Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar subwoofer mono em saída de caixa estéreo?


Posts recomendados

Ola pessoal, sou curioso na area de eletronica, entendo pouco e nunca fiz um curso, o basico que sei é de muito soldar componentes e pesquisar na internet, aprendi como um hobby, no entanto conhecimento tecnico tenho pouco, então segue meu pedido de ajuda.

 

Tenho aqui comigo um subwoofer ja amplificado, qualquer canal mono que conectar nele ele ja começa a bater, ele não tem botão de volume, quem controla o volume é a fonte de som externa que esta conectada nele.

 

A minha ideia (ja executada), era usar um amplificador simples, esses de caixa de som, tem 15w RMS cada canal. Mas ele é stereo, sendo assim teria que junta os dois canais.

 

o que eu fiz foi o seguinte:

Puxei 2 RCA (direita e esquerda) para caixas de som comum de 9 RMS cada;

Puxei 4 fios, 1 em cada neutro dos cais, e 1 em cada positivo dos canais;

Coloquei um resistor de 9k 1/8 em cada positivo dos canais e juntei as pontas;

Juntei as pontas do neutro, e agora tinha um canal supostamente mono, o qual liguei no amplificador do subwoofer.

 

Sendo assim toda essa gambiarra fucionou PARCIALMENTE.

 

Os problemas que se apresentaram foi o baixo volume nas caixas de 9RMS e o alto grave no subwoofer, também ha um zumbido no subwoofer que só aparece com o som bem baixo ou nulo.

 

Agora minha duvida, como soluciono esses problema? Aumento a resistencia?

 

SEI que essa junção dos canais é errada, basica e porca, mas não encontrei um aparelho ativo ou passivo simples para fazer isso por mim, então parti pro modo mais simples que encontrei.

 

Segue um esquema dq fiz:

 

gambis_zpseaae38d1.jpg

 

 

Agradeço a todos por qualquer ajuda, obrigado!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os programas de áudio (entenda-se basicamente música ai) não possuem separação na inserção dos graves nos canais direito e esquerdo. Desse modo o grave estará presente em igual intensidade em ambos os canais. Pegue um deles e insira de modo direto no seu sub-woofer. Se necessário coloque um potenciômetro de valor de 10 a 50k, para ajuste do sinal (volume) que será inserido no sub-woofer..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os programas de áudio (entenda-se basicamente música ai) não possuem separação na inserção dos graves nos canais direito e esquerdo. Desse modo o grave estará presente em igual intensidade em ambos os canais. Pegue um deles e insira de modo direto no seu sub-woofer. Se necessário coloque um potenciômetro de valor de 10 a 50k, para ajuste do sinal (volume) que será inserido no sub-woofer..

E nao tem problema um canal com dois falantes e o outro com um? O ruim que a voz vai ficar prejudicada, porque em todo caso sub n é somente o grave das batidas. :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E nao tem problema um canal com dois falantes e o outro com um? O ruim que a voz vai ficar prejudicada, porque em todo caso sub n é somente o grave das batidas. :/

Para o perfeito funcionamento de um Subwoofer, sem sem distorção de áudio e recomendado que ele trabalhe de 20Hz a 80Hz, o que não se escuta voz somente grave, ele pode até esta saindo voz mas quando o volume for aumentado você vai ter a presença da distorção e para evitar essa distorção é recomendado que ele trabalhe na frequência que citei a cima e uma caixa com uma boa litragem interna.

 

A respeito de uma canal ficar com dois falantes e o outro com um falante, vai depender da impedância dos falantes e a impedância suportada pelo amplificador (fonte sonora).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!