Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Placa-Mãe ECS KN3 SLI2 Extreme


     92.519 visualizações    Placas-mãe    10 comentários
Teste da Placa-Mãe ECS KN3 SLI2 Extreme
Produto Recomendado

Mais Características

Apesar do conector de alimentação principal permitir você conectar uma fonte de alimentação antiga de 20 pinos nesta placa-mãe (como você pode ver na Figura 5, os quatro pinos extras vêm tampados com um adesivo), nós não recomendamos que você faça isso. Além disto, esta placa-mãe tem um conector de alimentação auxiliar que usa um conector de alimentação para periférico macho padrão localizado próximo ao slot PCI Express x16 amarelo. Você tem que instalar um cabo para periférico que vem da fonte de alimentação neste conector caso use duas placas de vídeo, caso contrário seu micro ficará instável.

Teste da Placa-Mãe ECS KN3 SLI2 Extreme
Figura 5: Conector de alimentação principal.

No que diz respeito a memória, esta placa-mãe tem quatro soquetes DDR2-DIMM suportando até 32 GB até DDR2-800. Nesta placa-mãe os soquetes 1 e 2 são laranja e os soquetes 3 e 4 são lilás. Para usar o modo DDR2 de dois canais nesta placa-mãe você precisa apenas instalar os módulos de memória em soquetes de mesma cor.

Na parte de suporte a armazenamento, esta placa-mãe tem um total de oito portas SATA-300 e duas portas ATA/133. Seis portas SATA-300 e uma porta ATA/133 são controladas pelo chipset e as outras duas portas SATA-300 e a outra porta ATA/133 são controladas pelo chip JMB363 da JMicron. As portas controladas pelo chipset suportam RAID0, 1, 0+1, 5 e JBOD, enquanto as portas controladas pelo chip da JMicron suportam RAID0, 1 e JBOD.

Uma das portas SATA-300 controlada pelo chipset está localizada externamente no painel traseiro da placa. Esta porta é controlada pelo chip JMicron e suporta a tecnologia Port Multiplier. Port Multiplier é uma tecnologia desenvolvida para discos rígidos externos que permite a você conectar até cinco discos rígidos Serial ATA em uma única porta SATA-300. Para usar cinco discos rígidos SATA nesta porta você precisa de uma ponte multiplicadora de porta externa, que é um dispositivo externo vendido separadamente. Os discos rígidos são conectados neste dispositivo, que por sua vez é conectado na porta multiplicadora.

O interessante desta placa-mãe é que ela vem com um adaptador externo que permite a você conectar uma das duas portas SATA-300 controladas pelo chip JMicron externamente, permitindo a você usar Port Multiplier nela (o conector Port Multiplier é diferente do conector SATA padrão). Portanto o adaptador externo SATA que vem com esta placa é para ser instalado em uma das portas SATA controladas pelo chip JMicron (conector vermelho) e não nas portas SATA controladas pelo chipset (conectores laranja). Esta placa-mãe vem ainda com um cabo SATA externo para ser usado por este conector externo ou por um conector SATA externo soldado no painel traseiro da placa-mãe.

Esta placa-mãe tem 10 portas USB 2.0 (quatro soldadas na placa-mãe) e duas portas FireWire (IEEE1394) controladas pelo chip VIA VT6308. Esta placa-mãe vem com apenas um conector externo com duas portas USB e uma porta FireWire, o que significa que as quatro portas USB e a outra porta FireWire ficam sobrando. Por outro lado, esta placa-mãe vem com uma armação plástica para a instalação de conectores USB e FireWire em qualquer baia de 3 ½” do micro, permitindo a você ter portas USB e FireWire no painel frontal do gabinete.

Esta placa-mãe tem duas portas Gigabit Ethernet, ambas controladas pela ponte sul em conjunto com dois chips Marvell 88E1116 para fazer a interface com a camada física. Na caixa da placa você encontrará um cabo cross-over para montar uma pequena rede ponto-a-ponto sem a necessidade de um roteador.

Esta placa-mãe tem áudio on-board de oito canais produzido pelo chipset em conjunto com o codec Realtek ALC883. Este codec oferece uma baixa (para os padrões de hoje) relação sinal/ruído para sua entrada – apenas 85 dB. Por isso não é aconselhável usar esta placa-mãe para captura e edição de áudio profissional (o mínimo recomendável para este tipo de aplicação é de 95 dB), a menos que você instale uma placa de som profissional avulsa no micro. Além disso a taxa de amostragem máxima para sua entrada é de 96 kHz, enquanto que suas saídas suportam até 192 kHz. A relação sinal/ruído para sua saída é de 95 dB. A ECS poderia ter usado um codec melhor.

A ECS poderia ter soldado pelo menos as saídas SPDIF nesta placa-mãe. Se você quiser conectar sua placa-mãe a um home theater você precisará comprar um adaptador SPDIF externo, já que esta placa-mãe não vem com um.

Teste da Placa-Mãe ECS KN3 SLI2 Extreme
Figura 6: Painel traseiro.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

já conhecia ela já há algum tempo

De novo as Placas AMD sempre tem o mesmo desempenho

e sempre recomendo as + baratas mas sempre alguns contnuam a querer as mais caras :naonao:

Agora eu acho que talvez acreditem um pouco + em marcas alternativas

Outra coisa, se a pessoa quer desempenho em Som o melhor é coprar uma SOM OFF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"O principal problema é que a tonalidade das cores não é a mesma! Por exemplo, o suporte do cooler do processador, os dois soquetes de memória, um slot PCI Express x16 e cinco portas SATA são supostamente laranjas, mas cada peça usa uma tonalidade diferente de laranja! Com este amadorismo fica difícil ver a ECS como um fabricante sério e de ponta, mesmo que seus produtos sejam realmente bons. No final, a aparência do produto conta muito"

Na minha opnião não é muito válida essas críticas ao visual da placa. O mais importante é o desempenho. E por outro lado outras pessoas podem muito bem preferir assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o desempenho dessa placa, mas mesmo assim prefiro as mais caras, pois onde eu moro (quase em frente a praia), as placas da ECS não chegam a durar um ano, mesmo dando manutenção preventiva todos os meses, já a ASUS e a MSI estão funcionande perfeitamente a mais de três anos.

Gostaria também de fazer uma sugestão, se possivel fazer testes com mais placas de baixo custo, encontradas mais facilmente no mercado, pois aqui em Salvador é muito raro encontrar placas topo de linha, o que nos faz migrar para as de baixo custo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vocês devem ter Provas cientificas disso

antes de ficar acusando

PCCHIPS é uma ECS e existe milhoes dessa placas funcionando já há mais de 3 anos

o q + tem nas empresas de cursos sao Pcchips

se a ECS é uma pcchips de luxo não compreendo isso

Deve ter um dado real disso, e não se basear em suas estatiscas próprias que não prova nada

já vi muitas asus darem problema

Eu tenho 3, e uma delas é bem enjoada

mas as outra sao normais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que acontece é que os componentes que a ECS, PCChips, e também as da Netgate, oxidam muito mais rápido do que as outras, e na maioria das vezes, os reguladores de tensão são os primeiros a dar problema, eu falo isso, pois já tive 4 placas da PCchips, 5 da ECS e 3 da Netgate, e todas apresentaram o mesmo problema.

Já vi muitas placas da ECS e PCChips funcionando a mais de 3 anos também, mas proximo a praia, onde moro, que a umidade do ar é muito grande, elas não passam de 1 ano de jeito nenhum.

O tempo de vida de um componente de informática em lugares proximo ao mar é muito menor de lugares onde é mais afastado, um prova disso não é somente nessa área, como exemplo são os carros, que em pouco mais de 2 anos, já apresentam ferrugem na carroceria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placas sao feitas em TAIWAN onde é rodeado de praias

e outras duzias de ´Países

Moro atualmente em CascaveL +- 800 Metros a cima do nivel do mar

e isso não acontece aqui, a umidade é grande aqui no 2º planalto do Parana

Tenho moradia em Foz do Iguaçu tambem, perto do Lago da Itaipu Binacional e das Cataratas do Iguaçu

e não acontecia isso tambem

~Mas sei que as Placas oxidam, todas, mas isso não é so culpa da marca ou da fabricante

tem haver com meio ambiente

Cuidados etc, mas no seu caso isso aconteceu mas de muitos outros não

Sem contar q existe centenas de fabricantes espalhadas pelo mundo

a ECS de TAIWAN não será a mesma MB fabricada em SINGAPURA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dois problemas para uma placa-mãe considerada topo de linha: a primeira, apontada no artigo, é a ausência de um conector físico spdif (só tem os pinos da placa mãe). Assim, só no inferno pra achar este maldito espelho. Já vi placa mãe de menor valor com este conector soldado nela. O segundo problema é a bios soldada na placa mãe, ao invés de ser encaixada num soquete, como é usual. Afinal de contas, você não sabe se um dia sua mãe, tia ou esposa poderá limpar sua gaveta e acabar jogando no lixo, heheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, qual o preço sugerido aqui no mercado brasileiro? Obrigado. Sou um usuário simples, que utilizo editores gráficos como Photoshop, vejo filmes e de vez em quando um jogo... Pensei em comprar o modelo da ECS o C51GM-M. E aí?

obrigado.

Dois problemas para uma placa-mãe considerada topo de linha: a primeira, apontada no artigo, é a ausência de um conector físico spdif (só tem os pinos da placa mãe). Assim, só no inferno pra achar este maldito espelho. Já vi placa mãe de menor valor com este conector soldado nela. O segundo problema é a bios soldada na placa mãe, ao invés de ser encaixada num soquete, como é usual. Afinal de contas, você não sabe se um dia sua mãe, tia ou esposa poderá limpar sua gaveta e acabar jogando no lixo, heheheh
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei essa MB, depois de tantas opiniões. Estou completamente satisfeito. O Processador fica com 5°C a menos do que com a Asus, os testes deram o mesmo desempenho, e essas luzes Dr. Led ficaram um Show, pelo menos no meu Case. É o que eu queria uma boate no PC. O único contra são os materiais utilizados, que são inferiores as da Asus, mas a MB é bem mais em conta, e é só cuidar a umidade da cozinha, hehe... A Asus é um forno...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!