Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Overclock da Memória

       
 436.548 Visualizações    Tutoriais  
 1 comentário

Aprenda como fazer o overclock da sua memória RAM de modo a turbinar o seu micro sem gastar muito dinheiro.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Muito tem se falado sobre como fazer o overclock do processador e da placa de vídeo. Acontece que você fazer também o overclock da memória RAM de modo a aumentar o desempenho do micro sem gastar muito. O overclok da memória é feito através do setup da placa-mãe (você pode acessar o setup pressionando a tecla Del durante a contagem de memória que aparece toda vez que você liga o micro), quase sempre no mesmo menu onde as configurações do clock do processador são definidas (geralmente chamada “Frequency/Voltage Control” ou similar).

O processo é um pouco tedioso, assim como todos os outros procedimentos de overclock. Você terá que mudar o clock da memória, salvar a nova configuração, reiniciar o computador e verificar se o computador ainda está funcionando corretamente. Recomendamos que você rode seu jogo 3D favorito enquanto verifica se tudo está funcionando a contento. Recomendamos ainda que você rode um programa de benchmark para verificar o ganho de desempenho com o overclock. Como explicaremos em momento mais oportuno, em algumas situações o overclock da memória diminui o desempenho do micro dependendo da configuração das temporizações (explicaremos o que é isso mais adiante). Recomendamos a utilização de dois programas: Sandra, em seu módulo Memory Bandwidth Benchmark para medir o aumento de desempenho da memória (você pode baixar o Sandra em http://www.clubedohardware.com.br/pagina/download_hardware) e o SuperPI, para medir o desempenho do micro como um todo (você pode baixar o SuperPI em http://www.clubedohardware.com.br/pagina/download_desempenho).

Após reinicar o micro e testar se o overclock teve êxito, você tem duas opções. Se o overclock foi bem sucedido, você pode voltar ao setup da placa-mãe e tentar aumentar o clock da memória mais ainda e repetir todo o processo até você encontrar a capacidade máxima de overclock do seu módulo de memória. Se o overclock fracassou, você deve voltar ao setup e diminuir o clock da memória, já que o clock que você configurou não está fazendo com que a memória funcione adequadamente.

Todo procedimento de overclock pode funcionar ou não. Não podemos afirmar se o overclock do seu micro funcionará e qual o clock máximo da memória será alcançado. Overclock é um processo de tentativa e erro.

Existem dois macetes para aumentar as chances de um overclock bem sucedido: aumentar a voltagem e brincar com as temporizações da memória. Falaremos agora em detalhes sobre como o overclock da memória é feito, incluindo estes dois macetes.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Bom isso ser mencionado, no forum "overclock" deveria aparecer um um sub-diretório com mais informações sobre over em memórias. Mas tenho uma pequena crítica e uma pequena dúvida, respectivamente: na parte de temporização achei um pouquinho confuso lidar com os conceitos de aumentar / diminuir, mas nada que com um pouco mais de atenção alguém que saiba o que está lendo consiga pegar, e, minha dúvida, diminuindo o clock (como no meu caso eu podeira fazer, já que meu processador limita minha memória) fica mais fácil de diminuir as latências? (ou chega ser certo que dá para diminuir?). Até mais,

e.t.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×