Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre os Parafusos Usados no PC

       
 131.129 Visualizações    Tutoriais  
 5 comentários

Neste tutorial você aprenderá a diferença entre todos os parafusos que vêm com o gabinete e nunca mais ficará confuso na hora de montar um micro.

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre os Parafusos Usados no PC
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Quando você compra um gabinete ele vem com uma série de parafusos e outras peças menores. Mesmo técnicos experimentes têm dificuldade em dizer exatamente qual é o uso de cada um desses parafusos. Neste tutorial falaremos sobre todos os parafusos usados durante a montagem de um micro e onde você deve usá-los, portanto lendo este tutorial você aumentará suas habilidades em montagem de micros.

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre os Parafusos Usados no PC
Figura 1: Diferentes tipos de parafusos usados no micro. Que bagunça!

Os parafusos variam em três aspectos: tipo de rosca, formato da cabeça e o comprimento. O comprimento e especialmente o formato da cabeça podem variar muito, mas existem apenas três tipos de rosca usados no micro. Por isso nós achamos que a melhor maneira de classificar os parafusos encontrados no micro é através do tipo de rosca usado por eles. Na Figura 2 você pode ver esses três tipos de rosca.

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre os Parafusos Usados no PC
Figura 2: Tipos de rosca usados pelos parafusos que acompanham o gabinete.

O primeiro tipo de rosca, mostrado à esquerda na Figura 2, é do tipo auto atarraxante usado para prender ventoinhas ao gabinete (e também partes plásticas relacionadas à ventilação, tais como dutos). Este é o único uso deste tipo de parafuso no micro, que é de identificação muito fácil, como você pode ver. Este parafuso normalmente mede 10 mm de comprimento e tem a cabeça achatada, como mostrado na Figura 3. Você deve usar uma chave de fendas Phillips nº 2 para aparafusá-lo.

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre os Parafusos Usados no PC
Figura 3: Parafusos usados para prender ventoinhas e dutos ao gabinete.

O segundo tipo de rosca encontrado nos parafusos usados nos micros utiliza o padrão UNC (United National Coarse) 6-32, o que significa uma rosca usando um fio nº 6 (0,1389” de diâmetro) com 32 fios por polegada (distância de 0,0313” entre os fios). Você deve usar uma chave de fendas Phillips nº 2 para aparafusar este tipo de parafuso. Para facilitar, chamaremos esta rosca de “grossa” a partir de agora, já que o terceiro tipo de rosca é mais fino.

O terceiro tipo de rosca encontrado nos parafusos usados nos micros utiliza o padrão M3x0.5, que é um padrão desenvolvido pela ISO usando o sistema métrico (como você deve ter reparado, a rosca “grossa” usa unidades inglesas). Isto significa o uso de um fio de 3 mm de diâmetro com 0,5 mm de distância entre os fios. Você deve usar uma chave de fendas Phillips nº 1 para aparafusar este tipo de parafuso. Para simplificar, chamaremos este tipo de rosca de “rosca fina” a partir de agora, já que ela é mais fina do que os outros dois tipos de rosca usados pelos parafusos do micro.

Parafusos que usam tanto rosca grossa quanto rosca fina podem ser encontrados com vários tipos diferentes de cabeça e comprimentos, e aqui é onde a maioria das pessoas se confunde. Por isso falaremos em mais profundidade sobre todos os parafusos usados em um micro.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Bah, ninguém comentou este artigo ainda??

sou o 1º :D

Bom, foi muito bem elaborado e tirou as dúvidas que eu tinha sobre os 6mm e os 4mm dos parafusos, por lógica eu estava certo, mas agora tenho 100% de certeza que está correto...

Bom, tenho uma dúvida: Onde eu posso encontrar os parafusos, e principalmente os itens das fotos da última página (parafusos de suporte, suportes plásticos e as arruelas...), alguém sabe onde eu encontro isso?

Uma vez fui numa loja de informática perguntar para ver se eles tinham:

Eu: "Boa tarde, vocês tem os parafusos para que vão atrás do gabinete para fechá-lo?"

Vendedor: "Sim temos, quantos precisa? um? dois?"

EU: "Não para reposição... Preciso um pacote inteiro, vocês teriam?"

(depois da 1ª resposta dele nem preciso continuar... :cry: )

Bom final e início de ano para todos... :joia: , e se alguém passar por este tópico de comentários meio remoto, por favor, ajude... :help:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço minha a dúvida do "valdisnei"... acho que para o serviço do tutorial ficar completo precisaria de uma dica de onde encontrar cada tipo de parafusos daqueles com certa facilidade e regularidade. Após a leitura do material tambem gostaria de normatizar os parafusos dos meus três gabinetes mas esbarro na dificuldade de arquis~ição dos parafusos. Quem pode ajudar ??? obrigado

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achei uma vez numa loja de eletrônica a maioria desses parafusos e outros acessórios citados no artigo em pacoters com 100 unidades, os de "rosca grossa" por exemplo estava R$4,50.

Dê uma olhada nessas lojas, não as de informática normal, eu já tentei procurar em várias esses parafusos e acessórios e eles não tinham em série, achei mesmo em loja de eletrônica.

T+

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×