Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste da Fonte de Alimentação Seasonic S12D 750 W

       
 35.197 Visualizações    Testes  
 9 comentários

A Seasonic S12D é uma fonte de alimentação baseada na recomendada M12D sendo, porém, mais barata. Vamos comparar as duas.

Teste da Fonte de Alimentação Seasonic S12D 750 W
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A Seasonic M12D 750 W (SS-750EM) foi uma das melhores fontes de alimentação que já testamos, equipada apenas com componentes topo de linha e que apresenta uma eficiência muito alta graças ao conversor DC-DC usado em seu secundário. A Seasonic lançou agora uma versão mais barata desta fonte de alimentação, chamada S12D (SS-750HT), cuja principal diferença é a ausência de um sistema de cabeamento modular. Vamos ver se esta é mesmo a única diferença entre elas.

Como você já deve saber, a Seasonic é um tradicional fabricante OEM, sendo o verdadeiro fabricante de várias fontes das marcas Antec, Corsair e Arctic Cooling (nem todas as fontes de alimentação dessas marcas são fabricadas pela Seasonic). Uma coisa que não dar para entender na Seasonic é o fato de eles terem três sites, http://www.seasonic.com, http://www.seasonic.com.tw e http://www.seasonicusa.com, mas produtos de varejo tais como a fonte de alimentação testada só podem ser encontrados no último. Em nossa opinião isto não faz sentido e apenas dificulta a vida dos usuários que querem obter mais informações sobre seus produtos.

Fonte de alimentação Seasonic S12D 750 W
Figura 1: Fonte de alimentação Seasonic S12D 750 W.

Fonte de alimentação Seasonic S12D 750 W
Figura 2: Fonte de alimentação Seasonic S12D 750 W.

A S12D 750 W não é uma fonte de alimentação longa, medindo 16 cm de profundidade. Ela tem uma ventoinha de 120 mm em sua parte inferior e circuito PFC ativo, é claro. Como mencionamos, a S12D não tem sistema de cabeamento modular, e todos os cabos têm uma proteção de nylon que sai de dentro da fonte.

Esta fonte vem com os seguintes cabos:

  • Cabo principal da placa-mãe com um conector de 20/24 pinos.
  • Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V.
  • Um cabo com um conector EPS12V.
  • Dois cabos com um conector de alimentação auxiliar de seis pinos para placas de vídeo cada.
  • Dois cabos com um conector de alimentação auxiliar de seis/oito pinos para placas de vídeo cada.
  • Três cabos com três conectores de alimentação SATA cada.
  • Um cabo com três conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para a unidade de disquete.
  • Um cabo com três conectores de alimentação para periféricos.
  • Um adaptador para converter um conector de alimentação para periférico em dois conectores de alimentação para unidades de disquete.

Cada cabo tem um comprimento diferente. O cabo principal da placa-mãe mede 52 cm de comprimento, os cabos ATX12V/EPS12V medem 56 cm, os cabos da placa de vídeo medem 57 cm e os cabos SATA e para periféricos medem 41 cm entre a carcaça da fonte e o primeiro conector no cabo e 15 cm entre os conectores, exceto no cabo para periféricos com o conector para a unidade de disquete, onde a distância entre os conectores é de 12 cm.

Todos os cabos utilizam fios 18 AWG. Aqui há uma pequena diferença entre a S12D e a M12D: a M12D usa fios mais grossos 16 AWG no cabo principal da placa-mãe e nos cabos de alimentação auxiliar para placas de vídeo.

Fonte de alimentação Seasonic S12D 750 W
Figura 3: Cabos.

A quantidade de cabos é excelente para o usuário entusiasta, mas se você quiser instalar mais do que duas placas de vídeo topo de linha você precisará usar adaptadores, já que cada placa de vídeo topo de linha requer dois conectores de alimentação auxiliar cada e esta fonte vem com “apenas” quatro deles.

Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Ela recebeu o selo, devem ter esquecido na hora da finalização do tópico, mas recebeu.

Nossa que fonte incrível, tem muitos cabos, bem melhor que a minha e o que eu mais gostei foi o preço nos EUA, mas esse item para trazer é muito pesado, acho que não compensa pedir para nenhum conhecido, o cara vai odiar carregar um paralelepipedo na sua viagem, rsss.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comentários sobre essa fonte vão ser "chover no molhado". Simplesmente uma excelente fonte, pena que deve chegar aqui (se chegar) com um preço nada amistoso...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima fonte, ótima eficiencia, um conjunto perfeito, componentes de alta qualidade e tudo que se espera em uma fonte de alta qualidade, pena que seja tão difícil de se encontrar por aqui, já que os vendedores preferem as ching ling.

Editado por dragao vermelho

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa fonte provavelmente vai custar em torno de 450 a 500 reais, o que faz com que a C3Tech PSH 750 e a SevenTeam ST-750ZAF sejam melhores opções pelo custo/benefício, mas por muito pouco

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma pepita da lendária Seasonic.

Interessante o dual-PFC que a Seasonic implementou.

Acho que o conversor DC-DC veio pra ficar mesmo, tem se mostrado uma execelente ideia, até mesmo simplificando as coisas, com a remoção de transformadores na fonte, gerando menos calor.

Editado por Pierre C.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×