Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe EPoX 4G4A+

       
 49.803 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Teste com a placa-mãe EPoX 4G4A+, baseada no chipset Intel 845G, para a plataforma soquete 478.

Placa-Mãe EPoX 4G4A+
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A EPoX (http://www.epox.com) é uma das marcas mais respeitadas de placa-mãe do mundo. A 4G4A+ é uma placa-mãe para Pentium 4 com vídeo on-board, baseada no chipset Intel 845G. Nós já tínhamos visto essa placa-mãe em Taiwan, durante a Computex 2002 e estávamos realmente muito curiosos: EPoX fabricando placas-mães com vídeo on-board? Será que presta? Finalmente tivemos a oportunidade de testar essa placa-mãe.

Acredite, os resultados foram incríveis! O desempenho do vídeo on-board da 4G4A+ é razoável (claro que o desempenho 3D de uma placa de vídeo comercial é melhor), mas o grande trunfo dessa placa-mãe é ter um slot AGP onde podemos instalar uma placa de vídeo avulsa. Quando instalamos a nossa placa de vídeo nessa placa-mãe, o desempenho dela simplesmente superou praticamente todas as placas-mães para Pentium 4 que já testamos! E ainda por cima conseguimos o melhor overclock de todos os nossos testes!

Recomendamos essa placa-mãe para todos aqueles que querem uma placa-mãe de alto desempenho mas com vídeo on-board e para, no futuro, instalarem uma placa de vídeo decente. Acredite, após a instalação de uma placa de vídeo avulsa, essa placa-mãe transforma-se em uma das melhores placas-mães disponíveis no mercado para o Pentium 4. Mas não é só por causa disso que estamos recomendando essa placa-mãe, mas por causa dos vários recursos extras que ela possui: portas IDE RAID, display de diagnósticos e seis slots PCI, características que nunca tínhamos visto anteriormente em uma placa-mãe com vídeo on-board, além da sua excelente capacidade de overclock.

Para começar, como explicamos nos nossos testes da 8K3A+, a EPoX está tentando atrair mais consumidores para a sua marca melhorando a embalagem de suas placas-mães. A caixa da 4G4A+ chama muito a atenção, sendo rosa prateado.

Placa-Mãe EPoX 4G4A+
Figura 1: Caixa da placa-mãe EPoX 4G4A+.

Mas, como dissemos, a EPoX 4GA+ não é só uma carinha bonita. Ela é realmente uma boa placa-mãe.

Placa-Mãe EPoX 4G4A+
Figura 2: Placa-mãe EPoX 4G4A+.

Como comentamos, essa placa-mãe oferece vários recursos extras. Para começar, duas portas IDE RAID adicionais, controladas pelo chip HighPoint HPT372. A vantagem desse chip é que as portas adicionais são ATA-133, enquanto que as portas IDE originais da placa-mãe acessadas pelo Intel 845G são ATA-100. Vale lembrar que o Intel 845G consegue operar externamente a 133 MHz (533 MHz QDR), aceitando, portanto, a nova geração de processadores Pentium 4.

Placa-Mãe EPoX 4G4A+
Figura 3: Detalhe do chip HighPoint HPT372, das duas portas IDE adicionais e do display de diagnósticos.

Mas o que realmente chama mais a atenção nessa placa-mãe é o seu display de diagnósticos. Esse display indica os códigos do POST, funcionando de forma similar a essas placas de "diagnóstico" que são vendidas por aí. Para quem não sabe, o POST é o autoteste que é feito sempre em que ligamos o micro. O display apresenta, de forma codificada, o que é que está sendo testado no momento. No manual da placa-mãe vem o significado de todos os códigos.

Placa-Mãe EPoX 4G4A+
Figura 4: Display POST em ação.

Vale prestar atenção nas portas USB dessa placa-mãe. Das suas seis portas USB 2.0, quatro delas são soldadas diretamente sobre a placa-mãe. Em outras placas, só duas são soldadas sobre a placa, sendo que as adicionais temos de acessar através de um plugue adaptador.

A placa-mãe tem ainda som on-board de seis canais, produzido com o auxílio do chip Realtek ALC650 e rede on-board, produzida pelo chip Realtek RTL8100B.

Outra grande vantagem dessa placa-mãe é que ela usa fonte de alimentação ATX normal, e não uma fonte ATX12V, barateando o preço final do micro.

Em relação ao overclock, conseguimos colocar no nosso Pentium 4 de 1,5 GHz rodando internamente a 2 GHz (externamente a 133 MHz) sem qualquer problema! O gerador de clock usado, o Realtek RTM660-109R permite a configuração de clock de 90 a 200 MHz de 1 em 1 MHz.

Junto com a placa-mãe acompanha um CD-ROM contendo o Partition Magic 6.0 e o Drive Image 4.0. Levando em conta que o preço de tabela desses programas é de US$ 69,95 cada aqui no Brasil, só por ter esses programas já vale a pena comprar essa placa-mãe.

No CD-ROM da placa-mãe, além dos drivers, o Norton Ghost 7.0 e o PC-Cillin.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×