Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Todos os Modelos do Opteron

       
 147.847 Visualizações    Tutoriais  
 5 comentários

Uma série de tabelas para referência rápida contendo as principais especificações técnicas de todos modelos de Opteron lançados até hoje. Atualizado para incluir os processadores Opteron de terceira geração (“Barcelona”).

Todos os Modelos do Opteron
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

O Opteron é o processador da AMD voltado para o mercado de servidores. Os primeiros modelos do Opteron eram baseados na arquitetura AMD64 (também conhecida como X86-64 ou “hammer”), a mesma usada pelos processadores Athon 64, Athlon 64 FX, Athlon 64 X2, Turion e Sempron (os modelos de Sempron para soquete 462 não são baseados na arquitetura do Athlon 64). Os modelos mais novos do processador Opteron são baseados na nova microarquitetura K10 da AMD. Neste tutorial apresentaremos as principais características técnicas do Opteron bem como listaremos todos os modelos deste processador lançados até hoje.

A principal característica das arquiteturas AMD64 e K10 é a presença do controlador de memória dentro do próprio processador e não no chipset, como acontece com outros processadores.

Por causa desta arquitetura a comunicação entre o processador e os módulos de memória é feita através de um barramento dedicado, enquanto que a comunicação entre o processador e o chipset é feita através de um barramento independente, chamado HyperTransport (clique aqui para saber mais sobre o barramento HyperTransport).

Existem duas diferenças principais entre o Opteron e os outros processadores da AMD.

Primeiro, vários modelos do Opteron permitem o multiprocessamento simétrico (SMP), ou seja, permitem trabalhar com mais de um processador na placa-mãe, enquanto que os outros processadores não.

Os processadores Opteron são identificados através de um “número de modelo” e o primeiro dígito deste número indica qual é o grau de processamento simétrico que o processador aceita: os modelos do Opteron começando com “1” não permitem multiprocessamento simétrico, enquanto que os modelos começando com “2” permitem multiprocessamento simétrico com até 2 processadores (você pode instalar até dois processadores na mesma placa-mãe) e os modelos começando com “8” permitem multiprocessamento simétrico com até 8 processadores (você pode instalar até oito processadores na mesma placa-mãe).

Os processadores Opteron com suporte às memórias DDR usam um número de modelo de três dígitos; estes modelos têm um ou dois núcleos de processamento. Já processadores Opteron com suporte às memórias DDR2 usam um número de modelo de quatro dígitos; estes modelos podem ter dois ou quatro núcleos de processamento.

A segunda diferença principal é no número de barramentos HyperTransport suportados. Todos os processadores baseados na arquitetura AMD64 e os processadores Opteron iniciados com “1” têm apenas um barramento HyperTransport. Processadores Opteron iniciados com “2” têm dois barramentos HyperTransport (ou três, no caso dos processadores Opteron de quatro dígitos), enquanto que processadores Opteron iniciados com “8” têm três barramentos HyperTransport. Esses barramentos adicionais são usados para interconectar processadores quando há mais de um processador instalado na placa-mãe. Em nosso tutorial Por Dentro da Arquitetura AMD64 há uma explicação detalhada sobre este assunto.

Os processadores Opteron podem ser encontrados para vários tipos de soquete:

  • Soquete 939: Existem alguns modelos de Opteron da série 1 para este soquete. Eles não passam de modelos do Athlon 64 ou do Athlon 64 X2 (se tiver dois núcleos) com outro nome. Estes modelos trabalham com memórias DDR comuns.
  • Soquete 940: Estes modelos necessitam de memórias DDR “registradas” (isto é, com buffer), que são um tipo “especial” de memória para servidores.
  • Soquete AM2: Existem alguns modelos do Opteron da série 1 para este soquete. Estes modelos trabalham com memórias DDR2 comuns.
  • Soquete F: Estes modelos trabalham com memórias DDR2 “registradas” (isto é, com buffer), que são um tipo “especial” de memória para servidores.

Os primeiros Opteron, lançados para os soquetes 940 e 939, são chamados “Operon de primeira geração”. Já os processadores Opteron que trabalham com memórias DDR2 e são baseados na arquitetura AMD64 são chamados de “Opteron de segunda geração”. Já os processadores Opteron baseados na microarquitetura K10 são chamados “Opteron de terceira geração” e também trabalham com memórias DDR2.

Em todos os modelos do Opteron o controlador de memória usa dois canais (dual channel), ou seja, o processador acessa a memória a 128 bits, se dois módulos forem usados (ou se um número par de módulos de memória forem usados).

As principais características técnicas do Opteron são as seguintes:

  • Suporte a Muliprocessamento Simétrico: até dois processadores nos modelos começando com “2” e até oito processadores nos modelos começando com “8”. Modelos começando com “1” não suportam multiprocessamento.
  • 64 KB de cache de memória L1 de instruções e 64 KB de cache L1 de dados. 
  • 512 KB (processadores Opteron de terceira geração) ou 1 MB (todos os demais modelos) de cache de memória L2 por núcleo. 
  • 2 MB de cache de memória L3 (processadores Opteron de Terceira Geração).
  • Barramento HyperTransport trabalhando a 800 MHz (3,2 GB/s) ou 1 GHz (4 GB/s). Esses clocks podem também ser referenciados como “1.600 MHz” ou “2.000 MHz”, respectivamente. 
  • Um barramento HyperTransport nos modelos da série 1, dois barramentos HyperTransport nos modelos da série 2 (ou três barramentos nos modelos de quatro dígitos) e três barramentos HyperTransport nos modelos da série 8.
  • Configuração de memória em dois canais (você precisa instalar dois ou um número par de módulos de memória para usar este recurso).
  • Podem acessar até 1 TB (terabyte) de memória RAM (barramento de endereços de 40 bits, 2^40 = 1 TB). 
  • Suporte às instruções MMX, 3Dnow!, SSE, SSE2, SSE3 (apenas nos modelos mais recentes) e SSE4 (somente nos processadores Opteron de terceira geração).
  • Tencnologia EVP (Enhanced Vírus Protection), também conhecida como “NX Bit Disable”, leia nosso tutorial sobre o assunto.
  • Tecnologia de virtualização AMD-V nos modelos de quatro dígitos.
  • Alguns modelos possuem dois ou quatro núcleos. Esses modelos possuem dois ou quatro processadores dentro de um só. Leia nossos tutoriais Processadores de Núcleo Duplo da AMD e Por Dentro da Arquitetura K10 para aprender mais sobre estas tecnologias.

Vejamos agora todos os modelos do Opteron lançados até hoje. Como já explicamos, os modelos com três dígitos são modelos que trabalham com memórias DDR, enquanto que os modelos de quatro dígitos são modelos que trabalham com memórias DDR2.

Editado por Cássio Lima

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


opa, acho o custo beneficio do Opteron 146 muito bom, quem curte um bom oc vai curtir esse proc!!(mais tem que te sorte na série do bicho)

abraços!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um pequeno erro no artigo:

Suporte às instruções SS4

Deveria ser:

Suporte às instruções SSE4a

E um outro erro, nos K-10 o valor listado na coluna "TDP" é o consumo médio e não o consumo máximo.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima descrição,

vim aqui dar uma última olhada nos Opteron para socket 939

para quem quer dar uma sobrevida para placas mães com esse socket, só mesmo comprando um opteron! :)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×