Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Favela On Line (FOL)

       
 26.486 Visualizações    Editoriais  
 7 comentários

Clube do Hardware faz trabalho social no Morro Santa Marta - Botafogo/RJ.

Favela On Line (FOL)
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

O Clube do Hardware é uma empresa socialmente responsável e está liderando na favela do Morro Santa Marta, localizada no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro (RJ), um projeto social chamado Favela On Line (FOL).

Favela On Line (FOL)
Figura 1: Gabriel Torres e Juan, um dos coordenadores do Favela On Line, no Morro Santa Marta.

Esse projeto foi criado por jovens moradores da favela e é ligado à ONG Grupo ECO, que atua há 30 anos nesse morro conscientizando os jovens, organizando eventos culturais e trazendo melhorias para a comunidade. O objetivo do Favela On Line é diminuir a exclusão digital e social dos jovens para que eles tenham um futuro melhor e mais promissor. Indiretamente, portanto, o projeto evita que os jovens caiam no submundo das drogas por pura falta de opção de futuro. O FOL está fazendo a montagem e distribuição de PCs para os jovens da comunidade que ainda não têm micro em casa, bem como está interligando todos os PCs da favela em rede para que todos possam acessar a Internet, se comunicar através de chat, jogar jogos em rede, compartilhar arquivos, usar uma impressora comunitária, etc.

Acreditamos que podemos mudar o futuro de centenas de jovens dessa maneira. Muitos que não têm hoje uma oportunidade poderão ter, já que atualmente quem não domina o uso de um PC é praticamente um analfabeto. A interligação dos PCs fará com que dezenas de pessoas possam trabalhar em casa, desenvolvendo diversos tipos de trabalho.

Se você não conhece uma favela de perto deveria dar uma olhada no que esses jovens estão fazendo, como eles estão lutando para ter um futuro melhor e como eles estão incentivando de forma extremamente positiva os demais jovens da comunidade. Pode acreditar, nós não iríamos apoiar um projeto social desse tipo se ele não fosse realmente sério e ético.

Desde a implantação do projeto, em setembro de 2002, o Clube do Hardware já doou várias peças de hardware, tais como placas-mães, placas de vídeo, módulos de memória, processadores e muito mais, além de ter ajudado na busca de doações entre usuários e empresas.

Favela On Line (FOL)
Figura 2: Uma das "cerimônias" de doação, onde Gabriel Torres faz a doação ao FOL de seis placas de vídeo 3D de última geração (Xabre 400 e GeForce 4) ao lado de Itamar, presidente do Grupo ECO.

Desde que resolvemos "apadrinhar" esse projeto, estamos doando mensalmente um porcentual de nosso lucro para o projeto, na forma de equipamentos de última geração. Assim, ao comprar nossos CDs ou anunciar em nosso site, você estará indiretamente ajudando a combater a exclusão digital de nosso país.

Você também pode fazer como nós e fazer doações diretamente para o projeto.


Doações

Se você tem um PC mais antigo jogado num canto (a partir de 486) ou qualquer peça de hardware que você acha que não vale nada (processadores antigos, placa-mãe, memórias, discos rígidos, etc), mande para o pessoal do FOL. Pode não fazer diferença para você, mas um computador a mais em uma comunidade carente faz muita diferença. Eles têm necessidade especial de materiais para o aumento da rede, isto é, placas de rede, hubs, plugues RJ-45, cabo categoria 5, etc.

Realmente é uma excelente oportunidade para todos aqueles que querem colaborar de alguma forma com a nossa sociedade e até agora não sabiam como e não tinham contato com um projeto sério.

Para doações, ligue para um dos números abaixo ou escreva para rafaelmeireles@yahoo.com.br.

Rafael Meireles:

  • Tel: 21-7827-4176
  • Tel: 21-8812-0350

Juan Souza:

  • Tel: 21-2286-9966

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Saudações Gabriel Torres,

Como vai você?, paz e saúde!

Antes de eu postular nesse tópico, gostaria que você considerasse algúmas observações:

1- Me desculpe por ativar um tópico datado de 2005, o assunto é pertinente;

2- Meus parabéns à você e ao CdH pela iniciativa no apoio à ONGs dessa natureza e propósitos;

3- Em relação aos números 0/3 (4) que você vê e que encontram-se no canto superior esquerdo, nem tudo que reluz é ouro e eu gostaria de dirimir essa questão com você algúm dia, se possível e assim o permitir. É uma história interessante, você vai gostar de conhecer o outro lado.

Embora seja um tópico antigo e ninguém comentou a respeito (o que é uma pena), fiquei interessado em saber como anda esse ou outros projetos nesse quesito. Pergunto por ter procurado mais referências e não ter encontrado informações complementares à respeito.

Achei muito interessante essa sua iniciativa e do CdH que de certa forma e propósitos, vão de encontro à um projeto que será realizado ano próximo, no litoral de São Paulo, mais precisamente na região do moderador global Viny.

Um projeto na área de informática voltado para meninos(as) e adolescentes em grupo de risco (com alta demanda) ao qual já temos apoio de algúns veradores da região, deputados federais e estaduais.

Sou colaborador na área de info (SI) de algúns orgãos e de uma ONG local que no próximo ano completará 2 anos de atividades sociais com recursos próprios e que após essa exigência, poderá executar projetos com recursos estaduais e federais também. Nesse interím, estamos agendando contatos com empresas como Microsoft, Intel, IBM, etc, para apreciação do projeto, apoio e captação de recursos.

A base do projeto será a inclusão digital na região com foco voltado para ferramentas office home e segurança na rede, além de questões legais e sociais, direcionados para a wireless municipal que será implantada e a gigante Petobrás que iniciará suas atividades em breve em toda a região.

No mais, esperamos que o projeto seja um sucesso e acaso queira mais detalhes, dirimir o assunto ou até mesmo colaborar de algúma forma, estamos à disposição.

off-topic:

1-Adquirí seu livro sobre redes, conseguí um descontão, paguei 200 pilas. Excelente livro, embora eu achei que você poderia ter caprichado mais na parte sobre segurança.

2-Reparei que você está mais presente e é muito bom vê-lo mais atuante no fórum. Esse contato mais próximo com os membros e equipe é muito importante para todos nós. Estando mais próximo, é fundamental para as idéias e críticas, afinal, existe aquele ditado que diz: -Quando o gato está ausente os ratos fazem a festa.

Abraços .'.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Lord Enigm@,

O projeto ainda existe, mas desde que me mudei para os EUA meio que perdi contato com o pessoal do FOL, a última notícia que eu tive foi que a prefeitura do Rio de Janeiro estaria colocando uma rede sem fio na mesma favela. Eu vou mandar um e-mail para eles e pedir para eles postarem aqui mais informações, inclusive para você trocar ideia com eles. O pessoal por trás desse projeto é uma ONG que atua há séculos no morro, e o pessoal por trás dessa ONG é gente finíssima.

Obrigado pelos elogios. O capítulo de segurança do livro ficou como eu queria, não daria para engrossar o bicho sem aumentar consideravelmente o número de páginas do livro (e precisava me ater a um determinado número de páginas para manter o livro dentro do orçamento da editora, do contrário seu custo seria maior e não queria isso). Então resolvi fazer um texto introdutório, apenas. Sempre foi minha ideia ter um livro só sobre segurança, quem sabe um dia não pego a inspiração para tocar esse projeto?

A minha participação mais constante no fórum se deve ao fato de eu ter finalmente contratado um ajudante, que está me deixando com tempo livre para estar por aqui de vez em quando (e também ao moderador XITA, que me dá um toque sempre que algum tópico precisa de uma resposta mais pessoal -- esse daqui, por exemplo, foi ele quem me avistou que precisava de uma resposta minha), obrigado por ter notado isso, acredito que outros usuários tenham notado também.

Abraços,

Gabriel Torres

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelos esclarecimentos Gabriel, e agradeço também o contato que irás fazer com o pessoal da FOL. Será muito interessante e proveitoso essa troca de idéias e experiências.

Quanto ao projeto de um livro somente sobre segurança na rede, quando tiveres inspiração e tempo para tocar, será muito interessante e com conteúdo de primeira, tenho certeza.

Podes contar com minha colaboração, não sou senhor da sabedoria mas, com o pouco de conhecimento que tenho e em algúmas dicas eu lhe ajudarei com o maior prazer.

Abraços .'.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem legal esse projeto de rede sem fio na favela( não é meu caso), como computador usado hoje custa uns 300R$ aqui em brasilia com um pentium 4 , isso pode abrir portas para um mundo melhor.

E esse livro seu , vem um desconto né?;), pow pra mim ta beleza,O trabalho que você faz aqui que é simplesmente maravilhoso e mais escrever um livro você não deve nem ter dormido:D, é quantas paginas ele tem? tem ilustrações? 150R$ ficou bom pra mim...

To fazendo curso tecnico de manutenção de pc e programador, to meio sem tempo de fazer um curso de rede então queria aprender em um livro, visto que depois que acabar esses cursos vou fazer web desing, é uma boa opção ou to ficando maluco?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×