Introdução
A EPoX (http://www.epox.com) é uma das marcas mais respeitadas de placa-mãe do mundo. A 4G4A+ é uma placa-mãe para Pentium 4 com vídeo on-board, baseada no chipset Intel 845G. Nós já tínhamos visto essa placa-mãe em Taiwan, durante a Computex 2002 e estávamos realmente muito curiosos: EPoX fabricando placas-mães com vídeo on-board? Será que presta? Finalmente tivemos a oportunidade de testar essa placa-mãe.
Acredite, os resultados foram incríveis! O desempenho do vídeo on-board da 4G4A+ é razoável (claro que o desempenho 3D de uma placa de vídeo comercial é melhor), mas o grande trunfo dessa placa-mãe é ter um slot AGP onde podemos instalar uma placa de vídeo avulsa. Quando instalamos a nossa placa de vídeo nessa placa-mãe, o desempenho dela simplesmente superou praticamente todas as placas-mães para Pentium 4 que já testamos! E ainda por cima conseguimos o melhor overclock de todos os nossos testes!
Recomendamos essa placa-mãe para todos aqueles que querem uma placa-mãe de alto desempenho mas com vídeo on-board e para, no futuro, instalarem uma placa de vídeo decente. Acredite, após a instalação de uma placa de vídeo avulsa, essa placa-mãe transforma-se em uma das melhores placas-mães disponíveis no mercado para o Pentium 4. Mas não é só por causa disso que estamos recomendando essa placa-mãe, mas por causa dos vários recursos extras que ela possui: portas IDE RAID, display de diagnósticos e seis slots PCI, características que nunca tínhamos visto anteriormente em uma placa-mãe com vídeo on-board, além da sua excelente capacidade de overclock.
Para começar, como explicamos nos nossos testes da 8K3A+, a EPoX está tentando atrair mais consumidores para a sua marca melhorando a embalagem de suas placas-mães. A caixa da 4G4A+ chama muito a atenção, sendo rosa prateado.
Figura 1: Caixa da placa-mãe EPoX 4G4A+.
Mas, como dissemos, a EPoX 4GA+ não é só uma carinha bonita. Ela é realmente uma boa placa-mãe.
Figura 2: Placa-mãe EPoX 4G4A+.
Como comentamos, essa placa-mãe oferece vários recursos extras. Para começar, duas portas IDE RAID adicionais, controladas pelo chip HighPoint HPT372. A vantagem desse chip é que as portas adicionais são ATA-133, enquanto que as portas IDE originais da placa-mãe acessadas pelo Intel 845G são ATA-100. Vale lembrar que o Intel 845G consegue operar externamente a 133 MHz (533 MHz QDR), aceitando, portanto, a nova geração de processadores Pentium 4.
Figura 3: Detalhe do chip HighPoint HPT372, das duas portas IDE adicionais e do display de diagnósticos.
Mas o que realmente chama mais a atenção nessa placa-mãe é o seu display de diagnósticos. Esse display indica os códigos do POST, funcionando de forma similar a essas placas de "diagnóstico" que são vendidas por aí. Para quem não sabe, o POST é o autoteste que é feito sempre em que ligamos o micro. O display apresenta, de forma codificada, o que é que está sendo testado no momento. No manual da placa-mãe vem o significado de todos os códigos.
Figura 4: Display POST em ação.
Vale prestar atenção nas portas USB dessa placa-mãe. Das suas seis portas USB 2.0, quatro delas são soldadas diretamente sobre a placa-mãe. Em outras placas, só duas são soldadas sobre a placa, sendo que as adicionais temos de acessar através de um plugue adaptador.
A placa-mãe tem ainda som on-board de seis canais, produzido com o auxílio do chip Realtek ALC650 e rede on-board, produzida pelo chip Realtek RTL8100B.
Outra grande vantagem dessa placa-mãe é que ela usa fonte de alimentação ATX normal, e não uma fonte ATX12V, barateando o preço final do micro.
Em relação ao overclock, conseguimos colocar no nosso Pentium 4 de 1,5 GHz rodando internamente a 2 GHz (externamente a 133 MHz) sem qualquer problema! O gerador de clock usado, o Realtek RTM660-109R permite a configuração de clock de 90 a 200 MHz de 1 em 1 MHz.
Junto com a placa-mãe acompanha um CD-ROM contendo o Partition Magic 6.0 e o Drive Image 4.0. Levando em conta que o preço de tabela desses programas é de US$ 69,95 cada aqui no Brasil, só por ter esses programas já vale a pena comprar essa placa-mãe.
No CD-ROM da placa-mãe, além dos drivers, o Norton Ghost 7.0 e o PC-Cillin.
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.