Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe EPoX 5EPA+


     67.183 visualizações    Placas-mãe    2 comentários
Placa-Mãe EPoX 5EPA+
Produto Recomendado

Overclock

O overclock em processadores Pentium 4 soquete LGA775 possui algumas particularidades em relação ao overclock feito em outras plataformas.

A primeira dificuldade é que desde os primeiros Pentium 4 o multiplicador de clock é fixo, apenas amostras de engenharia, ou seja, destinados a testes, é que possuem o multiplicador de clock destravado. Esses processadores são identificados com a sigla “ES” e não estão disponíveis comercialmente. Alguns fabricantes como a ABIT criaram placas-mães capazes de burlar esta proteção.

Portanto, como você pode ver, a não ser que você possua uma amostra de engenharia ou uma placa da ABIT a única forma de fazer overclock em um processador Pentium 4 é aumentando o clock externo (FSB).

Nos chipsets Intel i865, i875P, NVIDIA, SiS e VIA é só ir aumentando o barramento externo até que se encontre o limite que o processador suporta. Já nos chipsets Intel i915P e i925X a Intel criou uma proteção contra overclock.

Essa proteção limita o overclock a até 10% do clock padrão do barramento externo. Isso ocorre por que os barramentos (PCI Express, SATA e o link entre as pontes norte e sul do chipset) usam o mesmo gerador de clock e, portanto, suas freqüências variam de acordo com o clock empregado. Isso traz problemas a dispositivos SATA e PCI Express, já que não existe como travar as freqüências destes barramentos. Dispositivos SATA, por exemplo, tem problemas para funcionar com freqüências superiores a 110 MHz e placas de vídeo da NVIDIA toleram no máximo 120 MHz no barramento PCI Express.

A proteção contra overclock atua monitorando o link entre as pontes norte e sul do chipset. Toda vez em que a freqüência deste link ultrapassa os 10% a placa se desliga ou simplesmente não liga. Uma forma de contornar esse bloqueio é elevar a tensão de alimentação do chipset, o que permite ganhos de 10 a 15 MHz.

Alguns fabricantes, como a ASUS e a ABIT, criaram mecanismos em suas placas que tentam corrigir esses problemas. Na prática, esses mecanismos, através da alteração dos multiplicadores do barramento PCI Express e SATA durante a inicialização, tentam manter o clock de operação do barramento PCI Express abaixo de 120 MHz, permitindo o uso de placas de vídeo PCI Express.

Mesmo assim overclocks mais agressivos só são conseguidos quando utilizando placas com chipsets i875 e i865 ou sistemas utilizando placas de vídeo PCI Express da ATI, que toleram melhor altas freqüências ou até mesmo placas de vídeo PCI. Como o barramento SATA falha com altas freqüências os overclockers mais radicais só utilizam discos rígidos IDE convencionais (paralelo).

O objetivo do nosso teste é verificar qual é a máxima freqüência externa alcançada utilizando um processador Pentium 4 640 (3.200 MHz) que possui o clock externo de 200 MHz (800 MHz QDR) e multiplicador travado em 16x.
 
Lembramos que, para que o overclock seja considerado válido, é necessário que a placa inicie o Windows sem erros e execute quatro vezes o demo1 do Doom 3, também sem apresentar qualquer problema.

Opções de overclock da EPoX 5EPA+ (BIOS 12/22/2004 – 22 de dezembro de 2004):

  • Freqüência externa: pode ser ajustada de 100 a até 350 MHz em incrementos de 1 MHz.
  • Freqüência do barramento PCI-E: pode ser ajustada de 100 a até 150 MHz em incrementos de 1 MHz.
  • Tensão de alimentação do processador: de + 0,1 V a até + 0,2125 V.
  • Tensão de alimentação das memórias: + 0,1 V a até + 0,7 V em incrementos de 0,1 em 0,1 V.

A 5EPA+ tem opções básicas de overclock. Ficaram faltando as opções de aumento da tensão de alimentação do chipset e do barramento PCI-Express.

Placa-Mãe EPoX 5EPA+
Figura 7: Opções básicas para overclock na 5EPA+


Placa-Mãe EPoX 5EPA+
Figura 8: Só o mínimo para ajustes de temporização da memória.

No gráfico abaixo você vê a freqüência externa máxima alcançada pela placa:

Placa-Mãe EPoX 5EPA+


Queremos deixar claro que os resultados de overclock dependem bastante do tipo de processador usado e alguns processadores atingem freqüências maiores que os outros, portanto os resultados mostrados neste teste são relativos aos testes usando o nosso modelo de Pentium 4. Outros modelos podem conseguir resultados melhores ou até piores que os do nosso teste.

O desempenho da 5EPA+ em overclock foi excelente. Ela superou todas as suas concorrentes que utilizam o mesmo chipset (Intel i915P) e ficou em terceiro lugar em nosso ranking, atrás somente de placas com chipsets melhores para overclock, como o i925X e o i875P. Ela atingiu 248 MHz (992 MHz QDR) levando nosso processador a 3.968 MHz, um excelente resultado.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Caro amigo Daniel Barros,

Na página 4 da avaliação da placa-mãe EPoX 5EPA+ em configuração de hardware você escreveu:

" Como Testamos

Em nossos testes de desempenho usamos a configuração listada abaixo. Entre as nossas sessões de teste o único dispositivo diferente era a placa-mãe que estava sendo testada. Entre cada sessão de teste reformatamos o disco rígido e reinstalamos todos os programas, em seguida desfragmentamos o disco rígido.

Configuração de Hardware

Versão do BIOS: 12/22/2004 – 22 de dezembro de 2004.

Revisão da placa: 1.1

Processador: Pentium 4 640 (3,2 GHz) 775.

Cooler: Original In-a-Box.

Memória DDR2: Dois módulos OCZ DDR2 PC2-4200 Platinum Enhanced Bandwidth Revision 2 Limited Edition com 512 MB cada, 533 MHz (3-2-2-8 1T).

Memória DDR: Dois módulos PC4000 Corsair TWINX1024-4000PRO com 512 MB cada, em configuração DDR Dual Channel DDR400 (3-4-4-8 1T).

Disco rígido: Samsung SpinPoint SP0411N (7.200rpm, 40GB, ATA-133).

Placa de Vídeo PCI Express: Duas nVidia Geforce 6600GT 128MB PCI-E.

Placa de Vídeo AGP: Uma nVidia GeForce 6600GT.

Resolução de vídeo: 1024x768x32 75Hz.

Fonte de alimentação: Seventeam ST420BKV-03F..."

Na sua avaliação há dois equívocos:

I-Esta placa não tem slot AGP, portanto a única placa de vídeo que será utilizada será do tipo PCI Express;

II-Esta placa mãe não aceita memórias que não sejam de 184 pinos (DDR PC3200 e PC2700).

III-Deixar bem claro que placas com slot AGP e PCI-E são diferentes no tocante ao encaixe e desempenho, bem como as memórias PC2700, PC3200 em relação às memórias PC4200, inclusive na pinagem!

Por favor, corrija o artigo, pois baseado nele, um amigo comprou a placa mãe, video AGP e memória PC 4200, e trouxe para eu montar, tive que dizer ao amigo que ele se equivocou!

Saudações,

Deni.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O texto está correto.

Essa página mostra todos os periféricos e drivers que utilizamos em nossa bateria de testes, isso não quer dizer que a placa testada usou todos estes componentes.

Na página Principais Características você tem todas as características da placa mãe, fora que as duas primeiras páginas do teste fazem uma descrição detalhada da placa.

Seu amigo acabou não lendo o teste direito e por isso cometeu o engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!