Imprimir artigo
Como Fazer Um Upgrade de BIOS
31/07/2006 às 18h30min por Gabriel Torres em Tutoriais
1.195.345 visualizações
Página 1 de 7

Introdução

Às vezes, especialmente quando você faz um upgrade em seu computador, pode ser necessário fazer um upgrade de BIOS de modo a atualizar o seu micro para aceitar um novo dispositivo ou para resolver determinado problema. Para a maioria dos usuários comuns este procedimento é um tanto ou quanto obscuro. Neste tutorial mostraremos o passo-a-passo de como fazer um upgrade de BIOS.

Mas afinal, o que é BIOS? BIOS é um programa que fica armazenado na memória ROM da placa-mãe. Na verdade, na memória ROM da placa-mãe existem três programas: BIOS, setup e POST. Como eles estão fisicamente armazenados no mesmo chip, a maioria dos usuários acaba generalizando e chamando o setup e o POST de “BIOS”, o que está tecnicamente errado, já que eles são programas distintos. O BIOS (Sistema Básico de Entrada e Saída) ensina o processador do micro a lidar com coisas básicas, como acessar o disco rígido e escrever na tela em modo texto. O POST (Power On Selt Test) é um teste executado toda vez em que você liga o micro. Dentre outras coisas, ele é o responsável pela contagem de memória que acontece toda vez que você liga o seu computador. Já o setup é aquele programa que você executa quando pressiona a tecla Del durante o POST (ou seja, durante a contagem de memória) para configurar a sua placa-mãe.

Portanto, um “upgrade de BIOS” nada mais é do que uma atualização dos programas armazenados na memória ROM da placa-mãe. Apesar do nome deste procedimento ser “upgrade de BIOS”, na verdade você atualiza todos os três programas (BIOS, POST e setup).

O modo de atualização da memória ROM da placa-mãe depende do tipo de chip de memória usado no micro. Existem basicamente dois tipos de chips de memória ROM: Mask-ROM (usado em placas-mães muito antigas e que não permite ser atualizado por software) e Flash-ROM (usado em praticamente todas as placas-mães e que permite atualização por software). Neste tutorial ensinaremos como fazer atualização de BIOS em chips Flash-ROM.

Se você tem uma placa-mãe muito antiga (fabricada há mais de 10 anos) que usa chip Mask-ROM, o upgrade de BIOS só é possível através da substituição do chip com o conteúdo do BIOS atualizado. Este chip pode ser comprado no site do fabricante da placa-mãe ou no site http://www.unicore.com.

Nas Figuras 1 e 2 você vê os aspectos físicos mais comuns do chip de memória ROM da placa-mãe, onde o BIOS está armazenado. O encapsulamento do chip da Figura 1 é chamado DIP (Dual In Parallel) e é usado em placas-mães antigas, enquanto que o encapsulamento do chip da Figura 2 é chamado PLCC (Plastic Leaded Chip Carrier) e é usado em placas-mães atuais.

Como Fazer Um Upgrade de BIOS
Figura 1: O chip do BIOS. Este tipo de chip é chamado DIP (Dual In Parallel).

Como Fazer Um Upgrade de BIOS
Figura 2: Um outro tipo de chip do BIOS, usado por placas-mães modernas. Este tipo de chip é chamado PLCC (Plastic Leaded Chip Carrier).

ARTIGOS RELACIONADOS
Setup
29/03/2000 às 4h57min por Gabriel Torres em Placas-Mãe
ÚLTIMOS ARTIGOS
443.770 usuários cadastrados
251 usuários on-line
";