Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock: Pentium III-450 a 600 MHz


     40.307 visualizações    Processadores    0 comentários
Overclock: Pentium III-450 a 600 MHz

Nossos testes, continuação

Se você pensa em fazer um Overclock em placas-mães com chipset Intel 440BX, tenha duas coisas em mente: sua memória tem de ser boa e sua placa de vídeo AGP também. Não foi possível conseguirmos um módulo de memória PC133 para nossos testes e nos valemos dos ajustes de memória disponíveis no setup da P3BF e da boa fama da memória Samsung. Dentro do setup desta placa você pode escolher entre quatro tipos padrões de configuração de memória: SPD (todos ajustes são informados por um chip presente no módulo de memória), 8ns, 7ns e Definido pelo Usuário. Quando escolhemos "User Defined", podemos configurar a latência da memória manualmente entre 2 e 3. Deixamos a configuração da latência em 2, que é a mais rápida. Além disso, configuramos o clock externo do processador em 124 MHz e a sua tensão de alimentação em 2 V. E o que conseguimos?

Overclock: Pentium III-450 a 600 MHz

 Figura 1: Pentium III-450 operando a 558 MHz (4,5 x 124 MHz).

Boot sem problemas, como na P2BF. Uma hora de Quake 3 Arena sem travar. A Voodoo3 3000 AGP agüentou bem o overclock do seu barramento (124 MHz x 2/3 = 82,66 MHz). Como sabemos, o chipset Intel 440BX só permite dividir a freqüência do AGP por 2/3, o que faz muitos overclockers buscarem as placas de vídeo PCI ou placas-mães com chipset VIA Apollo Pro133 e Intel 820. Nessa etapa a Voodoo3 mostrou-se amigável ao barramento de 82,66 MHz, quase 25% maior que o de 66,66 MHz padrão.

O próximo passo foi aumentar o clock externo para 133 MHz. Nem sinal de vida. Nesse caso, o mais comum é aumentar a tensão de alimentação do processador para suprir as necessidades do clock mais elevado. Lembrem-se que, ao aumentar a tensão de alimentação, consequentemente aumentamos o calor gerado pelo processador, e esse calor tem de ser dissipado (overclock odeia calor!). Pelo que estudamos em sites dedicados ao overclock, o aumento da tensão deve ser de, no máximo, 15% e devemos instalar um bom cooler.

Experimentamos aumentar a tensão de alimentação de nosso Pentium III para 2,10 V. Inicialização perfeita, boot começando, mas micro apresentando erro de registro. Nosso problema está na memória. Nesse caso não sabemos se é a nossa SDRAM ou a própria memória cache L2 do Pentium III que está corrompendo os dados. Desabilitamos a memória cache L2, fizemos alguns ajustes na latência da memória, deixando todas as configurações em 3, e ajustamos a configuração de leitura da memória presente na P3BF deixando todos os itens no modo mais conservador possível. Boot sem problemas (ver Figura 2).

Overclock: Pentium III-450 a 600 MHz

 Figura 2: Pentium III-450 trabalhando a 600 MHz (4,5 x 133 MHz), mas com o cache L2 desabilitado.

Alguns minutos de Quake 3 bastaram para ver que sem a memória cache L2 e com a nova configuração de memória não houve ganho algum com o overclock. O processador estava mais rápido, mas a transferência de dados foi comprometida. Verificamos que a Voodoo3 3000 AGP realmente confirma a qualidade das placas 3dfx, já que estamos rodando jogos e programas com o seu barramento 33% acima do padrão (133 MHz x 2/3 = 88,66 MHz). Colocamos dois ventiladores de 80mm sobre o processador e conseguimos habilitar a memória cache L2. Uma falha da maioria dos dissipadores disponíveis no mercado é a falta de contato com a memória cache L2 dos Pentium III SECC2, impossibilitando o seu resfriamento. Isso não acontece nos novos Pentium III Coppermine que tem a memória cache L2 embutida dentro do próprio processador ("on die").

Overclock: Pentium III-450 a 600 MHz

 Figura 3: Pentium III-450 trabalhando a 600 MHz (4,5 x 133 MHz) perfeitamente!

Após habilitarmos a memória cache L2 tivemos uma grande melhora em relação ao boot anterior. Logo tentamos melhorar as configurações da nossa SDRAM ao máximo possível no setup do micro. Após ajustar um item seguia-se uma tentativa de boot. Ao fazer o overclock no seu micro você deve sempre agir dessa forma: coloque todas as opções de configuração no modo mais seguro e vá ajustando item a item, um de cada vez. Se você perceber que a sua placa de vídeo é que está "segurando" seu overclock, pode-se tentar diminuir o "AGP Aperture Size", geralmente obtendo sucesso.

 


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!