Imprimir artigo
Entendendo Todas as Configurações de Tensão da Placa-mãe
09/08/2011 às 17h50\08in por Gabriel Torres em Tutoriais
79.324 visualizações
Página 6 de 6

Processador Intel – Opções do Chipset

As opções relacionadas ao chipset incluem todas as tensões que não foram descritas na página anterior. São elas:.

  • Tensão do chip ponte norte: Esta é a tensão que alimenta o chip ponte norte do chipset da placa-mãe. É importante notar que a Intel chama o chip ponte norte de MCH (Memory Controller Hub, em placas-mães para processadores sem controlador de memória integrado), IOH (I/O Hub, em placas-mães para processadores com controlador de memória integrado usando um chipset que use dois chips) ou PCH (Platform Contoller Hub, em placas-mães para processadores com controlador de memória integrado usando um chipset com apenas um chip), portanto o nome desta opção pode mudar um pouco. Chipsets PCH têm duas tensões separadas, VccVcore (normalmente chamada no setup da placa-mãe como “PCH 1.05 V” ou “PCH Voltage”), que é a tensão principal do chip e VccVRM (normalmente chamada no setup da placa-mãe como “PCH 1.8 V” ou “PCH PLL Voltage”), que alimenta os multiplicadores de clock dentro do chip.
  • Tensão do chip ponte sul: Esta é a tensão que alimenta o chip ponte sul do chipset da placa-mãe. É importante notar que a Intel chama o chip ponte sul de ICH (I/O Controller Hub) e por isso o nome da opção pode variar – “SB Voltage” e “ICH Voltage” são os nomes mais comuns.
  • Tensão do PCI Express: Se você quiser alterar a tensão do barramento PCI Express precisará estudar e ver onde o slot PCI Express ou pista que você configurar está conectado. Por exemplo, alguns processadores da Intel podem controlar um conexão PCI Express x16 ou duas x8 para placas de vídeo, com os slots mais lentos sendo controlados pelo chipset (PCH). Em algumas outras configurações, os slots PCI Express x16 são controlados pelo chip ponte norte (MCH ou IOH), enquanto que slots PCI Express mais lentos são controlados pelo chip ponte sul (ICH). A tensão usada pelas pistas PCI Express é normalmente fisicamente conectada à tensão do chip em questão e, com isso, são automaticamente modificadas quando você altera a tensão do processador, chip ponte norte (PCH/MCH) ou chip ponte sul, dependendo de onde as pistas estão conectadas. Alguns chipsets (o mais notável é o Intel X58) têm usam uma tensão separada para alimentar pistas PCI Express e em placas-mães baseadas em tais chipsets você pode encontrar configurações separadas para ajustar a tensão do PCI Express. Por exemplo, em “IOHPCIE Voltage” ajustaria tensão das pistas PCI Express controladas pelo chip ponte norte da placa-mãe (IOH), enquanto que em “ICHPCIE Voltage” você ajustaria a tensão das pistas PCI Express controladas pelo chip ponte sul da placa-mãe (ICH).
  • Tensão do clock do PCI Express: Algumas placas-mães permitem a você aumentar a tensão do sinal de clock usado pelas pistas PCI Express. Esta opção é chamada “PCI-E Clock Driving Control” ou “PCI Express Amplitude Control”.
AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor-Chefe

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nosso diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Mora atualmente nos Estados Unidos.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
441.031 usuários cadastrados
489 usuários on-line