Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é e para que serve a tabela da verdade


igor.santana

Posts recomendados

Olá amigo,

"Tabela Verdade" pode ser utilizado para designar várias tabelas, mas geralmente estamos imaginando um sistema eletrônico com portas lógicas.

Então imagine uma caixa com circuitos lógicos, algumas entradas e algumas saídas.

Se você se concentrar em uma dada saída, você vai querer saber quais as combinações de entradas que correspondem a saídas falsas ou verdadeiras, por exemplo, se você tem uma porta E, você tem a seguinte tabela verdade:

Entrada1 Entrada2 Saída

v v v

v f f

f v f

f f f

em geral, usamos as tabelas verdade para logicas mais complexas, mas o princípio é o mesmo, veja o exemplo a seguir com as entradas A, B e C e a saída correspondente da lógica (A ou B) e C:

A B C (AouB)eC

0 0 0 0

0 0 1 0

0 1 0 0

0 1 1 1

1 0 0 0

1 0 1 1

1 1 0 0

1 1 1 1

Neste caso usei o valor 1 para representar "verdadeiro", que representa o nível de tensão alto do seu circuito combinacional e 0 para representar falso, que representa o nível de tensão baixo do seu circuito combinacional.

Espero que tenha esclarecido,

Saudações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...