Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Celeron 2,4 GHz vs. Pentium 4 2,4 GHz vs. Athlon XP 2400+

       
 152.081 Visualizações    Testes  
 4 comentários

Testes realizados com os processadores Celeron 2,4 GHz, Pentium 4 2,4 GHz e Athlon XP 2400+.

Celeron 2,4 GHz vs. Pentium 4 2,4 GHz vs. Athlon XP 2400+
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

O Celeron é o processador mais simples da Intel, voltado para o mercado de iniciantes e de pessoas que não necessitam de muito poder de processamento. Esse processador passou por várias gerações e atualmente utiliza o mesmo núcleo e formato do processador Pentium 4. Ou seja, ele utiliza o mesmo tipo de placa-mãe desenvolvida para o Pentium 4 (soquete 478).

Apesar de visualmente o Celeron ser praticamente igual ao Pentium 4, há duas diferenças importantes entre esses dois processadores. Primeiro, o clock externo que o Celeron usa é de 100 MHz, enquanto que o Pentium 4 atualmente utiliza um clock externo de 133 MHz. A segunda diferença é em relação ao tamanho do cache de memória L2. Essa memória, que agiliza o acesso à memória RAM, é de 128 KB no Celeron, enquanto que o Pentium 4 atualmente possui 512 KB dessa memória.

Dessa forma, podemos dizer que o Celeron é uma versão mais lenta (e mais barata) do Pentium 4.

A Intel nos enviou para testes o mais novo modelo de Celeron, de 2,4 GHz e estávamos curiosos para saber a diferença de desempenho do Celeron para o Pentium 4 e também para o Athlon XP, da AMD. Para isso, comparamos o desempenho do Celeron de 2,4 GHz com o Pentium 4 de 2,4 GHz e com o Athlon XP 2400+ (que roda internamente a 2 GHz).

Em princípio, o verdadeiro concorrente do Celeron é o Duron, porém a AMD não lançou nenhum modelo de Duron acima de 1,3 GHz. Por isso, tivemos de comparar o desempenho do Celeron com o do Athlon XP.

Esses nossos testes servem também para comparamos o desempenho do Pentium 4 de 2,4 GHz com o do Athlon XP 2400+. Lembramos que apesar da nomenclatura, o Athlon XP 2400+ não roda a 2,4 GHz, mas sim a 2 GHz. Segundo a AMD, esse processador possui desempenho similar ao do Pentium 4 2,4 GHz, apesar do clock mais baixo. Veremos se isso é verdade em nossos testes.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não tem nem o que discutir... O Athlon XP 2400+ é o melhor custo x benefício dos três além de ser mais baratao que o Celeron 2,4GHz.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Guest SonyHericson

· Oculto · Denunciar

ei galera, tava lá em casa instalando coisas, até que olhei o cpu-z e percebi que ele indicava um processador core2 duo, até ai nada né?...

só que a minha cpu é um celeron inside. estranho? não ainda. fui no SIW, Aida, Everest, e todos indicaram processadores diferentes, como Xenon, pentium III, etc.

alguém sabe porque?

abraço.^_^

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×