Introdução
A Gigabyte IMB4005TN-M é uma placa-mãe formato Mini-ITX de perfil baixo, que vem com um processador Celeron J4005, de dois núcleos, soldado na própria placa. Vamos ver que recursos ela traz e se ela é muito diferente de uma placa-mãe convencional.
O Celeron J4005 da Intel é um processador do tipo SoC (system on a chip, isto é, com as funções tradicionalmente exercidas pelo chipset da placa-mãe integradas dentro do processador) de baixo consumo (TDP de apenas 10 W), com dois núcleos e duas threads, com clock base de 2,0 GHz e clock turbo de 2,7 GHz. Ele tem 4 MiB de cache e suporta memória DDR4 (ou LPDDR4) de 2.400 GHz em dois canais. Ele ainda oferece gráficos integrados Intel UHD 600, com clock máximo de 700 MHz e 12 unidades de execução.
Este processador não utiliza soquete, sendo soldado diretamente na placa-mãe. Ele faz parte da série "Gemini Lake" e é fabricado com processo de 14 nm.
A placa-mãe analisada é voltada a PCs de mesa ultracompactos, computadores do tipo tudo-em-um, e automação comercial, em aplicações como terminais de venda e totens de autoatendimento.
Você pode conferir a placa-mãe Gigabyte IMB4005TN-M na Figura 1. Como já mencionamos, ela usa o padrão Mini-ITX, medindo 170 x 170 mm. Além disso, seu perfil é baixo, com apenas 20 mm de altura máxima.
Figura 1: placa-mãe Gigabyte IMB4005TN-M
Respostas recomendadas