Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Arquitetura da Série AMD ATI Radeon HD 2000

       
 97.205 Visualizações    Tutoriais  
 3 comentários

Tudo o que você precisa saber sobre os novos chips Radeon HD 2900, HD 2600 e HD 2400. Atualizado para incluir as especificações finais dos modelos HD 2600 e HD 2400.

Arquitetura da Série AMD ATI Radeon HD 2000
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

AMD está anunciando hoje sua nova série ATI Radeon HD 2000. Este é a primeira série da AMD/ATI a ter suporte ao modelo de programação DirectX 10 e cinco modelos para desktop foram anunciados: Radeon HD 2900 XT para o mercado de alto desempenho (conhecida anteriormente pelo codinome R600), Radeon HD 2600 Pro e XT para o mercado intermediário e a Radeon 2400 Pro e XT para o mercado de baixo custo. Enquanto a Radeon HD 2900 XT pode ser encontrada no mercado a partir de hoje, os outros modelos foram lançados apenas no papel, já que eles chegarão ao mercado apenas no final de junho, ainda sem data específica. Neste artigo exploraremos os detalhes desta nova arquitetura usada por esta nova série.

É muito importante notar que muitos dos aprimoramentos arquitetônicos que estão sendo anunciados pela AMD e por outras mídias referem-se apenas a Radeon HD 2900 XT, não sendo válidos para as duas outras famílias, HD 2600 e HD 2400.

Para um melhor entendimento e comparação com as tecnologias antigas, recomendamos a leitura de outros dois artigos, Série ATI Radeon X1000 e Arquitetura da Série GeForce 8.

Aqui está um resumo do que há de novo nesta nova série. Nas páginas seguintes falaremos especificamente sobre a arquitetura usada em cada família.

  • Modelo de Programação Shader 4.0 (DirectX 10). Clique aqui para entender o que há de novo neste novo modelo de programação.
  • Por se tratar de uma placa de vídeo Shader 4.0, ela usa uma arquitetura de processamento de sombreamento unificado, isto é, em vez de ter unidades separadas para processamento de sombreamento de pixels, sombreamento de vértice, física e geometria, ela tem várias unidades “genéricas” que podem executar qualquer tipo de processamento. Esses processadores trabalham com o mesmo clock do chip (na série GeForce 8 eles trabalham com um clock diferente, maior do que o resto do chip).
  • HDR (High Dynamic Range, Alta Faixa Dinâmica) de 128 bits. A série Radeon X1000 suportava apenas HDR de 64 bits. Chips concorrentes da NVIDIA usam HDR de 128 bits desde a série GeForce 7.
  • Nova geração do Avivo – chamada Avivo HD –, os aprimoramentos 2D da AMD/ATI, com suporte HDMI nativo no chip gráfico – ou seja, sem usar um chip externo. Com um adaptador qualquer conector DVI das placas da série HD 2000 pode ser transformado em um conector HDMI suportando saída de áudio digital, recurso este não presente em nenhuma outra placa de vídeo no mercado hoje.
  • Novo modelo suavização de serrilhado (anti-aliasing) chamado Anti-Aliasing de Filtro Personalizado (Custom Filter Anti-Aliasing ou simplesmente CFAA), disponível até 24x, competindo com o Anti-Aliasing de Amostra de Cobertura (Coverage Sample Anti-Aliasing ou simplesmente CSAA) disponível na série GeForce 8 da NVIDIA.
  • CrossFire Nativo nas famílias Radeon HD 2600 e 2900.
  • Processo de fabricação de 80 nm na Radeon HD 2900 XT e processo de 65 nm nos outros modelos. Na verdade esta é a razão pela qual a Radeon HD 2900 XT está sendo lançada agora e os outros modelos não.
  • Novas características de gerenciamento de energia para os modelos para notebook, chamadas “PowerPlay 7”.

Vamos falar agora sobre a arquitetura específica e recursos de cada família anunciada hoje.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Por favor, corrijam o texto, logo abaixo do subtítulo Radeon HD 2600, onde consta que "A Radeon HD 2900 é a família intermediária da série Radeon HD 2000 e tem dois modelos, Pro e XT..."

Outra coisa: cadê a figura 13 do artigo???

Finalizando: Radeon HD 2400 com interface de 64 bits??? Com certeza será uma "bruta" placa!!! Fala sério...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a verdade é, quem o chip mais rápido das novas series de placa de video? 8600gts ou o HD2600xt??? pra mim, é o 2600...

abraço

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×