Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cobertura do lançamento da placa gráfica para datacenters Radeon Instinct MI60 da AMD

       
 5.415 Visualizações    Artigo  
 4 comentários

Conferimos o lançamento da placa gráfica Radeon Instinct MI60 da AMD, voltada a datacenters, que utiliza arquitetura Vega e processo de fabricação de 7 nm.

Cobertura do lançamento da placa gráfica para datacenters Radeon Instinct MI60 da AMD
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Na semana passada, a AMD anunciou, em um evento em San Francisco, nos EUA, seus novos processadores e placas gráficas para datacenters. Fomos convidados para esse evento e trouxemos as informações sobre os novos processadores EPYC neste outro artigo. Agora, vamos ver as novidades no setor de placas de vídeo.

Depois da abertura feita pela presidente da AMD, Lisa Su, e da apresentação dos processadores EPYC "Rome", o SVP de engenharia da AMD, David Wang, falou sobre as novas placas gráficas para datacenters, principalmente a Radeon Instinct MI60.

instinctMI60-01.jpg

Figura 1: o SVP da AMD, David Wang

A Radeon Instinct MI60 é voltada a processamento de alto desempenho em datacenters, como inteligência artificial e aprendizagem profunda. Assim, ela não é um modelo disponível ao consumidor final para utilização doméstica, isto é, não é uma placa de vídeo para jogos.

A Radeon Instinct MI60 utiliza a arquitetura Vega (já utilizada em placas de vídeo para computadores caseiros), mas com a novidade do processo de fabricação de 7 nm. Segundo a AMD, trata-se do primeiro chip gráfico fabricado com esta tecnologia.

instinctMI60-02.jpg

Figura 2: apresentação da Radeon Instinct MI60

A Radeon Instinct MI60 traz 64 unidades computacionais e 4.096 núcleos de processamento, com um desempenho em FP64 de até 7,4 TFLOPS. Seu TDP é de 300 W e, como ela é voltada a gabinetes tipo rack, traz apenas refrigeração passiva, já que neste tipo de sistema são as ventoinhas do gabinete que refrigeram os componentes.

instinctMI60-03.jpg

Figura 3: apresentação da arquitetura da Radeon Instinct MI60

Outro destaque desta placa gráfica é a presença de 32 GiB de memória HBM2, com largura da banda de acesso de 1 TiB/s. Além disso, por ser um produto voltado para datacenters, esta memória traz recursos de detecção e correção de erro (ECC).

instinctMI60-04.jpg

Figura 4: características de memória

Outra novidade é a utilização da conexão PCI Express 4.0, também presente nos processadores EPYC de segunda geração anunciados no mesmo evento. Além disso, as placas de vídeo Radeon Instinct MI60 trazem um conector direto para o barramento Infinity Fabric, de até 100 GiB/s, para conexão entre as placas de vídeo presentes no mesmo sistema.

instinctMI60-05.jpg

Figura 5: conectividade

Outra característica presente na placa lançada são os recursos de virtualização, que permitem tanto que uma única placa gráfica seja compartilhada entre até 16 máquinas virtuais, quando a possibilidade de utilizar até oito chips gráficos para uma única máquina virtual.

instinctMI60-06.jpg

Figura 6: recursos de visualização

Foi anunciada também a plataforma de software ROCm 2.0, de código aberto, para utilização em aprendizado de máquina e aplicações matemáticas. Este pacote está disponível apenas para Linux.

instinctMI60-07.jpg

Figura 7: software ROCm 2.0 de código aberto

Segundo a AMD, a Radeon Instinct MI60 é até 8,8 vezes mais rápida do que o modelo anterior do fabricante para esse segmento, a Radeon Instinct MI25. Também foi anunciado um modelo mais simples, a Radeon Instinct MI50, com 60 unidades computacionais, 3.840 núcleos de processamento e 16 GiB de memória HBM2, também com 1 TiB/s de taxa de transferência.

instinctMI60-08.jpg

Figura 8: final da apresentação

Na Figura 9, você confere a Radeon Instinct MI60, que tivemos a oportunidade de conferir pessoalmente.

instinctMI60-09.jpg

Figura 9: a Radeon Instinct MI60

Na Figura 10, vemos um servidor com oito placas gráficas Radeon Instinct MI60 instaladas. Note os conectores do barramento Infinity Fabric, que no conjunto de esquerda está levantado.

instinctMI60-10.jpg

Figura 10: servidor com oito placas gráficas

Editado por Rafael Coelho

Compartilhar

  • Curtir 4


  Denunciar Artigo

Artigos similares


Comentários de usuários


16 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Na figura 10 tem 2400w de TDP numa única máquina. :blink:

Também tem 32768 núcleos de processamento e 59,2TFlops em FP64. :blink:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
33 minutos atrás, Cerojunior disse:

Também tem 32768 núcleos de processamento e 59,2TFlops em FP64. :blink:

e 256GB de memória a 1T/s...

 

Com o valor desse servidor, deve dar para comprar alguns carros...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×