhz ou 10 em 10mhz...

se ficar instavel aumente 0.25 de vcore do processador,

e Veja até onde você vai chegar.

Qualquer coisa posta ai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Dango@24 de maio de 2005, 10:12

irei fazer melhor Gregori

tenho 4 pentes de diferentes chips e 3 a64s disponiveis,

irei rodar todos os a64s com todas as memos e com os mesmos settings feitos pelo tweaker,serao o 3200+ venice o 3000+ venice e o FX,o impacto de multi menor no mesmo processador a gente ja conhece mas entre diferentes processadores não deveria haver diferencas,se tiver alguma coisa pra acrescentar manda uma letra a bateria comeca neste final de semana.

Caramba,

Que bateria de testes mais demorado.... :P:ZZZ::blink:

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Morpheus.@13 de junho de 2005, 19:32

Caramba, uma baita maquina ai para over..

Fais assim,

Coloca O vdimm 2.8V de começo (se caso não estiver no setup.)

Baixa o Ldt frequency (alguma coisa assim, tem 2, 3, 4, 5X) vamos dizer assim é o multiplicador da placa mãe.

depois baixa o multiplicador do processador de 11x para 10X.

Agora Decola no HTT vai subindo 5 em 5mhz ou 10 em 10mhz...

se ficar instavel aumente 0.25 de vcore do processador,

e Veja até onde você vai chegar.

Qualquer coisa posta ai..

Bom, seguinte: fiz um rolo nas memórias OCZ e peguei essas memórias Geil TCCD aqui :devil:

Bem, assim sendo peguei essa receitinha básica aqui e cheguei no mesmo resultado, 2.5GHz estável! :palmas:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.fabriciogs.net/meupc/SS_OC_2500_002.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Apenas 2 dúvidas:

1) Será que eu conseguiria chegar nos 2.6GHz estáveis? :ahh::devil:

2) Nessa config que eu usei (10x 250 MHz, vcore=4%, LDT=4x com memórias em 2-2-2-10 divisor 5/6 = 208 MHz mantendo a tensão original) basicamente só subi o processador. Queria subir as memos também! Nesse artigo eles subiram até 300MHz! Como faço? :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!