Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Enermax ECO80+ 620 W


     39.327 visualizações    Energia    10 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Enermax ECO80+ 620 W
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Enermax ECO80+ 620 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação GBU15J em seu estágio primário, que pode fornecer até 15 A a 100° C. Este componente está claramente superdimensionado: em 115 V esta fonte seria capaz de extrair até 1.725 W da rede elétrica; assumindo uma eficiência de 80%, a ponte permitiria que esta fonte fornecesse até 1.380 W sem a queima deste componente. Claro que estamos falando apenas deste componente e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.

Fonte de alimentação Enermax ECO 80+ 620 W
Figura 10: Ponte de retificação.

No circuito PFC ativo desta fonte são usados dois transistores de potência MOSFET IRFP460A, cada um capaz de fornecer até 20 A a 25°C ou 13 A a 100°C (veja o que a diferença de temperatura faz) em modo contínuo ou até 80 A em modo pulsante a 25°C. Esses transistores apresentam uma resistência de 270 mΩ quando ligados, uma característica chamada RDS(on). Este número indica a quantidade de potência desperdiçada, portanto quanto menor este valor melhor, já que menos potência será desperdiçada, aumentando assim a eficiência.

Esta fonte de alimentação usa dois capacitores eletrolíticos para filtrar a saída do circuito PFC ativo. O uso de mais de um capacitor aqui não tem nada a ver com a “qualidade” da fonte de alimentação, como alguns leigos poderiam supor (incluindo pessoas sem conhecimento em eletrônica que fazem testes de fontes de alimentação em outros sites). Em vez de usar um grande capacitor os fabricantes podem optar por usar dois os mais componentes pequenos que darão a mesma capacitância total, para melhor acomodar os componentes na placa de circuito impresso, já que capacitores com menores capacitâncias são fisicamente menores do que capacitores com maiores capacitâncias. Na ECO80+ 620 W dois capacitores de 220 µF x 400 V são usados em paralelo; isto é equivalente a um capacitor de 440 µF x 400 V.

Esses capacitores são japoneses da Chemi-Com e são rotulados a 85° C.

Na seção de chaveamento dois transistores de potência MOSFET IRFP460A são usados na tradicional configuração direta com dois transistores.

Fonte de alimentação Enermax ECO 80+ 620 W
Figura 11: Transistor do PFC ativo, diodo do PFC ativo, transistor de chaveamento e transistor de chaveamento da saída standby (+5VSB).

O primário é controlado por um CM6802 PFC/PWM, que é uma versão atualizada do famoso controlador CM6800.

Fonte de alimentação Enermax ECO 80+ 620 W
Figura 12: Controlador PFC/PWM.

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte.

Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

"Como você pode ver a Enermax poderia ter rotulado esta fonte como sendo de 750 W, mas eles decidiram não fazer isso provavelmente por causa de eficiência, que cai para abaixo de 80% caso você extraia mais de 620 W dela."

Isso sim é respeito aos consumidores :D

Parabéns Enermax

Vlew CDH por mais um teste visando mostrar produtos de qualidade:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ótima fonte, o problema, pra variar, é o preço por aqui..

Minha FMA II foi importada nos tempos de dólar alto e ficou mais barata que a maioria das populares boas da época.

Foi 1/3 do preço dela aqui no Brasil na época.. estas eco custam mais caro ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
É um ótimo produto! Só senti falta de mais 2 conectores pci-e. Acredito que, com 620W, ela possa alimentar mais do que uma unica placa!

E nem vou comentar sobre o preço dela aqui :mellow:

Devem ter feito isso pra "forçar" as pessoas a usarem a fonte dentro de sua melhor eficiência..

Se bem que ela toparia um CF de 4850/ SLI de GTS 250..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, foi nessas placas que eu pensei, mas nem comentei da GTS250 porque sabia que ela ela só tinha 1 conector de alimentação, mas achei que a HD 4850 tivesse 2, mas é só 1 também! Nesse caso ela "topa" um CF ou SLI!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
é claro q ela aguentaria fácil um SLI / Crossfire + quad core. é difícil um PC passar de 600W de consumo, mesmo em jogos ou ediçao de video.

Sim sim, mas tem a eficiência.. pra você eu sei que isso conta :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modelo de 350W com preço justo e não com aqueles preços absurdos da WAZ, seria ótimo para o Brasil. Toda a série Eco 80 da Enermax pode ser encontrada facilmente em qualquer loja dos EUA e da Europa, mas por enquanto, cá no Brasil, nada. Nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!