Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe PCChips M947 Game Demonio

       
 65.776 Visualizações    Testes  
 1 comentário

Teste com a placa-mãe PCChips M947 Game Demonio, baseada no chipset SiS 648, para a plataforma soquete 478.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A PCChips é a maior fábrica de placas-mães do mundo, título que conseguiu lançando placas-mães baratas e de baixa qualidade. Todo mundo que está no mercado já há algum tempo já teve pelo menos uma placa-mãe da PCChips na vida.

Campeã em fazer placas-mães com "tudo" on-board - especialmente vídeo on-board - estávamos extremamente curiosos com a sua nova série Game Demonio. Isso porque essa série, composta das placas-mães M947 para processadores Intel e M847 para processadores AMD, possui vídeo on-board, porém com um chip Xabre 200 e 64 MB de memória DDR-SDRAM soldados diretamente sobre a placa-mãe. Os chips Xabre, fabricados pela SiS, são, de acordo com testes que realizamos, os chips que oferecem a melhor relação custo/benefício do mercado. Eles são baratos mas têm um excelente desempenho.

Com isso, o vídeo on-board das placas-mães da série Game Demonio prometem ter um excelente desempenho, bem diferente das placas-mães onde é o chipset da placa-mãe (mais especificamente, o circuito ponte norte) o responsável pelo vídeo, "roubando" parte da memória RAM para ser usada como memória de vídeo. Nas placas Game Demonio, há um chip específico para essa função, bem como 64 MB de memória DDR à parte para ser usada pelo vídeo.

Ou seja, pelo menos em teoria, o desempenho do vídeo on-board das placas-mães Game Demonio é o mesmo que se o micro tivesse uma placa de vídeo com chip Xabre 200 e 64 MB de memória DDR instalada no slot AGP da máquina.

Detalhe: o chipset dessa placa-mãe, SiS 648, usa barramento AGP 8x, enquanto o chip Xabre 200, também.

Como o chip Xabre 200 é barato e a PCChips faz as placas-mães mais baratas do mercado, a série Game Demonio promete ser a melhor relação custo/benefício para quem quer ter um micro com bom desempenho 3D mas não pode pagar uma fortuna para ter placas de vídeo de altíssimo desempenho. Leia-se: uma placa-mãe barata de bom desempenho.

Bem, tudo isso em teoria. Para verificarmos se nossas estimativas estavam corretas, testamos as duas placas-mães da série Game Demonio, a M947 e a M847. Leia os testes para ver a que conclusões chegamos.

Nota: As placas-mães M847 e M947 também são vendidas pela ECS usando outros nomes: K7S7AG e P4S8AG, respectivamente. As placas-mães, no entanto, são idênticas.

Como você pode ver na Figura 1, as duas placas-mães são praticamente iguais em termos de layout. A única diferença visível entre as duas placas-mães é o soquete usado. A placa-mãe da esquerda, que usa o soquete 478, é a M947, e a da direita, que usa o soquete A, é a M847.

 



Figura 1: Placas-mãe M947 e M847, série Game Demonio.

Vamos falar da M947, que vemos na Figura 2. Se você quiser, clique aqui para ler o teste da M847.

 



Figura 2: Placa-mãe PCChips M947.

A principal característica dessa placa-mãe, como falamos, é o seu vídeo on-board usando o chip Xabre 200 e com 64 MB de memória DDR. Nós vemos o detalhe do Xabre 200 e das memórias na Figura 3.

 



Figura 3: Detalhe do vídeo on-board da placa-mãe PCChips M947.

Ficamos muito impressionados com alguns cuidados da PCChips. Primeiro, ela colocou dissipadores de calor sobre os circuitos de memória de vídeo. E, segundo, colocou pasta térmica de verdade entre o chip Xabre 200 e o seu dissipador de calor.

Soltando os dissipadores de calor da memória de vídeo, pudemos conferir que a PCChips escolheu bem as memórias usadas: Samsung de 5 ns. Apesar de não serem as memórias mais rápidas do mercado, definitivamente é de um bom fabricante.

 



Figura 4: Memórias de 5 ns da Samsung usadas no vídeo on-board da M947.

A M947 usa o chipset SiS 648, que é um excelente chipset, como já havíamos visto em seus testes. O único detalhe que sentimos falta foi de um cooler decente sobre ele. Sobre o chipset há somente um dissipador de calor simples, laranja, escrito "PC533"; não há ventoinha.

São poucos slots, apenas 3 slots PCI e um slot CNR. O grande ponto fraco dessa placa-mãe é não ter um slot AGP, impedindo que a gente instale uma outra placa de vídeo AGP nela. Isso inclusive impossibilitou comparações do desempenho 3D do vídeo on-board dessa placa-mãe com o de outras placas de vídeo comerciais, já que não havia como instalarmos nela placas de vídeo AGP.

Mas o barramento AGP que liga o chipset SiS 648 ao Xabre 200 é 8x, e o Xabre 200 tem suporte ao barramento AGP 8x.

A placa também só tem 2 soquetes DDR-DIMM, aceitando até 2 GB de memória DDR-SDRAM até DDR400/PC3200, sendo este um grande diferencial do chipset SiS 648.

Essa placa tem ainda rede on-board (chip VIA VT6103), som on-board de seis canais (codec C-Media CMI9739A), quatro portas USB 2.0 e uma porta FireWire (chip Realtek RTL8801). Interessante notar que o chipset da placa-mãe permite até 3 portas FireWire e até 6 portas USB 2.0, mas a PCChips só disponibilizou um conector FireWire (soldado na própria placa) e quatro conectores USB 2.0 (também soldados sobre a própria placa). Ao contrário de outras placas-mães, não é possível instalar conectores extras para usar essas portas que ficaram sobrando.

O CD-ROM dessa placa-mãe é um pouquinho melhor do que os CDs que normalmente vêm com as demais placas-mães da PCChips. A grande novidade é trazer um jogo, Tony Hawk Skater 3, e um utilitário de overclock bem interessante, chamado SOU, que salva as configurações de overclock, assim você não precisa rodar o programa toda a vez em que ligar o micro

Antes de irmos aos testes, vamos dar uma recapitulada em todos os recursos que essa placa-mãe possui.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×