Na semana passada, a AMD anunciou, em um evento em San Francisco, nos EUA, seus novos processadores e placas gráficas para datacenters. Fomos convidados para esse evento e trouxemos as informações sobre os novos processadores EPYC neste outro artigo. Agora, vamos ver as novidades no setor de placas de vídeo.
Depois da abertura feita pela presidente da AMD, Lisa Su, e da apresentação dos processadores EPYC "Rome", o SVP de engenharia da AMD, David Wang, falou sobre as novas placas gráficas para datacenters, principalmente a Radeon Instinct MI60.
Figura 1: o SVP da AMD, David Wang
A Radeon Instinct MI60 é voltada a processamento de alto desempenho em datacenters, como inteligência artificial e aprendizagem profunda. Assim, ela não é um modelo disponível ao consumidor final para utilização doméstica, isto é, não é uma placa de vídeo para jogos.
A Radeon Instinct MI60 utiliza a arquitetura Vega (já utilizada em placas de vídeo para computadores caseiros), mas com a novidade do processo de fabricação de 7 nm. Segundo a AMD, trata-se do primeiro chip gráfico fabricado com esta tecnologia.
Figura 2: apresentação da Radeon Instinct MI60
A Radeon Instinct MI60 traz 64 unidades computacionais e 4.096 núcleos de processamento, com um desempenho em FP64 de até 7,4 TFLOPS. Seu TDP é de 300 W e, como ela é voltada a gabinetes tipo rack, traz apenas refrigeração passiva, já que neste tipo de sistema são as ventoinhas do gabinete que refrigeram os componentes.
Figura 3: apresentação da arquitetura da Radeon Instinct MI60
Outro destaque desta placa gráfica é a presença de 32 GiB de memória HBM2, com largura da banda de acesso de 1 TiB/s. Além disso, por ser um produto voltado para datacenters, esta memória traz recursos de detecção e correção de erro (ECC).
Figura 4: características de memória
Outra novidade é a utilização da conexão PCI Express 4.0, também presente nos processadores EPYC de segunda geração anunciados no mesmo evento. Além disso, as placas de vídeo Radeon Instinct MI60 trazem um conector direto para o barramento Infinity Fabric, de até 100 GB/s, para conexão entre as placas de vídeo presentes no mesmo sistema.
Figura 5: conectividade
Outra característica presente na placa lançada são os recursos de virtualização, que permitem tanto que uma única placa gráfica seja compartilhada entre até 16 máquinas virtuais, quando a possibilidade de utilizar até oito chips gráficos para uma única máquina virtual.
Figura 6: recursos de visualização
Foi anunciada também a plataforma de software ROCm 2.0, de código aberto, para utilização em aprendizado de máquina e aplicações matemáticas. Este pacote está disponível apenas para Linux.
Figura 7: software ROCm 2.0 de código aberto
Segundo a AMD, a Radeon Instinct MI60 é até 8,8 vezes mais rápida do que o modelo anterior do fabricante para esse segmento, a Radeon Instinct MI25. Também foi anunciado um modelo mais simples, a Radeon Instinct MI50, com 60 unidades computacionais, 3.840 núcleos de processamento e 16 GiB de memória HBM2, também com 1 TiB/s de taxa de transferência.
Figura 8: final da apresentação
Na Figura 9, você confere a Radeon Instinct MI60, que tivemos a oportunidade de conferir pessoalmente.
Figura 9: a Radeon Instinct MI60
Na Figura 10, vemos um servidor com oito placas gráficas Radeon Instinct MI60 instaladas. Note os conectores do barramento Infinity Fabric, que no conjunto de esquerda está levantado.
Figura 10: servidor com oito placas gráficas
- 3
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora