Introdução
A 9NDA3+ é a placa-mãe topo de linha da EPoX para processadores Athlon 64 de 939 pinos com barramento AGP, usando o chipset nForce 3 Ultra. Existe ainda o modelo 9NDA3J que utiliza o mesmo chipset, mas possui apenas duas portas Serial ATA (o modelo testado tem quatro portas) e não possuindo portas FireWire (o modelo testado vem com duas portas).
Figura 1: Placa mãe EPoX 9NDA3+.
O visual da 9NDA3+ é bem discreto e segue o padrão de outras placas da EPoX. A placa tem a cor verde e dois soquetes de memória e o slot AGP são roxos. O chipset nForce 3 Ultra é resfriado por um dissipador de alumínio ativo (isto é, com ventoinha) na cor dourada que é muito parecido com os dissipadores utilizados em placas de vídeo.
Figura 2: Dissipador de calor ativo do chipset nForce3 Ultra.
Um recurso interessante é a existência de um display de diagnósticos POST – marca registrada das placas-mães topo de linha da EPoX –, que ajuda a identificar problemas no micro; caso o micro encontre algum problema ao ser inicializado, no display ficará indicado um código que pode ser consultado no manual para que você veja qual é o problema (processador, memória, placa de vídeo, etc).
Figura 3: Display POST em ação.
A 9NDA3+ veio com o que a EPoX chama de "PowerPack" que inclui, além de cabos IDE redondos, uma prática chave de fendas e oito dissipadores de calor que possuem fita térmica adesiva e devem ser colados sobre os transistores do regulador de voltagem da placa, melhorando a vida útil e a estabilidade da placa. Como a placa possui seis reguladores, sobram dois dissipadores que podem ser colocados sobre os transistores próximos aos soquetes de memória.
Figura 4: Dissipadores de calor e chave de fenda que acompanham a 9NDA3+.
Respostas recomendadas