Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação MSI Turbostream 600 W


     42.661 visualizações    Energia    10 comentários
Teste da Fonte de Alimentação MSI Turbostream 600 W
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da MSI Turbostream 600 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos que você leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação GBU1006 em seu estágio primário, que é capaz de fornecer até 10 A (a 100°C) com um dissipador de calor instalado, o que é o caso (sem o dissipador de calor o limite de corrente cai para 3,2 A). Nesta fonte a ponte de retificação está protegida por uma fita de borracha, como você pode ver na Figura 8.

Este componente está claramente superdimensionado: a 115 V ele seria capaz de puxar até 1.150 W da rede. Supondo uma eficiência típica de 80%, isso significa que essa fonte poderia entregar até 920 W sem que esse componente queimasse. É claro que estamos falando especificamente do limite da ponte de retificação, e a potência máxima que uma fonte é capaz de fornecer depende dos demais componentes usados.

Fonte de alimentação MSI Turbostream 600 W
Figura 8: Ponte de retificação.

O circuito PFC ativo usa dois transistores de potência MOSFET FQA24N50, cada um capaz de fornecer até 15,2 A a 100°C (ou 24 A a 25°C; veja o que a diferença de temperatura faz). Esses transistores estão localizados no mesmo dissipador de calor dos transistores chaveadores.

O capacitor do PFC ativo é da Teapo (taiuanês) e rotulado a 85°C.

Como mencionamos anteriormente, esta fonte usa uma bobina no circuito PFC ativo que se parece com um transformador. Se não tivéssemos experiência poderíamos ter assumido que esta fonte tinha PFC passivo, mas este não é o caso já que os transistores do PFC ativo estão presentes. Esses dois componentes (capacitor e bobina) podem ser vistos na Figura 9, onde você também pode ver o varistor do estágio de filtragem de transientes.

Fonte de alimentação MSI Turbostream 600 W
Figura 9: Capacitor do PFC ativo e bobina.

Na seção de chaveamento esta fonte usa dois transistores de potência MOSFET SPW20N60C3 na tradicional configuração de chaveamento direto com dois transistores. Cada transistor é capaz de suportar até 13,1 A a 100°C (ou 20,7 A a 25°C; mais uma vez veja o que a diferença de temperatura faz).

Fonte de alimentação MSI Turbostream 600 W
Figura 10: Transistor chaveador, transistor do PFC ativo e transistor chaveador (o segundo transistor do PFC ativo está do outro lado do dissipador de calor).

O primário é controlado por um circuito integrado CM6800, que é um circuito controlador PFC/PWM bastante popular.

Fonte de alimentação MSI Turbostream 600 W
Figura 11: Controlador PFC/PWM.

Como comentamos rapidamente, todos os componentes encontrados no primário e secundário são idênticos aos usados na Solytech SL-8600EPS.

Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não entendi seu comentário...

É um SL-8600 que a Solytech vende para outras remarcarem.

Sim, sim...

Falei estranho foi por essa parte aqui, até porque não li a matéria toda,:lol:.

Algumas perguntas, no entanto, ficam no ar: porque a MSI escolheu a Solytech como fornecedor? Porque a MSI entrou no mercado de fontes de alimentação oferecendo modelos de baixo custo já que ela é conhecida como um fabricante de placas-mãe de primeira linha? Porque a garantia que a MSI dá nesta fonte nos EUA é de apenas 16 meses contados da data de fabricação do produto (e não da data de venda, como é praxe do mercado)? Lembrando que fabricantes de fontes normalmente dão garantia de pelo menos três anos nos EUA.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É a minha fonte preferida. Sempre foi. Ótimo custo-benefício. E pensar que já vi gente dizendo que prefere uma Zalman de 360w.

Gente como eu ?

Para uma configuração economica ?

Claro que eu compraria uma Zalman 360B-APS

Já foi muito falado disso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente como eu ?

Para uma configuração economica ?

Claro que eu compraria uma Zalman 360B-APS

Já foi muito falado disso...

Pelo mesmo preço você prefere pegar uma fonte mais fraca que vai te limitar mais num futuro upgrade.

Eu não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

podia ser feito o mesmo teste com a da Satellite também... Será que ela não é "capada" em relação as outras ? se não for, será que seu potencial para sobrecarga é bom ? Seria legal também fazer os testes dos modelos de 850 e 1000 w :D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!