Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena aprender assembly?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tive que apagar um tópico seu idêntico a este. Creio que postou por engano.

Vale muito a pena, principalmente se combinar com  C, Basic ou outra linguagem de alto nível.

Assim você consegue velocidade com ASM e ganha tempo na programação com a linguagem da IDE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Henrique Araujo_287379,voce deve especificar qual micro quer estudar.

A linha PIC para iniciantes é a mais fácil de implementar,sua IDE é ótima(MPLAB) e você vai encontrar toneladas de códigos e rotinas para estudar.

Aqui no fórum existe um tutorial para PIC em Assembler.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/833882-tutorial-de-pic-programa%C3%A7%C3%A3o-em-assembly/?hl=%20tutorial%20%20assembler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você de primeiro aprender logica digital. Aprender operações com binários, hexadecinal. (nunca vi uso prático pra octal). Sem isso, nada feito.

Deeepois escolha o mc, entenda o circuito mesmo que superficialmente, passe rapidamente pelo asm dele e parta pro C que é universal pra todos mc's.

Mas sem saber nada de eletronica vai ficar limitado ao pisca led e olhe lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Araujo_287379,

Curioso... Afinal qual o motivo de voce precisar programar em Assembly ?

É que pela prática que temos, quando alguém que já programa em C fala em aprender Assembly, é por causa de algum problema de temporização ou de velocidade, e quase sempre implica em um profundo conhecimento do hardware do microcontrolador.

E existem várias linhas de microcontroladores, com Assembly totalmente diferentes entre eles... Qual a linha que você pretende utilizar ?

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Henrique Araujo_287379,

Curioso... Afinal qual o motivo de voce precisar programar em Assembly ?

É que pela prática que temos, quando alguém que já programa em C fala em aprender Assembly, é por causa de algum problema de temporização ou de velocidade, e quase sempre implica em um profundo conhecimento do hardware do microcontrolador.

E existem várias linhas de microcontroladores, com Assembly totalmente diferentes entre eles... Qual a linha que você pretende utilizar ?

Paulo

Completando, e quando se fala em hardware do microcontrolador estamos falando em eletrônica, principalmente digital:

Transistores, portas lógicas, flip-flops, contadores, shifts registers, divisores, memórias, ULA (Unidade Lógica e Aritmética),, enfim, tudo que vê no diagrama de blocos de um determinado uC.

Comece estudando pela sequência acima e verá que as portas são formadas por transistores, os flip-flops pelas portas, e assim por diante.

Não será necessário um conhecimento aprofundado sobre a polarizalçao dos transistores, uma vez que ele irá trabalhar basicamente em 2 estados: Corte e saturado.

post-387879-0-47764700-1416803651.jpg

Obs: Este diagrama é de apenas um tipo, mas existem milhares diferentes e o ASM tem que se adequar a cada um. As instruções em ASM e o número delas de um PIC é diferente de um AVR ou de outras linhas linhas de uCon.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiramente muito obrigado pelas otimas respostas..

bom o motivo e que eu pretendo acelerar mais algumas tarefas.. alem de outras coisas...

eu pretendo começar pela linha PIC e ir min aprofundado mais no assunto

tambem estou estudando eletronica analogica e ja tenho um certo conhecimento sobre alguns componentes ..

mas o que sao esses flip-flops ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Araujo_287379,

O que o Assembly pode fazer é tornar programas menores e portanto com tempo de execução menor, o que pode significar que a sua tarefa foi acelerada. Mas isso muitas vezes não justifica a maior complexidade no desenvolvimento do programa.

Já imaginou se o Windows 8 fosse todo escrito em Assembly ??????

Iria consumir muito menos espaço no Hd, muito menos memória Ram, iria rodar bem mais rápido, mas iria demorar mais de uma década para ser desenvolvido, e os custos seriam astronômicos !

Digo isso apenas para voce pensar na relação custo-benefício de se usar Assembly em detrimento de outras linguagens muito mais avançadas.

Quanto ao flip-flop, ele pode ser entendido como um circuito digital que comuta a sua saída em função de valores ( ou sequência de valores ) disponíveis em suas entradas.

O tipo mais simples é o RS, chamado popularmente de Set/Reset. Existem os tipos D, os JK, enfim, são blocos básicos para se entender a eletrônica digital.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

primeiramente muito obrigado pelas otimas respostas..

bom o motivo e que eu pretendo acelerar mais algumas tarefas.. alem de outras coisas...

eu pretendo começar pela linha PIC e ir min aprofundado mais no assunto

tambem estou estudando eletronica analogica e ja tenho um certo conhecimento sobre alguns componentes ..

mas o que sao esses flip-flops ?

Pra você que está começando, eu indicaria ir direto ao AVR. Depois que viciar em PIC será difícil mudar. Os AVRs são 4 vezes mais rápidos porque processa uma instrução por clock enquanto os PICs comuns precisam de 4 clocks pra cada instrução.

Considere iniciar com ATtiny2313 e pode contar comigo ou com o paulo ( @aphawk ) no que precisar.

O AVRstudio6  está disponível aqui, mas é bem pesado, mais de 500MBytes.

O AVRstudio 4.19 é bem mais leve e atende a todas as necessidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu iria com a versão 4.19 pois realmente é bem mais simples para iniciantes.

E no que o xykoTE falou, ele está certíssimo... Eu também usava Pics, mas quando usei o meu primeiro Avr nunca mais quis saber de Pic.... Além de ter muito mais recursos com um preço menor, ele é quase 4 vezes mais rápido que um Pic comum, e também é utilizado na plataforma open source de maior sucesso no mundo, que é o Arduíno !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então não perca tempo. Estude bastante e se precisar, conte conosco.

Sugiro adquirir os componentes na medida que for precisando. com o tempo saberá os que mais vai utilizar. Então compre um gaveteiro e faça um pequeno estoque para experimentos.

Bons estudos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!