Imprimir artigo
CPU-Z
por em Tutoriais
Última atualização:
49.205 visualizações
Página 4 de 9

Identificação do Cache de Memória

A segunda guia presente no CPU-Z, chamada “Caches”, dá detalhes mais aprofundados sobre os caches de memória do processador..

CPU-Z
Figura 4: Detalhes do cache de memória

“L1 D-Cache” significa “Cache L1 de dados”, “L1 I-Cache” Significa “Cache L1 de instruções”, “Trace Cache” significa “Cache de traço” (processadores baseados na arquitetura do Pentium 4 usam este tipo de cache em vez de um cache L1 de instruções), “L2 Cache” significa “Cache L2” e “L3 Cache” significa “Cache L3”.

Para cada cache há um campo “Size” (tamanho), seguido de um valor indicando quantos caches de memória daquele tipo o processador tem. No campo “Descriptor” (“Descrição”) há a quantidade de blocos em que o cache de memória é dividido e qual é o tamanho de cada linha dentro do cache de memória.

No processador da Figura 4, que era um processador de quatro núcleos, havia quatro caches L1 de dados e quatro caches L1 de instruções, significando que o valor apresentado para esses caches (32 kiB) era “por núcleo”. Já em relação ao cache L2, havia apenas dois caches de 6 MiB (6.144 kiB = 6 MiB). Isso significa que há um cache L2 de 6 MiB para cada par de núcleos. Nosso processador não tinha um cache L3.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
529.522 usuários cadastrados
541 usuários on-line